Qual é o Melhor Esfoliante para o Rosto em 2021?

O esfoliante para o rosto deve ser um dos produtos utilizados na rotina de cuidados para quem deseja uma pele mais iluminada, com menos manchas e acne e mais hidratada. 

Pensando nisso, vamos escolher o melhor esfoliante para o rosto em 2021. Confira!

O Melhor Esfoliante para o Rosto

  • L’Oréal Paris – Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura
  • Neutrogena – Esfoliante Energizing Deep Clean
  • Protex – Esfoliante Facial Anti cravos e espinhas
  • Depil Bella – Creme Esfoliante Facial de Alecrim
  • D’agua Natural – Creme Esfoliante Apricot Forte Abrasão

Esfoliante para o rosto: Como ele age na pele? 

O que esfolia a pele são as micropartículas abrasivas contidas no produto, que podem ser de origem vegetal ou sintética. 

No caso das vegetais, é comum encontrarmos produtos com sementes de linhaça e bambu. Já no caso das sintéticas, há vários tipos que variam de acordo com o grau de abrasividade. 

As micropartículas abrasivas removem as células mortas e desobstrui os poros, o que leva a uma renovação celular da pele, preservando-a mais jovem, além de prepará-la também para a aplicação de outros dermocosméticos, como um hidratante ou antirrugas. 

O que um esfoliante para o rosto precisa ter?

Os esfoliantes precisam ser compostos de grânulos menores e mais uniformes, com ação menos abrasiva que os esfoliantes corporais. 

Além disso, as fórmulas para o rosto costumam conter também ativos calmantes, hidratantes e anti sépticos. Geralmente, você encontra o sabonete facial e cremes esfoliantes para o rosto. 

Esfoliantes químicos

Atualmente, existem produtos que não precisam das micropartículas que fazem atrito com a pele. Eles contam com uma substância à base de PH ácido que age na camada da epiderme e causa a descamação. 

É uma esfoliação mais intensa e que exige cuidados adicionais após a aplicação. Para o uso é mais indicado ser recomendado por um dermatologista. 

Esfoliante para o Rosto: Para que serve? 

A esfoliação do rosto atua diretamente na renovação celular ao remover células mortas e limpando profundamente os poros. 

O resultado é uma pele mais iluminada com menos acne, maior elasticidade e menos flacidez.

A esfoliação é ainda mais indicada para pessoas com pele oleosa, pois ajuda a diminuir significativamente a oleosidade e eliminar sujeiras que podem causar acnes e espinhas.

Além disso, usar um esfoliante para o rosto pode estimular a produção de colágeno, diminuindo linhas de expressão e deixando a pele mais firme, igual faz a vitamina c.

Quantas vezes por semana devo esfoliar a pele do rosto? 

Primeiramente, é preciso salientar que pessoas com a pele seca ou sensível devem ser cautelosas com o uso. O esfoliante pode ressecar, irritar ou causar sensibilidade adicional.  

Quem tem pele oleosa pode esfoliar a pele até 3x por semana, dependendo da tolerância da sua pele. Já peles secas e sensíveis, o recomendado é apenas 1x por semana. 

Lembre-se: esfoliar o rosto exageradamente pode retirar a proteção natural da pele (a microbiota natural) e causar infecções e inflamações e aumentar a oleosidade. 

Evite esfoliar a pele caso esteja com herpes facial, com acne ativa ou antes de procedimentos de peeling ou laser. Se a pele foi agredida por exposição solar recente ou descamação também deve evitar o uso. 

Recomendações de uso de esfoliante para o rosto

Como ocorre uma ação de microabrasão na pele, a mesma pode ficar levemente vermelha e irritada após o procedimento. Por isso, é muito importante utilizar um bom hidratante para o rosto após a esfoliação e evitar o uso de produtos que contenham ácidos. 

Outra dica importante: Evite esfoliantes caseiros!

Os produtos cosméticos são submetidos a rigorosos testes e regulamentações da Anvisa antes de chegar às prateleiras. Ao se submeter a tratamentos caseiros, você pode acidentalmente contaminar ou machucar sua pele. 

melhor esfoliante rosto

Deve usar um hidratante depois do esfoliante

Como escolher o tipo de esfoliante certo para o rosto? 

Não escolha o esfoliante para o rosto apenas pelo preço. Existem alguns critérios que você deve ficar atento antes de escolher o produto certo para você.

