Qual é a Melhor Balança de Bioimpedância do mercado?

Atualizado em fevereiro 14th, 2021

Para montar uma rotina que conquiste sua boa forma, o que você faz? Provavelmente, elabora uma dieta e monta uma série de exercícios. Porém, ainda falta uma coisa: conhecer mais sua composição corporal através de uma balança de bioimpedância.

Só que há mais de uma opção no mercado – e o que elas podem oferecer a você? Nós revisamos várias delas e chegamos às 5 melhores. Confira agora qual é a melhor balança de bioimpedância.

A balança de bioimpedância se trata de um instrumento utilizado para analisar o funcionamento do organismo através de índices como:

Dessa forma, com as melhores balanças de bioimpedância, você consegue os resultados desejados. Porque elas ajudam a entender e conseguir um tratamento de emagrecimento adequado. Nem todos os modelos de balança oferecem essas opções.

Eu senti na pele a diferença que essa característica traz: por meio da precisão dos dados, foi possível descobrir o que me impedia de emagrecer!

Como funciona a Balança de Bioimpedância?

As Balanças de Bioimpedância contam com placas de metal que conduzem uma fraca corrente elétrica por seu corpo. Essa corrente elétrica viaja facilmente pela água, passando rapidamente pelo tecido muscular, vasos sanguíneos e ossos. No entanto, quando encontra gordura, essa mesma corrente passa lentamente (gordura é mau condutor).

Ao atravessar todo o seu corpo, a balança é capaz de traçar todos os dados acima citados. Por isso, as balanças de bioimpedância são utilizados por atletas e esportistas, já que só esse tipo de balança oferece essa funções. 

Tendo precisão nos dados, o equipamento permite que você monte uma dieta e treino personalizados

Como se utilizam as Balanças de Biompedância?

Para você utilizar balanças digitais, ao subir na balança, você precisa registrar na máquina seu sexo, idade, altura e nível de atividade física realizada. Todos esses dados contribuem para o resultado final:

  • Altura define o percurso que a corrente elétrica fará;
  • Peso e idade influenciam no volume total de água no corpo;
  • Sexo é uma grande diferença física entre homem e mulher;
  • Nível de atividade física estabelece se você acumulou músculos ou não.
melhor balanca de bioimpedancia

Com essas definições, é possível ter maior embasamento para os dados finais pela balança. Além disso, entre balanças que avaliei, encontrei algumas que indicam se os dados apresentam níveis baixos, normais, altos ou muito altos.

Quais são as vantagens das Balanças de Bioimpedância profissional?

Se você busca maior precisão dos dados para montar uma dieta e esquema de treinos mais precisos, você precisa uma das melhores balanças de bioimpedância do mercado. Elas oferecem as seguintes funcionalidades:

  • Estabelecem parâmetros corretos, o que permite avaliar suas necessidades;
  • Avaliam até 20 índices corporais, oferecendo uma análise mais completa do corpo;
  • Permitem visualizar seu progresso corporal, garantindo que você observe se está alcançando suas metas;
  • Podem ser utilizada sem auxílio profissional, não sendo necessário constantemente visitar endocrinologistas, nutricionistas ou educadores físicos.

Contudo, também notei duas desvantagens: não pode ser utilizada por gestantes ou por portadores de marca-passo e pode apresentar preço relativamente alto.

Balanças de Bioimpedância são confiável?

Há dois tipos no mercado:

  • Com eletrodos na área dos pés
  • Com eletrodos na área dos pés e das mãos

O primeiro conta com 4 eletrodos que entram em contato com os pés, liberando uma corrente elétrica que alcança apenas a parte inferior do corpo.

Já o segundo, apresenta os mesmos eletrodos para pés e mãos, com a corrente elétrica agora percorrendo membros inferiores e superiores.

E aqui há um ponto importante: o primeiro pode ser bastante impreciso, pois os membros superiores não são avaliados. Com isso, os resultados são apenas estimados.

Agora, se busca resultados mais precisos, o segundo modelo é mais interessante, pois avalia o corpo todo. As melhores balanças de bioimpedância têm sobretudo os eletrodos na área dos pés e das mãos, mas alguns modelos utilizam apenas na área dos pés.

Como escolher ao melhores modelos de Balanças de Bioimpedância?

