As Melhores Marcas de Bicicleta do Mercado

Andar de bicicleta é um dos hábitos mais saudáveis que podemos ter, além de ser uma prática que contribui para o meio ambiente.

Mas, antes de escolher o modelo ideal para o seu uso, você precisa decidir entre as melhores marcas de bicicleta. Em meio a tantas opções, preparamos um guia completo com as melhores marcas de bicicleta.

O que saber antes de escolher a sua bicicleta

Alguns pontos são muito importantes antes de escolher uma marca de bicicleta. Além de definir bem o uso que você fará da bike, é importante levar em conta a qualidade dos materiais usados, conferir se os produtos têm certificados de segurança e, é claro, ver se tudo isso cabe no seu bolso.

Mas fique tranquilo, pois todos esses pontos vão ser bem explicados abaixo. Vamos lá? 

Pense no uso que você fará da bicicleta

Existem marcas especializadas para cada tipo de uso: passeio, urbano, estrada, trilha, entre outros. Por isso, é muito importante levar em conta esse fator antes de escolher uma marca para comprar sua bike!

Além das marcas especializadas, também temos aquelas com uma linha mais diversificada. Apesar de não terem a especialidade em um ramo, a diversidade de modelos pode ser interessante para quem vai comprar a sua primeira bicicleta.

Não se esqueça de ver também o que outras pessoas falam sobre cada marca e, se possível, conferir pessoalmente a qualidade delas. 

Qualidade é fundamental!

Como em qualquer outro segmento, a qualidade do produto é um dos fatores mais importantes a serem levados em conta antes de optar por uma marca específica. 

Essa característica pode ser vista nas marcas usadas nos componentes da bicicleta. Procure saber quem fornece os amortecedores, câmbios e outras peças. Por exemplo, marcas de bicicleta que trabalham com o câmbio da Shimano comprovam que procuram sempre o melhor para os seus clientes. 

Outro aspecto fundamental é o quadro, a parte mais importante da estrutura na bicicleta. O melhor material usado atualmente é o alumínio, que tem ótima resistência e um bom custo-benefício. 

Quadros feitos em aço carbono, presentes nas bikes mais baratas, costumam se deteriorar mais rápido, apesar de serem uma opção interessante para quem quer gastar pouco. Por outro lado, a fibra de carbono é mais usada por profissionais e tem um custo bem mais elevado, não sendo tão importante para o uso diário.

Tamanho e peso certo garantem mais conforto

Um dos principais aspectos de uma boa marca de bicicleta é oferecer uma linha com modelos de tamanhos e pesos diferentes. Isso ajuda cada pessoa a se adaptar melhor ao produto e garante mais conforto.

Quando falamos sobre o tamanho da bicicleta, estamos nos referindo à medida do quadro. Confira a tabela abaixo e descubra o tamanho ideal (em polegadas) para você, de acordo com a sua altura:

  • Tamanho 14 (XS) – 1,50 a 1,60 m
  • Tamanho 16 (S) – 1,60 a 1,70 m 
  • Tamanho 17 a 18 (M) – 1,70 a 1,80 m 
  • Tamanho 19 a 20 (L e XL) – 1,80 a 1,90 m
  • Tamanho 22 ou maior (XXL) – 1,90 m ou mais

Outro aspecto em relação ao tamanho é o aro usado pela bicicleta. Os modelos com aro 29 são bem comuns, mas pessoas com 1,65 m ou menos talvez se adaptem melhor a bikes com aro 26. 

O peso também é muito importante. Afinal, as bicicletas mais leves sempre serão mais fáceis de pedalar. Quando falamos sobre os modelos convencionais, prefira aqueles com peso máximo entre 13 e 15 kg.

Não se esqueça da segurança

Ainda há muito o que melhorar no que diz respeito à segurança dos ciclistas no Brasil. Por isso, é fundamental que sua bicicleta seja a mais segura possível, algo a que as melhores marcas sempre dão atenção.

