Cuscuzeira: 5 opções e dicas para escolher a melhor cuscuzeira

O uso de cuscuzeiras faz toda a diferença no preparo do cuscuz, e isso os amantes deste prato típico brasileiro já sabem muito bem. 

No entanto, são tantas opções no mercado que não é difícil ficarmos em dúvida ou com medo de errarmos na escolha na hora de comprar. Afinal, qual é a melhor cuscuzeira?

Afinal, o que é uma cuscuzeira? 

  Mais do que uma simples panela de cozimento à vapor, como a panela de pressão, a cuscuzeira foi projetada especialmente para proporcionar um cozimento rápido e uniforme, o que é ideal na preparação dos grãos de cuscuz.

  A cuscuzeira pode ser encontrada de duas formas

  1. Duas peças, caçarola e cozi-vapore – utensílio para manter o alimento em contato com o vapor
  2. Peça única contendo um ralo vaporizador, com a mesma função. 

  Apesar da versatilidade do cozi-vapore, que pode ser utilizado em outras preparações, o ralo vaporizador torna muito mais fácil o processo de desenformar o cuscuz. 

Quais as vantagens de uma cuscuzeira?

  Adquirir uma cuscuzeira de excelente qualidade é fundamental para garantir que o cuscuz seja preparado da melhor forma possível. 

  Segundo o nutricionista Renato França, o cozimento do cuscuz no vapor faz com que ele absorva água e aumente de peso, o que reduz a sua densidade calórica (kcal/g). 

  A melhor cuscuzeira possui um ótimo encaixe e manutenção do vapor, o que proporciona os melhores resultados nutricionais e um maior aproveitamento dos benefícios para aqueles que desejam perder peso

Como escolher a melhor cuscuzeira?   

Praticidade e qualidade, isso é o que buscamos quando o assunto é cozinha.                                                                                                                                                                                              Panelas que demoram para cozinhar, difíceis de limpar e que não proporcionam o resultado esperado na preparação de uma receita são inconvenientes. Queremos evitar isso para que nos levem a dar um maior valor a utensílios essenciais para otimização do nosso tempo.

  Pensando nisso, listamos a seguir alguns diferenciais importantes para considerar na hora da compra e que vão te ajudar a escolher a opção perfeita.

Cozimento uniforme e rápido: a qualidade do fundo triplo

  Se economizar é importante para você, a presença do fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox) pode fazer toda a diferença. 

  Capaz de conduzir o calor de maneira uniforme e rápida, o fundo triplo permite o cozimento em fogo baixo, o que é ótimo para economizar gás e energia. 

  Com o fundo triplo, você queima menos a comida, prepara o alimento em menos tempo e também tem a vantagem de manter ele quentinho para servir o cuscuz para os seus convidados sem a preocupação de precisar reaquecer.

  Mesmo sem essa característica, panelas de aço inox e alumínio com determinadas espessuras também têm a mesma capacidade de produzir esses efeitos, porém, não com a mesma qualidade.

Aço inox, alumínio ou silicone: o material faz diferença?

  Além da questão estética, a escolha do material pode impactar diretamente no cozimento do alimento e também na nossa saúde.

  Mesmo que tenham revestimento antiaderente, panelas de alumínio podem transferir uma quantidade considerável do metal para os alimentos, o que ressalta a importância do cuidado na hora da limpeza para evitar quaisquer danos.

  Vale ressaltar que cuscuzeiras feitas de alumínio de marcas consolidadas apresentam um alto nível de qualidade do revestimento interno, o que diminui os riscos. 

  Porém, se durabilidade é importante para você, a melhor opção é o aço inox. Mais resistente à limpeza, o material se torna muito mais prático no dia a dia, pois permite a limpeza apenas com água e sabão e não danifica tão facilmente. 

cuscuz na cuscuzeira

  Outra característica benéfica do aço inox é o aumento do teor de nutrientes como ferro e cromo nos alimentos preparados em panelas desse metal. 

  Como o cuscuz possui ferro em sua composição, uma cuscuzeira de aço inox pode ser uma opção bastante interessante.

  Para aqueles que optam pela praticidade e modernidade do micro-ondas, existem cuscuzeiras específicas, devendo se ressaltar que o silicone é o material mais seguro e apropriado para ser levado a esse equipamento.

Proteção e praticidade: alças antitérmicas e pegador seguro

  Cuscuzeiras feitas com alças de baquelite antitérmico e pegadores de nylon oferecem maior segurança durante o manuseio da panela, o que pode ser um diferencial importante para algumas pessoas. 

