Os Melhores Livros de Romance em 2021

Os livros são nossa fonte de entretimento desde o século 15, com o surgimento da prensa. Hoje, temos infinitos exemplares de gêneros para todos os gostos com apenas um clique, através da internet.

Sendo o romance um dos gêneros mais vendidos no mundo e altamente lido no Brasil, há muitas obras maravilhosas que valem a pena serem apreciadas. Pensando nisso, separamos aqui os melhores livros de romance para você!

Como saber se a obra é um livro de romance?

Ao contrário do que muita gente pensa, o romance não é um gênero que trata sobre amor e relacionamentos.

O gênero romance caracteriza obras de prosa literária narrativa com detalhamento mais rico dos acontecimentos e com, na maioria das vezes, diversos personagens e de sentimentos complexos.

Ele se popularizou ainda no Ocidente ainda no século XIX, remetendo ao clássico da época “Dom Quixote”, escrito por Miguel de Cervantes.

Muitos livros clássicos da literatura brasileira, como Dom Casmurro, por exemplo, e best-sellers americanos, como A Culpa é das Estrelas, foram escritos no gênero romance.

Os livros de romance ainda não muito populares atualmente por fazerem uma representação fictícia mais próxima da experiência individual do ser humano e ter um contexto temporal e espacial amplo.

Como se caracteriza um livro de romance

Vejam algumas características que compõem o gênero romance:

  • Estória/História com enredo: o romance conta uma história apresentada com base em um desencadeamento de eventos, conhecido como enredo.
  • Ambientação temporal e espacial: a narrativa no romance acontece em um espaço, onde as ações acontecem, e tempo. O tempo no romance pode se apresentar de forma linear ou não linear, objetivo ou subjetivo.
  • Presença de personagens: geralmente muitos personagens, dentre protagonistas e antagonistas que se relacionam dentro da trama principal.
  • Escrito em prosa: com narrativa longa, geralmente dividida em capítulos.

Tipos e exemplos de romance

Conheça os principais tipos de conteúdo publicados dentro do gênero romance:

Romance biográfico e Romance histórico: Diferente da biografia, o Romance biográfico conta uma história com ações e personagens envolvido em uma narrativa com diálogos. O Romance Histórico segue essa mesma linha, porém, insere também acontecimentos históricos verídicos, mesmo que seu enredo envolva personagens não fictícios. Estão ausentes críticas sociais explícitas ou análises psicológicas aprofundadas dos personagens. Exemplo: Guerra e Paz de Tostoi.

Romance psicológico: No Romance Psicológico vemos a história se voltar menos ao espaço (condições exteriores do ambiente cultural e social) e mais aos personagens, representando sentimentos íntimos dentro do fluxo de memórias e afetos entre o inconsciente consciente humano que determinam o comportamento. Um grande exemplo é o livro Dom Casmurro de Machado de Assis.

Romance de ação: A história é centrada no desdobramento das ações do protagonista dentro de uma trama complexa na qual os acontecimentos se sucedem uns após os outros, com frequentes surpresas que derivam da trama principal. Dentro do Romance de Ação você pode encontrar os Romances Policiais, que também se encaixam nessa categoria. Exemplo: O Ateneu de Raul Pompeia.

Romance romântico: Ainda muito popular dentro do gênero, no qual se destaca os ideais cavalheirescos, a idealização da mulher e o heroísmo. O drama e os sentimentos de amor são exaltados e a história se desenvolve a partir do relacionamento de duas ou mais pessoas, podendo incluir triângulos amoros para enriquecer a trama. Exemplo: P.S. Eu te amo de Cecelia Ahern.

Romance modernista e realista: Apresentam fortes críticas sociais, políticas ou religiosas. Não há idealização na construção dos personagens. O romance modernista também, além das críticas sociais, visões modernas sobre o mundo. Exemplos: Memórias Póstumas de Brás Cuba de Machado de Assis (realismo) e Vida Secas de Graciliano Ramos (modernista).  

Os principais tipos de romance romântico da atualidade

Os livros de romance romântico ainda são os mais vendidos e preferidos de todas as idades. Por serem fictícios e remeterem a sentimentos e emoções dramáticos e acontecimentos fantasiosos, o romance romântico agrada a todos os públicos, em livro ou formato de filme.

Dentre os principais tipos de romance romântico podemos citar:

Livros de romance quente

É um subgênero que está bastante em alta, principalmente após o sucesso da trilogia de Fifty Shades of Grey (50 tons de cinza) da escritora inglesa Erika Leonard James, publicado em 2011.

Se caracterizam por não utilizar apenas os sentimentos idealizados e a distância íntima dos personagens principais, mas utilizar, também, cenas “picantes” e momentos eróticos entre os protagonistas.

