Melhor Cooktop

O cooktop é mais que um eletrodoméstico: é um item de decoração charmoso utilizado na cozinha, principalmente em bancadas e balcões.

Escolher o melhor cooktop exige muita pesquisa e envolve cuidados na hora da escolha. Pensando nisso, o objetivo neste artigo é ajudar você a escolher o cooktop.

Confira aqui a lista contendo os melhores cooktops, inclusive com 4 e 5 bocas!

Os melhores cooktops

Cooktop Fischer 4 boca

fogão Cooktop de Indução Fischer

Essa opção é alimentada por indução, o melhor cooktop 4 bocas, o cooktop 4 bocas da Fischer é um aparelho 100% digital, prático e eficiente. Seu funcionamento parte do campo eletromagnético que esquenta unicamente a panela colocada no local apropriado.

Cooktop fischer traz recursos tecnológicos inovadores que trazem mais praticidade, segurança e agilidade na cozinha.

Como é o caso do controle touch screen (sensível ao toque), que evita o uso de acendedores ( 4 bocas) que podem comprometer a segurança ao colocar a mão muito próxima às chamas. Então com o painel touch possui trava de segurança.

O cooktop fischer também é super fácil de limpar. A mesa é de vitrocerâmica, que evita que resíduos grudem na mesa do fogão, além disso não há trempes que precisem ser limpos. Os cooktops com mesa de vitrocerâmica são mais modernos. Além de dispensarem grades, também possuem um controle digital. No entanto, para um funcionamento adequado do cooktop fischer devem ser utilizada  o tipo de panela que seja revestida de material de indução magnética no fundo, e deve ser plano, para que não ocorra avaria à mesa vitrocerâmica.

Para finalizar, são 9 níveis de potência do fogão 4 bocas, atingindo altas temperaturas em pouquíssimos segundos e cozinhando os alimentos muito rápido.

Prós

  • Mesa vitrocerâmica 4mm
  • Painel touch screen
  • Trava de segurança
  • 9 níveis de potência com 4 bocas
  • Indicador de superfície quente e sensor de panela
  • Mesa de vitrocerâmica com 4 bocas que gera calor diretamente na panela
  • Ótimo custo benefício, o melhor cooktop 4 bocas

Contras

  • Instalação cara
  • Necessita de muito cuidado durante o manuseio

Cooktop 5 Bocas Itatiaia A Gás Preto Bivolt

Itatiaia fogão Cooktop 5 Bocas Preto Bivolt

O cooktop Itatiaia a gás é uma cooktop com design atraente, resistente e simples de limpar.

Para começar, a mesa é fabricada em vidro temperado, que permite a limpeza de resíduos apenas com um pano macio, água e sabão. 

Os manípulos também são removíveis com sinalização de posição, para facilitar ainda mais na hora de fazer uma limpeza completa.

Em relação a eficiência do aparelho, a potência do fogão é de 7000W, que torna o cozimento dos alimentos mais rápido, e são 5 bocas com acendimento superautomático, fácil, rápido e seguro.

Possui classificação energética A, apresentando grande economia de energia.

  • Trempes individuais de aço com acabamento esmaltado para maior resistência
  • Potência de 7000W
  • 5 bocas
  • Classificação energética A
  • Acendimento superautomático
  • Botões muito pequenos e perto um do outro, dificultando pegar e girar

Cooktop Perfect Cuisine

fogão Cooktop por Indução Perfect Cuisine

O Produto com apenas uma boca, é ideal para quem mora sozinho ou para casais que estão buscando por praticidade e economia de espaço. Ele funciona por indução.

O cadence perfect cuisine é pequeno, mas não perde em nada se tratando de eficiência. Sua potência varia entre 1250W e 2000W, com a temperatura mais baixa de 60 °C e a mais alta de 240 °C, aquecendo e cozinhando rapidamente seus alimentos.

O regulagem de temperatura é precisa, permitindo que você controle o cozimento dos alimentos de acordo com a receita e os tipos de ingredientes utilizados.

O produto cadence perfect cuisine também vem com um time que pode ser programado de 1min até 3horas para que você não perca a hora de desligar o fogo ao final do preparo.

Por fim, o cadence perfect cuisine aquece com segurança, funcionando somente quando a panela estiver sobre a superfície.

Prós

  • Potência de 1250W a 2000W, com 8 níveis
  • Controle preciso de temperatura
  • Display digital
  • Função timer
  • Bom custo benefício

Contras

  • Desligamento automático por aquecimento, que pode interromper o preparo de receitas


Cooktop à Gás 5 Bocas Atlas Agile

Cooktop à Gás 5 Bocas Atlas Agile Preto com Mega Chama

O Cooktop à gas 5 Bocas Atlas Agile é ideal para uma família grande ou para quem gosta de preparar muitos pratos. É um dos melhores cooktops da categoria em termos de custo benefício.

