Top 5: qual é o melhor fogão 4 bocas do Mercado?

O fogão é um dos, se não o, item mais importante em uma cozinha. É nele que preparamos nossas refeições diariamente. Por isso é muito importante fazer uma escolha de fogão que seja funcional, durável e que atenda todas as suas necessidades rotineiras. Mas como saber qual é o melhor fogão 4 bocas?

Por isso, revisamos e escolhemos 5 modelos de fogão 4 bocas para você! 

Para que serve o fogão 4 bocas?

“O fogão 4 bocas nada mais é que um aparelho utilizado para cozinhar por meio do calor, com 4 bocas por onde saem as chamas, alimentado por gás ou apenas movido a eletricidade.”

O fogão é fabricado em metal, geralmente alumínio ou inox, podendo conter também um forno ou não. 

Há 3 tipos de fogões

  1. Fogão a gás
  2. Fogão elétrico
  3. Fogão por indução

Também tem diferentes tamanhos como o fogão de piso e o cooktop, por exemplo, tecnologias e quantidade de bocas.  

O fogão 4 bocas, de piso ou cooktop, é o mais popular, principalmente por ser mais econômico e ter o tamanho ideal para cozinhas pequenas. É ideal para quem mora sozinho ou possui uma família pequena. 

Qual a diferença entre o fogão comum, o fogão elétrico e o fogão por indução?

O fogão comum, conhecido também como fogão a gás, funciona com um botijão de gás ou gás encanado. 

Ele pode ter acendimento automático, através de eletricidade, ou não. É a categoria tradicional de fogão e a mais barata.

Atualmente, com os avanços nos modelos de fogões, o fogão elétrico é o modelo mais procurado, pois funciona com eletricidade e faz com que a precisão da temperatura ao cozinhar alimentos seja quase perfeita.

Também é muito mais prático. Ele pode ser instalado em qualquer lugar da cozinha próximo a uma tomada, e também mais seguro, por não funcionar a gás.

Já o fogão por indução é o modelo mais moderno. Esse modelo também utiliza energia elétrica, mas dispensa as chamas do fogão ao transmitir calor através de ondas eletromagnéticas. 

É mais seguro, pois não aquece na base. Não tem risco de queimaduras, e é mais prático. 

Quais são os tipos de Fogão de 4 Bocas?

Apesar do fogão de piso ser o tipo de fogão 4 bocas mais conhecido, há outras variações do aparelho que podem chamar a atenção. Deve escolher aquele que é mais adequado para a sua casa. Os tipos de fogão 4 bocas podem ser: 

  • Fogão de piso: é o mais comum entre as famílias brasileiras. Funciona a gás, com acendimento automático ou semiautomático, e tem forno. 
  • Fogão de embutir: é quase a mesma coisa que o fogão de piso. Porém não tem pés e pode ser embutido nas bancadas de uma cozinha planejada. 
  • Cooktop: é um modelo mais moderno, que pode vir com funções e tecnologias interessantes, como o timer ou um queimador mais potente. Esse tipo de fogão também pode ser encontrado elétrico, a gás ou por indução. 
  • Fogão industrial: esse tipo de fogão é bem maior que os citados anteriormente. São montados sobre mesa de aço. Pode ser instalado um forno e funcionando a gás. É mais indicado para o preparo de uma maior quantidade de refeições ou para uso comercial. 

Fogão de piso, embutido ou cooktop? Qual escolher?

O fogão de piso tem suas vantagens em relação ao embutido. Pode ser transportado e ser mudado de lugar, a qualquer momento, na cozinha. O embutido, por ser instalado em uma bancada, não possui essa mobilidade. 

Porém, se você não for muito de trocar os móveis de lugar, o embutido traz mais benefícios no quesito “ganhar espaço”. E em apartamentos pequenos, pode ser realmente significativo. 

melhor fogão 4 bocas

Já o cooktop se mostra melhor que os dois modelos citados pela praticidade e por ficar muito bem em uma decoração planejada para a cozinha. 

