Qual é o melhor Liquidificador para sua cozinha?

Um dos utensílios eletrônicos mais utilizados na cozinha é, sem dúvidas, o liquidificador. Sua praticidade e rapidez fazem dele um dos grandes aliados de qualquer cozinheiro, seja esse profissional ou não.

Quer saber qual é o melhor liquidificador do mercado?

Qual é a função do liquidificador?

O liquidificador tem a função de liquidificar, misturar, triturar e, principalmente, deixar os alimentos mais densos, uma vez que ele remove o ar de dentro da comida.

Qual a diferença entre um processador e um liquidificador

Enquanto as funções acima citadas são o que compõe o objetivo de um liquidificador, o processador, apesar de parecido, tem um foco diferente. Esse utensílio mistura, corta, fatia, rala e processa alimentos. Além disso, ele é mais resistente à dureza de vários tipos de comida como castanhas e legumes crus.

melhor liquidificador 2021

Cuidado com esses erros ao utilizar um liquidificador

Muitas pessoas acabam danificando o produto por não entenderem como utilizá-lo de maneira adequada. Assim, é preciso se atentar e tomar uma série de cuidados antes de usar um liquidificador para garantir a integridade do mesmo e que o aparelho permanecerá em uso por um bom tempo.

Água quente dentro do aparelho

A maioria dos liquidificadores vem com jarras de plástico ou acrílico. Por muitas vezes, essas podem não suportar a água quente, levando o copo a trincar, danificando e impedindo o uso do utensílio.

Isso acontece principalmente se a temperatura do líquido estiver acima dos 80°C, tendo maiores chances de comprometer a integridade do copo.

Vale ressaltar que essa não é uma regra absoluta. Ao depender do fabricante, a jarra pode sim aguentar temperaturas mais elevadas. Por isso, sempre leia o manual de instruções para entender os limites do aparelho. Também é sempre melhor usar água que sai de um purificador de água.

Sobrecarga

Usar um liquidificador não se resume apenas a colocar tudo dentro da jarra e colocar para bater. Isso, muito provavelmente, vai queimar o seu utensílio.

Sempre comece colocando os líquidos para então adicionar os sólidos. Por fim, acrescente os secos.

Atente-se também à potência do seu liquidificador. Nem todos são capazes de bater ingredientes pesados, como gelo ou farinha de trigo, podendo danificar permanentemente o motor.

Lava a jarra

Lavar o copo com o lado áspero da esponja pode comprometer toda a estética do liquidificador, além de criar arranhões que tendem a acumular sujeira. 

Por isso, sempre lave a jarra com a parte macia. Além disso, é interessante enchê-la com 300 ml de água junto a um pouco de detergente. Coloca para bater por alguns segundos.

Esse processo lava o interior de maneira mais rápida e eficaz do que as nossas mãos. Depois dele, enxágue bem e seque antes de guardar.

Que tipo de Receitas posso preparar no Liquidificador?

O Liquidificador é um eletrodoméstico bem versátil. Como ele, você pode preparar várias receitas como:

  • Bebidas: Sucos, Batidos e até Cocktails
  • Molhos e pesto: Maionese, manteiga de ervas, pesto caseiro
  • Papas e pastas para barrar: Purê de caju, manteiga de amendoim, noz de macadâmia
  • Café da manhã: Bater ovos para omeletes e ovos mexidos, fazer panquecas e waffles 
  • Sorvetes: De banana, morango ou framboesa a partir de frutas congelada
  • Petiscos saudáveis: Transforme frutas secas, nozes duras e sementes de chia em barras energéticas sem açúcar.
  • Sopas: De Legumes ou outros tipos. Alguns liquidificadores até aquecem os ingredientes.

Como escolher o melhor liquidificador

Na hora de comprar um liquidificador, é preciso avaliar muito bem suas características. Assim, reflita sempre sobre os seguintes aspectos.

