As Melhores Cervejas do Mundo para comprar em 2021

Ao contrário do que muita gente pensa, cerveja não é tudo igual. Apesar de serem compostas em essência por 4 ingredientes básicos comuns entre si, vários fatores podem interferir na experiência degustativa da cerveja.

Pensando nisso, trago aqui mais informações sobre o que compõe uma boa cerveja e um TOP 5 das melhores cervejas do mercado!

Características da cerveja

Além do sabor, a cerveja possui outras características que influenciam na experiência degustativa da mesma. Há alguns critérios na aparência e paladar que você pode utilizar para analisar uma cerveja.

  • Cor: A cor revela o tipo de malte utilizado na fabricação da cerveja e o seu grau de torrefação. Coloração amarelo-dourada, por exemplo, indica uma cerveja feita com malte de cevada. A coloração amarela mais escura, feita com malte de trigo. E a coloração mais escura feita com malte torrado.
  • Espuma: A espuma se dá pelo lúpulo, proteínas e açúcares presentes na bebida e proporcionam um aroma especial a mesma. Além disso, ela também ajuda a manter a temperatura da bebida e minimiza a oxidação que leva a aromas indesejáveis. Ela é um ótimo indicativo para avaliar a saúde da bebida.
  • Transparência: A transparência dá o toque final a experiência visual da cerveja. Quanto mais turva for a cor do líquido, indica que é menos filtrada. Quanto mais límpida, mais filtrada.
  • Paladar: Para avaliar a qualidade de uma bebida, verifique seu amargor. Uma cerveja de qualidade consegue ter um equilíbrio entre o sabor do malte e a quantidade de lúpulo utilizado para balancear o sabor.

O que compõe uma boa cerveja?

Não basta apenas ser feita com bons ingredientes, é preciso analisar outras condições que fazem a cerveja ser de qualidade ou não.

  • Matéria-prima e fabricação: selecionar bons ingredientes, ter uma técnica apurada de fabricação da cerveja, bons equipamentos e tudo que envolve a fabricação da cerveja;
  • Armazenamento e logística: o cuidado com o manuseio, a temperatura durante o processo de transporte entre a fábrica e o consumidor, tempo de estocagem, local e posição correta de armazenagem vão garantir a qualidade da cerveja até a mão do consumidor;
  • Equilíbrio de sabores: por exemplo, quanto mais intenso é o sabor maltado (que é doce) maior deve ser a quantidade de lúpulo para balancear o sabor e provocar amargor. Os demais ingredientes da cerveja, inclusive os aromas, também devem ser pensados para ter um sabor equilibrado.

Classificando a cerveja por Escolas

As escolas identificam o estilo e o local onde a cerveja foi criada e contam como principal referência para os cervejeiros. São 4 escolas cervejeiras que dominam o mercado atualmente:

  • Escola inglesa: São cervejas com menos gás, sabor mais intenso e amargo e maior teor alcóolico. Alguns estilos da Escola Inglesa: Porter, Stout, English IPA e English Pale Ale;
  • Escola Belga: São cervejas que podem ser feitas com vários tipos de cereais e podem ter adição de fruta e mel, além de receber outros temperos além do lúpulo, como cascas de laranja e sementes de coentro. Alguns estilos da Escola Belga: Blond Ale, Strong Ale, Dubbel, Witbier;
  • Escola Alemã: A cultura cervejeira alemã é muito respeitada pela sua preocupação com a qualidade em seus processos cervejeiros. São cervejas mais puras, leves e refrescantes. Alguns estilos da Escola Alemã: Pilsen, Weiss e Bock;
  • Escola Americana: São conhecidas por serem cervejas mais amargas e mais encorpadas por serem fabricadas com mais lúpulo e maior teor alcoólico. Alguns estilos da Escola Americana: American Lager, American Pale Ale e Cream Ale.

Classificando a cerveja por Famílias – Tipo de fermentação

As cervejas são classificadas em 3 famílias principais: a Lager, a Ale e a Lambic, que se diferenciam entre si pelos processos de fermentação de cada.

Lager: Estão entre as melhores cervejas do mundo e também são conhecidas como cervejas de baixa fermentação, no qual suas leveduras ocorrem entre temperaturas de 6 a 12 °C.  Elas são caracterizadas pelo leve teor alcoólico e sabor refrescante e são representadas por alguns estilos de cerveja como Pilsen, Bock, Schwarbzbier, por exemplo.

