Quais as melhores cervejas do Brasil em 2021?

Nada melhor que uma cerveja gelada após um dia cansativo de trabalho ou em uma festa com os amigos, não é mesmo?

Porém, escolher uma cerveja requer certos cuidados, afinal, não escolhemos o produto apenas pelo preço, mas pela intensidade do sabor, textura e outras características.

Para te ajudar na escolha certa da cerveja para degustar e apreciar o produto, separei aqui um TOP 5 com as melhores cervejas do Brasil!

As Melhores Cervejas do Brasil em 2021

Quais os ingredientes principais que compõem uma cerveja?

Novas marcas de cerveja nascem no Mercado o tempo todo com subcategorias para todos os gostos, cada uma com suas características próprias.

Porém, há 4 ingredientes principais descritos na Lei da Pureza (Reinheitsgebot) que compõem toda cerveja:

  • Água: que compõe entre 80 a 95% da cerveja;
  • Cereais: que podem ser “in natura” ou maltados. Os maltes podem ser o próprio trigo, aveia ou até milho. Para uma cerveja ser considera puro malte, é preciso que ela contenha 100% de cevada maltada.
  • Lúpulo: uma substância que traz aroma e amargor para a cerveja;
  • Levedura: conhecido como o “fermento” da cerveja.

O que diferencia cada cerveja será outros ingredientes e melhorias no processo de criação de cerveja que o mestre cervejeiro utilizar.

Como a cerveja é fabricada?

O processo de fabricação industrial da cerveja passa pelos seguintes processos:

Maltagem

No qual será extraído o malte dos cereais (que é a base da cerveja) e colocados em um tanque para serem umedecidos e germinarem. Após isso, eles são torrados para que o amido presente nos cereais se transforme em açúcar fermentável. O processo leva cerca de 8 dias.

Obs: A maior parte do malte utilizado no Brasil vem de outros países como a Alemanha, onde no clima é frio e a cevada se desenvolve melhor.

Mosturação

Aqui ocorre a moagem do malte e é adicionado água quente para que o mosto seja preparado. O cozimento dura cerca de 5 horas.

Após o mosto estar pronto, ele é transportado para outro tanque para a adição dos outros ingredientes da cerveja, sendo o primeiro deles o lúpulo, que dá o sabor mais amargo da bebida e atua como um conservante natural.

Fermentação

Aqui a levedura é acrescentada à cerveja para transformar o açúcar em ácool. Em cervejas de baixa fermentação o ocorre em até 12 °C, enquanto nas de alta fermentação entre 15 e 24 °C.

O processo dura 5 dias.

Maturação

Nessa etapa a cerveja é resfriada a 0 °C e entra na fase de maturação, no qual o sabor e aroma da cerveja são definidos. O processo pode durar por volta de 21 dias.

Filtragem

Depois da maturação a cerveja já pode ser bebida, como é o caso de algumas cervejas a base de trigo.

Porém, para dar uma textura mais límpida e brilhante para a cerveja e eliminar partículas sólidas, ocorre o processo de filtragem.

Envase

Aqui a cerveja já é transferida para latas, garrafas ou barris. Elas são colocadas em vidro de cor âmbar para impedir que a luz provoque reações químicas que estraguem a bebida antes do prazo.

Pasteurização

A cerveja é aquecida a 60 °C e imediatamente resfriada até a temperatura ambiente. Esse processo aumenta o prazo de validade das cervejas para 6 meses.

O que caracteriza a cerveja brasileira?

As Lagers são as cervejas mais consumidas no Brasil, responsável por mais de 99% das vendas de cerveja no país.

São cervejas de baixa fermentação com teor de álcool entre 4 a 5%.

O Brasil ainda importa o Lúpulo (uma planta trepadeira de clima frio) de outros países, mas, ainda assim, o país é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, ficando atrás apenas da China e EUA.

Em relação a composição, a legislação brasileira permite apenas o uso de até 45% de cereais não maltados.

