Melhor Panela

Ter uma boa panela em casa é essencial para agilizar e aumentar a praticidade na preparação de pratos e realçar o sabor dos alimentos.  Atualmente, contamos com várias tecnologias e materiais diferentes para as panelas.

Mas qual é a melhor panela para você?

Se você tem dúvida sobre qual panela para cozinhar deve comprar, confira aqui o nosso guia das melhores panelas! 

As Melhores Panelas

Jogo de Panelas com Fundo Triplo 5 Peças Tramontina Inox

Jogo de Panelas com Fundo Triplo 5 Peças Tramontina Inox

O jogo de panela para cozinhar com fundo triplo da Tramontina não são panelas de aço inox comuns. 

Além de serem feitas totalmente de aço inox, elas também têm um fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox) que garante uma distribuição mais uniforme do calor durante a preparação dos alimentos. 

O cozimento também se torna mais rápido, o que resulta em um menor gasto de energia, e os alimentos ficarem quentes por mais tempo. 

O jogo da Tramontina vale a pena também porque conta com um design diferenciado e moderno, apresentando tampa com saída de vapor e encaixe perfeito. 

Você pode escolher o produto na opção 4 peças ou 5 peças. Afinal, essas panelas com fundo triplo são perfeitas para quem deseja preparar os pratos comuns do dia a dia com matéria-prima de qualidade, alta durabilidade e ótimo custo-benefício. 

Prós

  • Podem ser lavadas na máquina de lavar louças
  • Fundo com revestimento triplo
  • Acabamento de alto brilho
  • A tampa da caçarola se encaixa no cozi-vapore

Contras

  • Não é fácil de limpar

Tramontina Jogo de Panelas Antiaderente Paris

Tramontina Jogo de Panelas Antiaderente Paris

jogo de panelas antiaderente Paris da Tramontina é uma excelente opção para quem procura por panelas com revestimento antiaderente. 

As panelas vêm com revestimento interno e externo de Starflon T1. Podem ser usadas tranquilamente em fogões a gás, elétrico e vitrocerâmico. 

Para quem gosta de um design bonito e funcional, as panelas têm tampa de vidro e bordas de aço inox. Também contam com pegadores, cabos e alças de nylon, que não conduzem calor. 

O produto é bastante resistente e pode ser lavado à máquina de lava-louças. 

O jogo vem composto de 7 itens, incluindo fervedor, com diferentes capacidades. 

Prós 

  • Pode ser utilizado em fogões elétricos, a gás ou vitrocerâmicos
  • Design bonito
  • Capacidade e quantidade de itens
  • Fácil limpeza
  • Pode ser lavado na máquina de lava louças

Contras

  • Durabilidade mediana

Conjunto Panelas Ceramic Brinox Life Smart Vermelho

Conjunto Panelas Ceramic Brinox Life Smart Vermelho

Esse jogo Ceramic Brinox da Life Smart é perfeito para quem procura um produto que não seja nocivo para a saúde. 

Isso porque o revestimento antiaderente cerâmico não solta qualquer metal pesado no uso e ainda exige menos óleo no preparo dos pratos. 

O design arredondado é diferente e muito charmoso. A pintura siliconada colorida também contribui para a beleza do jogo. 

Todas as panelas também apresentam alças e pegadores com revestimento soft-touch, sendo macias e antitérmicas. As tampas são de vidro. Isso garante ao chefe dar uma olhadinha na comida sem prejudicar o cozimento ou sua segurança. 

O jogo vem com 7 itens, incluindo um grill e fervedor. Por essas caracteristicas, está em nossa lista de melhores panelas.

Prós

  • Alta durabilidade do revestimento
  • Cozimento rápido e uniforme
  • Antiaderente muito bom e alimentos não grudam na panela

Contras

Ceraflame Conjunto de Panelas de Cerâmica Duo Smart

Ceraflame Conjunto de Panelas de Cerâmica Duo Smart

O conjunto de panelas de cerâmica Duo Smart da Ceraflame é outra excelente indicação para quem está em busca de panelas 100% atóxicas. 

O produto inteiro é feito em cerâmica e conta com um pouco de antiaderência do próprio material. É resistente a choque térmico e distribui uniformemente o calor durante o cozimento, garantindo um prato saboroso.

Pensando em durabilidade, o produto não risca ou mancha. É super fácil de lavar, inclusive, podendo ir para a máquina lava-louças, acelerando seu reuso.

O jogo vem com 5 itens, não inclui fervedor. 

Quanto ao preço, o produto é um pouco mais caro que outros da categoria. Mas, dados os benefícios que apresenta, é um excelente investimento. 