Ale: Cervejas de alta fermentação no qual suas leveduras ocorrem entre 15 a 24 °C. São cervejas mais encorpadas e possui uma maior complexidade de aromas e sabores. Alguns estilos característicos dessa família são a Stout, Dubbel, Porter, India Pale Ale, etc.

Lambic: A experiência de degustação lembra muito a de um vinho espumante, por possuírem fermentação espontânea, com interferência de leveduras selvagens. São cervejas puras, sem misturas e novas e possuem outros sub estilos, como as Faro – com adição de açúcar -, Geuze – um blend entre Lambic nova e velha – e Fruit Lambic (que podem levar outros ingredientes como morango, cereja e pêssego).

Como escolher as melhores cervejas?

Basicamente, para escolher a melhor cerveja para você é preciso analisar sua composição, os processos de produção, sua possível família, escola e estilo.

Isso vai contribuir para que você encontre um sabor e textura de cerveja que mais te agrade. Caso você goste de um sabor mais doce, prefira essencialmente as cervejas mais maltadas, caso goste mais do sabor amargo, prefira cervejas com mais lúpulo.

Além disso, escolha também com base no clima da sua região – se em climas mais quentes, prefira cervejas mais leves e refrescantes e, se em climas mais frios, prefira cervejas mais encorpadas e com maior teor alcoólico.

Por fim, escolha também a cerveja com base no acompanhamento: você irá beber uma cerveja gelada com churrasco? Com uma massa? Frutos do mar?

Deguste vários tipos de cerveja e com o tempo você encontra as suas preferidas.

Quais as melhores cervejas do Mundo?

Para escolhermos as melhores cervejas do mundo consideramos todos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço do produto;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira as melhores cervejas do mundo!

As melhores cervejas do Mundo em 2021

Veja em seguida as melhores cervejas do mundo!

CERVEJA BREWDOG CLOCKWORK TANGERINE LT 330 ML BREWDOG 330

Cerveja ClockWork Brewdog

A cerveja Brewdog ClockWork Tangerine é uma cerveja IPA (Pale Ale) com sabor cítrico de tangerina muito saborosa.

Ela é uma cerveja sazonal da cervejaria escocesa vencedora do 2017 Prototype Challenge que ganha toque cítricos e tropicais dos lúpulos.

Seu sabor é bem encorpado com intensas notas de tangerina e cítricos com amargor moderado e final refrescante, ideal para dias de calor e climas quentes.

Apesar do amargor moderado, quem prefere cervejas com sabor mais suave, ela é uma ótima opção, pois o sabor de tangerina, as notas sutis de caramelo e as nuances tostadas acrescentam mais doçura à cerveja.

A cerveja combina muito vem com comida mexicana, carnes, hambúrguer, pizza, queijos e petiscos fritos.

O teor alcoólico também é bem equilibrado, com apenas 4,5% em uma latinha de 330ml.

Prós

  • Cerveja com boa espuma
  • Harmonização com diferentes tipos de pratos e alimentos
  • Feita com malte de cevada
  • Amargor médio e equilibrado com final refrescante

Contras


Kit Delirium Tremens 2 Cervejas com a Taça Nova de 330 ml

kit cerveja delirium tremens

A Delirium Tremens é considerada uma das melhores cervejas do mundo, vencedora de vários prêmios, como o International Beer Challenge 2015 e Meiningers International Award 2016 e é excelente para quem gosta de bebidas com um maior teor alcoólico.

É uma cerveja belga Strong Ale muito saborosa e equilibrada, bem encorpada, com aroma frutado e leve toque de damasco e caramelo.

Há uma riqueza de aromas e sabores que tornam a experiência degustativa impressionante e o amargor da bebida vem na medida certa.

A bebida também é bem límpida, dourada e brilhante com muita espuma, que preserva todo o sabor e aromas da cerveja por mais tempo.

A bebida harmoniza bem com Peixes e frutos do mar, saladas e carnes brancas.

Para quem gosta de cerveja com maior teor alcóolico, a Delirium Tremens conta com 8,5% em uma garrafa de 330ml.

