Melhor Cuscuzeira 2023

O uso de cuscuzeiras faz toda a diferença no preparo do cuscuz, e isso os amantes deste prato típico brasileiro já sabem muito bem. 

No entanto, são tantas opções no mercado que não é difícil ficarmos em dúvida ou com medo de errarmos na escolha na hora de comprar. Afinal, qual é a melhor cuscuzeira?

Confira nossa lista com as melhores cuscuzeiras, escolhidas para você não perder mais tempo.

As Melhores Cuscuzeiras

Tramontina Brava

cuscuzeira Tramontina Brava

Semelhante ao modelo da linha Allegra, a cuscuzeira: Tramontina Brava apresenta as mesmas características de durabilidade e resistência proporcionados pelo aço inox, além do design moderno. 

Com dimensões de 21.3 x 15.1 x 17.8 cm, a Tramontina Brava pode ser considerada um tanto quanto pequena, e se assemelha até mesmo à cuscuzeira individual Dona Chefa.  

 Portanto, se você pretende cozinhar para toda a família, pode ser que o rendimento não seja tão grande.

Apesar da ausência do fundo triplo, o encaixe perfeito da tampa é uma característica vantajosa, que mantém o vapor dentro da panela durante todo o período de cozimento e permite uma preparação mais rápida e uniforme.

A Tramontina Brava, é uma ótima opção também pela presença do ralo vaporizador, que facilita muito caso você queira desenformar o cuscuz ainda quente. 

É bom lembrar que as alças de aço inox esquentam bastante, sendo importante um cuidado extra na hora de manusear. 

MarcaTramontina
Peso500 g
Dimensões21.3 x 15.1 x 17.8 cm
Capacidade2.1 litro
MaterialAço inoxidável

Prós

  • Resistência e durabilidade
  • Benefícios do aço inox
  • Facilidade para desenformar
  • Design moderno

Contras

  • Tamanho pequeno
  • Sem fundo triplo

Brinox Lyon

cuscuzeira Brinox Lyon

Se você mora sozinho e tem uma vida muito conturbada ou simplesmente quer praticidade na cozinha, essa cuscuzeira é para você! 

Muito seguro, o produto acompanha o Selo de Material BPA Free, que garante que nenhuma substância tóxica será liberada ao aquecer no micro-ondas. Além disso, as aberturas na tampa projetadas para saída de vapor são outro detalhe que asseguram a segurança do produto, ou seja, elas possuem o encaixe perfeito. 

Super prática, ela conta com a presença de abas nas laterais, o que torna o manuseio muito mais prático, considerando que o utensílio pode estar muito quente ao sair do micro-ondas. 

Se você preza por facilidade, o cozi-vapore interno com alça será outro diferencial, já que auxilia muito na hora de desenformar.

O tamanho ligeiramente maior do que a maioria das cuscuzeiras tradicionais deve ser considerado (21,5 x 25,5 x 14,5 cm) pois, se não for feito o preparo adequado, pode ser que alguns grãos deixem de cozinhar.

MarcaBrinox
Peso100 g
Dimensões17 x 19 x 9 cm
Capacidade2.35 litro
MaterialAço inoxidável

Prós

  • Rapidez e praticidade no preparo
  • Cozi-vapore interno com alça
  • Tamanho grande permite o preparo de quantidades maiores de cuscuz
  • Selo de Material BPA Free
  • Preço acessível

Contras

  • Mancha se queimador estiver desregulado

Dona Chefa Individual

cuscuzeira Dona Chefa Individual

Se você se incomoda com sobras de refeições que eventualmente acabam estragando e indo para o lixo, uma cuscuzeira individual pode ser a solução para você. 

Com alças e pegador de baquelite, essa cuscuzeira da Dona Chefa é uma opção muito útil, pois reúne segurança e praticidade em um único produto.

As dimensões de 22 x 12 x 17 cm são perfeitas para a preparação de pequenas porções de cuscuz. Além da versatilidade, já que as peças podem ser utilizadas para outras funções, por exemplo, a base pode ser usada como fervedor.  

Apesar de ser feita de alumínio, a panela possui um revestimento altamente moderno de 5 camadas, o que confere segurança e proteção aos seus possíveis efeitos nocivos, além de facilidade na hora da limpeza.

É importante ressaltar que a limpeza com objetos abrasivos pode causar danos ao revestimento interno, o que pode comprometer a segurança e também a proteção contra alimentos que podem grudar.

