Qual o melhor umidificador de ar em 2021?

O umidificador de ar é um aparelho excelente para manter o padrão de umidade do ar e facilitar a respiração. Porém, com tantos tipos e modelos diferentes, pode haver confusão na hora da compra.

Pensando nisso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre os umidificadores de ar e o TOP 5 com os melhores produtos do mercado!

Para que serve o aparelho umidificador de ar?

A qualidade do ar é muito importante para a saúde das pessoas. Um ar seco e poluído, pode trazer problemas respiratórios leves ou, até, mais graves.

Quanto mais úmido o ar estiver, melhor ele é o para saúde humana. Como sabemos, durante o dia, a umidade do ar oscila bastante por conta do sol.

As épocas do ano também interferem bastante nesse quesito, assim como o clima predominante da região, que pode ser seco, como em Brasília, por exemplo.

Ao contrário de um simples ventilador, o umidificador serve para manter a umidade do ar dentro do padrão saudável, amenizando impactos negativos do clima seco, como o ressecamento da pele, tricas e doenças no aparelho respiratório.

É um aparelho relativamente barato e funciona com a liberação de água que fica contida em seu recipiente em partículas microscópicas, melhorando a umidade do ambiente.

Benefícios do umidificador de ar

Basicamente, o umidificador de ar ameniza desconfortos respiratórios (e físicos) causados pela alta temperatura e falta de umidade do ar.

Além disso, ele é indicado também para pessoas alérgicas, que sofrem com tosse seca, sinusite, arma, chiado no peito e olhos ressecados.

Confira também outros benefícios:

  • Reduz o ronco: pois hidrata o sistema respiratório e pode reduzir o ronco;
  • Alivia quadros de sinusite e rinite: ajudando as vias respiratórias a drenar secreções de forma adequada;
  • Evita o resfriado: o ar seco é muito propício para vírus e bactérias que causam resfriados. Além disso, também auxilia no processo de cura de doenças respiratórias, pois mantém as passagens nasais lubrificadas;
  • Auxilia no sono dos bebês: um bebê tende a dormir muito melhor em um ambiente umidificado, proporcionando a ele um sono mais tranquilo;
  • Ajuda a tratar a apneia do sono: com a umidificação adequada você reduz sintomas de congestão nasal ou garganta seca;
  • Deixa a pele mais bonita: pois evita o ressecamento da pele, principalmente no rosto, mãos e lábios.

Tipos de umidificador de ar

Conheça os tipos de umidificador de ar existentes no mercado atualmente:

Umidificador de ar a vapor:

É o modelo mais popular (e o mais barato) e fácil de usar. Basta adicionar água no reservatório e o aparelho irá transformar a água em vapor;

Umidificador de ar ultrassônico:

Com tecnologia mais avançada, ele impede o excesso de umidade nos objetos, evitando a aparição de mofo. Inclusive, aparelhos com essa tecnologia podem apresentar também recurso adicionais de autonomia e consumo de água, além de controle da umidade ou desligamento automático;

Umidificador de ar impulsor:

A água é distribuída por meio de um disco de rotação que lança a água em um difusor. A água é lançada em formato de névoa fria, sendo indicado também para dias mais quentes. Só é necessário, com esse modelo, ter mais cuidado com a limpeza e higiene do mesmo e trocar a água do recipiente mais vezes.

Como usar o umidificador de ar?

O umidificador de ar é um aparelho que pode ser usado em qualquer ambiente da sua casa que necessite de mais umidade. Porém, há algumas dicas que podem favorecer ainda mais seu uso, são elas:

  • Prefira colocar o umidificador de ar em um local onde passe um fluxo de ar, para que a umidade se espalhe melhor;
  • Mantenha o reservatório sempre cheio;
  • Se o ar estiver muito seco, prefira utilizá-lo no máximo;
  • Os melhores horários para usar seu umidificador é entre 11 da manhã à 11 da noite. Porém, você pode checar em aplicativos, como o Climatempo, por exemplo, os horários que a umidade do ar vai estar mais baixa em sua cidade. Assim você consegue programar melhor o horário de uso. Antes de dormir, também, é uma excelente opção;
  • Antes de utilizar óleos ou essências no seu umidificador, verifique se o seu aparelho é projetado para uso. Em alguns casos, o óleo essencial pode corroer e, até, derreter o umidificador.
  • O ideal é utilizar o umidificador quando a umidade está abaixo dos 40%.

