Celulares com Melhores Câmeras

Dentre os aspectos de um celular, o que mais importa para muitos na escolha de compra é a câmera do celular. Registrar momentos é essencial para pessoas e a gravação de vídeos registram momentos únicos e úteis. Assim, o celular traz isso por um preço acessível é o ideal, mas qual é a melhor Câmera de Celular?

Escolhemos e revisamos as opções de celulares com melhores câmeras para você. Confira!

Os Celulares com Melhores Câmeras

Para escolhermos os celulares com melhores câmeras, consideramos todos os critérios acima e também os diferenciais apresentados em sua ficha técnica apresentada pna Amazon.


Xiaomi Redmi Note 10 Pro

51UyTHwP6wL. AC SX569

O Xiaomi Redmi Note 10 Pro é um ótimo telefone para quem procura um dispositivo poderoso com muito espaço de armazenamento.

Ele tem conjunto quatro câmeras que permitem tirar ótimas fotos, e sua tela de 6.67″ Super AMOLED com 120 Hz de taxa de atualização, o que proporciona uma ótima experiência visual.

Com seu poderoso processador, armazenamento interno de 128 GB e 8GB de memória RAM, o Redmi Note 10 Pro é perfeito para streaming de conteúdo ou aplicações em execução, podendo estender seu armazenamento para mais de 256 GB com cartão de memória.

A Xiaomi redmi nota 10 Pro cinza 8GB RAM 128GB tem um sensor de impressão digital para acesso seguro e uma longa duração da bateria.

Também tem em seu conjunto quádruplo de câmeras uma resolução de câmera traseira de 64 Mp /8 Mp /5 Mp /2 Mp, uma resolução de vídeo da câmera frontal de 1920 px x 1820 px, e uma resolução de câmera principal frontal de 16 Mp, ficando o iphone e o Motorola Edge 20 Pro com o dobro de câmera frontal (32 Mp), do que em muitos modelos.

Com a versão Snapdragon 720G de processador 2.3 GHz Kryo 470 Gold, 6×1.8 GHz Kryo 470 Silver com 8 cores e 5020 mAh Bateria Adreno 618, suporta bem as tarefas com vídeos e fotos.

Seu display é em resolução Full HD 1080 px x 2400 px de Mp e abertura da câmera traseira de f 1.9/f 2.2/f 2.4 em Super AMOLED com estabilização óptica, mas sem zoom óptico. Mas otimizada diversas funções no Android 9 Pie em MIUI 10 Global Stable ROM.

Redmi Note 10 Pro é o mais recente e mais avançado celulares com melhores câmeras da Xiaomi, que vem com uma enorme capacidade de bateria de 5.000 mah.

O dispositivo também suporta carga reversa sem fio para que você possa carregar outros telefones, como iPhone XS Max e Samsung Galaxy, sendo um dos celulares com melhores câmeras em relação ao seu custo-benefício.

Prós

  • Display apurado
  • Atualização em 120 Hz de taxa
  • Abertura de câmera
  • Boa autonomia de bateria com 5.000 mah

Contras

  • Sensor de proximidade falho
  • Sem zoom óptico

Xiaomi MI 11 LITE 5G TRUFFLE BLACK

51ypH7jScZL. AC SX679

O Xiaomi MI 11 LITE 5G TRUFFLE BLACK tem fotografia profissional no seu bolso.

Com seu conjunto triplo de câmeras principais do Xiaomi Mi, você pode testar sua criatividade e brincar com a iluminação, diferentes fotos e efeitos para obter ótimos resultados.

O smartphone Xiaomi Mi 11 lite é equipado com uma tela AMOLED de 6.55″ em 64 Mp em resolução Full HD e 4K, assim como uma câmera frontal de 20 Mp com estabilização óptica, para que você possa se divertir. O Xiaomi Mi também faz vídeos em 4k.