O fogão também é muito potente, com 3.000W, todas as chamas são bem fortes e aquecem bem os alimentos, agilizando o preparo dos alimentos.

Além disso, possui também uma boca com mega chama, que garante ainda mais rapidez no cozimento dos ingredientes. Ideal para preparar receitas grandes, com panelas maiores.

O acendimento é automático com 4 queimadores rápidos e 1, em milésimos de segundo as chamas já estão acesas, na temperatura certa para começar a cozinhar.

Por fim, a mesa é de vidro temperado com botões removíveis, auxiliando na manutenção da limpeza do produto.

Prós

  • Acendimento super automático
  • 5 bocas e 1 queimador rápido com uma chama mega
  • Potência de 3.000W
  • Valor acessível
  • Bom custo benefício

Contras

Cooktop 5 Bocas Brastemp

Cooktop 5 Bocas Brastemp Super Automático

O cooktop Brastemp também é para famílias grandes ou para quem gosta bastante de cozinhar.

Cooktop de 5 bocas, duas bocas com aquecimento rápido com potência de 3000W e 3 queimadores com aquecimento semirápido, com potência de 1800W. Ele só precisa girar o botão e as chamas já estão na temperatura certa para cozinhar seus alimentos.

Outro ponto, em relação a praticidade de uso, ele tem o diferencial de ter grades piatinas anguladas para uma maior estabilidade para não ter contato com a panela

Além disso, a mesa do fogão é de vidro temperado e os botões são removíveis para auxiliar em uma limpeza mais ágil e rápida.

Prós

  • Botões removíveis
  • Cooktop a gás
  • Queimador rápido
  • Acendimento super automático
  • 2 bocas com queimadores rápidos e 3 queimadores semirrápidos
  • Potência máxima de 3.000W

Contras


Cooktop Fischer Fit Line

009bbe634173a36157a715f31ca2c528

É o melhor cooktop 5 bocas com tripla chama. Desenvolvido especialmente para quem não abre mão da elegância. Apresenta 1 queimador Tripla Chama de alto desempenho.

Esse cooktop é composto por mesa de vidro temperado na cor preta, trempes esmaltadas individuais com novo design e melhor assentamento da panela.

Os suportes das trempes são em material easy clean na cor preta, 5 queimadores com tecnologia italiana de alta eficiência e durabilidade e acendimento superautomático. Praticidade no uso e na limpeza. Charme e sofisticação sob medida para o seu ambiente.

Prós

  • Acendimento super automático
  • Queimador tripla chama
  • Alta performance

Contras

  • O nicho de instalação é um pouco maior que a média dos concorrentes

Veredito: Afinal, qual o Melhor Cooktop?

Diante dos melhores cooktops, a escolha foi difícil, mas, o nosso favorito é o Fischer Cooktop de Indução. O produto se apresentou como o melhor cooktop 5 bocas e vale cada centavo. O modelo da fischer é completo em tecnologia, segurança, qualidade e potência.

Porém, se você procura uma opção com melhor custo-benefício, o melhor Cooktop 5 bocas é o Cooktop à Gás da Itatiaia – Preto – 5 bocas – Bivolt, pois é um produto potente e eficiente no preparo dos alimentos.

Estes modelos elétricos dispensam as grades e possuem uma superfície plana, esse fundo plano é o que facilita sua limpeza.

Além disso, ele:

  • Tem um design atraente
  • Mesa de vidro temperado
  • Gasta pouquíssima energia

Com isso, por custo-benefício, se mostra um excelente aparelho, a melhor marca de cooktop nesse quesito.

Tipos de Cooktop

O cooktop é um tipo de fogão que não possui o forno embutido. Possui apenas as bocas mesa, e os acendedores. Ele é um modelo mais prático e mais sofisticado, podendo ser de diferentes tamanhos, sendo fácil de instalar, usar e limpar.

Vale ressaltar que ele é ideal apenas para cozinhas planejadas, pois será necessário um balcão ou bancada específica para fazer a instalação do mesmo.

É possível encontrar uma série de modelos com número de bocas mesa diferentes, tipos de queimadores selados, funções extras, trava de segurança além de materiais, ferro fundido, acabamento aço inox e outras tecnologias.

Porém, há três tipos principais de cooktops:

  1. A gás
  2. Elétrico
  3. Por indução 

Basicamente as diferenças estão no tipo de ligação, acendimento e dissipação do calor. Vou explicar melhor cada um deles no próximo tópico.

A gás

O cooktop 4 e 5 bocas a gás é semelhante aos fogões tradicionais, funciona com alimentação a gás e a ligação é feita diretamente no botijão, com acendimento automático.

O cooktop a gás também é compatível com todos os tipos de panelas com fundo e é o com valor mais acessível. Sua performance em cozinhar os alimentos rapidamente não é boa, ótima qualidade.