Livros de romance clichê

Sempre foram populares. Porém, grandes autores conseguiram tornar suas obras verdadeiros best-sellers, como Nicholas Sparks e Jonh Michael Green, por exemplo.

Se caracterizam por retratar diferentes tipos de relacionamentos (amores de infância, inimigos que se apaixonam, namoro falso, amores que se separam pela distância, etc), incluindo seus dramas, sentimentos complexos e memórias dos personagens com um final feliz, na maioria das vezes.

Livros de romance e fantasia

A fantasia já um gênero em si, que usa fenômenos sobrenaturais, mágicos ou com uma temática bem específica que remete ao imaginário. Porém, é possível combinar a fantasia com o romance romântico, colocando drama e histórias amorosas entre personagens. A saga mundialmente conhecida Crepúsculo é um claro exemplo, que arrecadou mais de US$ 393 bilhões com sua adaptação cinematográfica.

Como escolher um bom livro de romance?

Veja algumas dicas para escolher um livro de romance que você vai gostar de ler. Olha só:

  • Investigue seu histórico de leitura: analise o que você gosta mais, é uma boa Ação? Investigação? Fantasia? Drama?
  • Qual seu humor: você quer um livro para rir, para chorar, para ter suspense?
  • Quantas páginas: você tem paciência para ler um livro de muitas páginas ou prefere uma história mais curta?
  • Sugestões de amigos e críticos: veja a opinião dos seus amigos, internautas e críticos literários sobre o livro.
  • Leia a sinopse e faça um “test-drive”: leia a sinopse do livro de antemão. Algumas plataformas online também permitem que você leia as primeiras páginas do livro para que você se certifique que irá continuar, ou não, a leitura.

Como escolher o melhor livro de romance?

Para escolhermos os melhores livros de romance do mercado, consideramos todos os critérios acima e também os diferenciais básicos. Além disso, levamos em conta:

  • Preço do livro;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de comentários;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira agora os melhores livros de romance!

Os Melhores Livros de Romance em 2021

Dom Casmurro – Machado de Assis

Dom Casmurro de Machado de Assis

Dom Casmurro de Machado de Assis é um clássico da literatura brasileira, sendo um romance realista brasileiro narrado em primeira pessoa que conta as memórias do personagem Bento Santiago, um advogado de personalidade introspectiva que adota o apelido que intitula a obra.

O livro explora as incongruências do personagem, que se mostra alguém inseguro e ciumento, e, essas ambiguidades, o torna o “narrador menos confiável” da literatura brasileira.

É um livro de 287 páginas extremamente envolvente, de caráter antirromântico que faz, de forma irônica, algumas críticas à burguesia carioca do séc XIX. O livro busca procura se aproximar à realidade da vida, sem retoques.

Disponível em Kindle, Audiolivro, Capa dura e Capa Comum. Sendo possível “degustar” o livro através de uma amostra audível antes de comprar.

Prós

  • Trama envolvente que explora os conflitos internos do próprio personagem
  • Surpreendente e cativante
  • Capítulos curtos e bem divididos
  • Disponível em várias versões (Kindle, Audiolivro, Capa dura e Capa comum)

Contras

  • Muitas pessoas não se adaptam à escrita de Machado de Assis


Ver na Amazon

Orgulho e preconceito – Jane Austen

Orgulho e preconceito é o livro mais famoso da autora Jane Austen, tendo, inclusive, adaptação cinematográfica indicada ao Óscar e indicado ao Globo de Ouro. Jane Austen é considerada, por muitos, como a autora inglesa mais importante para o país após W.Shakespeare.

A trama do livro gira em torno de dois personagens: Elizabeth Bennet e seu pretendente aristocrático, Sr. Darcy, envolvidos em um enredo bastante rico que aborda alguns temas como ascendência social e desprezo social e preconceitos e julgamentos antecipados.

Percebe-se a preocupação da autora em retratar com detalhes a sociedade inglesa do século XIX, incluindo sua cultura, hábitos e valores morais. O livro também aborda temas sociais como feminismo e uma crítica clara à lei do morgadio da época.

São 385 páginas de uma verdadeira obra-prima que equilibra comédia com temas sérios, além de uma ironia refinada.

Disponível em Kindle, Capa Dura e Capa Comum.  

Prós

  • Edição de capa dura visualmente muito bonita
  • Disponível em várias versões (Kindle, Capa Dura e Capa Comum)
  • Livro a frente do seu tempo e que aborda temas sociais importantes
  • Autora inglesa de grande renome mundialmente
  • Um dos melhores livros de época até hoje

Contras


Ver na Amazon

Como Eu Era Antes de Voce – Jojo Moyes

Como Eu Era Antes de Você de Jojo Moyes

Como Eu Era Antes de Você da Jojo Moyes é um livro de romance romântico clichê com uma pitada de drama, que relata a estória de um casal que se conhece de uma forma não usual após vários contratempos da vida.