Como escolher o melhor umidificador de ar?

Confira algumas dicas para você escolher o melhor umidificador de ar:

Tipo de umidificador: escolha o tipo de umidificador que mais atende às suas necessidades.

Capacidade de umidificação: é medida em ml/h e representa a capacidade (em área) que o aparelho consegue umidificar o ar. Quanto maior ela é, maior será o alcance do aparelho.

Qualidade de purificação: prefira modelos que também tenham filtro de purificação ou sistema de ionização, para garantir que o vapor de água esteja livre de bactérias.

Capacidade de armazenamento: quanto maior o armazenamento, menos vezes você precisará ficar enchendo o recipiente.

Funções extras: verifique também se o umidificador possui funções extras, algumas podem potencializar bastante seu uso, como medidor de umidade, cronômetro, desligamento automático ou, até função aromatizante.

Verifique se possui o selo do Inmetro: assim você garantirá a segurança durante o uso do aparelho.

Quais os melhores umidificadores de ar do mercado?

Para escolhermos o melhor umidificador de ar, consideramos todos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço do umidificador;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira os 5 melhores umidificadores de ar! 

BLACK+DECKER Umidificador Bivolt Branco AIR1000-BR

Umidificador de ar AIR1000-BR Black+Decker

O umidificador de ar AIR1000-BR da Black+Decker é ideal para quem está buscando um aparelho que também seja purificador e aromatizador de ar, sendo um produto completo.

Para começar, ele funciona por sistema ultrassônico de alto rendimento, que intensifica a camada da névoa, sem causar umidade nos objetos, principalmente de madeira.

O filtro integrado no aparelho elimina cerca de 99,9% das bactérias da água, sendo ideal, principalmente, para quem sofre com alergias respiratórias e crianças.

Para quem deseja um produto aromatizante, o umidificador possui um recipiente exclusivo para colocar fragrâncias e essências sem óleo.

E, seu grande diferencial, está em sua autonomia, que permite 20 horas seguidas de uso do produto.

Prós

  • 2,5L de capacidade
  • Visor de nível da água
  • Aromatizador
  • Autonomia de 20 horas
  • Desligamento automático

Contras


Ver na Amazon

Umidificador de ar ultrassônico comfort air 2, Mondial, NUA-02, Bivolt

Umidificador de ar ultrassônico Mondial

O umidificador de ar ultrassônico Confort Air 2 da Mondial é ideal para ambientes muito secos. Além de ser uma opção de ótimo custo-benefício.

Sua tecnologia ultrassônica de geração de névoa fria é ideal para umidificar ambientes, mesmo muito secos, ou refrigerados por ar-condicionado.

Ele também possui um bico direcionador e controle de intensidade da névoa para ajustar às suas necessidades. 

Além disso, o produto consegue manter o ambiente bem umidificado por muito tempo, sendo 10hrs de autonomia, por conta de seu reservatório de 2,2 L.

Por fim, o aparelho é super econômico e muito silencioso.

Prós

  • Na configuração mínima, o umidificador consegue durar até 2 dias
  • A umidificação é instantânea ao ligar o produto
  • Muito silencioso
  • Possui bico direcionador
  • Fácil de repor a água e manusear

Contras

  • Não é prático para higienizar
  • Força de neblina graça


Ver na Amazon

Umidificador de Ar Digital, Branco, 2L, 18 Watts, Bivolt, Elgin

Umidificador de ar Digital 2L Elgin

Outro produto excelente para reduzir os sintomas da baixa umidade ou da refrigeração do ar-condicionado, é o Umidificador de ar Digital da Elgin.