Ele pode ser embutido em bancadas e pias. São ótimos na hora de limpar, por conta de sua mesa de vidro liso ou inox. 

Uma dica: escolha modelos elétricos ou por indução, pois garantem um controle de temperatura preciso, aquecendo e cozinhando bem mais rápido os alimentos, sem muita perda de calor. 

As únicas grandes desvantagens do cooktop é não ter mobilidade ao ser instalado e não ter forno.

Como escolher o melhor fogão 4 bocas?

Separei alguns pontos aqui que podem ser úteis ao ponderar sua escolha do melhor modelo de fogão: 

  • Você precisa de um forno? Qual o tamanho do forno que você precisa? Se a resposta por sim, verifique funcionalidades e facilidades na limpeza e usabilidade do produto, como função autolimpante, grill, prateleiras reguláveis, luz interna, etc. 
  • Você prefere praticidade ou mobilidade? 
  • Você prefere acendimento manual, automático ou semiautomático? 
  • Você prefere um modelo econômico? 
  • Quer manter a aparência do fogão por mais tempo, evitando ferrugem ou descoloração? Se a resposta for sim, você deve priorizar os fogões inox, por exemplo. 
  • Quais recursos o fogão tem? Timer, painel digital, sensor corta-gás? 
  • Principalmente, confira se o aparelho possui o Selo Inmetro

Qual é o melhor fogão 4 bocas?

Para escolhermos o melhor fogão 4 bocas, levamos em conta todos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, consideramos:

  • O preço do fogão;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira qual é o melhor fogão 4 bocas!

Quais as melhores marcas de fogão 4 bocas?

Vamos rever agora as melhores marcas de um fogão 4 bocas.

Fogão Brastemp 4 Bocas cor Inox com Botões Removíveis e Vidro Panorâmico, Bivolt

Fogão Brastemp 4 Bocas cor Inox com Botões Removíveis e Vidro Panorâmico

Se você quer investir em um fogão de boa qualidade, fácil de usar e limpar e com uma boa capacidade no forno, o Fogão Brastemp 4 bocas Inox com Botões Removíveis e Vidro Panorâmico é o produto ideal. Afinal, ele possui porta removível para limpeza e grades individuais de fácil remoção.  

Sua tecnologia de limpeza Cleartec (um revestimento liso e esmaltado, que evita o acúmulo de gordura) também auxilia bastante na manutenção da higiene do fogão diariamente. 

E, em relação ao forno, sua capacidade é de 62 litros, maior que de seus concorrentes, com uma grade fixa e outra deslizante, vidro interno removível e luz interna. 

Não só isso, seu design é muito moderno e o acabamento excelente em inox com tampão de vidro temperado, que evita ferrugem e preserva a beleza do fogão por muito mais tempo. 

Por fim, o modelo é a gás, com acendimento automático. 

Prós

Contras

Fogão 4 bocas Dako Supreme Timer Glass Titanium com mesa de vidro Bivolt

Fogão 4 bocas Dako Supreme Timer Glass Titanium com mesa de vidro Bivolt

fogão 4 bocas Dako Supreme Timer Glass Titatium se destaca por sua segurança, tecnologia e durabilidade. É perfeito para quem está procurando for um fogão 4 bocas com recursos completos e que dure muitos anos. 

Sua mesa de vidro temperado conta muitos pontos na limpeza. As sujeiras saem facilmente e o produto não perde o brilho após muitas limpezas. O forno também possui acabamento limpa fácil.

Se tratando de tecnologia, ele conta com timer digital com alarme sonoro, impedindo que você se distraia e esqueça a ‘comida no fogo’. Basta programar o tempo certo que o fogão avisa quando o alimento está pronto.

Além disso, sua mesa top control permite mais praticidade ao manusear os acendedores, já que se localizam na parte de cima da tampa. 

