Como funciona Balança de Bioimpedância? Dicas & Modelos

As balanças de Bioimpedância estão a ganhar imensa popularidade devido à sua capacidade de medir a composição corporal com grande precisão.

Mas como funciona balança de bioimpedância? E será que a medição é mesmo tão precisa?

Neste artigo, vamos explorar como as escalas de bioimpedância medem peso e massa muscular, e discutir os vários factores que podem afectar as suas leituras.

Quais são os indicadores de uma balança de bioimpedância?

As escalas de bioimpedância têm normalmente quatro eléctrodos, que são colocados em diferentes partes do corpo. Estes eléctrodos enviam sinais eléctricos de baixo nível através do corpo e medem a resistência ou impedância a estes sinais.

A balança utiliza então esta informação para estimar a quantidade de água no seu corpo, bem como a sua massa livre de gordura (FFM)

mulher com pes na balanca

Como funcionam?

As balanças de bioimpedância funcionam enviando uma corrente eléctrica de baixo nível através do seu corpo. A corrente flui de um eléctrodo para outro, e a resistência a esta corrente é medida

A quantidade de água no seu corpo e o seu FFM conduzem bem a electricidade, pelo que terão uma baixa resistência à corrente.

Modelos de Balança Bioimpedância

Existem muitos modelos de balanças de bioimpedância no mercado, e todos eles funcionam de formas ligeiramente diferentes. No entanto, todas as balanças utilizam o mesmo princípio básico para medir o seu peso e massa muscular.

Factores que podem afectar as leituras

Há uma série de factores que podem afectar a precisão das leituras da balança de bioimpedância. Estes

Como garantir resultados exatos

As balanças de bioimpedância são uma grande ferramenta para medir o seu peso e massa muscular. No entanto, há algumas coisas que pode fazer para garantir resultados precisos:

  • Assegure-se de que está bem hidratado antes de ser pesado
  • Evitar comer ou beber qualquer coisa durante pelo menos 30 minutos antes de ser pesada
  • Se possível, esvaziar a sua bexiga

Veja mais artigos de saúde aqui.

Similar Posts

Deixe um comentário