Os freios são os primeiros componentes que vêm à mente quando falamos sobre esse assunto. Se você andava de bicicleta quando era criança, talvez se lembre daquelas duas borrachinhas que eram usadas como freio em cada roda. Esse tipo de freio é chamado de V-Brake e ainda aparece em modelos mais acessíveis. 

marcas de bicicleta melhores

Mas, se você procura algo mais eficiente, opte pelas bicicletas com freio a disco. Eles podem ser mecânicos ou hidráulicos e oferecem mais segurança em qualquer tipo de piso, inclusive em dias de chuva.

Outra parte da bicicleta que vai te dar mais segurança é a suspensão, que evita acidentes e ainda gera muito mais conforto. Mesmo não sendo algo comum em bikes de entrada, cada vez mais modelos vêm com esse item. 

Além de tudo isso, não se esqueça de conferir o peso máximo suportado e certifique-se de que tanto você quanto qualquer outra pessoa que usará a bicicleta estejam dentro desse limite.  

O custo-benefício precisa ser interessante

Com tantas marcas e modelos no mercado, você já deve ter percebido que algumas bicicletas custam o mesmo (ou até mais) que um carro. Mas será que isso é necessário no seu caso? 

Avalie o uso que você fará e quais componentes ou materiais são necessários. O quanto você vai usar a bicicleta é outro fator importante, além do custo de manutenção que ela vai gerar. Modelos mais caros podem te assustar na hora de trocar uma peça ou pneu. 

Ah, e não se esqueça do tempo de garantia oferecido pela marca, que pode variar de apenas 3 meses até 5 anos ou mais. Bicicletas com uma cobertura maior vão te deixar mais tranquilo e diminuir o custo ao longo do tempo.

TOP 5 MELHORES MARCAS DE BICICLETAS

Saidx

Para quem busca uma bicicleta com preço acessível, a Saidx oferece modelos que podem surpreender pelo bom custo-benefício.

A marca está relacionada à Dias Bike, que começou em 1991 no interior do Paraná. Seus produtos são voltados para quem está começando a pedalar ou procura um modelo mais barato.

Uma boa opção voltada para o público feminino é a Saidx Aro 26, que tem quadro em aço carbono e câmbio com 18 marchas, sendo uma ótima opção para passeios na cidade.

Ela está disponível em diversas cores e ainda acompanha um prático cesto na frente, além de ter um tamanho apropriado para a maioria das mulheres.

PRÓS:

  • Preço acessível
  • Marca nacional
  • Linha completa
  • Manutenção mais barata
  • Vem com cesto

CONTRAS:

  • Quadro não é de alumínio
  • Freios V-Brake
  • Acessórios de qualidade mediana

KSW

A KSW é uma empresa 100% nacional que se orgulha de ser a única que fabrica seus próprios tubos de alumínio. 

Mesmo sendo mais conhecida no mundo das mountain bikes, ela também produz quadros voltados para o uso urbano e speed, além de ter uma linha feminina e uma enorme gama de acessórios. 

Para quem procura um produto exclusivo, a KSW ainda oferece a personalização dos quadros com outras marcas ou ainda um projeto diferenciado para cada cliente.  

Um de seus modelos mais vendidos é o quadro XLT, montado com rodas aro 29 e câmbio Shimano de 21 marchas, sendo ideal para se aventurar em qualquer terreno ou apenas para andar na cidade.

PRÓS:

  • Quadro com liga especial
  • Tratamento térmico em todos os produtos
  • Ótimo custo-benefício
  • Oferece personalização
  • Conta com produtos femininos 

CONTRAS:

  • Garantia de apenas 1 ano
  • Fabrica apenas quadros
  • Outras peças às vezes não encaixam bem

Durban

A Durban é focada em bicicletas dobráveis e tem atuação no Brasil e nos Estados Unidos. Criada em 2011, ela já se estabeleceu nesse segmento como uma das principais marcas, sendo reconhecida por sua qualidade e boa gama de produtos. 

Suas bikes têm como principais atributos o design minimalista, a praticidade e a simplicidade. Por isso passaram a ser tão procuradas por quem é apaixonado por pedalar, mas não tem tanto espaço dentro de casa ou do apartamento.