A protagonista, Louisa Clarck é escolhida para trabalhar como cuidadora de um tetraplégico em uma família rica, Will Traynor de 35 anos. O personagem perde sua mobilidade após ter sofrido um acidente de moto, e, desde então, se torna amargurado.

Louisa traz, então, mais alegria para sua vida e eles desenvolvem um amor mútuo, mudando para sempre a história um do outro.

Para quem gosta de um bom romance clichê e se deliciar em momentos românticos do casal principal, esse é o livro perfeito.

Obs: Não esqueça de ler também o livro que dá continuidade à história, também da autora, “Depois de Você”.

O livro contém 320 páginas e está disponível em Kindle e Capa Comum.

Prós

  • Linguagem leve e fácil de ler
  • História memorável e inesquecível
  • O livro possui mais detalhes e é mais atrativo que sua versão cinematográfica
  • História cativante até o final

Contras

  • Narrativa um pouco lenta


Ver na Amazon

O duque e eu (Os Bridgertons Livro 1) – Julia Quinn

O Duque e Eu é o primeiro livro que compõe a saga “Os Bridgertons” da autora Julia Quinn.

Aclamado pelas críticas como um “livro inteligente e divertido” que retrata o poder do amor contrapondo adversidades individuais, com um senso de humor afiado e sensibilidade que acompanham a reputação da autora. Inclusive, o livro ganhou adaptação na Netflix, com um seriado, e já finalizou sua primeira temporada.

O romance é de época, se passando em Londres, com Daphne Bridgerton, dona de uma personalidade marcante e de uma família renomada na sociedade, e Simon Basset, o irresistível Duque de Hastings, que mostra não se interessar por relacionamentos sérios e fez a si mesmo a promessa de nunca se casar.

A trama de baseia nessa promessa. Após Simon fingir que corteja Daphne por interesses próprios de ambos, a história se desenrola no questionamento de ambos se continuam apenas no fingimento ou superam as adversidades e constroem um relacionamento sério.

O livro tem a leitura leve, engraçada e “quente”, com momentos apimentados.

O livro possui 336 páginas e está disponível em Kindle, Capa Dura e Capa Comum.

Prós

  • A interação entre os personagens secundários também é muito atrativa
  • Todos os personagens são bem construídos
  • A leitura é leve e a história é bastante cativante
  • A edição em capa dura é muito bonita

Contras


Ver na Amazon

A Menina Que Roubava Livros – Markus Zusak

A Menina que Roubava Livros de Markus Zusak

A Menina que Roubava Livros narra uma história mórbida de uma garotinha alemã, Liesel Menimger, que viveu durante o Nazismo na Segunda Guerra Mundial. O livro conta como a morte afeiçoa-se a menina e rastreia seus passos de 1939 a 1943, quando sua mãe comunista a envia, juntamente com seu irmão para um subúrbio de uma cidade alemã, sendo adotados em troca de dinheiro.

Seu irmão morre em um acidente no percurso e ela convive sozinha com sua família adotiva, no qual o pai lhe dá lições de literatura e a alfabetiza. Com isso, ela furta livros que seriam incendiados ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

O ponto alto da trama se dá quanto o pai esconde no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar sua história. O livro é narrado pela Morte, dando um tom mais leve e um humor “irônico” ao enredo, contando uma história forte com uma crítica inteligente e confortável de ler.

São 500 páginas de história que te cativam do início ao fim e despertam muita curiosidade sobre o final. Uma leitura que vale muito a pena!

Disponível em Kindle e Capa Comum.

Prós

  • Narrativa envolvente
  • Personagens secundários bem construídos e interessantes
  • O livro é muito bem escrito e com enredo sem pontas soltas
  • O enredo é muito emocionante
  • A narrativa instiga muito a imaginação

Contras


Ver na Amazon

Veredito: Qual o melhor livro de romance?

Uma decisão muito difícil, já que todos os livros são excelentes e possuem avaliações e críticas bastante positivas.

Porém, por se tratar de um clássico literário mundial escrito por uma das maiores escritoras inglesas até hoje, recomendo o livro Orgulho e Preconceito da Jane Austen.

É um livro completíssimo, com uma história que traz humor e temas sérios de forma bastante equilibrada e envolvente. Além das críticas sociais importante e temas bem à frente de seu tempo.

Além disso, alguns outros fatores se destacam:

  • A edição em capa dura foi muito bem projetada, sendo visualmente muito bonita
  • Disponível em várias versões (Kindle, Capa Dura e Capa Comum)
  • Contém apenas 385 páginas e a história tem seu desfecho em um único livro

É uma leitura que vale a pena e deve compor sua biblioteca. Porém, recomendo fortemente os outros livros também, são excelentes e você não vai se arrepender!


Comprar Orgulho e Preconceito


Facebook


Twitter

Leave a Comment