Melhores lugares para viajar no Brasil

Você quer planejar a viagem dos seus sonhos? Então descubra quais são os melhores lugares para viajar no Brasil e defina o seu próximo destino. Afinal, o país possui lugares incríveis que merecem ser desbravados. 

Seja para quem gosta e praia, campo ou cidade, felizmente dispomos de paisagens que atendem a todos os desejos. Mas, as opções são tantas que pode ser até confuso e difícil definir para onde ir. 

Esse conteúdo lhe ajudará a escolher o próximo destino entre os melhores lugares para viajar no Brasil. 

Como escolher o melhor destino?

Primeiro você deve pensar no tipo de lugar que quer conhecer. As praias obviamente são sempre uma opção – e mostraremos aqui algumas das mais interessantes. 

Mas, como dito anteriormente, as opções são diversas. Então, para conseguir delimitar um pouco as opções e chegar a um resultado verdadeiramente satisfatório pense bem se você quer:

  • Uma praia – mais afastada ou mais movimentada;
  • Uma cidade – com opções de shows, baladas e afins;
  • Um local isolado e em extremo contato com a natureza.

Comece analisando essas possibilidades para chegar a um “estilo” de viagem que mais lhe agrada. Assim você já reduzirá bastante as opções e ficará mais fácil escolher para onde comprar a sua passagem. 

Cuidados importantes antes da viagem

Toda viagem – seja ela nacional ou internacional – requer um amplo planejamento. É importante fazer isso para que você consiga curtir o seu momento de descanso com calma e sem preocupações. 

Passagens e reservas

Depois de escolher o local é hora de buscar pelas passagens e reservas em hotéis e passeios que eventualmente você queria fazer.

Quanto antes você começar essas pesquisas, maiores são as chances de conseguir encontrar valores acessíveis e promocionais.

O que levar na mala?

Também é importante pensar no que você quer carregar na mala. Isso será definido, claro, de acordo com o destino que você escolheu.  

Além das roupas pense em acessórios, itens de higiene pessoal, remédios, maquiagem, produtos para proteção – filtro solar e repelentes, por exemplo – e tudo mais. Revise a sua mala na noite anterior a viagem para conferir se está tudo lá. 

Conheça os melhores lugares para viajar no Brasil

Se você quer fazer aquela tão sonhada viagem, mas não quer ou não pode sair do país, os melhores lugares para viajar no Brasil vão lhe cair como uma luva. Veja quais são as opções e escolha a que mais combina com você!

Vale dos Vinhedos – Rio Grande do Sul

O Vale dos Vinhedos está localizado na Serra Gaúcha, na cidade de Bento Gonçalves. Esse é um passeio especialmente interessante para quem aprecia bons vinhos. 

A cidade é calma e pequena. Já serviu de cenário para filmes brasileiros graças ao seu aspecto bucólico. Outras regiões belíssimas ficam nos arredores, como Garibaldi e Monte Belo do Sul, que são verdadeiros cartões postais.

Você poderá visitar vinhas familiares, conversar com os produtores e degustar os melhores vinhos. Uma experiência diferente e capaz de proporcionar as férias mais agradáveis que você já teve. 

Já na cidade você encontrará restaurantes e opções para se divertir sem muita muvuca. O destino é perfeito tanto para o verão quanto para o inverno, já que as temperaturas tendem a despencar nas estações mais frias. 

Florianópolis – Santa Catarina

viajar a florianópolis

Floripa é uma das cidades mais lindas do país. E se você nunca passou pela Ilha da Magia, então a hora é essa! Aproveite para conhecer algumas das praias mais bonitas do país. 

A cidade mescla perfeitamente bem o desenvolvimento urbano e as belas praias. Você pode desfrutar de roteiros matinais ou noturnos com facilidade, já que festas e baladas são frequentes por ali. 

É possível atravessar a ilha de uma ponta a outra usando apenas o transporte público local. É uma opção interessante para quem viaja sem carro, mas quer explorar o destino de cabo a rabo. 

Florianópolis é uma cidade de clima agradável, que costuma ter sol forte durante o dia e uma brisa fresca – digna de um casaco leve – no final a tarde. Visite no verão e você aproveitará ao máximo. 

Nordeste

É difícil pensar em melhores lugares para viajar no Brasil sem citar o nordeste do país. A região é rica em praias, baladas, belezas naturais e também conta com excelente estrutura. 

Chapada Diamantina

Localizada no interior da Bahia, a Chapada Diamantina é um destino incrível para quem quer desfrutar de um clima fresco e de veraneio. A cidade é pequena, acolhedora e com alto teor histórico. 

A Chapada é muito, muito agradável. A população está acostumada a lidar com o turismo, por isso, a cidade conta com extrema estrutura e pode atender bem quem deseja passar férias por ali. 

O ecoturismo é o forte regional. Quem gosta de não somente explorar, mas entender as riquezas naturais de cada local terá uma experiência ainda mais especial nessa região. 

Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é um queridinho dos famosos brasileiros e internacionais. Também é tido como um dos melhores lugares para viajar no Brasil – e é fácil entender o porquê desse título. 

A região conta com ilhas incríveis que passam por um processo de preservação excelente, mesmo com o intenso turismo local. 

A fauna marinha é o ponto alto. Seja você um mergulhador profissional ou um amador dessa experiência, com certeza Noronha será o destino perfeito para você. 

As águas límpidas e transparentes fazem a região parecer um verdadeiro cartão-postal. É possível comprar muitos passeios com guias especializados, que vão lhe dar orientações e informações valiosas sobre a fauna local. 