Prós

  • Cerveja com boa espuma
  • Cerveja rica em sabores e aromas
  • Amargor médio e sabor equilibrado
  • Kit acompanha duas garrafas e taça original da Delirium

Contras

  • Por ser importada, o valor é um pouco elevado
  • Indicada para climas mais frios



CERVEJA BLUE MOON BELGIUM WHITE LT 355ML Blue Moon 355

cerveja blue moon

A Cerveja Blue Moon Belgium White é uma boa cerveja americana para quem gosta de uma cerveja mais adocicada e sabor mais suave.

Ela é bem leve, feita do malte de cevada e trigo, com adição de casca de laranja, aveia, semente de coentro e levedura que dão a ela um toque floral, adocicado e, ao mesmo tempo, cítrico.

O produto é de média carbonatação, é uma cerveja bem refrescante, baixo amargor e ótima drinkability.

A cerveja cai muito bem com peixes e frutos do mar, saladas, queijo, comida chinesa e carnes brancas.

Possui apenas 5.4% de teor alcoólico em uma latinha de 355 ml.

Prós

  • Espuma branca abundante
  • Aroma frutado intenso com toques de mel
  • Amargor médio e sabor equilibrado
  • Corpo leve e final refrescante
  • Não é enjoativa

Contras


Cerveja Paulaner 500 ml (Kits)

cerveja paulaner

A Cerveja Paulaner é uma das cervejas mais populares na Alemanha e tem conquistado as mesas brasileiras.

A marca faz parte de um seleto grupo de cervejarias oficiais da Oktoberfest de Munique.

Como uma boa cerveja alemã, ela é fabricada de acordo com a Lei de Pureza, utilizando somente cevada Baviera, leveduras de cultivo próprio e lúpulo de Hallertau – também cultivado na região.

A água utilizada na fabricação é glacial de uma fonte exclusiva da cervejaria.

A cerveja é feita com ingredientes de altíssima qualidade, é bem encorpada, aroma frutado e leve gosto de banana, pão, biscoito e ésteres.

Por fim, é bem leve, tem bom dulçor e boa adstringência. Saborosa, refrescante e ótima drinkability.

Possui 5.3% de álcool em uma garrafa de 250ml.

Prós

  • Boa formação de espuma de cor branca e boa persistência
  • Aroma frutado
  • Bom dulçor e leve acidez
  • Retrogosto frutado e refrescante
  • Kit acompanha duas cervejas de 250ml e copo original da marca

Contras


Cerveja Pilsner Urquell 500ml

Cerveja Pilsner Urquel

A Cerveja Pilsner Urquell é uma cerveja que impressiona desde a apresentação até a experiência degustativa final.

A cerveja é produzida na Boêmia e tem o estilo Larger Pilsen, maltada com malte de ótima qualidade e com predominância do amargor do lúpulo.

Além disso, você sente bem o aroma do lúpulo tcheco e o final é seco, sem dulçor, com amargor persistente.

Se você gosta de uma cerveja mais amarga com corpo médio, a Pilsner Urquell é ideal para você.

A cerveja também possui espuma bem densa e sabor duradouro, bem encorpada e com notas de pão e biscoito. Uma legítima representante do estilo checo Bohemian Pilsener.

Possui 4.4% de teor alcoolíco em uma garrafa de 500ml.

Prós

  • Espuma branca, abundante e densa
  • Aroma combinado malte e lúpulo Saaz
  • Sabor acompanha o aroma com dulçor do malte e amargor do lúpulo bem marcantes
  • Muito refrescante

Contras

  • No gosto, o lúpulo se sobressai e o amargor é um pouco mais persistente do que deveria para esse estilo

Veredito: Qual a melhor cerveja do mundo?

Minha favorita é a Cerveja Paulaner. Isso porque ela traz consigo as características de uma típica cerveja alemã com fabricação de alta qualidade.

O sabor também é delicioso, com textura bem encorpada, com bom dulçor e boa adstringência. O retrogosto também é bem marcante e refrescante, você consegue degustar essa cerveja sem enjoar.

A quantidade de álcool também é excelente, com 5.3% para 250 ml.

Além disso, você adquire o kit com a cerveja e ganha um copo original da marca para acompanhar sua bebida.

Vale a pena experimentar e aproveitar a experiência degustativa dessa cerveja.





Leave a Comment