Tipo de pele

Peles normais podem utilizar qualquer tipo de esfoliante corporal. Pessoas com pele seca e pele mista devem apostar em esfoliantes com ativos hidratantes.

Pessoas com a pele sensível devem optar por esfoliantes com micropartículas mais finas. E, por fim, pessoas com pele oleosa devem evitar esfoliantes com produtos refrescantes e com menos óleos.

Tipo de esfoliante

Pode ser mecânico ou químico. Pessoas com pele sensível devem evitar os esfoliantes químicos. Já peles com espessamento, rugas, danos solares e hiperpigmentação podem recorrer aos esfoliantes químicos.

Partículas esfoliantes

Partículas maiores são mais abrasivas. Devem ser usadas com menos frequência por pessoas com pele sensível.

Material que compõe as partículas esfoliantes

Prefira ingredientes naturais ou biodegradáveis, pois micropartículas de plástico causam danos enormes ao meio ambiente e é um fator de peso ao decidir pela compra de um produto. 

Os benefícios do esfoliante facial

O esfoliante facial desempenha um papel importante ao ajudar a remover a sujeira e as células mortas da pele. Como isso promove a renovação celular.

Os esfoliantes faciais ajudam a abrir os poros e prevenir rupturas. Esfoliantes regulares também podem ajudar a prevenir linhas de expressão e facilitar a penetração de outros produtos de cuidado da pele.

Evitar a esfoliação pode causar entupimento dos poros e diminuir a eficiência de outros produtos faciais.

Qual o Melhor Esfoliante para o Rosto em 2021? 

Para escolher o melhor esfoliante para o rosto do Mercado e montar o TOP 5 que você verá a seguir, utilizei os seguintes critérios: 

  • A busca pelo produto
  • Preço do produto
  • Pontuação do produto e quantidade de avaliações
  • Prós e contras apontados por consumidores

Confira a seguir o TOP 5 com os melhores esfoliantes para o rosto em 2021!

Os Melhores Esfoliantes para o Rosto

L’Oréal Paris Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura

Esfoliante de Argila Pura L'Oréal PAris

A Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura é um excelente esfoliante para a renovação celular e rejuvenescimento da pele. 

Ela é formulada com um composto de 3 argilas puras: caolin, bentonita e argila marroquina, que promovem uma limpeza profunda dos poros e extrato de algas vermelhas, que contém propriedades renovadoras e suavizantes. 

Com o uso contínuo, os resultados são visíveis na diminuição de imperfeições, diminuição dos poros, clareamento de manchas e na maciez e viço da pele, deixando-a mais saudável e bonita. 

O uso é bem simples e o produto não é agressivo, podendo ser utilizado por qualquer tipo de pele até 3x por semana. Apesar do preço um pouco mais elevado, compensa bastante comprar o produto pelo seu custo-benefício.

Prós

  • O produto não contém micropartículas de plástico
  • Bom custo-benefício
  • Redução significativa da oleosidade
  • Sensação refrescante
  • Resultados rápidos

Contras

Neutrogena Esfoliante Energizing Deep Clean

Esfoliante Energizante Neutrogena

O Esfoliante Energizing Deep Clean também é um excelente esfoliante de fórmula suave indicado para todos os tipos de pele, inclusive podendo ser utilizado todos os dias. 

Ele é um esfoliante físico com micropartículas sintéticas energizantes que remove células mortas, impurezas e oleosidade da pele, deixando-a bem sequinha e diminuindo problemas com a acne. 

O seu uso é diário e você pode inseri-lo na sua rotina de skin care todos os dias, principalmente antes de outros dermocosméticos como antirrugas ou vitamina C.

O produto traz muitos benefícios no equilíbrio da produção natural de óleo na pele e desobstrução dos poros. A pele também fica bem hidratada, macia e com sensação refrescante. 

Por fim, traz um ótimo custo-benefício e bom rendimento.

Prós

  • Pode ser utilizado por peles sensíveis
  • Muito refrescante e com cheiro agradável
  • Controla a oleosidade
  • Deixa a pele hidratada e macia

Contras

  • Esfoliação leve, com poucas micropartículas
  • Alguns componentes da fórmula podem causar reações alérgicas

Protex Esfoliante Facial Anti cravos e espinhas

Esfoliante Facial Protex

O Esfoliante Facial Protex Anti cravos e espinhas é um esfoliante físico indicado para peles oleosas e normais. 