O Xiaomi Mi, o MIUI 10 é baseado no Android 9 Pie e vem com alguns novos recursos fantásticos, como a integração com o Google Lens, pré-carga de IA para acelerar o tempo de início como no MI 11 Ultra. Como também tem além de conexão wi fi, a compatibilidade com a conexão 5G, para estar preparado para o futuro!

O Xiaomi Mi 11 LITE 5G TRUFFLE BLACK tem destravamento de rosto e por digital, máxima segurança para que somente você possa acessar seu celular e uma maior vida útil da bateria.

Prós

  • Tela AMOLED
  • 3 câmeras de 64 Mp e 20 Mp de câmera frontal
  • 128 GB de armazenamento

Contras

  • Padrão de tomada diferente do mais comum

Asus Zenfone Max Pro M2

celular Asus ZenFone Max Pro M2 Titanium

Se busca um celular bom e barato para fotos com processador acima da média, uma boa opção é o Asus Zenfone Max Pro M2.

Para começar, também traz câmera frontal de 13 Mp e abertura em F/2, o que permite selfies melhores. Contudo, traz apenas 2 câmeras traseiras, de 12 Mp e 5 Mp e abertura F/1.8 e F/2.4.

Outro destaque é a resolução 4K em gravação de vídeo, com 30 FPS, e câmera frontal em resolução Full HD. Para maior equilíbrio de cores no resultado final, traz opção HDR.

Por fim, tem um processador Snapdragon 660 octa-core 2.2GHz E 6 GB de memória RAM. Com isso, traz potência para uso de aplicativos, tornando o celular mais completo para além das fotos.

Prós

  • Permite boas selfies
  • Traz resolução em 4K e Full HD para vídeos
  • Tem boa captura de áudio
  • Processador potente para outros aplicativos
  • Valor acessível

Contras

  • Menor número que outros modelos de câmera tripla
  • Desempenho a desejar em fotos noturnas

Motorola Moto G60s

51EILHbzWiL. AC SX679

O novo Motorola Moto G60s tem o carregador TurboPower mais potente de todos os tempos. Obtenha 12 horas de duração da bateria em apenas 12 minutos.

A velocidade não pára por aí – você vai desfrutar de uma tela suave e fluida com uma taxa de atualização de 120 Hz. Você quer uma performance rápida para seus jogos favoritos?

Modelos como o Motorola One Zoom comparado ao Moto G60s, tem custo maior mas com pouca diferença nas caraterísticas em relação a lente da câmera e desempenho, que no caso do Motorola One Zoom ter 25 Mp F 2.0 na câmera frontal e o Moto G60s: 16 Mp F 2.2.

Se você prefere um smartphone mais fino, com sistema mais atualizado, com som bem equilibrado, para uso com fones de ouvido e configuração geral de câmera excepcional, então este modelo se sai melhor em relação ao Moto G60. Mas vale lembrar que o Moto G60 é também muito bom em relação à fotos noturnas e lente Ultra Wide em 12 Mp.

O processador MediaTek Helio G95 não vai decepcioná-lo. E se você quiser mais do que velocidade, que tal um sistema de câmera Quad de 64 Mp em Tela LCD em Full HD e 128 GB de armazenamento? É todo seu. O Moto G60s é na linha dos Moto G, a mais pura velocidade.

Prós

  • Carregamento TurboPower
  • Taxa de atualização de 120 Hz
  • Câmera 64 Mp
  • 128 GB de armazenamento interno

Contras

  • Touch não muito sensível

Samsung Galaxy A32

Samsung Galaxy A31 128GB

O Samsung Galaxy A32 é um smartphone de 6.4 polegadas com uma tela Infinity com câmera quádrupla é um produto da mais recente inovação da Samsung no mercado de smartphones.

Este telefone possui um conjunto de câmeras em câmera quádrupla que captura imagens e vídeos de alta qualidade com seus 64 MP + 8 MP + 5 MP + 2 MP.