Prós

  • Acabamento espetacular
  • A comida continua quente por muito tempo
  • 100% atóxica

Contras

  • A transmissão de calor não é muito uniforme
  • São mais frágeis, exigem certo cuidado no manuseio

Brinox Conjunto de Panelas Ceramic Life Smart Plus

Brinox Conjunto de Panelas Ceramic Life Smart Plus

O conjunto de panelas Ceramic Life Smart Plus também é um produto feito com cerâmica. Conta com um revestimento cerâmico que exige menos óleo no preparo e contribui para que os alimentos não grudem. 

Também não são nocivas à saúde, livres de elementos químicos prejudiciais. 

As tampas são feitas com vidro temperado e saída de vapor. Os cabos e alças das panelas Ceramic Life Smart Plus apresentam um toque confortável e macio, sendo também antitérmicos. 

É um produto com um preço bastante elevado. Porém, indico bastante para quem procura um produto não nocivo, com alta durabilidade, design sofisticado e de fácil limpeza. 

E esse conjunto está em nossa lista de melhores panelas também porque vem com 8 itens (apresentando a opção de 6), incluindo grill e fervedor. 

Prós

  • Excelente acabamento
  • Design moderno e sofisticado
  • Alta absorção de calor
  • Não interfere no sabor dos alimentos, deixando os pratos mais saborosos

Contras

  • A pintura externa das panelas risca facilmente quando aquecida

Jogo de Panelas de Alumínio Mônaco – Tramontina

Jogo de Panelas de Alumínio Mônaco - Tramontina

Esse conjunto de panela de alumínio Mônaco da Tramontina é perfeito para o cozinheiro moderno.

As panelas têm uma camada antiaderente Starflon T3, que proporciona uma distribuição uniforme de calor, o que traz como vantagem o rápido tempo de cozimento e economia.

As alças e pegas de aço inoxidável são resistentes ao calor e têm proteção de silicone.

A tampa de vidro temperado tem um respiro de vapor e uma borda de aço inoxidável.

Essas panelas de Alumínio Mônaco da Tramontina são seguras para usar na lava-louças e podem ser usadas em fogões a gás, elétrico e vitrocerâmicos (resistência elétrica).

Prós

  • Design moderno e sofisticado
  • Distribuição uniforme de calor
  • Vai na lava-louças
  • Própria para fogão a gás, elétrico e vitrocerâmico

Contras

  • Alças esquentam e é preciso usar luvas térmicas
  • O fundo pode arranhar com facilidade

Veredito: qual é a melhor panela para comprar? 

Minha indicação é o Jogo de Panelas com Fundo Triplo 5 Peças Tramontina Inox pelo melhor custo-benefício e design. 

O jogo é fabricado em aço inoxidável, uma das opções mais eficientes de panelas que não liberam metais pesados ou outros elementos tóxicos durante o cozimento. 

Conta com itens de diferentes capacidades que compõem o conjunto, perfeitos para atender as demandas culinárias de uma família no dia a dia ou para garantir uma maior diversidade na preparação de pratos. 

Sem contar que o inox contribui para um cozimento rápido, promovendo economia de gás, energia e tempo. 

Mais que isso, o fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox) proporciona que o calor seja distribuído de maneira uniforme durante a preparação dos alimentos, elevando a qualidade do sabor.

O design das melhores panelas e acabamento também é muito bonito, agregando para o charme e decoração da cozinha. 

Com todos os pontos citados aqui, ao Jogo de Panelas com Fundo Triplo 5 Peças Tramontina Inox se destaca em nossa lista de melhores panelas. 

Qual o melhor tipo de panela? 

Antes, nossas opções de materiais eram poucas, por exemplo, a antiga panela de barro ou de pedra sabão. Depois, as de panelas de alumínio eram as mais comuns. Porém, com o tempo e a necessidade de maior praticidade (e agilidade) no preparo de pratos no dia a dia, novos tipos de panelas foram surgindo. 

Vale ressaltar também que um único tipo de panela não explora o máximo do sabor de todos os pratos durante o cozimento. O ideal é utilizar o tipo específico na preparação de cada prato.  

Hoje, temos panela antiaderente, panela de aço inox, panela de cerâmica, panela de titânio ou panela de vidro. Há as opções nacionais, com melhor custo-benefício, e as importadas, como os modelos de panelas de ferro fundido Le Creuset. Elas se ajustam na preparação de pratos diferentes e aos gostos/preferências do comprador.

Escolha o estilo que você mais gosta para sua casa! 