Sua fórmula conta com partículas esfoliantes sintéticas que promovem uma esfoliação e limpeza profunda da pele, controlando o excesso de oleosidade. 

O produto traz muitos benefícios para pele oleosa e acneica, pois fornece uma proteção contra bactérias que podem causar cravos e espinhas na pele. 

A forma de usar é bem simples e você pode usar todo dia, sem irritar a pele ou causar vermelhidão, mesmo se sua pele for sensível.

Por fim, tem uma fragrância muito agradável e deixa a pele macia e hidratada por um ótimo custo-benefício. 

Prós

  • Não causa irritações ou alergias na pele
  • Ação hidratante excelente
  • Cheiro muito agradável
  • Limpeza profunda dos poros
  • Ótimo custo benefício.

Contras

  • Possui micropartículas de plástico
  • Ação esfoliante muito leve, se assemelhando mais a um gel esfoliante

Depil Bella Creme Esfoliante Facial de Alecrim

Creme Esfoliante Facial Depil Bella

O Creme Esfoliante Facial de Alecrim da Depil Bella é um produto pensado na limpeza da pele com fórmula saudável, livre de parabenos.

Sua esfoliação também é suave, com higienização da pele mecânica com partículas pequenas, sendo indicado principalmente para a limpeza profunda da pele e preparação para uso de outros ativos cosméticos.

O produto remove impurezas e células mortas e afina a textura cutânea com o uso prolongado, deixando a pele mais jovem. Sua combinação com extrato de alecrim e mentol também promovem mais maciez e sensação de refrescância para a pele.

Indicado para todos os tipos de pele, não causa irritações ou alergias e ajuda a controlar a oleosidade para peles oleosas e oferecer maior hidratação para peles secas.

Prós

  • Rápida absorção e textura leve, a pele fica sequinha após a aplicação
  • Higieniza bem a pele
  • Não precisa enxaguar
  • Fragrância agradável e sensação refrescante
  • Preço muito acessível

Contras

  • Não tem um bom rendimento
  • Esfoliação muito leve, se assemelhando mais a um gel esfoliante

D’agua Natural Creme Esfoliante Apricot Forte Abrasão

 D'agua Natural Creme Esfoliante Apricot Forte Abrasão

O Creme Esfoliante Apricot da D’agua Natural vem em duas versões: de forte abrasão e de média abrasão. Sendo o mais popular o de forte abrasão por sua ação potente na esfoliação do rosto e limpeza profunda de células mortas e impurezas.

O produto contém microesferas de origem vegetal formuladas para estimular a renovação celular. Ele diminui a aspereza da pele e clareando manchas, sem agredi-la.

Sua fórmula é excelente para o rosto, com ação esfoliante e o poder do óleo de apricot ,rico em vitamina E. Ela retarda o processo de envelhecimento e o ácido gama-linoleico, que tonifica a pele, deixando-a mais firme.

O resultado é uma pele macia, tonificada, luminosa e saudável após a esfoliação.

Por fim, o produto pode ser utilizado no rosto e no corpo, com ótimo rendimento e custo-benefício. 

Prós

  • Não causa irritações ou alergias na pele
  • Não precisa enxaguar
  • Recomendado para peles sensíveis
  • Deixa a pele com aspecto muito macio e aveludado

Contras

  • O cheiro pode desagradar alguns consumidores
  • As partículas são muito finas

Veredito: Qual o Melhor Esfoliante para o Rosto em 2021

O nosso preferido é a Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura da L’Oréal Paris.

Apesar de sua abrasão leve, a sua fórmula consegue reduzir drasticamente a oleosidade da pele, diminuir poros e clarear manchas.

O produto também é antienvelhecimento, diminuindo a espessura da pele e tornando o tecido mais jovem.

Em pouco tempo de uso você consegue ver os resultados e notar a pele mais macia, com aspecto muito mais saudável e bonito.

Ele também não causa alergia, pode ser utilizado por pessoas com pele sensível e tem sensação refrescante.

Por fim, não contém partículas de plástico e não agride o meio ambiente. Vale a pena experimentar!

Perguntas Frequentes sobre Esfoliantes Faciais

Que ingredientes devo procurar em esfoliantes faciais?

Existem dois de ingredientes diferentes para esfoliantes químicos: ácidos alfa-hidroxiácidos (AHA) e ácidos beta-hidroxiácidos (BHA). Kate Watson para Insider Reviews salta em todas as particularidades aqui.

Leave a Comment