  No entanto, nem todas as cuscuzeiras possuem essas características. Aquelas feitas de aço inox, se não possuírem alças térmicas, podem apresentar risco de queimaduras, já que levam um tempo maior para resfriar. Deve-se ter atenção e cuidado redobrados.

Qual é a melhor cuscuzeira?

  Agora que você já sabe o que torna uma cuscuzeira mais vantajosa, confira uma lista com as cinco melhores, escolhidas para você não perder mais tempo e adquirir já a sua:

Cuscuzeira Para Microondas Euro Vermelho No Voltagev

  Receita clássica, preparo moderno. Preparar uma receita completa, em um recipiente específico e no micro-ondas, é algo que eu valorizo muito.

Principalmente considerando todas as receitas que já deixei de fazer por achar muito demoradas e complexas. 

 Se você mora sozinho e tem uma vida muito conturbada ou simplesmente quer praticidade na cozinha, essa cuscuzeira é para você! 

  Muito seguro, o produto acompanha o Selo de Material BPA Free, que garante que nenhuma substância tóxica será liberada ao aquecer no micro-ondas. Além disso, as aberturas na tampa projetadas para saída de vapor são outro detalhe que asseguram a segurança do produto. 

  Super prática, a cuscuzeira Euro conta com a presença de abas nas laterais, o que torna o manuseio muito mais prático, considerando que o utensílio pode estar muito quente ao sair do micro-ondas. 

  Se você preza por facilidade, o cozi-vapore interno com alça será outro diferencial, já que auxilia muito na hora de desenformar.

  O tamanho ligeiramente maior do que a maioria das cuscuzeiras tradicionais deve ser considerado (21,5 x 25,5 x 14,5 cm) pois, se não for feito o preparo adequado, pode ser que alguns grãos deixem de cozinhar.

Prós:

  • Rapidez e praticidade no preparo;
  • Cozi-vapore interno com alça;
  • Tamanho grande permite o preparo de quantidades maiores de cuscuz;
  • Selo de Material BPA Free; 
  • Preço acessível.

Contras:

  • Tamanho grande pode dificultar o cozimento por completo.

Dona Chefa: cuscuzeira individual

Se você se incomoda com sobras de refeições que eventualmente acabam estragando e indo para o lixo, uma cuscuzeira individual pode ser a solução para você. 

  Com alças e pegador de baquelite, a cuscuzeira individual da Dona Chefa é uma opção muito útil, pois reúne segurança e praticidade em um único produto.

  As dimensões de 22 x 12 x 17 cm são perfeitas para a preparação de pequenas porções de cuscuz. Além da versatilidade, já que as peças podem ser utilizadas para outras funções, por exemplo, a base pode ser usada como fervedor.  

  Apesar de ser feita de alumínio, a panela possui um revestimento altamente moderno de 5 camadas, o que confere segurança e proteção aos seus possíveis efeitos nocivos, além de facilidade na hora da limpeza.

  É importante ressaltar que a limpeza com objetos abrasivos pode causar danos ao revestimento interno, o que pode comprometer a segurança e também a proteção contra alimentos que podem grudar.

Prós:

  • Tamanho ideal para pequenas porções;
  • Alças e pegador de baquelite;
  • Versatilidade;
  • Preço acessível.

Contras:

  • Objetos abrasivos podem danificar o interior da panela.

Cuscuzeira de Alumínio com Revestimento Interno de Antiaderente Tramontina Turim Vermelho 14Cm

  A Tramontina Turim é outra ótima opção, a começar pelo ralo vaporizador, que facilita muito na hora de desenformar o cuscuz. 

  A presença de alças de baquelite antitérmicas e do pegador de nylon proporcionam alta segurança e praticidade na hora de preparar o cuscuz, já que evitam acidentes como queimaduras que podem eventualmente ocorrer na hora do manuseio da panela. 

  De tamanho intermediário (26.5 x 15.5 x 20.5 cm), em comparação a outros modelos, a Tramontina Turim é produzida com a tecnologia de revestimento interno e externo de antiaderente Starflon Max. Essa confere maior proteção contra possíveis efeitos nocivos do alumínio e também facilidade na limpeza.

  Além disso, possui tampas de vidro temperado com bordas de aço inox, que proporciona segurança em caso de quedas e melhor encaixe, prevenindo a saída de vapor e, assim, garantindo o melhor cozimento. 

  Outra característica vantajosa é que a cuscuzeira pode ser levada à máquina de lavar louças, o que facilita ainda mais o seu dia a dia. 

  No entanto, vale relembrar que objetos abrasivos podem danificar o interior da panela, o que exige um cuidado a mais na hora da limpeza manual.