Para quem está entrando no mundo das bicicletas dobráveis, uma boa pedida é o modelo Eco. Ele tem todo o estilo dos modelos Durban e pode ser dobrado em apenas 15 segundos, o que é excelente para economizar tempo!

Com aro 20 e 1 velocidade, ela é perfeita para passeios curtos ou para quem mora em cidades maiores e está cansado do trânsito. Ela pode ser usada por pessoas com altura entre 1,40 e 1,90 m, suportando até 95 kg. 

PRÓS:

  • Marca nacional
  • Reconhecida no segmento
  • Boa gama de produtos
  • Materiais de qualidade
  • Oferece diversos acessórios

CONTRAS:

  • Focada apenas em bikes dobráveis
  • Produtos caros
  • Freios V-Brake

Nathor

Presente no mercado há mais de 30 anos, a Nathor é referência no mundo de bicicletas infantis e líder desse segmento, além de contar com uma linha adulta.

Seus produtos possuem alta qualidade e tecnologia de ponta na produção, incluindo cortes a laser e soldas por robôs. Todas as bicicletas são certificadas pelo Inmetro, o que é muito importante para a segurança dos produtos infantis. 

Além de tudo isso, a Nathor também é conhecida por sua preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social, liderando diversas causas e projetos. 

Um de seus principais produtos é o Tech Boys Aro 16. Essa bicicleta vem com limitador de giro do guidão, que preserva o freio e a integridade física da criança, além de indicar pela cor amarela qual freio deve ser acionado. 

Com boa estrutura, a bike tem aro e paralama em ABS, pneus com câmara e quadro em aço carbono, suficientes para garantir uma boa estrutura num produto infantil.

PRÓS:

  • Marca líder no mercado infantil
  • Linha completa para meninos e meninas
  • Linha para adultos
  • Certificação do Inmetro
  • Bom custo-benefício

CONTRAS:

  • Manual confuso
  • Garrafinha não encaixa perfeitamente
  • Bicicleta pesada para um modelo infantil

Caloi

Talvez a marca mais conhecida pelos brasileiros, a Caloi existe desde 1898, quando os produtos ainda eram importados da Europa.

Desde então, ela foi responsável por algumas das bicicletas mais conhecidas no país, como a Caloi 10, Ceci, a pequena Cross, Mountain Bike 18 e a Elite Carbon. 

Sua linha atual é bem completa, com as linhas infantil, lazer, estrada, urbana e até modelos elétricos, todos com ótima qualidade de construção.

Se você procura um modelo para seu filho, a Caloi Power Rex Aro 16 é uma das bicicletas infantis mais vendidas da marca. Voltada para meninos entre 5 a 7 anos ou com 1,10 m a 1,20 m de altura, ela vem com cores vivas e adesivos chamativos para tornar a brincadeira muito mais divertida!

Além disso, essa bike infantil tem itens certificados pelo Inmetro, cobre-corrente envolvente e rodinhas laterais, tudo para garantir a segurança da criançada. 

PRÓS:

  • Marca nacional
  • Linha muito completa
  • Modelos voltados para todos os usos
  • Certificação do Inmetro
  • Garantia de até 5 anos

CONTRAS:

  • Acessórios de plástico têm qualidade mediana
  • Não vem com as chaves corretas para montagem
  • Em modelos para adultos, apenas o câmbio traseiro é Shimano

Conclusão Melhores marcas de bicicleta

Uma das melhores marcas de bicicleta em nossa avaliação é a Caloi, referência nesse segmento há mais de 120 anos. 

Sua linha é uma das mais completas entre marcas nacionais e importadas, com bikes para todos os tipos de uso. Além dos modelos urbanos e convencionais, a Caloi investe cada vez mais nas bicicletas de alta performance.

Reconhecida por sua qualidade, ela já recebeu diversos prêmios como a melhor fabricante de artigos esportivos do país. 

Então, se você quer um estilo de vida mais saudável e procura uma bicicleta de marca confiável, que tal dar uma olhada nos modelos da Caloi?

Leave a Comment