Noronha conta com uma estrutura exemplar para lidar com o turismo. Porém, é uma região muito famosa e pode parecer cheia demais durante altas temporadas, que obviamente ocorrem no verão. 

João Pessoa – Paraíba

A paraíba também tem lá seus encantos, e eles são belíssimos. Jampa, como é conhecida a cidade e João Pessoa pelos mais íntimos, é um dos melhores lugares para viajar no Brasil. 

As praias são obviamente um espetáculo à parte. A orla é recheada de boas opções, desde as mais movimentadas até as mais calmas. Tambaú, Cabo Branco e Manaíra são algumas das mais conhecidas. 

Mas, quem quer uma experiência transcendental pode assistir ao impressionante pôr-do-sol na Praia do Jacaré, um point para quem aprecia esse momento de fim de tarde. 

O centro histórico garante bons passeios e pode servir de porta de entrada para conhecer melhor a região. Ali também estão os melhores restaurantes com a típica culinária paraibana. 

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é uma cidade interessante para os turistas. Mas, a cerca de 100 km dali está um dos pontos mais interessantes desse estado: São Miguel do Gostoso. 

Embora a região se torne uma muvuca durante as festas de finais de ano, você pode encontrar um clima mais calmo fora de temporada. As praias contam com ondas intensas que são perfeitas para kite e windsurf.

Outro passeio comum por ali é o buggy, que leva por um delicioso roteiro em areias praianas. A experiência é ótima para quem quer sentir o vento na cara e se divertir com o frescor. 

Por fim, as piscinas naturais são ótimas e conseguem trazer um conforto e um delicioso momento de tranquilidade para quem quer águas mais calmas. 

Melhores Destinos No Cerrado

Quem quer fugir da muvuca das praias e manter um contato mais íntimo com a natureza pode escolher um destino no Cerrado. Alguns dos melhores lugares para viajar no Brasil são, na verdade, nessas regiões. 

Parque Estadual do Jalapão – Tocantins

Um local com paisagens estonteantes e que oferece uma diversidade incrível para quem quer areia, lagos e sombra fresca. O Jalapão é um destino assertivo para garantir um contato mais íntimo com a natureza e desfrutar de férias deliciosas. 

O Jalapão é cercado por dunas alaranjadas que que são formadas em decorrência das rochas ao redor do local. A paisagem é no mínimo encantadora!

Por ser uma região com intensa atividade turística, há uma excelente estrutura para orientar e auxiliar os visitantes. O parque é muito bem conservado e você encontrará cachoeiras, mirantes e muitas outras atrações que merecem uma visita. 

Bonito – Mato Grosso do Sul

Se a sua praia é fazer ecoturismo então Bonito atenderá – e superará – as suas expectativas. A cidade possui pontos de mergulho, uma fauna muito rica além da prática de esportes radicais ser comum por ali. 

É um destino perfeito para quem quer viajar com os amigos, quem quer viajar em casal ou em família. 

Os passeios podem ser um pouco caros, mas com certeza valem a pena. A cidade mantém uma organização impecável, e mesmo com o turismo intenso você encontrará um ambiente limpo, preservado e organizado. 

Isso sem contar na excelente estrutura para lidar com os visitantes e atender com agilidade as demandas das altas temporadas. Bonito pode ser uma grata surpresa para a sua viagem.

Parque estadual da Serra de Caldas Novas – Goiás

E não podemos deixar de citar o Goiás nessa lista de melhores lugares para viajar no Brasil. A região é reconhecida por ser uma das mais belas do país. 

Uma das principais atrações é a formação de piscinas naturais com temperatura aquecida. Uma opção deliciosa para relaxamento e descanso em meio às trilhas e aventuras que a região também oferece. 

Você terá ainda uma experiência excelente com a fauna local, entrando em contato com animais que são comuns da região. As cachoeiras com água cristalina valem as trilhas e passeios mais longos também. 

Centros de visitantes e postos para auxílio ao turista oferecem orientação, guias e programas pagos para quem quiser viver alguma experiência em especial. Mas, com a sinalização e as orientações dos hotéis você pode aproveitar muito a sua viagem por conta própria. 

Como ter a melhor viagem?

A melhor viagem depende de uma boa organização e controle financeiro. É importante reservar um dinheiro inclusive para imprevistos que possam ocorrer durante o passeio. 

Carregue consigo seus documentos mais importantes, carteirinha de convênio médico e qualquer outra coisa que julgue ser essencial para seu bem-estar. Leve os comprovantes de reserva de hotéis e serviços para não ter problemas. 

No mais, desfrute de sua viagem com responsabilidade. Procure manter o local visitado limpo sempre considerando que outras pessoas também pretendem viver essa experiência em breve. Preserve!

Qual é o melhor lugar para viajar no Brasil?

Os melhores lugares para viajar no Brasil são diversos. O país é riquíssimo em belezas naturais e com certeza pode encantar pessoas com os mais variados gostos. 

Agora que você já conhece uma lista bastante interessante com alguns locais que vale a pena visitar já pode escolher aquele que melhor atende as suas expectativas. 

Bonito, localizada no Mato Grosso do Sul, é uma das regiões mais interessantes. Não à toa tem se tornado o foco das atenções quando o assunto é ecoturismo no país. A região recebe milhares de visitantes – brasileiros e estrangeiros – todos os anos. 

Se você quer vivenciar uma experiência única e deliciosa, esse é um destino bem assertivo. Mas, todos os outros citados aqui também são destinos que no mínimo lhe arrancarão alguns suspiros, e são considerados os melhores lugares para viajar no Brasil. 

Leave a Comment