Trabalhar em casa: Dicas, Vantagens e Ideias para o Home Office

Trabalhar em casa pode lhe proporcionar conforto e maior qualidade de vida. Além disso, essa tende a ser uma boa escolha para quem quer organizar melhor a rotina e desfrutar de mais tempo com a família. 

Dito isso, é importante ressaltar que quando você passa a trabalhar em casa precisa também assumir uma grande responsabilidade. A sua casa é cheia de distrações e coisas interessantes para fazer que podem desviar a atenção. 

Driblar isso e não procrastinar é uma missão e tanto. 

Mas, existem algumas dicas e técnicas interessantes que podem lhe ajudar na organização da rotina para tornar o trabalho mais rentável e eficaz. Tudo isso desfrutando do conforto e do aconchego de seu lar. 

Trabalhar em Casa: Uma Tendência Para Os Próximos Anos

Cada vez mais as pessoas buscam por oportunidades profissionais que lhe proporcionem bem-estar. Trabalhar em casa pode ser justamente o retrato dessa união entre qualidade de vida e trabalho. 

Até mesmo os empregadores têm optado por isso. Afinal, manter um profissional em casa pode ser mais barato do que deslocar até a empresa todos os dias. 

Inclusive, especialistas acreditam que a tendência do chamado “Home office”, ou, em tradução livre, “escritório em casa”, é aumentar bastante nos próximos anos.

Então, estar preparado para lidar com esse novo formato de trabalho pode ser um diferencial. Afinal, fazer da sua casa o seu ambiente profissional requer algum planejamento e preparo prévio. 

Dicas De Como trabalhar em casa

As dicas lhe ajudarão a fazer um planejamento mais adequado para mudar a sua forma de trabalho alocando o seu escritório dentro de casa.  

Trabalhe com algo que você gosta

Essa é uma dica clichê que deveria ser uma regra. Mas, quando você opta por trabalhar em casa isso se torna ainda mais importante. 

Anteriormente comentamos que a sua residência está cheia de distrações. O seu filho, o seu gato, a televisão e a cama são apenas algumas delas. 

Não se distrair requer duas coisas essenciais: comprometimento e prazer em trabalhar. É por isso que para praticar o bom home office você deve optar por uma área de atuação que realmente goste. 

Assim será um pouco mais fácil manter a atenção e organizar sua rotina de modo que todas as tarefas sejam cumpridas conforme o esperado. 

Tenha Um Espaço Dedicado Para O Trabalho

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por quem decide trabalhar em casa é encontrar o ambiente perfeito para isso. Nem todo mundo tem um cômodo reservado para fazer um escritório. 

Mesmo assim é indicado que você tenha um cantinho com cara de trabalho. Isso ajudará a treinar o seu cérebro para não se sentir tão distraído e tão tentado a procrastinar durante a sua jornada de trabalho. 

como trabalhar de casa

Por isso a sugestão é que você reserve um espaço em sua casa que seja para trabalho. Esse local deve ser organizado, bem iluminado e confortável. É interessante que ele tenha tudo o que você precisa para trabalhar. 

Evite trabalhar sentado no sofá ou na cama. Isso pode confundir o seu corpo sobre a “finalidade” de cada local e compromete a sua jornada de trabalho e os seus momentos de descanso. 

Tenha Horários Definidos

Além do que citamos anteriormente, outra dificuldade que algumas pessoas sentem quando começam a trabalhar em casa é com relação ao horário de produção. 

A tendência é que você trabalhe demais ou de menos, pois não há uma definição muito clara quanto a carga a ser assumida. A dica aqui é: defina os seus horários. Inclusive, inclua pausas e almoço. 

Assim você conseguirá produzir sem exageros. A vantagem é que é mais fácil pensar em horários menos puxados. Se você está trabalhando por conta própria, pode definir os horários em que sente maior disposição. 

Por exemplo: se você sente que produz melhor durante o dia, então se programe para isso. Já se é do tipo que produz melhor durante a noite, pense nessa opção para trabalhar. 

A grande questão é realmente trabalhar de modo que você consiga aproveitar melhor o seu tempo sem se sobrecarregar. Isso é muito importante para não perder o controle de sua rotina.

O Que Você Pode Fazer Para Ganhar Dinheiro Sem Sair De Casa?

Agora que você já conhece algumas das dicas importantes para quem pretende trabalhar sem sair de casa, é hora de falarmos um pouco sobre as possíveis ocupações para o home office. 

Existem diversas opções. Você pode trabalhar em casa como contratado de uma empresa ou atuar como freelancer. 

Na segunda opção você tem maior controle sobre sua rotina. É uma escolha interessante para quem quer viver de forma mais independente, sem precisar prestar contas para uma chefia. 

Veja uma lista com alguns trabalhos que podem ser realizados em casa:

Trabalhe como afiliado

Se você tem interesse em trabalhar pela internet, o marketing de afiliados é um caminho. Através dessa atividade é possível que você ganhe dinheiro divulgando links de produtos/ serviços de terceiros. 

Existem inúmeras plataformas de afiliados com as quais você pode trabalhar. Algumas das mais famosas são:

Acesse o site e faça o cadastro naquela que mais lhe interessa. Em seguida, escolha o nicho e os produtos com os quais quer trabalhar. 

Para finalizar, crie um blog ou divulgue o link em suas redes sociais. 

Produza conteúdos relevantes para cativar o público e incentivar que cliquem/comprem pelo seu link. Com isso você receberá uma comissão sempre que um internauta realizar a ação esperada. 

