Qual o Melhor Relógio para Corrida para comprar em 2021

Um relógio para corrida pode ser um excelente aliado na prática de suas atividades físicas.

Isso porque, atualmente, os smartwatches – ou relógios inteligentes – são capazes de entregar informações importante sobre o treino, como o rendimento, calorias perdidas, batimentos cardíacos e muito mais!

Para que serve relógio de corrida?

Se você é atleta desde a última década, sabe o quanto é incômodo correr com uma cinta peitoral – a faixa peitoral que mede batimentos cardíacos.

Porém, atualmente, existem os relógios inteligentes que ficam no pulso e conseguem determinar com bastante precisão os batimentos cardíacos.

Com informações instantâneas sobre o trabalho do nosso coração, conseguimos avaliar nossa resistência aeróbica e rendimento, que é o foco de todos nós corredores.

Além disso, algumas outras informações podem ser bastante úteis para o nosso treino, como um GPS – para corrida ao ar livre -, cronômetro, timer, medição de gasto calórico e até oxímetro – que mede nossa condição pulmonar.

No geral, o relógio de corrida serve para:

  • Marcar batimentos cardíacos e delimitar estatísticas;
  • Apresentar dados durante o treino como distância, ritmo de volta, tempo, trajeto, etc;
  • Registrar informações para análise, como quilômetros corridos, metas de treinamento e desempenho.

O relógio para corrida é um aparelho indicado para qualquer corredor, principalmente para aqueles que têm dificuldade de perceber o seu nível de esforço e criar planos para aumentar sua performance.

Como funciona relógio para corrida?

Aparentemente funciona como um relógio digital normal, você consegue ver as horas, ter informações do clima, etc.

Porém, ele se diferencia ao poder configurar o aparelho para apresentar informações sobre sua saúde e condicionamento físico. Como assim?

O relógio inteligente voltado para esportes é equipado com sensores precisos que medem e registram dados importantes sobre sua saúde cardiovascular, como medição dos batimentos cardíacos e oxímetro.

Além de medir também passos dados, queima calórica, distância percorrida, velocidade, dentre outros.

Há modelos ainda mais avançados e tecnológicos que contam com altímetro barométrico – que mede a elevação de terrenos – e outros com softwares avançados que avaliam o metabolismo do corpo, nível de cansaço e tempo de recuperação muscular.

Quais funções um relógio de corrida deve ter?

No básico, é preciso que seu relógio tenha um medidor de batimentos cardíacos, pedômetro, GPS e medidor de gasto calórico.

É importante que o seu relógio consiga registrar a distância percorrida, o ritmo e o tempo.

Outro ponto importante que o seu relógio precisa ter é resistência a água e suor. Ninguém sabe quando pode chover em uma corrida ao ar livre e se o suor do dia-a-dia pode danificar o aparelho.

Benefícios de ter um relógio de corrida

Resumindo, contar com um relógio de corrida em seus treinos apresenta os seguintes benefícios:

  • Praticidade de uso: Embora apps de celular também contem com funcionalidades para esportes, transportar um celular em treinos é muito menos prático do que ter um relógio em pulso, não é mesmo?
  • Motivação: É muito mais motivador acompanhar sua evolução durante a corrida, cum ritmo maior, conseguir completar um trajeto maior, maior queima calórica, etc. do que não ter essas informações.
  • Definição de objetivos: Ter informações sobre corridas passadas e sobre o seu condicionamento físico permite que você crie objetivos para o seu treino e planos para derrubar obstáculos que você esteja enfrentando para melhorar sua performance.
  • Ferramentas indispensáveis para um corredor: Mesmo os modelos mais simples contam com recursos essenciais para um corredor, como um pacer virtual – que te avisa se você está dentro do ritmo estabelecido – e até configuração de treinos intervalados, que permite inserir distância, tempo de intervalo e aquecimento/desaquecimento.

Vale a pena comprar um relógio para corrida?

Sim. É fantástico poder tantas informações sobre os treinos em um aparelho tão compacto, prático e fácil de usar.

Ao experimentar, facilmente você se acostuma e percebe que é um item indispensável nas suas atividades físicas.