Panelas de alumínio

O alumínio é um material leve e de alta condutividade térmica, que distribui o calor uniformemente na panela durante o preparo. Panelas de alumínio são indicadas para quem procura uma panela para cozinhar mais barata e que consiga preparar todo tipo de alimento. Alguns exemplos são a panela de pressão e a cuscuzeira.

Porém, elas são mais difíceis de lavar, sendo necessário o uso de produtos específicos que não danifiquem a panela. Também podem ficar escurecidas com o tempo. 

Panelas inox

O maior benefício das panelas de aço inox é não oxidar com o tempo e ser um material resistente. Também distribuem de forma igual o calor pela superfície da panela. 

O produto pode durar bastante tempo, tanto quanto as panelas de ferro fundido, como vemos nas importadas Le Creuset, por exemplo. Mas as panelas inox são uma opção com ótimo custo-benefício para quem não quer gastar muito com panelas. São excelentes, principalmente, na preparação de alimentos líquidos, como sopas e refogados. 

Porém, o produto contém níquel e cromo em sua composição. Se você é alérgico a alguns desses componentes, não deve comprar panelas inox nem outros utensílios ou aparelhos como air fryer, pipoqueira, entre outros.

Panelas de vidro

É considerada uma das melhores entre os tipos de panelas por não transferir nenhuma substância para a comida. O material também é super fácil de limpar e não se desgasta com o tempo. 

Porém, por não ter muita condutividade térmica e não resistir bem a mudanças de temperatura, ela deve ser utilizada no preparo de alimentos a fogo baixo em seu fogão ou cooktop, no forno tradicional ou micro ondas. 

Além disso, é uma opção mais cara e frágil, não sendo indicada para a correria do dia a dia. 

Panelas antiaderentes

Esse modelo antiaderente é muito utilizado por quem tem uma rotina agitada e quer praticidade e agilidade ao fritar alimentos e na hora de lavar as panelas. 

Também é uma opção com ótimo custo-benefício e você pode encontrar qualquer item com o revestimento antiaderente, panelas de pressão e outros aparelhos, por exemplo, máquina de pão, formas para pizza e demais produtos para sua cozinha ser ainda mais prática. 

Panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica são opções um pouco mais caras que as citadas anteriormente, mas são um excelente investimento. 

Fácil de limpar, a panela de cerâmica conserva bem o calor (excelente para cozinhar pratos a vapor) e é antiaderente, podendo ser usada em todos os tipos de fogão. 

Panelas de titânio

As panelas de titânio são modelos inovadores e recentes. Por isso, hoje, são bem caras, como também percebemos na linha Le Creuset. Entretanto, são excelentes no cozimento de qualquer tipo de alimento, desde os preparados com óleo ou azeite até os que precisam de nenhum tipo de gordura. Também podem ser usadas para guardar os alimentos preparados na geladeira depois. 

melhor panela

Qual a melhor tipo de panela para sua saúde? 

As de cerâmica, sem tintas artificiais que podem conter chumbo ou cádmio, porcelana, aço cirúrgico, vidro e titânio são as mais recomendadas para a saúde. 

Além de não ‘soltarem’ componentes tóxicos para os alimentos durante o cozimento também não são porosas, dificultando a proliferação de microorganismos. 

Como escolher a melhor panela? 

É importante analisar alguns aspectos antes de comprar seu jogo. Por exemplo, se são panelas para cozinhar apropriadas para fogão comum ou para cooktop.

Vamos listar os principais pontos a serem observados.

Material

O material da panela interfere diretamente na qualidade e na performance do produto. Existem os mais diversos, desde panelas de barro até as feitas de pedra sabão e as de vidro. Esta última pode, até, ir ao micro ondas.

A matéria-prima mais utilizada hoje é o aço inox, usada em quase tudo na cozinha, desde batedeiras, panelas de todos os tipos, sejam utensílios elétricos ou não. Também vemos muitos itens com revestimento antiaderente.

Analise bem a composição da panela, como foi construída e a resistência dos materiais. 

Capacidade

Há panelas com diferentes medidas, sendo de 1 a 2 litros as mais comuns. Escolha a capacidade da panela de acordo com a sua necessidade. 

Tipo de revestimento

Analise o revestimento da panela. Por exemplo, se a panela é antiaderente, contribuindo para que o alimento não grude na superfície, o que vai facilitar muito o dia a dia na cozinha.  

Espessura

A espessura da panela vai influenciar o tipo de cozimento do alimento. Panelas mais finas, por exemplo, vão transmitir o calor de forma mais rápida, enquanto panelas mais grossas vão distribuir uniformemente o calor. 

Panelas mais grossas também costumam ser mais resistentes, inclusive a choque térmico.

Deixe um comentário