Qual o melhor esfoliante para o rosto em 2021?

O esfoliante para o rosto deve ser um dos produtos utilizados na rotina de skincare para quem deseja uma pele mais iluminada, com menos manchas e acne e mais hidratada. 

Pensando nisso, trouxe hoje para você qual o melhor esfoliante para o rosto em 2021 + outras 4 ótimas opções. Confira!

Esfoliante para o rosto: Como ele age na pele? 

O que esfolia a pele são as micropartículas abrasivas contidas no produto, que podem ser de origem vegetal ou sintética. 

No caso das vegetais, é comum encontrarmos produtos com sementes de linhaça e bambu. Já no caso das sintéticas, há vários tipos que variam de acordo com o grau de abrasividade. 

As micropartículas abrasivas removem as células mortas e limpam os poros, o que leva a uma renovação celular da pele, preservando-a mais jovem, além de prepará-la também para a aplicação de outros dermocosméticos, como um hidratante ou antirrugas. 

O que um esfoliante para o rosto precisa conter?

Os esfoliantes precisam ser compostos de grânulos menores e mais uniformes, com ação menos abrasiva que os esfoliantes corporais. 

Além disso, as fórmulas para o rosto costumam conter também ativos calmantes, hidratantes e anti sépticos. Geralmente, você encontra sabonetes e cremes esfoliantes para o rosto. 

Esfoliantes químicos

Atualmente, existem produtos que não precisam das micropartículas que fazem atrito com a pele, eles contam com uma substância- à base de PH ácido – que age na camada da epiderme e causa a descamação. 

É uma esfoliação mais intensa e que exige cuidados adicionais após a aplicação. Para o uso é mais indicado ser recomendado por um dermatologista. 

Esfoliante para o rosto: Para que serve? 

A esfoliação do rosto atua diretamente na renovação celular, removendo células mortas e limpando profundamente os poros. 

O resultado, de acordo com Academia Americana de Dermatologia, é uma pele mais iluminada, menos acnes e lesões, maior elasticidade e menos flacidez.

A esfoliação é ainda mais indicada para peles oleosas, pois ajuda a diminuir significativamente a oleosidade e eliminar sujeiras que podem causar acnes e espinhas.

Além disso, em longo prazo, usar um esfoliante para o rosto pode estimular a produção de colágeno, diminuindo linhas de expressão e deixando a pele mais firme. 

Quantas vezes é permitido esfoliar a pele do rosto por semana? 

Primeiramente, é preciso salientar que pessoas com a pele seca ou sensível devem ser cautelosas com o uso, pois o produto pode ressecar, irritar ou causar sensibilidade adicional.  

Quem tem pele oleosa pode esfoliar a pele até 3x por semana, dependendo da tolerância da sua pele. Já peles secas e sensíveis, o recomendado é apenas 1x por semana. 

Lembre-se: esfoliar o rosto exageradamente pode retirar a proteção natural da pele (a microbiota natural) e causar infecções e inflamações e aumentar a oleosidade. 

Evite esfoliar a pele caso esteja com herpes facial, se estiver machucada ou com acne ativa ou antes de procedimentos de peeling ou laser. Se a pele também foi agredida por exposição solar recente ou descamação, evite também o uso. 

Recomendações com o uso de esfoliante para o rosto

Como ocorre uma ação de microabrasão na pele, a mesma pode ficar levemente vermelha e irritada após o procedimento. Por isso, é muito importante utilizar um bom hidratante para o rosto após a esfoliação e evitar o uso de produtos que contenham ácidos. 

Outra dica importante: Evite esfoliantes caseiros. Os produtos cosméticos são submetidos a rigorosos testes e regulamentações da Anvisa antes de chegar às prateleiras. Ao se submeter a tratamentos caseiros, você pode acidentalmente contaminar ou machucar sua pele. 

Como escolher o tipo de esfoliante certo para o rosto? 