Quanto a resistência e acabamento, possui trempes de ferro fundido, e acabamento revestido para evitar ferrugem, manchas ou outros desgastes. 

Prós

Contras

Fogão 4 Bocas Atlas Tropical Glass Preto

Fogão 4 Bocas Atlas

Também um fogão de piso inox a gás com excelente acabamento e mesa de vidro, o Fogão 4 Bocas Atlas Tropical Glass é ideal para quem busca por um fogão de qualidade com preço mais acessível. 

Não conta com muitas tecnologias como os citados anteriormente, mas garante muito bem as funcionalidades necessárias para preparar os alimentos no dia-a-dia. Sem deixar também de mencionar o seu destaque em relação a facilidade na limpeza, você não precisa ficar esfregando por vários minutos a sujeira. 

Com sua mesa de vidro temperado, seus manípulos e acendedores removíveis e forno limpa fácil, a higiene do fogão se torna muito mais rápida. 

O forno também tem uma boa capacidade, de 50l, com grade deslizante, luz interna e vidro interno removível, que garantem mais comodidade ao uso. 

Prós

Contras

Fogão 4 bocas Dako Supreme Glass Preto com mesa de vidro Bivolt

Fogão 4 bocas Dako Supreme Glass

Também um modelo mais básico, o Fogão 4 bocas Dako Supreme Glass é uma excelente pedida para quem deseja um fogão prático de usar e de limpar. 

Com acendimento automático e mesa top control, você acende rapidamente as bocas do fogão e do forno. 

Além disso, seu grande diferencial está em seu queimador mega chama, que traz maior potência na utilização de panelas maiores. A capacidade do forno também é ótima, com 60l, e grades deslizantes. 

Em relação a limpeza, a mesa de vidro temperado permite que alimentos não grudem e fiquem difíceis de limpar. Em poucos minutos você faz a limpeza da mesa do fogão e do forno, pois tem acabamento limpa fácil. 

Por fim, é um produto resistente, em aço, com vidro duplo na porta do formo e aço esmaltado nos trempes, garantindo o uso sem desgate por bastante tempo. 

Prós

Contras

Cooktop 4 Bocas Chama Rápida Vidro Preto Itatiaia Bivolt

Cooktop 4 Bocas Chama Rápida Vidro Itatiaia

cooktop 4 bocas chama rápida Vidro da Itatiaia é um modelo a gás, e por isso mais econômico e com preço mais barato que outros da mesma categoria.

Ele já chama a atenção pelo seu design, com acendedores na lateral do fogão, e pelo seu excelente acabamento, inclusive nos trempes, que são de aço esmaltado. 

Falando em acabamento, esse cooktop traz uma mesa de vidro temperada com alta resistência e durabilidade, sem deixar de ser prático de limpar e bonito visualmente. 

Combinado a isso, o produto também vem com acendimento superautomático, que simplica bastante o ligamento e desligamento do fogão. 

Prós

Contras

Veredito: qual é o melhor Fogão 4 Bocas?

Considerando o que oferece, o o Fogão Brastemp 4 Bocas Inox com Botões Removíveis e Vidro Panorâmico se destaca como meu favorito, apesar do preço. Alguns dos seus principais pontos positivos são:

  • Timer: que auxilia no preparo de pratos no dia-a-dia, principalmente aqueles que precisam da contagem de tempo certo para não queimar;
  • Acabamento em aço inoxidável, trempes de ferro fundido e tampa de vidro temperado:(o que torna muito resistente e durável);
  • Capacidade do forno: 60 litros com grade deslizante, vidro removível, luz interna e acabamento autolimpante;
  • Tecnologia Cleartec: que torna a limpeza extremamente mais fácil e rápida. 

Nisso, seus únicos pontos negativos são o valor, que é bastante elevado, e o espaço que ocupa. Se isso for muito relevante para você na escolha de fogão, opte pela opção cooktop que listamos. 

 

Leave a Comment