Sua tecnologia ultrassônica potencializa a intensidade da névoa e umidifica o ar com eficiência.

Para se adequar às necessidades do ambiente, o produto também conta com 3 níveis de intensidade da névoa com regulagem manual.

Isso com 10 horas de autonomia, devido seu reservatório de 2L, você pode passar metade do seu dia sem precisar repor a água.

Em relação a reposição de água, você não precisa se preocupar, o produto conta com um indicador que mostra quando a troca for necessária.

Além disso, seu grande diferencial está no design, que é compacto e leve, muito fácil de transportar. Além do baixo consumo de energia.

Prós

  • Ótimo controle da névoa
  • Boa taxa de umidificação
  • Ótimo custo-benefício
  • Produto leve, compacto e de fácil manuseio

Contras

  • Na intensidade mais forte, não tem autonomia para uma noite inteira
  • Não é muito silencioso


Ver na Amazon

Umidificador Digital Inteligente Udz Elgin Branco e Azul

Umidificador de ar inteligente Udz Elgin

O umidificador digital inteligente Udz da Elgin é um aparelho compacto e tecnológico que traz alguns benefícios extras no uso.

Para começar, ele também conta com ao sistema ultrassônico com 3 níveis de intensidade, permitindo que você controle a intensidade da névoa como preferir.

Além disso, ele possui também a função “smart”, que permite programar a umidade relativa do ar dentro do recomendado, entre 40% a 60%, impedindo que o ambiente se torne saturado e se torne propício para a proliferação de microorganismos nocivos.

Você pode ter essa informação e saber a temperatura do ambiente através de um display digital, que pode ser desligado pela função “sleep”, para maior conforto.

Por fim, ele conta com timer para desligamento automático e indicação de falta de água por sinal sonoro e indicação no visor.

Prós

  • Função smart, com controle de umidade
  • Display digital
  • Função timer
  • Indicação de falta de água com sinal sonoro
  • Design compacto e fácil de transportar

Contras

  • Não é tão fácil de manusear e fazer a limpeza
  • Medidor de umidade não funciona muito bem


Ver na Amazon

Umidificador de Ar Ultrassônico Branco Fisher Price – Hc115, Fischer Price, Health Care HC115, Branco

Umidificador de ar Fisher Price

O umidificador de ar ultrassônio Hc115 da Fischer Price é o umidificador ideal para bebês e crianças.

Isso porque ele possui uma névoa intensa com bico direcionável, que umidifica bem o ambiente, oferecendo noites mais tranquilas para os bebês, aliviando, inclusive, sintomas de congestão nasal ou alergias.

Seu grande diferencial para crianças está na sua superfície customizável, que permite fazer desenhos divertidos enquanto desligado, customizando como quiser.

Ele também é abajur, com uma luz fraca, que também ajuda no sono de crianças pequenas.

Com desligamento automático, ele desliga automaticamente quando a água termina, sem fazer barulho, permitindo que seja usado durante a noite sem problemas.

Prós

  • Silencioso
  • Superfície customizável
  • Controle de intensidade da névoa
  • Desligamento automático
  • Autonomia de +- 12 horas

Contras

  • Pode vazar água pelo fundo
  • A luminária não tem opção de desligar


Ver na Amazon

Veredito: Qual o melhor umidificador de ar?

O umidificador de ar AIR1000-BR da Black+Decker é o meu favorito. Isso porque ele se mostra bem completo, sendo tanto umidificador como purificador e aromatizador de ambientes.

Além disso, ele possui outros benefícios:

  • Autonomia de 20 horas;
  • 2,5 L de capacidade do reservatório;
  • Desligamento automático. 


Comprar Umidificador de ar Black+Decker


Facebook


Twitter

Leave a Comment