Não escolha o esfoliante para o rosto apenas pelo preço. Existem alguns critérios que você deve ficar atento antes de escolher o produto certo para você. São eles: 

  • Tipo de pele: peles normais podem utilizar qualquer tipo de esfoliante corporal, já peles secas e mistas devem apostar em esfoliantes com ativos hidratantes. Peles sensíveis devem optar por esfoliantes com micropartículas mais finas. E, por fim, peles oleosas devem evitar esfoliantes com produtos refrescantes e com menos óleos;
  • Tipo de esfoliante: o mecânico ou químico. Pessoas com pele sensível devem evitar os esfoliantes químicos. Já peles com espessamento, rugas, danos solares e hiperpigmentação podem recorrer aos esfoliantes químicos;
  • Partículas esfoliantes: partículas maiores são mais abrasivas e devem ser usadas com menos frequência e devem ser evitadas por peles sensíveis;
  • Material que compõe as partículas esfoliantes: Prefira as partículas esfoliantes de origem natural ou biodegradável, pois micropartículas de plástico causam danos enormes ao meio ambiente e é um fator de peso ao decidir pela compra de um produto. 

Critérios de compra: Qual o melhor esfoliante para o rosto em 2021? 

Para escolher o melhor esfoliante para o rosto do Mercado e montar o TOP 5 que você verá a seguir, utilizei os seguintes critérios: 

  • A busca pelo produto;
  • Preço do produto;
  • Pontuação do produto e quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por consumidores.

Confira a seguir o TOP 5 com os melhores esfoliantes para o rosto em 2021!


Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura, L’Oréal Paris, 40G

Esfoliante de Argila Pura L'Oréal PAris

A Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura da L’Oréal Paris é um excelente esfoliante para a renovação celular e rejuvenescimento da pele. 

Ela é formulada com um composto de 3 argilas puras: caolin, bentonita e argila marroquina, que promovem uma limpeza profunda dos poros e extrato de algas vermelhas, que contém propriedades renovadoras e suavizantes. 

Com o uso contínuo, os resultados são visíveis na diminuição de imperfeições, diminuição dos poros, clareamento de manchas e na maciez e viço da pele, deixando-a mais saudável e bonita. 

O uso é bem simples e o produto não é agressivo, podendo ser utilizado por qualquer tipo de pele até 3x por semana. Apesar do preço um pouco mais elevado, compensa bastante comprar o produto pelo seu custo-benefício.

Prós:

  • O produto não contém micropartículas de plástico;
  • Bom custo-benefício;
  • Redução significativa da oleosidade;
  • Sensação refrescante;
  • Resultados rápidos. 

Contras:

  • Não possui um bom rendimento;
  • Pode arder um pouco;
  • Esfoliação muito leve. 

Esfoliante Energizing Deep Clean, Neutrogena, 100g

Esfoliante Energizante Neutrogena

O Esfoliante Energizing Deep Clean também é um excelente esfoliante de fórmula suave indicado para todos os tipos de pele, inclusive podendo ser utilizado todos os dias. 

Ele é um esfoliante físico com micropartículas sintéticas energizantes que removem impurezas, células mortas e oleosidade da pele, deixando-a bem sequinha e diminuindo problemas com a acne. 

O seu uso é diário e você pode inseri-lo na sua rotina de skin care todos os dias, principalmente antes de outros dermocosméticos como antirrugas ou vitamina C.

O produto traz muitos benefícios no equilíbrio da produção natural de óleo na pele e desobstrução dos poros. A pele também fica bem hidratada, macia e com sensação refrescante. 

Por fim, traz um ótimo custo-benefício e bom rendimento.

Prós:

  • Pode ser utilizado por peles sensíveis;
  • Muito refrescante e com cheiro agradável;
  • Controla a oleosidade;
  • Deixa a pele hidratada e macia. 

Contras:

  • Esfoliação leve, com poucas micropartículas;
  • Alguns componentes da fórmula podem causar reações alérgicas;
  • Para ser mais eficiente, é necessário a combinação com uma esponja de silicone.

Esfoliante Facial Protex Anti cravos e espinhas 150ml

Esfoliante Facial Protex

O Esfoliante Facial Protex Anti cravos e espinhas é um esfoliante físico indicado para peles oleosas e normais. 