O Infinity Display do Samsung Galaxy A32 é perfeito para assistir seu conteúdo favorito em seu telefone, seja assistindo a um show de comédia ou jogando um jogo.

O telefone tem 128GB de armazenamento interno que pode ser expandida até 1TB usando um cartão microSD, ajudando a armazenar com segurança vídeos e fotos.

A tela tem resolução Full HD, diferente do modelo Galaxy A72 e Galaxy A52 com resolução em 4k e câmera traseira bem semelhante entre elas.

O Galaxy A32 tem um processador Octa-Core que roda a 2GHz e 4 GB de memória RAM, tornando-o ideal para multitarefas e para jogar os jogos mais exigentes disponíveis na Play Store.

Prós

  • Bom número de câmeras
  • Tela Infinity Display
  • Excelente capacidade de armazenamento

Contras

  • Pouca GB memória RAM

Samsung Galaxy S21

61Sp2g3kR7L. AC SX679

O Samsung Galaxy S21 Fe 5G 128GB de armazenamento interno e com 6GB de memória RAM, traz tudo o que você ama para 6.4 polegadas, um tamanho feito para se conectar com amigos, explorar novas paixões, aparecer ao vivo, e maratona sua série favorita.

Com tela de rolagem mais suave com Super Smooth 120 Hz de taxa, tem otimizada a taxa de atualização para suavizar sua alimentação e permite que você tenha tempos de resposta rápida ao toque também no Modo de Jogo.

O Galaxy S21 FE 5G tem uma exibição incrivelmente realista e imersiva que fará você esquecer o que é real. Com estruturas mais finas para ampliar a visão, a tela do S21 FE 5G é em Dynamic AMOLED 2X que reproduz cores vibrantes e brilho mesmo sob a luz do sol.

Sua câmera de qualidade profissional grava em 4k, sem esforço e com estabilização óptica, produz um conteúdo de alto nível, tirando fotos e vídeos incrivelmente realistas com muito mais detalhes com sua câmera Tripla Traseira de 12 MP + 12 MP + 8 MP e Selfie com câmera frontal de 32 Mp.

No Galaxy S21 Ultra teremos câmera traseira em sensor principal de 108 Mp + 10 Mp + 10 Mp + 12 Mp e abertura de F1.8 + F4.9 + F2.4 + F 2.2 contra F 1.8 + F 2.2 + F 2.4 do Galaxy S21 FE 5G, fazendo do Samsung Galaxy S21 ultra um celular com melhor conjunto de câmeras para vídeos com resolução 8k ( e tendo o Galaxy S21 Ultra tem um alto preço pelos adicionais de desempenho).

No Galaxy S21 com o seu sensor principal de 108 Mp, ainda se comparado ao um modelo de ultima geração: o Galaxy Note 20 Ultra, da qual tem em dobro as suas configurações mas perde na câmera frontal e no preço, mas o ultra é bem mais parecido com o Realme 8 pro.

O S21 tem resistência a água assim como o Galaxy S20 FE e Zenfone 8. Perde em não ter o 5G no Galaxy S20 FE, mas sim no S21 e Zenfone 8 (o Zenfone 8 Flip e o Zenfone 6, tem câmera embutida e design livre de entalhes).

Seu processador é o Snapdragon 855, que trata muito bem do desempenho de todos os recursos ao gravar vídeos e utilizar as três câmeras disponíveis para uma melhor qualidade de imagem, típico de um celular Samsung. Mas muito semelhante ao Samsung Exynos 990, processador presente no celular Samsung Galaxy S20 FE Ultra e Plus que está ganhando mercado.

A bateria de 4500 mAh do Samsung Galaxy S20 trabalha junto com a tela e o processador de forma eficiente para o dia inteiro, mesmo em 5G, para que você possa assistir mais episódios e ficar conectado sem problemas.