O material

Existem copos feitos de alguns tipos diferentes de materiais. Os principais são:

  • Acrílico: é o mais leve e o mais comum entre os liquidificadores. É resistente a impactos e a quedas. Porém, tende a acumular odores e manchas; 
  • Vidro: é mais pesado e nada resistente a impactos. Porém, é o mais higiênico, pois não solta nenhuma substância ao longo do tempo nem interfere no sabor do alimento.
  • Inox: é o material mais resistente de todos e com mais vantagens. Não absorve cheiro, cor ou gosto, resiste a impactos e quedas e ainda consegue bater massas pesadas, como a de pão, sem quaisquer problemas.

A capacidade

Para escolher a capacidade do seu liquidificador, leve em consideração a quantidade de pessoas na sua casa e com quem você pretende dividir o utensílio. 

As opções de velocidade

Agora é preciso pensar em performance. Para isso, veja as opções disponíveis de velocidade que o aparelho oferece. Isso influencia diretamente o seu objetivo no produto.

A potência

Outro fator que também deve ser levado em consideração é a potência do liquidificador.

Você deve ter em mente que quanto maior a potência, maior será o consumo elétrico que o utensílio irá apresentar.

O Selo Ruído do liquidificador

O selo é exigido pela Inmetro em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a fim de garantir e preservar a audição e a segurança da pessoa que está usando o eletrodoméstico.

O preço

Dependendo do seu perfil, um liquidificador pode custar mais caro do que imagina. Para evitar pagar um valor exorbitante, esperar épocas de promoções e pesquisar bastante são pontos fundamentais.

A garantia

Agora que a compra foi feita, é importante que o cliente confira se ele terá total apoio da marca em casos de adversidade com o produto. Para isso serve a garantia. É essencial observar quanto tempo de suporte o fabricante, e até mesmo o vendedor, disponibiliza para ele.

Os melhores liquidificadores do mercado

Agora, resumimos os melhores modelos do mercado para que você consiga encontrar o liquidificador que melhor se encaixa na sua realidade. 

Liquidificador Turbo Inox 1200W Mondial

Mondial L-1200 BI Liquidificador Turbo Inox

O liquidificador Turbo Inox 1200 da Mondial é uma das maiores referências quando falamos desse tipo de produto.

Sendo excelente em diversos preparos, ele consegue bater até mesmos alimentos mais duros, como castanhas. Também pica gelo sem qualquer trabalho, o que garante mais eficiência para o produto e maior durabilidade do laminado.

Seu copo tamanho família permite que a pessoa possa fazer bater até 3 litros de alimento dentro dele, facilitando na hora do preparo de receitas para uma maior quantidade de pessoas.

No termo adaptabilidade, ele conta com 12 velocidades distintas junto a função de pulsar. Isso garante que possa misturar quantidades de ingredientes diferentes e dos mais variados tipos.

Além disso, ele ainda é um liquidificador com filtro em seu corpo, tornando o preparo de sucos e vitaminas muito mais fácil.

Prós

Contras

Liquidificador Osterizer Clássico 110v Oster

Liquidificador Osterizer Clássico

Entrando como o segundo da lista, o Oster Osterizer é um clássico que se mantém firme na lista de liquidificadores no Brasil e ao redor do mundo.

Com 600 watts, é um liquidificador potente com lâminas grandes em aço inox em diferentes ângulos. Esse modelo é para quem não quer se preocupar em bater ingredientes mais duros e terminar queimando o liquidificador. Picar gelo é com ele mesmo.

O acoplamento entre o laminado e o motor é totalmente em metal, garantindo maior durabilidade. Por ser um liquidificador de vidro, ele não acumula bactérias e nem retém odores, diferentes dos de plástico.

Seu design facilita bastante na hora da limpeza. Além disso, para quem gosta de produtos mais refinados, sua roupagem clássica remete, e muito, aos anos 40, já que ele se mantém igual desde aqueles tempos.

Prós

Contras

Liquidificador Versatile 220V Oster

Liquidificador Versatile

O liquidificador Versatile é uma opção acessível com boa relação custo-benefício.

Por ser um liquidificador de vidro, assim como o Osterizer, ele possui qualidade sem igual quando falamos de higiene. Isso acaba sendo um fator determinante para manter o produto em conserva por mais tempo.