Trabalhe Com Escrita E Produção De Conteúdo

A produção de conteúdo para a web é um mercado em pleno crescimento. Redatores que focam nesse nicho podem obter excelentes resultados.

Esses profissionais são responsáveis por criar textos para sites, blogs, redes sociais e roteiros para Youtube ou outros sites. 

Naturalmente é preciso ter um domínio da língua e entender de técnicas de marketing digital como SEO, gatilhos mentais, Inbound e Outbound marketing, entre outros. 

Tradução Para Outros Idiomas

Para quem domina um segundo idioma o mercado de tradução é uma tendência com bastante rentabilidade. 

Esse mercado tem se mostrado essencial, especialmente em uma época em que temos tanto acesso às produções textuais em outros idiomas. 

Nesse sentido, oferecer seus serviços como tradutor é um meio de trabalhar em casa utilizando um conhecimento muito valioso. Isso serve para o inglês, espanhol e qualquer outro idioma. 

Crie O Seu Próprio Produto Digital

Mas, se o seu dom é para ensinar as outras pessoas, criar um produto digital é o método adequado para ganhar dinheiro e trabalhar em casa. Existem diferentes formatos de produtos que podem ser criados. 

Por exemplo, um e-book ou um curso online em vídeos. Em ambos os casos você deve se atentar para que o conteúdo tenha qualidade e relevância para o seu público. Caso contrário as pessoas não terão interesse em comprar. 

Trabalhar em casa: O Home office no Brasil E No Mundo

São diversas as vantagens em trabalhar em home office. Apesar de essa condição ter sido imposta pela pandemia do Coronavírus a muitas empresas, várias delas devem adotar o método por tempo indeterminado. 

Segundo dados do IBGE, entre os anos de 2012 e 2018 o número de profissionais trabalhando em casa cresceu 44% no Brasil. Já nos Estados Unidos foi criada uma lei que permite a negociação de cumprir carga horária em casa.

Apesar disso, de uma ampla adesão e até certo estímulo, muitos brasileiros ainda têm receio e até certo preconceito com o trabalho em casa. É por isso que é importante conhecer as vantagens desse tipo de atuação. 

Principais Vantagens Em Trabalhar em casa

Trabalhar em casa tem diversas vantagens. Se você mora em uma cidade grande, em especial, sentirá a diferença entre se deslocar para outra região da cidade ou simplesmente trocar de cômodo. 

Dê adeus ao trânsito

Em um cenário agradável, os brasileiros passam no mínimo 1h20 no trânsito.

No entanto, esse tempo de enfrentamento do trajeto pode duplicar ou triplicar se estamos falando de regiões periféricas em grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo. 

O tempo gasto apenas no trânsito sobe para 2h ou mais. No home office esse cenário é completamente diferente pois o trânsito não será mais parte de sua rotina.

Maior qualidade de vida

Automaticamente, somente por não enfrentar o congestionamento diário, você terá maior qualidade de vida. Dentre outras coisas, trabalhar em casa pode trazer conforto e sensação de segurança. 

Mais tempo com a família

Você também pode organizar a sua agenda de modo que consiga aproveitar melhor o tempo com a sua família. Almoçar junto com os filhos ou compartilhar o jantar estreitam os laços entre vocês tornando a convivência ainda melhor. 

Cuide melhor da sua saúde

Não podemos deixar de falar do quanto isso também pode trazer vantagens para a sua saúde. O simples fato de estar em casa permite que você se alimente de forma mais equilibrada, por exemplo. 

Principais Desafios Do Home office

Saber como trabalhar em casa requer também que você conheça um pouco sobre os desafios dessa mudança. Assim será mais fácil contorná-los. 

Falta de privacidade para o trabalho

Embora ter a família por perto seja incrível, também pode ser a maior dificuldade para o profissional que pratica home office. Isso porque as interrupções podem ser frequentes e atrapalhar o rendimento. 

O segredo é manter o foco nas suas atividades, e quando possível, sinalizar que você não está disponível para outras demandas até finalizar a sua jornada. 

Excesso de trabalho

Antigamente falávamos muito sobre “não levar trabalho para casa”. Com o home office isso se torna mais complicado já que “trabalho” e “casa” estão misturados.

Por isso, volte para o capítulo de “dicas de como trabalhar em casa” e leia sobre a importância de definir um horário para início e encerramento de suas atividades. 

Isolamento social

Se você é uma pessoa pouco sociável, saiba que trabalhar em casa vai potencializar ainda mais isso. É comum que os profissionais que fazem home office passam dias sem interagir pessoalmente com outras pessoas. Policie-se. 

Conclusão

O trabalho home office é uma tendência cada vez mais forte no Brasil e em outros países. A adoção gradativa a esse modelo de trabalho tem tomado conta das empresas.

Ela se tornou ainda mais evidente em 2020, por conta da pandemia do Coronavírus, que obrigou muitos empresários a diminuírem suas equipes presenciais. 

Mas, as vantagens são tantas em trabalhar em casa que, de fato, cogitar isso é interessante. Além disso, com o advento da internet é possível realmente encontrar um ramo de atuação que seja interessante para você.

O importante é fazer um planejamento concreto para fazer essa migração. Entenda quais são as dificuldades que você enfrentará e trace estratégias para superá-las. 

Se você tem como trabalhar em casa, sinta-se privilegiado e invista nisso. Mas, se essa ainda não é a sua realidade, saiba que ela é absolutamente possível de acontecer.   

Leave a Comment