Prós

  • Dynamic AMOLED 2X
  • Taxa de atualização otimizada à 120 Hz
  • Câmera Selfie de 32 MP e câmera com sensor principal de 108 Mp
  • Acesso as redes 5G

Contras

  • ´Média capacidade de armazenamento

Apple iPhone 13 Pro Max 

41vm9e97XZL. AC SX679

O Apple iPhone 13 Pro Max (512GB) – O Graphite é um smartphone desenvolvido e fabricado pela Apple Inc.

Foi anunciado em 10 de setembro de 2019 junto com o iPhone 13, a segunda geração do iPhone XS, e a terceira geração do iPhone XR com processador Apple a15 bionic.

O Apple iPhone 13 Pro Max apresenta uma tela OLED de 6,7 polegadas com uma relação de aspecto de 19,5:9 e suporta reprodução de vídeo HDR10+ em até 60 quadros por segundo para vídeos filmados em 24 ou 48 quadros por segundo com Dolby Vision High Dynamic Range (HDR).

Melhor que a OLED só mesmo a XDR OLED, nova tecnologia de telas da qual o iphone já faz uso em sua otimização de sua tecnologia Super Retina, ou seja, XDR OLED Retina.

Este dispositivo, o iPhone 13 Pro Max, pode e faz vídeos em 4k a 60 fps.

Seu sistema de câmera Pro 12 MP de Ultra Wide, Wide, Telephoto, True Tone, LiDAR 3d Scanner, Alcance do zoom ótico 6x, macro fotografia, Estilos fotográficos, vídeo ProRes, Smart HDR 4, modo noturno, Apple ProRAW e gravação 4K Dolby Vision HDR, trazem a qualidade excelente deste modelo quanto a câmeras (requesitos que também há no iphone 12 pro max).

A câmera frontal do iPhone 13 Pro Max vem com um modo Retrato, Controle de Profundidade, Iluminação Retrato e Smart HDR 3 em Dolby Vision.

Em comparação com o iphone 12 pro max fica com 60 Hz em FPS de tela e abertura de lente em F 1.6 + F 2.4 + F 2.2 em comparação com o iphone 13 pro max de F 1.5 + F 1.8 + F 2.8, que contra o iphone 13 pro fica com F 1.6 + F 2.4.

A comparação entre o modelo Max e o iphone 13 pro exemplifica bem como as configurações podem alterar em mesma linha de produtos. E o preço do iphone 13 pro e do Max também alteram.

Este telefone da iPhone 13 tem uma duração de bateria incrivelmente longa de 28 horas de reprodução de vídeo e ainda 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB de armazenamento interno! Tudo isso no Apple, um dos melhores câmeras de celular e entre os top 10.

Prós

  • Ótima captura vídeos em Dolby Vision
  • Tratamento de imagem e vídeo como a lente Ultra Wide em 12 Mp e abertura de lente diferenciados
  • Excelente autonomia de bateria em reprodução de vídeo
  • Armazenamento em 128 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB

Contras

  • Altíssimo investimento

Veredito: qual é a melhor câmera de celular?

É notável que o celular com melhor câmera é sem dúvida o Iphone mostrado aqui (ou mesmo outros como iphone 12, iphone 11 pro, iphone 11 pro max ou iphone 12 pro max) se comparado com os outros, mesmo sendo eles celulares com melhores câmeras. Seu processador Apple a15 bionic e Apple a14 bionic dos últimos modelos, tem otimização em sistema operacional para muitas dessas funções, mas sua ficha técnica e sua posição top de linha encarecem a um ponto de ser um investimento altíssimo.

Logo, o vencedor dos celulares com melhores câmeras é o Redmi Note 10 Pro, pois sendo parte de uma nova geração de smartphone, é projetado para atingir o máximo desempenho e com capacidade de executar aplicativos de alta velocidade e streaming de conteúdo com facilidade.

