TV Box: para que serve e qual é o melhor TV Box?

Você quer assistir às suas séries preferidas na tela da televisão, mas está sem grana para comprar um modelo mais moderno? Então eu vou te dar uma boa notícia! 

Tem uma forma mais barata de conseguir isso. Um aparelho chamado TV box, capaz de transformar aquele seu televisor comum em uma TV Smart.

Veja aqui a lista com os 5 melhores TV box do Mercado!

Para que serve o TV Box?

O TV box é um aparelho pequeno que é ligado à sua televisão tradicional para transformá-la em uma smart TV ou ainda melhorar o processamento de uma TV smart que já está com o sistema operacional ultrapassado. 

Dessa forma, é possível rodar aplicativos e conteúdo online direto na tela da televisão, sem necessidade de estar com o celular.

O smart TV box possui processador e armazenamento próprios, além de memória RAM. Ele conecta-se à internet pelo wi-fi ou cabo, dependendo do modelo. A maioria vem com o sistema operacional Android que permite a reprodução de conteúdos de streaming. 

Assim, dá para ouvir músicas, assistir a filmes e séries, se divertir com seus jogos favoritos e inclusive realizar chamadas de vídeo pelos aplicativos de mensagens e de reuniões virtuais. O TV Box tem a vantagem de ver tudo na tela grande da TV, mas sem gastar todas as suas economias para isso.

É importante esclarecer que a TV box precisa ser homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) porque existem alguns modelos utilizados para liberar sinal de operadoras por assinatura, o que é ilegal e caracteriza-se como crime de pirataria. 

Quais são as características do TV Box?

Da mesma forma que você escolhe um aparelho de celular, ao selecionar um TV box você precisa estar atento às funcionalidades que ele oferece. Por isso, veja qual a velocidade do processador e também a capacidade de armazenamento que ele possui. Isso será decisivo na hora de instalar os aplicativos.

A memória RAM é outro aspecto importante que não pode ser deixado de lado já que ela é responsável pela otimização ao rodar os aplicativos.

melhor tv box

O que for exibido na tela da televisão roda no próprio smart Box TV, como se fosse uma espécie de mini-computador. Por isso, não sobrecarrega o desempenho do televisor, que apenas “empresta” a tela como saída dos conteúdos que estão no aparelho de TV box.

Os atuais modelos de TV box estão equipados com ótimos processadores, com velocidade e memória suficientes para armazenar arquivos e aplicativos sem travar. Claro que os top de linha possuem maiores capacidades, mas é sempre bom lembrar que quanto melhores as especificações mais caro o produto fica. 

Qual é a configuração ideal do TV box?

Fique atento às especificações do TV box para garantir velocidade e qualidade de imagem:

  • Memória RAM de no mínimo 2GB, mas de preferência com 4GB de RAM;
  • Espaço de armazenamento interno ideal é a partir de 16 GB. Mas o melhor é escolher um aparelho que possua 32 GB, assim você certamente não vai se preocupar; 
  • Processador quad core de 2 GHz é a melhor opção;
  • Transmissão em full HD ou em 4K.

O valor do TV Box é bem menor que o de uma televisão smart, então vale a pena investir nesse aparelho se você tem um modelo mais antigo que ainda funciona bem.

Agora que você já sabe para que serve o TV box, vamos escolher qual o melhor TV box do mercado.

Qual o melhor TV Box entre as opções disponíveis para venda?

Nós analisamos as características dos produtos mais vendidos do mercado e trouxemos para você uma comparação entre os 5 melhores. O valor do TV box foi um dos itens levados em consideração, mas também observamos:

  • quantidade de avaliações dos clientes;
  • prós e contras apontados pelos consumidores;
  • velocidade do processador;
  • espaço de memória interna e de RAM.

Xiaomi Mi Box S 4K com Google Assistant Remoto Versão Internacional Oficial

O TV box Xiaomi é uma das opções mais confiáveis do mercado e utiliza tecnologia de ponta, por isso o preço também é um pouco mais salgado, mas ainda bem abaixo do valor de uma televisão smart. A empresa chinesa veio para ficar no Brasil e já conta inclusive com assistência técnica.

Este dispositivo é ligado à televisão por um cabo HDMI e consegue transmitir imagens em alta resolução, de até 4k. No entanto, você precisa lembrar que a TV também deve suportar esse tipo de conteúdo.

Este TV box está equipado com o sistema operacioal Android 8.1, que não é a última versão, mas roda a maioria dos aplicativos. Também é possível fazer pesquisa por voz e instalar a função de Chromecast.

Dessa forma, você terá acesso aos conteúdos disponibilizados pelos aplicativos mais populares de streaming. Além disso, esta opção vem com controle remoto fácil e intuitivo de usar, podendo inclusive instalar o Google Assistente para realizar os comandos por voz.

Prós

  • Imagens em alta resolução até 4k;
  • Processador rápido e o sistema operacional Android 8.1
  • Vem com controle remoto

Contras

  • Preço evelado
  • Não vem com manual de instruções

Ver na Amazon

Smart TV Box, Aquario STV-2000, Preto, Pequeno

O Smart TV Box Aquario é uma opção mais barata que também oferece a qualidade de transmissão de imagens em 4k. 

Ele possui ainda uma versão Android 7.1 Nougat customizado para TV e totalmente em português, que possibilita acesso a aplicativos de streaming, filmes, séries e muitas outras funções. A conexão com a internet pode ser feita por wi-fi, mas se você preferir, é só ligar o cabo direto.