MarcaDona Chefa
Peso0.33 g
Dimensões22 x 12 x 17 cm
Capacidade2.1 litro
MaterialPequena

Prós

  • Tamanho ideal para pequenas porções;
  • Alças e pegador de baquelite
  • Versatilidade
  • Preço acessível

Contras

  • Objetos abrasivos podem danificar o interior da panela

Tramontina Turim

cuscuzeira Tramontina Turim

A cuscuzeiraTramontina Turim é outra ótima opção, a começar pelo ralo vaporizador, que facilita muito na hora de desenformar o cuscuz. 

A presença de alças de baquelite antitérmicas e do pegador de nylon proporcionam alta segurança e praticidade na hora de preparar o cuscuz, já que evitam acidentes como queimaduras que podem eventualmente ocorrer na hora do manuseio da panela. 

De tamanho intermediário (26.5 x 15.5 x 20.5 cm), em comparação a outros modelos, a cuscuzeira da Tramontina, a Turim, é produzida com a tecnologia de revestimento antiaderente tanto interno quanto externo de Starflon Max. Essa confere maior proteção contra possíveis efeitos nocivos do alumínio e também facilidade na limpeza.

Além disso, possui tampas de vidro temperado com bordas de aço inox com encaixe perfeito, que proporciona segurança em caso de quedas e melhor encaixe, prevenindo a saída de vapor e, assim, garantindo o melhor cozimento. 

Outra característica vantajosa é que a cuscuzeira pode ser levada à máquina de lavar louças, o que facilita ainda mais o seu dia a dia. 

No entanto, vale relembrar que objetos abrasivos podem danificar o interior da panela, o que exige um cuidado a mais na hora da limpeza manual.

MarcaTramontina
Peso590 g
Dimensões26.5 x 15.5 x 20.5 cm
Capacidade1.9 litro
MaterialAlumínio

Prós

  • Facilidade para desenformar o cuscuz;
  • Alças e pegador antitérmicos seguros e práticos;
  • Facilidade na limpeza;
  • Encaixe da tampa com vedação excelente;
  • Cozimento bem rápido e uniforme.

Contras

  • Revestimento em Teflon.

Tramontina Allegra

cuscuzeira Tramontina Allegra

A cuscuzeira: Tramontina Allegra é outra excelente opção, pois, além da sofisticação do design, possui a tecnologia desse fundo. Isso confere à panela maior resistência, durabilidade, cozimento rápido e também uniforme. 

Além disso, permite que os alimentos permaneçam aquecidos por mais tempo, o que inclusive contribui para uma economia de energia.

O design arredondado nos interiores facilita a limpeza da cuscuzeira. O material de aço inoxidável evita, além dos possíveis efeitos à saúde já mencionados, riscos ou danificações no interior da panela, o que mantém o bom desempenho do produto.

Com dimensões de 18 x 18.3 x 23.1 cm, a cuscuzeira da Tramontina. a Allegra, permite a preparação de porções pequenas e médias. É também super versátil, já que pode ser usada como panela para cozimento à vapor, pois acompanha o cozi-vapore, que pode ser utilizado para outras preparações, como cozinhar legumes no vapor. 

É importante destacar que a ausência de um material antitérmico nas alças e pegador exige cuidado maior no manuseio, já que podem esquentar bastante.

Além disso, o encaixe da tampa deve ser realizado com cuidado para que não ocorra escape de vapor pelas laterais e, assim, prejudique o cozimento.

MarcaTramontina
Peso960 g
Dimensões18 x 18.3 x 23.1 cm
Capacidade1.5 litro
MaterialAço inoxidável

Prós

  • Resistência e durabilidade;
  • Vantagens do fundo triplo;
  • Benefícios do aço inox;
  • Versatilidade.

Contras

  • As alças esquentam bastante;
  • Tamanho relativamente pequeno;
  • Encaixe pode permitir saída de vapor;
  • Preço pode ser menos acessível.

Qual é a Melhor Cuscuzeira?

A Melhor Cuscuzeira é a Tramontina Brava. Ela reúne praticamente todas as características levadas em conta na compra da cuscuzeira ideal: Resistência e durabilidade, benefícios do aço inox, facilidade para desenformar e um design moderno.

A certeza de sua qualidade e durabilidade compensa seu tamanho e assim, esta cuscuzeira atenderá as suas expectativas quanto a sua finalidade!


Escolhendo sua cuscuzeira

Praticidade e qualidade, isso é o que buscamos quando o assunto é cozinha, por isso é importante seguir alguns critérios de compra: 

Panelas que demoram para cozinhar, difíceis de limpar e que não proporcionam o resultado esperado na preparação de uma receita são inconvenientes. Queremos evitar isso para que nos levem a dar um maior valor a utensílios essenciais para otimização do nosso tempo.

Escolher esse tipo de panela de cozimento à vapor que possa ser levada à lava louça também é uma boa opção para quem quer praticidade.