Este celular com melhor de sua tela, oferece uma experiência visual incrível, com cores brilhantes e detalhes precisos em todo o seu conteúdo.

Suas fotos vão brilhar graças às quatro câmeras principais da sua equipe: 12 MP + 5 MP de ângulo amplo + 48 MP de ângulo ultra amplo + 2x lente de telefoto zoom e com resolução de vídeo da câmera frontal 1920 px por 1820 px, também resolução de vídeo da câmera traseira 3840 px por 2160 px (algumas das caracteristicas do iphone 12 como o telefoto).

Teste sua criatividade e brinque com a iluminação, diferentes fotos e efeitos com resolução da câmera frontal principal 16 Mpx.

Além disso, traz resolução 4K e Full HD com estabilização de vídeo, além de Slow motion, outra tecnologia faltante no celular Samsung e melhor custo beneficio entre todas as opções, principalmente se comparado ao Galaxy Note 20 Ultra.

Também traz:

  • Maior tela e boa finura;
  • Melhor processador;
  • Alta taxa de atualização;
  • Maior autonomia de bateria.

Apesar de perder em armazenamento e captura de áudio, o Xiaomi traz uma excelente câmera de celular para sua faixa de preço e durabilidade!

Por que contar com um celular com câmera boa?

A câmera de celular vai muito além do número de megapixels – há vários elementos que tornam uma câmera ótima.

Um celular com câmera boa é aquele que apresenta maior número de recursos para fotos e vídeos. Com isso, o resultado é algo mais nítido, com maior riqueza de detalhes e cores vivas.

A câmera de celular traz tecnologias de processamento e otimização da imagem. Junto disso, traz boa abertura de lente, super estabilização da imagem e zoom óptico.

O iPhone é especialista em melhorias de câmeras e vídeos, o iPhone 12 por exemplo, não tem abertura de lente maior que f 3.4 e nem menor do resolução Full HD, sendo aprimorado por uma inteligência artificial que altera a estabilização óptica, sensor de profundidade e profundidade de campo, tudo por seu conjunto de câmeras que filma em 4k e tem taxa de atualização de 60 Hz, só no iPhone 12 simples, sem ser PRO. Não há como dizer que não é uma marca com os melhores câmeras de 2022.

Mesmo que existam recursos profissionais como o Dual Pixel PDAF (foco dual pixel) que são melhores trabalhadas em câmeras profissionais, os smartphones possuem tratamentos de imagem em dual pixel semelhantes e até mesmo iguais, mesmo que limitados e que trazem o mesmo resultado profissional e sem a necessidade de ser topo de linha.

Dessa forma, se o que você busca num celular é essa qualidade gráfica ao tirar fotos ou gravar vídeos, foque na melhor câmera de celular.

Para que serve o celular com câmera boa e barato?

Sem necessidade de revelação ou de comprar uma câmera profissional (que é bem cara), você pode tirar fotos de maneira prática.

Com a evolução dos celulares hoje em dia, é possível ter a melhor câmera de celular num aparelho intermediário como o Moto g100, o Xperia 1 ou Zenfone 7 e com processadores intermediários como o Snapdragon 732g. Mas vale a pena comparar com modelos mais baratos para saber se atende as suas necessidades.

Os melhores modelos de até R$1.000,00, R$1.500,00 ou R$2.000,00 tem em comum as especificações de câmera, podendo comparar o melhor de suas câmeras a ponto de conseguir uma a imagem com aspecto mais profissional possível.

Além disso, você adquire mais do que uma câmera com a escolha de um dos celulares com melhores câmeras, pois o celular também pode ter bom desempenho de sistema operacional, jogos e boa duração de bateria.

Na escolha da melhor câmera entre as melhores câmeras de celular, a tela é importante para o resultado e aproveitamento melhor dos recursos de câmera mostrados na ficha técnica, assim,

Outro exemplo é a lente Ultra Wide, da qual a maioria dos smartphones possui, mas que se destaca no iphone 12 e 13 mencionados aqui por ter melhor aproveitamento do Ultra Wide de 12 com seus sensores de 12 Mp, através da inteligência artificial da Apple.