Entendendo o público-alvo desse produto, vimos que você deve considerar os seguintes tópicos em sua escolha:

  • Número de indicadores: o máximo de indicadores é 20, sendo possível encontrar balanças com 4, 7 ou 16 deles. Avalie quantos indicadores busca, para não gastar demais;
  • Funcionalidades: por exemplo, se apresenta avaliação de nível dos dados (baixo, normal, alto), principalmente para você que não é um profissional;
  • Capacidade da balança: qual é o peso máximo suportado. Algumas chegam a 180kg, mas uma balança de 150kg pode ser suficiente;
  • Conexão com aplicativo: a maioria dos modelos apresenta conexão bluetooth com smartphones, permitindo acompanhar seu desempenho num aplicativo;
  • Número de perfis: em caso de uso para mais de uma pessoa, avalie quantos usuários podem ser cadastrados na balança (vai de 4 a 16 perfis).

Qual é a melhor Balança de Bioimpedância?

Para produzir essa lista, nós avaliamos os produtos pelos tópicos indicados acima e também levamos em conta os diferenciais apresentados por cada um. Fora os resultados da bioimpedância, avaliamos também:

  • O preço;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Com isso, chegamos a 5 escolhas de balanças de Boimpedância profissionais!

Balança Digital Omron HBF514C

Balança de bioimpedância Omron HBF514C

Começando pela balança de bioimpedância Onrom HBF 514C. Conta com medição que usa pés e mãos, sendo ótimo para quem busca resultados mais precisos e um acompanhamento mais rigoroso.

Além disso, ela analisa 7 índices corporais e gera relatório de dados anteriores até 90 dias. Isso compensa o fato de não possuir uma conexão com aplicativo.

Junto a essa característica, a omron hbf  fornece uma função de avaliação em 4 níveis para cada dado (baixo, normal, alto e muito alto). Isso serve bem a quem não possui acompanhamento profissional.

Contudo, apresenta um preço bastante elevado. Se você busca uma máquina bastante precisa, essa balança de bioimpedância Onrom é uma das que mais recomendo. 

Prós

Contras

Withings Nokia Balança Digital Body Cardio

Withings Nokia Balança de bioimpedância Body Cardio

Se busca uma balança de bioimpedância topo de gama, a Withings Nokia Balança Digital Body Cardio é uma ótima opção para você.

A Digital Body Cardio tem espaço para até 8 perfis de usuários, o suficiente para a grande maioria das famílias brasileiras. Ela usa 4 pilhas aaa.

Ela conta também com sincronização automática. Isso garante que os dados de todos os momentos da pesagem são exibidos automaticamente no aplicativo Health Mate via WiFi ou via Bluetooth. A balança funciona com Alexa e pode ser sincronizada com o Apple Watch, bem como com mais de 100 aplicativos como Apple Health, Fitbit e Google Fit.

Outra vantagem é a possibilidade de medir a frequência cardíaca e também indicações de sua saúde cardiovascular por meio da velocidade da onda de pulso, uma opção bem avançado em balanças.

A balança fornece medições de peso ultraprecisas inclusive porcentagens de gordura corporal e água e massa muscular e óssea, o que garante uma representação fiel do estado de saúde.

Por fim, sua bateria é recarregável e dura até 18 meses antes de precisar ser recarregada, ideal para não se preocupar com o recarregamento.

Prós

Contras

Balança de bioimpedância Xiaomi Mi Body Composition Scale 2

balança de bioimpendância Xiaomi Mi Body Composition Scale 2

Dentre as opções aqui, a balança de bioimpedância da Xiaomi Mi Body Composition Scale 2 é provavelmente a mais completa, oferecendo 13 índices corporais.

Junto a essa característica, traz um sensor de liga de magnésio na forma de G, capaz de reconhecer alterações de peso bem pequenas, como 50g.

Além disso, a balança inteligente Xiaomi uma medição dinâmica que também atende a pesagem de prato de alimentos. Com isso, você tem um auxílio no emagrecimento ao encontrar o peso ideal para sua alimentação.

Outro diferencial é que essa balança apresenta pareamento com smartphone através do bluetooth, lhe proporcionando acompanhamento de progresso pelo seu celular.

Por fim, se busca um equipamento que dure um bom tempo, a balança de bioimpedância da Xiaomi oferece 4 pilhas que duram até 12 meses.

Prós

Contras

Balança digital de diagnóstico Beurer BG 13

Balança de bioimpedância Beurer

Outra opção de balança de bioimpedância com resultados é a balança digital Beurer BG 13. Se você busca uma balança básica e com preço acessível, essa é a opção.