Como escolher o melhor relógio para corrida?

É importante ficar atento a alguns fatores na hora de comprar seu relógio para corrida, como:

  • Conforto: É fundamental que o relógio não seja apertado e pesado no seu pulso e que a pulseira não contribua para a transpiração ou cause alergias;
  • Usabilidade: É muito importante que o relógio seja intuitivo e fácil de usar, sem que você precise passar por vários menus antes de chegar nas configurações desejadas. O relógio também precisa ser facilmente personalizável;
  • Aplicativos e funções: As funções e apps presentes devem corresponder às suas necessidades. Não adianta ser um corredor ao ar livre e não ter um relógio com GPS/GLPS no qual você consegue ter informações sobre o seu trajeto, por exemplo;
  • Custo-benefício: Nem sempre o mais caro é o melhor. Verifique o preço e não tente comprar um relógio porque ele possui tecnologias e funções demais se você não precisar delas. Veja quanto está disposto a pagar e os modelos que possuem os recursos necessários para você;
  • Bateria: Os relógios inteligentes naturalmente consomem mais bateria. Por isso, prefira modelos com maior tempo de autonomia e durabilidade da bateria;
  • Compatibilidade: Se certifique de que o relógio é compatível com o sistema operacional do seu smartphone;
  • Tela: O tamanho da tela também importa. Não adianta ter informações e não conseguir vê-las em uma tela extremamente pequena. Você precisa conseguir enxergar bem as informações durante o exercício.
  • Selo do Inmetro: Isso garante a total segurança do produto durante o uso.

Critérios de compra: Quais o melhor relógio para corrida em 2021?

Para escolher os melhores relógios de corrida e montar o TOP 5 que você verá a seguir, utilizei os seguintes critérios: 

  • A busca pelo produto;
  • Preço do produto;
  • Pontuação do produto e quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por consumidores.

Confira a seguir o TOP 5 com os melhores relógios de corrida do Mercado!


Mi Band 5 – Versão Global

Xiaomi Mi Band 5

O Mi Band 5 é um relógio inteligente da Xiaomi mais básico para esportistas. Em relação Mi Band 4, sua versão anterior, ele traz um sensor de frequência cardíaca 50% mais preciso.

Além disso, traz também uma tela 20% maior, com 1.1”, com tecnologia super AMOLED. É possível enxergar bem as informações transmitidas na tela.

Ele conta com sensores de frequência cardíaca, pedômetro e barômetro ideal para esportistas e 11 modos de esporte diferentes.

Sua grande vantagem é que ele também rastreia o seu sono, condicionamento físico, ciclo menstrual e ainda emite lembretes sedentários.

Possui conectividade bluetooth com os sistemas operacionais Android e iOS. Também é à prova d’água.

Prós:

  • Design bonito e minimalista;
  • Fácil de usar;
  • Conectividade wi-fi e bluetooth;
  • Ótimo custo-benefício;
  • A bateria dura vários dias;
  • A prova d’água;
  • Design compacto, leve e anatômico;
  • 11 modos de esporte.

Contras:

  • Os sensores não são tão precisos

Relógio com GPS e Frequência Cardíaca no Pulso para Corrida M430, Polar

Relógio M430 Polar

O Relógio M430 da Polar é um dos mais caros da lista, porém um dos mais completos para corrida.

Isso por conta de seus inúmeros sensores e funções voltados para esportes. É um relógio muito tecnológico e que traz recursos realmente úteis. Como, por exemplo, sensor que mede passos, distância e altitude com seu GPS integrado.

Além de um software que faz teste de aptidão física que avalia seu nível fitness e determina seu condicionamento físico, em qualquer hora ou lugar. Com isso, ele traça também para você um programa de corrida individual e adaptável para os seus objetivos.

E mais! É possível acompanhar todos os seus dados e a evolução do seu desempenho na corrida.

Prós:

  • Mais de 100 perfis de esporte;
  • Status de recuperação: que indica o tempo de descanso necessário antes do próximo treino;
  • Função Sleep Plus: que monitora o seu sono;
  • Teste físico e plano de exercício;
  • Confortável.