Modelos mais caros como o Motorola Edge 20 pro tem como exemplo lente Ultra Wide em 12 Mp (maior aproveitamento da tela e proporção de pixels), com câmera frontal 32 Mp e também, com zoom óptico de 5x, da qual sendo ele um dos celulares com melhores configurações e ainda top de linha, sua ficha técnica diversas tecnologias atuais mas a um preço acima da média.

E ainda modelos como o Xperia 1 da Sony, cuja a marca tem referencia como preferencia para muitas pessoas, mas que são vendidos apenas fora do Brasil.

Por que quantidade de megapixels importa na sua escolha de câmera?

Pixel é a unidade de medida utilizada para determinar o tamanho da imagem digital (o “quadradinho” que você vê ao fazer zoom máximo da imagem). Megapixels se trata de mil unidades de pixel.

E por que é importante? Porque quanto mais pixels uma fotografia possui, maior a possibilidade de ampliá-la sem perda de nitidez, mas não necessariamente precisa ser de 108 Mp mas sim um conjunto de câmeras que faz dela uma câmera boa, sendo ela câmera traseira ou frontal, mas com melhor captura do que 8 Mp, com sensores de 12 Mp.

Por isso que é um fator importante na sua escolha de câmera. Contudo, não é o único que você deve considerar.

A finalidade de uso de câmera seja para fotos ou vídeos, os requisitos são muitos mas basicamente deve se atentar a bateria ou outras fontes de energia, pois elas precisam ser suficientes para o uso prolongado se for o caso.

Assim, existem também necessidades que só serão supridas ao se comprar um Drone (para imagens aéreas), uma placa de captura (imagens de jogos para Streamer) e até mesmo uma babá eletrônica (para vídeos remotos).

HDR é importante para a melhor câmera de celular?

High Dynamic Range, ou Alto Alcance Dinâmico, é um termo da fotografia para o trecho entre a parte mais escura e mais clara da imagem.

É através do HDR que você obtém mais equilíbrio de luminosidade e otimização de detalhes entre as duas partes. Com isso, você tem uma imagem mais próxima do que é percebido pelo olho humano.

Melhorias em relação ao HDR aparecem em itens como Dynamic Amoled 2x, que nada mais é do que a evolução do Amoled, com cores mais cinematográficas e aumentando o contraste, assim, sua imagem tem cores mais vivas e brilhantes.

Dessa forma, o HDR é essencial para você que busca imagens mais realistas!

E porque tantas especificações diferentes?

Ao analisar os recursos de câmera em uma vasta lista de celulares, você verá que os itens abaixo são os mais mencionados e em destaque nos produtos:

  • Câmera traseira
  • Inteligência artificial
  • Estabilização óptica
  • Câmeras traseiras
  • Dolby vision
  • Modo cinema
  • Câmera lenta
  • Vídeos em 4k
  • Mp e lente ultra
  • GB de Ram
  • Modo noturno
  • Zoom óptico
  • Processador Snapdragon 888
  • Processador Snapdragon 732g
  • Câmera principal
  • Modo retrato
  • Quad hd
  • Foco dual pixel
  • Super Retina XDR
  • Câmera ultra Wide em 12 Mp
  • Xperia 1
  • Frontal de 32 Mp
  • Processador Snapdragon 8 gen 1
  • Processador Exynos 2100
  • Memória RAM
  • Armazenamento interno
  • Sensor de 12 Mp
  • Conjunto triplo de câmeras

Aqui, resumimos quais são as melhores câmeras de celular do celular com melhor câmera com o melhor preço e ficha técnica.