Assim, muitas empresas brasileiras adicionam outros cereais como milho e arroz para reduzir os custos de fabricação. Por isso, hoje, cervejas puro malte – com 100% de cevada maltada como fonte de açúcar – são sinônimos de qualidade.

Quais são as marcas mais populares de cervejas do Brasil?

Se você prefere cervejas artesanais, temos também grandes marcas locais, como a DaDoBier, Perro Libre, Tupiniquim, BierLand, dentre várias outras.

Como escolher uma boa cerveja?

Escolher uma cerveja depende muito do gosto pessoal de cada um, porém, o indicado é que a cerveja seja escolhida de acordo com o clima, com o momento e com a combinação alimentar que será consumida junto com o produto.

Por exemplo, para churrasco, o ideal é escolher cervejas como a Lager, Pilsen e American Lager, que são mais leves e refrescantes, indicadas para o calor e devem ser consumidas bem geladas.

Para dias frios, as cervejas da família Stout são ideais, pois possuem mais álcool na composição e dão uma sensação maior de calor no corpo.

No geral, opte por uma cervejaria que se preocupe com a escolha dos ingredientes e te ofereça uma experiência degustativa completa: com aroma, sabor e identidade especial.

Quais as melhores cervejas do Brasil?

Para escolhermos a melhor cerveja do Brasil consideramos todos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço do produto;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira as melhores cervejas do Brasil!


CERVEJA BLUE MOON BELGIUM WHITE LT 355ML Blue Moon 355

Cerveja blue moon belgium white

A Cerveja Blue Moon Belgium White é uma das cervejas witbier mais consumidas no Brasil. São cervejas artesanais belgas, fabricadas com o trigo, coentro e cascas de laranja.

É uma cerveja bem leve, com um toque flora, adocicado e ao mesmo tempo cítrico. Muito refrescante e prazerosa de beber.

É caracterizada pela sua média carbonatação, aspecto turvo e cor de amarelo palha. O líquido é muito bonito e é excelente para beber no verão.

Você pode consumir a cerveja com peixes, frutos do mar, queijo, carnes brancas, comida chinesa e queijos.

Possui apenas 5.4% de teor alcoólico em uma latinha de 355 ml.

Prós:

  • Espuma branca abundante
  • Aroma frutado intenso com toques de mel
  • Amargor médio e sabor equilibrado
  • Corpo leve e final refrescante
  • Não é enjoativa

Contras:

  • Por ser importada, o valor é um pouco elevado

Cerveja Eisenbahn Pilsen Puro Malte Long Neck 355ml – 12 unid.

Cerveja eisenbahn pilsen puro malte long neck 6 unid

A cerveja Eisenbahn já conquistou a mesa dos brasileiros, sendo uma cerveja muito gostosa e refrescante para o verão, principalmente porque combina bem com um churrasquinho no final de semana.

Não é para menos, é a cerveja especial mais premiada no Brasil. Isso pelos seus ingredientes e fabricação de qualidade, seguindo à risca a Lei de Pureza Alemã.

O produto é puro malte leve, com amargor na medida certa, com equilíbrio excelente entre o amargo e doce. Seu aspecto é dourado, com espuma bem cremosa e líquido bem filtrado.

O seu teor alcoólico é 4,8% e ela cai muito bem com churrasco, peixes e frutos do mar, salsichas e linguiças e queijos leves.

Prós:

  • Agrada o público de forma geral
  • Aroma frutado
  • Amargor equilibrado, apesar de ser do estilo Pilsen
  • Retrogosto refrescante
  • Ótimo custo-benefício

Contras:

  • Não foram encontrados “contras” para este produto

Guinness Draught, 440ml

Guiness draught

A Guiness Draught é uma excelente opção para você que busca uma cerveja super premium. Inclusive, ela é a cerveja stout mais consumida no mundo inteiro e a cerveja mais consumida na Irlanda atualmente.