Ainda que ele possua apenas 450 watts de potência, faz um bom trabalho para o que promete. Conta com as poderosas lâminas Ice Crushing e garante misturar diversos produtos mais resistentes.

O fator de possuir 12 velocidades e ser muito fácil de limpar o torna uma ótima compra para aqueles que gostam de preparar receitas rápidas ou que precisam fazer múltiplos alimentos utilizando o liquidificador.

Prós

Contras

Liquidificador Turbo 1000W 127V Mondial

Liquidificador Turbo 1000W Copo de 3,0L

Sendo uma opção mais acessível e um pouco menos potente que o primeiro da lista, o liquidificador Turbo Premium 1000W da Mondial encaixa perfeitamente em seu orçamento.

Contando com 1000W de potência que o permite preparar todos os tipos de alimento, ele conta com 12 velocidades junto a função pulsar para bater polpas de fruta e picar gelo.

Ele também apresenta um filtro. Isso permite fazer sucos naturais sem ter de se preocupar com caroços e sementes, uma vez que tudo isso será separado para você.

Seu copo espaçoso acomoda diversos tipos de comidas diferentes sem ter o problema de sobrecarregar o liquidificador.

Sua montagem é rápida, fácil e prática graças ao seu sistema de encaixe rápido. Basta colocar a jarra e virá-la um pouco para travá-la na base com o motor.

Prós

Contras

Liquidificador Individual 110v Hamilton Beach

Liquidificador Individual, Verde 110v Hamilton Beach

Sendo um liquidificador pessoal, para preparo de shakes, vitaminas, sucos e outras bebidas, o Liquidificador individual Hamilton Beach é a melhor pedida para aqueles que moram sozinhos ou fazem treinos físicos diários.

Como seu foco é apenas para bebidas individuais, os 400 mls são mais do que suficientes para bater um copo muito satisfatório do que quer que você deseje preparar.

Sua jarra de Tritan pode ser lavada no lava-louças, facilitando a limpeza da mesma. Por conta do seu tamanho, este produto pode ser facilmente carregado para outros lugares, o que o torna muito versátil.

Além disso, um diferencial interessante sobre o Hamilton Beach é que a tampa da jarra permite que a pessoa beba direto da mesma. Logo, ele também evita sujar outros recipientes, sendo bastante prático.

Prós

Contras

Veredito: qual o melhor liquidificador do mercado?

O melhor liquidificador é o Turbo Inox 1200W da Mondial. É o produto mais forte do mercado quando falamos de liquidificador. Sua potência, design, adaptabilidade e força garante preparar a maioria dos alimentos que a pessoa desejar.

Além disso, ele é ótimo para fazer receitas que precisam atender uma demanda maior de pessoas, sendo perfeito tanto para o uso caseiro quanto para o uso profissional. É um liquidificador que vale, e muito, a pena investir!

Perguntas Frequentes sobre o Liquidificador

A Seguir vamos responder a algumas perguntas frequentes sobre os Liquidificadores

Posso triturar nozes no Liquidificador?

Sim, a maioria dos Liquidificadores são adequados para triturar nozes. Se você quer se certificar de que seu novo Liquidificadores pode efetivamente triturar ingredientes como nozes, você deve escolher um modelo com potência de pelo menos 1.000 watts e 15.000 rotações por minuto.

Que Liquidificador usar para frutas congeladas?

Os ingredientes congelados são um desafio para a maioria dos Liquidificadores. Para cortá-los de forma confiável, o Liquidificador deve ter uma potência de pelo menos 1.000 watts e suas lâminas devem atingir uma velocidade de 15.000 a 20.000 rotações por minuto.

Qual a maneira correta de usar um liquidificador?

Primeiro, coloca as frutas ou vegetais picados (ingredientes macias e líquidos primeiro), seguidas pelas folhas verdes, que também podem ser picadas antes de colocar. Depois coloque outros ingredientes como especiarias, sementes ou outros. Finalmente, coloque o líquido no vaso e misture tudo.

Leave a Comment