Sua fórmula conta com partículas esfoliantes sintéticas que promovem uma limpeza e esfoliação profunda da pele, controlando o excesso de oleosidade. 

O produto traz muitos benefícios para peles oleosas e acneicas, pois fornece uma proteção contra bactérias que podem causar cravos e espinhas na pele. 

A forma de usar é bem simples e você pode usar todo dia, sem irritar a pele ou causar vermelhidão, mesmo se sua pele for sensível.

Por fim, tem uma fragrância muito agradável e deixa a pele macia e hidratada por um ótimo custo-benefício. 

Prós:

  • Não causa irritações ou alergias na pele;
  • Ação hidratante excelente;
  • Cheiro muito agradável;
  • Limpeza profunda dos poros;
  • Ótimo custo-benefício. 

Contras:

  • Possui micropartículas de plástico;
  • Ação esfoliante muito leve, se assemelhando mais a um gel de limpeza. 

Creme Esfoliante Facial de Alecrim 50g, Depil Bella

Creme Esfoliante Facial Depil Bella

O Creme Esfoliante Facial de Alecrim da Depil Bella é um produto pensado na limpeza da pele com fórmula saudável, livre de parabenos.

Sua esfoliação também é suave, com higienização da pele mecânica com partículas pequenas, sendo indicado principalmente para a limpeza da pele e preparação para uso de outros ativos cosméticos.

O produto remove bem impurezas e células mortas e afina a textura cutânea com o uso prolongado, deixando a pele mais jovem. Sua combinação com extrato de alecrim e mentol também promovem mais maciez e sensação de refrescância para a pele.

Indicado para todos os tipos de pele, não causa irritações ou alergias e ajuda a controlar a oleosidade para peles oleosas e oferecer maior hidratação para peles secas.

Prós:

  • Rápida absorção e textura leve, a pele fica sequinha após a aplicação;
  • Higieniza bem a pele;
  • Não precisa enxaguar;
  • Fragrância agradável e sensação refrescante;
  • Preço muito acessível.

Contras:

  • Não tem um bom rendimento;
  • Esfoliação muito leve, se assemelhando mais a um gel de limpeza.

Creme Esfoliante Apricot Forte Abrasão, D’agua Natural, 300 g

Creme Esfoliante Apricot D'agua Natural

O Creme Esfoliante Apricot da D’agua Natural vem em duas versões: de forte abrasão e de média abrasão. Sendo o mais popular o de forte abrasão por sua ação potente na esfoliação do rosto e limpeza profunda de células mortas e impurezas.

O produto contém microesferas de origem vegetal formuladas para estimular a renovação celular, diminuindo a aspereza da pele e clareando manchas, sem agredi-la.

Sua fórmula é excelente para o rosto, com ação esfoliante e o poder do óleo de apricot – rico em vitamina E – que retarda o processo de envelhecimento e o ácido gama-linoleico, que tonifica a pele, deixando-a mais firme.

O resultado é uma pele macia, tonificada, luminosa e saudável após a esfoliação.

Por fim, o produto pode ser utilizado no rosto e no corpo, com ótimo rendimento e custo-benefício. 

Prós:

  • Não causa irritações ou alergias na pele;
  • Não precisa enxaguar;
  • Recomendado para peles sensíveis;
  • Deixa a pele com aspecto muito macio e aveludado.

Contras:

  • O cheiro pode desagradar alguns consumidores;
  • As partículas são muito finas.

Veredito: Qual o melhor esfoliante para o rosto em 2021?

O meu preferido é a Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura da L’Oréal Paris. Apesar de sua abrasão leve, a sua fórmula consegue reduzir drasticamente a oleosidade da pele, diminuir poros e clarear manchas.

O produto também é antienvelhecimento, diminuindo a espessura da pele e tornando o tecido mais jovem.

Em pouco tempo de uso você consegue ver os resultados e notar a pele mais macia, com aspecto muito mais saudável e bonito.

O produto também não causa alergia, pode ser utilizado por peles sensíveis e tem sensação refrescante.

Por fim, não contém partículas de plástico e não agride o meio ambiente. Vale a pena experimentar!


Leave a Comment