Pensando nisso, listamos a seguir alguns diferenciais importantes para considerar na hora da compra e que vão te ajudar a escolher a opção perfeita.

Vantagens da cuscuzeira

Adquirir uma cuscuzeira de excelente qualidade é fundamental para garantir que você possa preparar o cuscuz na sua casa da melhor forma possível. 

 Segundo o nutricionista Renato França, preparar o cuscuz no vapor faz com que ele absorva água e aumente de peso, o que reduz a sua densidade calórica (kcal/g). 

 Essa panela de cozimento à vapor possui um ótimo encaixe e manutenção do vapor, o que proporciona os melhores resultados nutricionais e um maior aproveitamento dos benefícios para aqueles que desejam perder peso, principalmente para fazer um bom café da manhã.

Além de que é bem prática na hora da lavagem, podendo ser levada à máquina de lavar louças.

Cozimento uniforme e rápido: a qualidade do fundo triplo

Se economizar é importante para você, a presença desse fundo que é composto de aço inox, alumínio e aço inox pode fazer toda a diferença. 

Capaz de conduzir o calor de maneira uniforme e rápida, esse tipo de fundo permite o cozimento em fogo baixo, o que é ótimo para economizar gás e energia. 

Com esse fundo, você queima menos a comida, prepara o alimento em menos tempo e também tem a vantagem de manter ele quentinho para servir o cuscuz para os seus convidados sem a preocupação de precisar reaquecer.

Mesmo sem essa característica, panelas de aço inox e alumínio com determinadas espessuras também têm a mesma capacidade de produzir esses efeitos, porém, não com a mesma qualidade.

cuscuz

Aço inox, alumínio ou silicone: o material faz diferença

Além da questão estética, a escolha do material pode impactar diretamente no cozimento do alimento e também na nossa saúde.

Mesmo que tenham revestimento antiaderente, panelas de alumínio podem transferir uma quantidade considerável do metal para os alimentos, o que ressalta a importância do cuidado na hora da limpeza para evitar quaisquer danos.

Vale ressaltar que cuscuzeiras feitas de alumínio de marcas consolidadas apresentam uma excelente qualidade do revestimento interno, o que diminui os riscos. 

Porém, se durabilidade é importante para você, a melhor opção é o aço inox. Mais resistente à limpeza, o material se torna muito mais prático no dia a dia, pois permite a limpeza apenas com água e sabão e não danifica tão facilmente. 

Outra característica benéfica do aço inox é o aumento do teor de nutrientes como ferro e cromo nos alimentos preparados em panelas desse metal. Por isso, utiliza-se bastante essa panela de cozimento para fazer legumes no vapor.

Como o cuscuz possui ferro em sua composição, uma cuscuzeira de aço inox pode ser uma opção bastante interessante.

Para quem quer praticidade e modernidade do micro-ondas, existem cuscuzeiras específicas, devendo se ressaltar que o silicone é o material mais seguro e apropriado para ser levado a esse equipamento.

Proteção e praticidade: alças antitérmicas e pegador seguro

Cuscuzeiras feitas com alças de baquelite antitérmico e pegadores de nylon oferecem maior segurança durante o manuseio da panela, o que pode ser um diferencial importante para algumas pessoas. 

No entanto, nem todas as cuscuzeiras possuem essas características. Aquelas feitas de aço inox, se não possuírem alças térmicas, podem apresentar risco de queimaduras, já que levam um tempo maior para resfriar. Deve-se ter atenção e cuidado redobrados.

Uma boa cuscuzeira é a que mais se adequará a sua rotina de preparo e durabilidade, logo, indicamos aqui a melhor e esperamos que realize uma boa compra!

Perguntas Frequentes Sobre A Cuscuzeira

Quantos litros tem uma cuscuzeira grande?

Uma cuscuzeira grande pode chegar até em média de 14 litros, também é comum encontrar cuscuzeiras menores.

Como limpar cuscuzeira de inox queimada?

Para limpar cuscuzeira de inox queimada peguei vinagre e coloque na panela até cobrir o queimado, deixe o vinagre ferver e retire o queimado com a esponja.

Quais são os benefícios do cuscuz?

O cuscuz tem diversos benefícios, entre eles esá a perda de peso, manuntenção do sistema cardiovascular, regulação do metabolismo e melhora no sistema imunológico.

Faz bem comer cuscuz todos os dias?

O cuscuz é um prato muito saudável, já que contem nutrientes essenciais para a saúde do corpo, mas é recomendado consultar o nutricionista para saber se você deve comer cuscuz todos os dias.

Veja mais na artigos de cozinha.

Similar Posts

Deixe um comentário