Comparamos os modelos: Samsung Galaxy S21 Ultra, iPhone 12 Pro Max, iPhone 13 Pro Max, o Galaxy A52, o Samsung Galaxy S21 Ultra, o iPhone 12, o iPhone 12 Pro, iPhone 11, o Moto G60, o Realme 8 Pro, o Xiaomi Mi, o Samsung Galaxy S20, Galaxy S21 Plus e o Xperia 1.

Os recursos de câmera disponíveis no conjunto de câmeras, sejam triplas ou quadruplas, das melhores câmeras de 2022 tem tantas diferentes especificações devido a melhorias de marca e otimização a partir de tecnologias próprias.

A estabilização óptica pode ser melhor empregada por uma marca mas em compensação o sensor de profundidade pode ser defasado. Ou então, seu conjunto de câmeras filma em 4k a 120 Hz de taxa, com câmera principal de 108 Mp, mas sendo que suas câmeras traseiras e seu GB de RAM só entregam com qualidade 4k a 60 fps. Em resolução 2k de sensor principal 12 Mp, câmera Ultra Wide e câmera frontal de 32 Mp que grava em 4k, já uma ótima configuração para a gravação de vídeos, ainda precisa de um bom 256 GB para melhor desempenho em Mp e lente ultra.

Logo, é preciso antes saber qual o resultado que deseja em suas fotos e vídeos, e qual a finalidade de uso geral e diário das câmeras traseiras e frontais. Se 128 GB ou 256 GB de RAM é suficiente para sua frequência de uso, ou se vai fazer vídeos em 4k e utilizará o modo noturno, ou se ainda como câmera principal deseja 108 Mp ou sendo o sensor principal em Wide de 12 Mp suficiente na escolha entre os celulares com melhores câmeras.

A procura por adicionais como o SL 3D, que amplifica a imagem do celular em uma tela maior em 3D, também conseguirá ter um bom desempenho a partir da boa escolha do celular.

O que também garante a melhor câmera de celular?

  • Sensor: quanto maior é seu índice ISO, maior é a captação de luz, sendo útil para fotos noturnas;
  • Abertura em F: define quanta luz entra no sensor, aumentando a velocidade de captura das fotos e o desempenho em iluminação ruim;
  • Zoom óptico: quanto maior o zoom, maior a aproximação de imagem sem perda de foco;
  • Grande angular: com a combinação de muitas câmeras (como celular com 3 câmeras), é possível fotos com ângulo superior a 120º em modo normal.
  • Ultra Wide: caso queira tirar fotos de ambientes com maior profundidade, a lente Ultra Wide em 12 Mp foca com facilidade em objetos/lugares espaçados;
  • Taxa de atualização: é preferível que seja em 120 Hz, pois é ela que auxilia na percepção do MegaPixel – Mp e zoom óptico.

Lembrando que no Ultra Wide de 12 Mp, a sua ficha técnica explica que em câmera principal sendo geralmente aas câmeras traseiras, independente da resolução final de 48 Mp a 108 Mp, o Wide de 12 Mp traz a definição ideal de imagem, pois comparado a outras telas e monitores, 8 Mp já trazem a captura suficiente para a nitidez da imagem em fotos.

Mas e se quiser um celular que filma em 4k? E se quiser usar muito o modo noturno e o modo retrato? Veja a seguir as funções mais essenciais, como e onde encontra-las.

Que funções são essenciais para um celular com câmera boa?

Para começar, o autofoco e o foco por toque. O primeiro permite a criação automática de foco pelo celular, enquanto o segundo permite que você escolha o ponto de foco.

Já o balanço de branco é ótimo para correção da coloração das fotos. Com isso, você personaliza a foto para tons mais quentes ou tons mais frios.

Também há o detector de sorriso, que tira a fotografia automaticamente após reconhecimento de sorriso. Com isso, há maior praticidade em fotos de comemoração.

Por fim, existe o estabilizador de imagem, que é o que impede fotos tremidas. A melhor estabilização é a óptica (super estabilização), que já tenta corrigir a vibração durante a captura da foto!