O estilo stout surgiu na Irlanda para servir de bebida para os carregadores dos portos. Por isso, é uma cerveja bem robusta com um sabor intenso.

O aroma e gosto remetem ao café e malte torrado, que lembram cappuccino, chocolate e cacau. O corpo da cerveja é cremoso, com espuma volumosa e cor mais escura.

É uma cerveja mais recomendada para climas amenos e é uma ótima opção para combinar com ostras e alimentos muito salgados, como parma, pancetta e jamón. Também cai muito bem com queijos intensos e carnes vermelhas bem temperadas.

O produto possui 4,2% de teor alcoólico em uma latinha de 440 ml.

Prós:

  • Projetada para oferecer a mesma experiência de degustação em casa que se tem no bar
  • Design da latinha muito bonito
  • Sabor encorpado e textura cremosa
  • Ótima experiência degustativa

Contras:

  • Não foram encontrados “contras” para este produto

Kit Especial Colecionador de Cervejas Bierbaum

Kit cervejas bierbaum

O kit especial colecionador de cervejas Bierbaum é ideal para você que deseja degustar mais de um estilo de cerveja da marca.

A Bierbaum é uma microvervejaria brasileira localizada em Santa Catarina e foi eleita a melhor cerveja artesanal do ano pela Copa Cerveja Brasil.

O kit é composto pelas 3 cervejas mais vendidas da Bierbaum: a Cerveja Bierbaum Lager, a Cerveja Bierbaum Vienna e a Cerveja Bierbaum Weiss Helles.

As três cervejas são bem suaves, leves e refrescantes, de alta fermentação e baixo teor alcoólico. Sendo a última delas, com uma densidade mais encorpada e cremosa, com características próprias das cervejas de tripo europeias.

Seus aspectos são amarelo claro e turvo, com boa formação de espuma. São cervejas ideais para o clima quente do Brasil e costumam agradar o público em geral.

Prós:

  • Kit especial com 3 opções de cerveja
  • Cerveja suave, leve e refrescante
  • Baixo teor alcoólico
  • Cerveja 100% artesanal

Contras:

  • Por serem artesanais e premium, o valor é um pouco elevado
  • Não recomendado para quem prefere um maior teor alcoólico

Cerveja Paulaner 500 ml (Kits)

kit cerveja paulaner

A cerveja Paulaner é um produto para quem realmente aprecia uma boa cerveja. A cerveja é puro malte e segue o rigoroso padrão de pureza alemão, utilizando apenas ingredientes cultivados em sua região, na Alemanha.

Além disso, os ingredientes utilizados são de altíssima qualidade e a produção da cerveja é premium.

A cerveja é bem encorpada, leve, refrescante e com boa adstringência. O seu aspecto é dourado-opaco, com boa espuma bege e reflexos avermelhados, é uma cerveja bonita e prazerosa de beber.  

O aroma do produto é frutado, especificamente de frutas amarelas tropicais, boa acidez e amargor equilibrado.

Prós:

  • Boa formação de espuma de cor branca e boa persistência
  • Aroma frutado
  • Bom dulçor e leve acidez
  • Retrogosto frutado e refrescante
  • Kit acompanha duas cervejas de 250ml e copo original da marca

Contras:

  • Por ser importada, o valor é um pouco elevado

Veredito: Qual a melhor cerveja do Brasil?

A Cerveja Blue Moon Belgium White na minha opinião é a que ganha destaque entre as melhores cervejas brasileiras.

Isso porque ela tem um preço mais acessível, com excelente qualidade e sabor, agradando o público geral.

Além disso, é uma cerveja muito refrescante que combina bem com o clima do Brasil e com grande parte da culinária brasileira. 

Por fim, tem bom teor alcoólico, com 5,8% e o sabor não é enjoativo.

Traz uma experiência degustativa muito agradável, recomendo!


Leave a Comment