Seu diferencial é o ligamento e desligamento automático, que ocorre ao pisar e ao sair da balança. Com isso, se mostra mais prático a você após terminar sua medição.

Possui capacidade de até 150 kg e conta com espaço para 10 memórias programáveis. Dessa forma, apresenta o melhor custo-benefício se você for usar com várias pessoas.

Contudo, apresenta poucos índices corporais.

Prós

Contras

Balança Digital Digi-Health Pro Multilaser

Balança Digital Digi-Health Pro Multilaser

Leve, resistente e com design minimalista, a Balança Digital Digi-Health Pro Multilaser é ideal para quem busca uma máquina simples e barata. Fácil de usar no dia a dia, cumpre o papel básico de auxiliar na rotina de monitoramento da pesagem.

Ela conta com sensores de alta precisão, o que lhe confere alta sensibilidade e capacidade para pesagem. Além disso, apresenta vidro temperado antiaderente, que suporta até 180kg!

Por fim, carrega uma fácil visualização e resultados precisos, com indicadores a cada 100g. Junto a isso, apresenta acionamento por toque, o que facilita uma pesagem rápida e descomplicada.

Contudo, pode ser uma balança muito simples para alguns.

Prós

Contras

 Balança de bioimpedância Omron HBF514CWithings Nokia Balança de bioimpedância Body Cardiobalança de bioimpendância Xiaomi Mi Body Composition Scale 2Balança de bioimpedância BeurerBalança Digital Digi-Health Pro Multilaser
ModeloHBF514C
Body CardioMiBody
BG 13
Hc022
MarcaOmronNokiaXiaomiBeurerMultilaser
PreçoR$ 479R$ 3.145R$ 267R$ 154R$ 65
DestaqueRlatório de dados até 90 diasBalança mais completaMedições UltraprecisasLigamento e desligamento automáticoÓtimo custo-Benefício
Índices Coporais7141344
Peso1kg2.59kg1.6kg1.9kg1.35kg
Dimensões8 x 32.5 x 37.532.5 x 32.5 x 1.8 30 x 30 x 232 x 33 x 428 x 28 x 3
Perfis de Usuários4816104
Peso Máximo150kg180kg150kg150kg180kg
Conexão WifiNãoSimNãoNãoNão
LinkComprarComprarComprarComprarComprar

Veredito: qual é a melhor Balança de Bioimpedância?

Nesse caso, o meu favorito acaba sendo a Balança de Bioimpedância Xiaomi Mi Body Composition Scale 2. Apesar de perder em precisão para o Onrom HBF-514C, ele ganha de quase todos nesses aspectos:

  • Número de usuários (empata apenas com o Garmin em 16);
  • Número de índices corporais (é o maior com 13);
  • Apresenta aplicativo (nesse ponto, pode perder em sincronicidade para o Garmin Connect);
  • Presença de funcionalidades extras;
  • Consegue equilibrar bem seu valor com os benefícios.

Com isso, a Xiaomi se destacou como balança de bioimpedância. Contudo, avalie por conta própria os prós e contras e veja qual melhor se encaixa com você!

Questões Comuns sobre Balanças

Com que precisão as balanças de bioimpendância medem a gordura corporal?

A maioria das balanças de bioimpendância usam a impedância bio-elétrica. Os sensores enviam uma pequena corrente elétrica através de uma perna, através de sua pélvis, e pela outra perna, medindo a quantidade de resistência criada pela gordura corporal.

Estas medições podem fornecer estimativas úteis, mas não são altamente precisas. Muitos fatores podem influenciar a precisão das leituras da porcentagem de gordura corporal, como seu sexo ou o fato onde você armazena gordura em seu corpo.

As balanças podem perder a precisão com o tempo?

Com o tempo, as balanças de bioimpedância podem perder sua precisão. Isso depende de quanto tempo a balança estiver em uso, quantas vezes a usa e o local de instalação. Se você descobre que mesmo depois de calibrar a balança ela já não mede com precisão, talvez seja na hora de comprar um modelo novo.

A umidade do banheiro pode afetar a balança?

Dependendo do modelo que você usa, a umidade pode impactar a precisão das leituras de sua balança de bioimpendância. É melhor guardar sua balança em um local seco, com temperatura ambiente, em vez de deixar ela todo tempo no banheiro.

Deixe um comentário