Esse aparelho vem com controle remoto e é acoplado na TV por cabo HDMI. Mas não é só isso! Sabe aquela TV de tubo que iria para o museu? Agora pode ter outra utilidade porque esse dispositivo pode ser conectado inclusive nesses modelos bem antigos porque tem conexão RCA. 

Prós

  • O preço é acessível;
  • Imagens em resolução alta até 4k;
  • Este modelo pode ser instalado inclusive em televisões mais antigas
  • A conexão com a internet pode ser feita por cabo ou wi-fi.

Contras

  • Memória RAM de apenas 1GB;
  • Controle remoto é feito de um material frágil.

Ver na Amazon

Receptor De TV Via Internet Full Hd Elsys ETRI01 Smarty, Preto

O Elsys Smarty é uma versão brasileira de smart TV box, fabricada na zona franca de Manaus. Ele conecta-se à internet pelo wi-fi e transmite imagens em Full HD. O Smarty é o primeiro dispositivo de streaming do Brasil homologado pelo Netflix e pelo Google.

Por isso, os aplicativos Netflix, Globoplay, Prime Video e YouTube já vem instalados. Além desses, é possível baixar vários outros para AndroidTV 8.0 disponíveis na Google Play Store. 

Como em quase todos os modelos, o Smarty também tem a opção de comando por voz por meio do Google Assistente. Ele já vem com o Chromecast integrado, para espelhar na TV o que você está assistindo no celular. 

Se você quiser pode adquirir ainda joysticks e fones de ouvido que funcionam por Bluetooth. O processador é um Quad-Core AMlogic 805X e a memória RAM é de 1GB. Já a capacidade de armazenamento interno é de 8GB.

Prós

  • Produto brasileiro, produzido na Zona Franca de Manaus;
  • Já vem com os principais aplicativos de streaming instalados, como Netflix e Globoplay;
  • Opção de controle remoto por voz;
  • Já vem com Chromecast integrado,

Contras

  • Apenas 8GB de memória interna
  • A memória RAM é de 1GB
  • Não transmite imagens em 4K.

Ver na Amazon

SMART BOX ANDROID TV IZY PLAY

O SMART BOX ANDROID TV IZY PLAY é um aparelho produzido pela Intelbras, empresa consolidada no ramo de aparelhos telefônicos. Este dispositivo pode ser conectado a qualquer televisor que possua saída de vídeo HDMI ou A/V. Esse smart TV box vem com o Android TV 9.0 instalado.

Ele possui comando de voz por meio do Google Assistente, que permite fazer buscas e escolher o que assistir apenas falando o que você deseja. Mas se você preferir, também acompanha o controle remoto para navegar entre os aplicativos, que já vem com pilhas inclusas.

E você pode tirar todas as suas dúvidas no guia do usuário! É muito simples e rápido transformar o seu televisor tradicional em uma smart TV!

Prós

  • Vem com o sistema operacional Android 9.0 já instalado
  • Comando por voz por meio do Google Assistente;
  • Acompanha controle remoto;
  • Guia do usuário;

Contras

  • O preço é alto e fica próximo dos concorrentes, que possuem melhores configurações

Ver na Amazon

Roku Express – Streaming player Full HD

O Roku Express – Streaming player Full HD é mais uma opção de TV box, com uma interface fácil para o usuário utilizar. É só plugar o cabo HDMI de alta velocidade na sua televisão para ter o universo da internet em Full HD na tela da sua casa! 

O dispositivo é bem pequeno, podendo ser acomodado com facilidade próximo à televisão. Ele não é ligado na tomada e sim na própria TV pelo cabo USB que se encarrega de fazer a alimentação de energia.

O aparelho vem acompanhado de controle remoto e já tem atalhos para os canais de streaming daqui, como o Globoplay. Com design ergonômico, ele foi projetado para não escorregar da sua mão.

Você pode ainda baixar o App Roku no seu smartphone e transformá-lo em um controle remoto, utilizando o teclado virtual para fazer pesquisas. Existe uma outra funcionalidade que transfere o áudio da TV para o aparelho celular através do recurso audição privada.

São mais de 100.000 filmes e episódios de TV em mais de 5.000 canais de streaming que estarão à disposição com o uso desse smart box TV. 

Prós

  • Controle remoto anatômico
  • Aparelho compacto e discreto;
  • Dispositivo intuitivo, fácil de conectar na Tv pelo cabo HDMI e sair usando.

Contras

  • Este TV box não tem transmissão de imagens em 4k, apenas em Full HD;
  • O dispositivo não tem entradas USB para conectar pen drive ou HD externo.

Ver na Amazon

Conclusão Qual é o melhor TV Box do Mercado

O Roku Express – Streaming player Full HD está há pouco tempo no mercado brasileiro e já agradou quem adquiriu. Ele é o mais discreto de todos, não precisa ligar na tomada e possui um sistema operacional próprio. Além disso, tem um app que pode ser baixado no celular para complementar as funcionalidades do TV box.

O fato de não transmitir imagens em 4k não chega a ser um problema porque essa resolução só funciona em televisões que comportam esta tecnologia, e geralmente elas já são smart.

E o preço é certamente o que proporciona melhor custo-benefício entre todas as opções!

Agora é só esperar a chegada do seu TV box para turbinar a sua televisão comum, transformando-a em uma smart!

Leave a Comment