Então para quem busca rapidez não é o melhor cooktop. Mas se isso não for um quesito, então basta seguir lendo para descobrir qual o melhor.

Elétrico

É superior no quesito performance e praticidade, pois sua alimentação é através da eletricidade.

Com isso, ele utiliza a resistência elétrica (como a dos chuveiros elétricos) para aquecer e cozinhar os alimentos. Seu controle de temperatura também é muito preciso nos cooktop 4 e 5 bocas e traz funções de desligamento automático e timer.

Além disso, ele não conta com bocas com grades, sua superfície é plana, dando um visual mais moderno e charmoso, além de ser mais prático para limpar.

melhor cooktop

Por indução

É muito semelhante ao elétrico, porém ele aquece os alimentos por indução magnética, não por resistência.

Com isso, os alimentos cozinham em uma velocidade muito superior graças a eficiência e precisão na manutenção da temperatura.

Qual a vantagem de ter um cooktop?

Uma das grandes desvantagens em relação ao fogão, é não ter forno embutido, sendo necessário instalar um forno elétrico a parte.

Além disso, por precisar ser instalado em um local fixo, ele também não pode ser mudado facilmente de lugar na cozinha, sendo preferível em cozinhas planejadas.

Porém, tirando esses aspectos, o cooktop 5 bocas só apresenta benefícios, como:

  • Otimizar e aproveitar melhor o espaço da cozinha
  • Mais fáceis de limpar (pois as tampas geralmente são de vidro temperado e não há partes laterais para serem limpadas, o que facilita a limpeza, só as bocas mesa);
  • Menor consumo de energia e/ou gás;
  • Semi rápidos;
  • É mais seguro;
  • Possui válvula de segurança;
  • Design moderno e atraente.
  • Ferro fundido

Qual é o melhor: a gás ou elétrico?

Dependendo do uso, você deve escolher os cooktops elétricos ou a gás:

  • Elétrico: facilidade de instalação (basta posicionar o aparelho em um local próximo a tomada), praticidade, rapidez na limpeza, economia, aquecimento mais rápido, melhor precisão no controle da temperatura e trava de segurança e design mais atraente.
  • A gás: Versatilidade no uso de panelas (pois no elétrico é necessário utilizar tipo de panelas específicos para não danificar o aparelho) e valor de compra mais acessível.

No geral, o elétrico se mostra uma opção mais eficiente no cozimento de alimentos e mais prático na hora da limpeza.

Além de ter um design mais atraente para projetos de decoração de cozinhas planejadas modernas, sofisticadas e luxuosas.

Porém, se você prefere um modelo mais versátil, mais robusto, 5 queimadores semi rápidos, ferro fundido e mais barato para comprar, o modelo de fogão à gás é uma ótima opção e o melhor cooktop 5 bocas.

Qual o consumo de energia elétrica de um cooktop?

Um cooktop elétrico possui uma potência média de 6000 a 7500W. Para você ter uma ideia de comparação, o chuveiro elétrico possui 5000W de potência.

Em uma estimativa, se você utilizar o cooktop 4 bocas ligado a energia elétrica, 4 bocas 4 horas por dia, você vai gastar aproximadamente 180 kWh por mês, que equivale a cerca de R$ 45* a R$ 55* por mês.

*** Valores levando em consideração a companhia Eletropaulo, de SP.

Como escolher o Melhor Cooktop?

Aqui vão algumas dicas para você encontar o melhor cooktop para a sua casa, 1 e 2 bocas, 3, 4 e 5 bocas, o que apresente melhor benefício:

  • Verifique suas necessidades: tenha ideia de quantas bocas precisa, quais funcionalidades são necessárias e vão trazer mais praticidade para a sua cozinha. Faça um balaço entre suas necessidades extras além do preço do produto.
  • Escolha o melhor cooktop a gás, elétrico ou cooktop de indução;
  • Escolha o tamanho e quantidade de bocas que melhor se encaixa na sua bancada, tem modelos com 1, fischer 2q, 3 e 4 bocas, e cooktop 5 bocas, com trava de segurança.
  • Potência dos queimadores. Quanto maior a potência, mais rápido os alimentos ficarão prontos. Quanto ao acendimento automático ou manual.
  • Facilidade na limpeza e no uso;
  • Qualidade dos materiais de fabricação e durabilidade;
  • Se é ferro fundido, ferro piatina, aço esmaltado;
  • Design;
  • Espaço disponível.

Confira o selo INMETRO

O INMETRO é um órgão que inspeciona a qualidade e o potencial de segurança dos produtos comercializados por uma empresa.

É com a presença desse selo no produto que terá a garantia de um cooktop adequado para preparos e sem riscos no uso.

Gostou do nosso review? Deixe seu comentário!


Deixe um comentário