Esses recursos básicos mais um processador Snapdragon: o Snapdragon 8 gen 1 ou um Exynos 2100 é uma combinação bombástica para poder aproveitar mais do que 128 GB de armazenamento. A opção por um Galaxy s20, que filma em 4k e grava em 4k em comparação a um Galaxy s21 Plus ou Apple iPhone 12 pro com a sua XDR OLED retina em 5.000 mah de bateria e 256 GB de armazenamento, é realmente diferente no resultado na definição de celular com câmera boa.

Quais são as vantagens de um celular com boa câmera?

  • Melhor qualidade de fotografia, permitindo ótimos resultados de captura;
  • Maior número de recursos para edição, o que garante personalização;
  • Integração com redes sociais, o que permite compartilhamento rápido;
  • Presença de outros recursos no celular, como a lente Ultra Wide, garantindo que as telas sejam boas para os vídeos e seu bom desempenho, ou a qualidade dos alto falantes para uso na reprodução de vídeos, entre outros aspectos do smartphone.

Então faça a sua lista de celulares que possui as vantagens que deseja e observe quais são prioridades!

Como escolher o celular com melhor câmera?

Para fazer a melhor escolha, considere os seguintes critérios:

  • Tipo de fotografia: você busca um celular para algo mais profissional ou familiar? Considere presença do HDR, tipo de zoom e recursos de edição;
  • Resolução: considere a qualidade de resolução (número de megapixels) antes do número de câmeras;
  • Abertura da câmera: quanto menor o valor do F (vai de f/1 a f/6 e mais comum na faixa de f 2.0), maior é a abertura da câmera, o que faz o MP e abertura terem melhor aproveitamento de detalhes de objetos e pessoas, logo uma abertura de f 4.9 não é desejável;
  • Resolução de vídeo: pode ser HD, Full HD ou Ultra HD/4K, e ainda em 8K;
  • Armazenamento interno: a maioria dos celulares possuem 128 GB garantidos internamente e estendendo para 256 GB, 512 GB ou até 1 TB com cartão de memória para caber todos os registros de câmera;
  • Qualidade de câmera frontal e traseira: as câmeras frontais geralmente tem menor resolução como de 20 MP a 32 MP, sendo muito difícil encontrar um celular que tenha 8k câmera frontal, já o foco fica nas traseiras para fazer fotos de lugares, pessoas e é a mais usada pela possibilidade de gravação de vídeos streamer e outros;
  • Câmera embutida: modelos como o Zenfone 6 possuem câmera interna que saem no momento do uso, o que pode ser um bom requisito caso queira um design mais limpo e menos risco de arranhões na lente;

Processadores, armazenamento interno e memória RAM também são importantes na escolha dos celulares com melhores câmeras, pois a ficha técnica mostra como podem ser melhor combinados os recursos, tendo ou não uma inteligência artificial para a otimizar o uso das câmeras como por exemplo em estabilização óptica ou em sensor de profundidade.

Ter uma lente em Ultra Wide que aproveite o sensor principal de câmera em 12 Mp ou ter uma super Retina XDR OLED com apoio de um processador Apple a14 bionic, pode não ser urgente na sua lista de celulares hoje.

Mas apenas um bom celular com resolução 2k, ou seja, tela Full HD com opção de time lapse, modo retrato, bons fones de ouvido e uma boa memória RAM para suportar alguns apps de edição, além de um ótimo custo benefício, sejam mais que suficiente para começar streamers, registrar momentos únicos e isso fará com os smartphones aqui apresentados como os com melhores câmeras de celular.

O custo de investimento em celulares com melhores câmeras pode ser comparado no zoom buscapé, apontando lojas e preços médios, mas aqui apresentamos os principais recursos, que resumidamente apontam para um celular de custo baixo e qualidade para suas fotos e vídeos!


Deixe um comentário