Prós

  • Facilidade para desenformar o cuscuz;
  • Alças e pegador antitérmicos seguros e práticos;
  • Facilidade na limpeza;
  • Encaixe da tampa com vedação excelente;
  • Cozimento rápido e uniforme.

Contras

  • Limpeza com objetos abrasivos podem danificar o interior da panela.

Tramontina Allegra 65650050 Cuscuzeiras com Fundo Triplo, 2 Peças, Prata

  A Tramontina Allegra é outra excelente opção, pois, além da sofisticação do design, possui a tecnologia do fundo triplo. Isso confere à panela maior resistência, durabilidade, cozimento rápido e uniforme. 

  Além disso, permite que os alimentos permaneçam aquecidos por mais tempo, o que inclusive contribui para uma economia de energia.

  O design arredondado nos interiores facilita a limpeza da cuscuzeira. O material de aço inoxidável evita, além dos possíveis efeitos à saúde já mencionados, riscos ou danificações no interior da panela, o que mantém o bom desempenho do produto.

  Com dimensões de 18 x 18.3 x 23.1 cm, a Tramontina Allegra permite a preparação de porções pequenas e médias. É também super versátil, já que acompanha o cozi-vapore, que pode ser utilizado para outras preparações, como cozinhar legumes no vapor. 

  É importante destacar que a ausência de um material antitérmico nas alças e pegador exige cuidado maior no manuseio, já que podem esquentar bastante.

  Além disso, o encaixe da tampa deve ser realizado com cuidado para que não ocorra escape de vapor pelas laterais e, assim, prejudique o cozimento.

Prós

  • Resistência e durabilidade;
  • Vantagens do fundo triplo;
  • Benefícios do aço inox;
  • Versatilidade.

Contras

  • As alças esquentam bastante;
  • Tamanho relativamente pequeno;
  • Encaixe pode permitir saída de vapor;
  • Preço pode ser menos acessível.

Cuscuzeira Brava em Aço Inox com Alças e Tampa 14 cm, Tramontina, Inox, 2.1 L

  Muito semelhante ao modelo da linha Allegra, a Tramontina Brava apresenta as mesmas características de durabilidade e resistência proporcionados pelo aço inox, além do design moderno. 

  Com dimensões de 21.3 x 15.1 x 17.8 cm, a Tramontina Brava pode ser considerada um tanto quanto pequena, e se assemelha até mesmo à cuscuzeira individual Dona Chefa.  

  Portanto, se você pretende cozinhar para toda a família, pode ser que o rendimento não seja tão grande.

  Apesar da ausência do fundo triplo, o encaixe perfeito da tampa é uma característica vantajosa, que mantém o vapor dentro da panela durante todo o período de cozimento e permite uma preparação mais rápida e uniforme.

  A Tramontina Brava é uma ótima opção também pela presença do ralo vaporizador, que facilita muito caso você queira desenformar o cuscuz ainda quente. 

  É bom lembrar que as alças de aço inox esquentam bastante, sendo importante um cuidado extra na hora de manusear. 

Prós

  • Resistência e durabilidade;
  • Benefícios do aço inox;
  • Facilidade para desenformar.

Contras

  • Tamanho pequeno;
  • Alças esquentam bastante;
  • Sem fundo triplo;
  • Preço pode ser menos acessível;

Qual é a melhor cuscuzeira?

  Diante de tantas opções existentes no mercado, a cuscuzeira de maior custo-benefício é a segura e resistente Tramontina Turim, que reúne praticamente todas as melhores características levadas em conta na compra da cuscuzeira ideal:

  • Material resistente e durável;
  • Espessura suficiente para proporcionar cozimento rápido e uniforme;
  • Facilidade na limpeza e proteção devido ao revestimento interno e externo antiaderente Starflon Max;
  • Alças antitérmicas e pegador de nylon que conferem maior segurança;
  • Facilidade para desenformar.

  Considerando a faixa de preços em geral de cuscuzeiras de alta qualidade, a Tramontina Turim apresenta um preço bastante atrativo, o que é um diferencial entre os produtos que reúnem as melhores características, como as Tramontinas Allegra e Brava.

  O material de alumínio não chega a ser um fator negativo, já que, apesar de ser mais sensível à limpeza com abrasivos, em comparação com a maior resistência do aço inox, a qualidade do revestimento garante uma ótima proteção. 

  Além disso, um simples cuidado extra na hora da limpeza já é suficiente para manter a durabilidade da sua cuscuzeira. 

  Por fim, se chegou até aqui, esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre os diferenciais de uma cuscuzeira ideal e, assim, a fazer a melhor escolha para a sua cozinha. 

Leave a Comment