Contras


Relogio Xiaomi Amazfit Bip Smartwatch, Android iOS

Xiaomi Amazfit Bip

O Relógio Xiaomi Amazfit Bip conta com alguns diferenciais a mais que o modelo da mesma marca Mi Ban 5.

Para começar ele vem com GPS e Glonass – um sistema de geolocalização -, no qual você pode acompanhar sua rota e trajetos pelo relógio e pelo app Mi Fit.

A tela também é um pouco maior, de 1,28” e a bateria também dura mais, podendo chegar até 1 semana, em média, com uso intenso.

Porém ainda é um modelo mais básico para corrida, com monitoramento apenas dos batimentos cardíacos, passos e monitoramento de sono.

É compatível com os sistemas operacionais Android e iOS com bluetooth 4.0, que oferece uma conexão mais rápida e estável.

Prós:

  • Ótimo custo-benefício;
  • A bateria dura vários dias;
  • A prova d`água com certificação IP68;
  • Design compacto, leve e anatômico;
  • Muito fácil de usar.

Contras:

  • Os sensores não são tão precisos;
  • Apenas 4 modos de esporte.

Forerunner 935 Smartwatch Para Corrida/Triathlon, Garmin, Preto/Cinza

Forerunner 935 smartwatch

O Forerunner 935 Smartwach é o modelo top de tinha para corredores que estão dispostos a investir uma boa quantia por um aparelho completíssimo.

Os seus benefícios podem ser sentidos principalmente para quem gosta de correr ao ar livre, fazer trilhas, triatlo ou montanhismo. Isso porque, além do GPS, esse aparelho tem sensores de navegação integrado, bússola de 3 eixos e altímetro barométrico.

Você consegue analisar seu desempenho de todas as formas, com o tempo de contato com o solo, o comprimento da passada, oscilação vertical e muito mais!

Além disso, o relógio ainda armazena suas informações para que você possa avaliar a efetividade do seu treino e seu progresso.

É um smartwatch premium para atletas que querem ajustar seu treinamento e recuperação e aumentar sua performance.

Prós:

  • Monitoramento de dinâmica de corridas e status de treino;
  • GPS muito preciso;
  • Personalização de treino e alertas;
  • Bateria dura muitos dias;
  • Compatibilidade com outros apps como stravas, zwift, etc.

Contras:

  • Resolução de tela ruim;
  • Demora bastante pra carregar;

Relógio Garmin Forerunner 45

Relógio Garmin Forerunner 45

O Relógio Garmin Forerunner 45 é uma versão mais básica do produto anterior e mais barata, sem deixar de ser excelente.

Ele também mede com precisão seus batimentos cardíacos e conta com GPS para monitorar a distância, seu ritmo, intervalos e muito mais e temporizador!

O produto oferece planos de treino personalizados e adaptativos gratuitos a partir dos dados coletado. Além disso, você pode utilizá-lo 24/7 para monitorar seus passos, calorias e até mesmo o sono.

Por fim, ele também conta com uma interface bem intuitiva com um botão permite as mãos suadas marcarem uma volta concluída na corrida ou pausar o temporizador.

Além de ser muito leve e confortável.

Prós:

  • GPS muito preciso;
  • Sistema de navegação com botões;
  • Bateria dura muitos dias;
  • Compatibilidade com outros apps como stravas, zwift, etc;
  • Visualização do display muito boa.

Contras:

  • Manual com poucas informações;
  • Bateria dura poucos dias;

Veredito: Qual o melhor relógio para corrida em 2021?

O meu preferido é o Relógio M430 da Polar porque ele tem um ótimo custo-benefício. Você tem recursos e funções nesse relógio que tem em outros modelos muito mais caros.

Você consegue monitorar detalhes da sua corrida com precisão, como sensor que mede passos, distância e altitudes com seu GPS integrado.

Ele é tão tecnológico que coleta os seus dados e faz um teste de aptidão física para direcionar um plano de corrida individual e adaptável para os seus objetivos.

Tudo isso + 100 perfis de esporte, status de recuperação e função sleep plus.

E o melhor de tudo que é possível acompanhar todo o seu progresso pelo relógio.


Leave a Comment