Confira qual a Melhor Placa de Vídeo para comprar em 2021?

Montar um computador é uma aventura – é necessário ir em busca de diferentes peças, de forma que tenha um ótimo desempenho. A placa de vídeo é uma delas.

É pensando nisso que nós pesquisamos e revisamos várias opções para encontrar a melhor placa de vídeo para você!

Por que escolher uma boa placa de vídeo para o seu computador?

A placa de vídeo se trata de uma peça que é colocada na placa-mãe. Ela controla as funcionalidades que são relacionadas com a exibição de imagens na tela do monitor para PC.

Ela pode ser adicionada num computador desktop ou num notebook – a grande maioria apresenta ao menos uma placa onboard ou integrada.

Sem ela, não há como as interfaces gráficas produzidas pelo software se tornarem uma imagem de qualidade no monitor.

Por isso, se você busca a peça certa para o melhor desempenho gráfico dos seus programas, é essencial ir atrás da melhor placa de vídeo!

“A placa de vídeo é a peça que permite o melhor desempenho gráfico do computador – dependendo do modelo que escolher.”

O que é placa de vídeo offboard e onboard?

No mercado, há dois tipos de placas de vídeo: a placa de vídeo onboard e a placa de vídeo offboard. A primeira, também chamada de integrada, é embutida na placa-mãe do computador.

Ela utiliza da memória do computador, o que pode tornar o seu sistema mais lento. É comumente usada para tarefas mais básicas, como leitura de e-mail, visualização de vídeos, arquivos de texto, entre outras.

Já a segunda não depende da placa-mãe e sua memória RAM, pois apresenta uma memória de vídeo. Conhecida como placa dedicada, ela não prejudica o desempenho do seu computador.

Por esse motivo que é a opção mais recomendada para quem busca trabalhar com edição de imagem/vídeo ou quer jogar os jogos da última geração.

A taxa de transferência da placa de vídeo para PC impacta na escolha?

Taxa de transferência se trata da capacidade da memória de vídeo em transferir dados por segundo (MB/s ou megabytes por segundo). Quanto maior é essa taxa, maior é a capacidade das placas de vídeo reproduzirem imagens em alta definição.

O cálculo para se descobrir essa taxa é número de bits x frequência da memória / 8. Os bits e a frequência são referentes ao barramento (via de comunicação) das placas de vídeo.

Ex: barramento de 64 bits com frequência de 66MHz. O resultado é uma taxa de 528MB/s

O clock e o overclock são elementos importantes para sua escolha?

Clock se trata da frequência de trabalho das placas de vídeo para PC, ou seja, a quantidade de ações que as placas de vídeo executam por segundo.

Sem um bom clock, o processamento pode ocorrer de maneira lenta, o que impacta no desempenho da taxa de transferência. Por isso que é ideal contar com um clock de ao menos 1300MHz.

E o que é o overclock? Este se trata do “modo turbo” que as placas de vídeo oferecem, onde o clock base é aumentado para melhor desempenho gráfico.

É importante que não baseie sua escolha no overclock, pois ele tem uso ocasional – usar por muito tempo pode danificar o hardware.

Não adianta saber as melhores placas de vídeo, é preciso saber se elas são compatíveis com o computador. É o que veremos a seguir.

O monitor para PC precisa ser compatível com a placa de vídeo?

Sim, o monitor precisa suportar a placa de vídeo, afinal, de que vale uma placa de alta performance num monitor de baixa resolução? Você deve considerar duas características para comprar uma placa:

  • Resolução: se a placa de vídeo for Full HD, é essencial que o monitor também seja Full HD, de forma a se ter melhor qualidade gráfica;
  • Taxa de atualização: o monitor precisa apresentar um período menor para atualizar as informações na tela. Quanto menor a taxa de atualização, maior é a fluidez da imagem.

Quais são as vantagens da placa de vídeo para PC?

  • Garante
  • Funciona independente da memória do processador, o que permite um uso sem prejudicar o desempenho do computador;
  • Permite a execução gráfica de jogos e trabalhos pesados, o que garante o uso de programas de edição e jogos da última geração;
  • Pode aumentar o desempenho se necessário, tendo a presença do overclock para maior processamento;
  • Apresenta sistema de refrigeração, o que permite que a potência da placa de vídeo não superaqueça a máquina.

Como escolher a melhor placa de vídeo?

Para escolher a melhor placa de vídeo, é necessário considerar estes critérios ao escolher uma placa de vídeo para comprar:

  • Capacidade da memória: a memória de vídeo define a textura das imagens no monitor. Quanto maior a resolução, maior deve ser a memória;
  • Frequência do processador de vídeo (GPU): quanto mais alto for o “clock”, maior é a estabilidade e velocidade do vídeo;
  • Tipo de memória: memória DDR5 e DDR6 são as mais recomendadas, por serem mais modernas;
  • Refrigeração: possuir um sistema de refrigeração é ideal para evitar o superaquecimento da placa;
  • Saída de vídeo: alguns dos conectores que as placas de vídeo precisam ter são o VGA, DVI, HDMI e Display Port!

Quais são as melhores placas de vídeo no mercado em 2021?

Para escolhermos a melhor placa de vídeo, consideramos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço das placas de vídeo;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira as melhores placas de vídeo!

Placa de vídeo Gigabyte GeForce GT730

Gigabyte Technology N730D5

Se você busca uma opção mais básica para jogos leves e atividades profissionais, uma boa escolha é a Placa de Vídeo Gigabyte GeForce GT730.

Ela apresenta o valor mais acessível entre as opções, o que é ótimo para quem busca rodar jogos e programas mais leves.

Além disso, apresenta três saídas: HDMI, DVI e VGA. Nisso, apresenta conexão com computadores antigos e novos.

Por não ser tão potente, apresenta um consumo de energia de 300W, o que gera menos consumo durante o uso.

Também apresenta um barramento com compatibilidade PCI-E 2.0, o que permite o encaixe certo na placa-mãe.

Porém, novamente, não se trata de uma placa potente, então peca na memória de 2GB (com memória DDR5) e no clock base de 902 MHz. Não é uma das melhores placas de vídeos em relação à resolução.

Prós:

  • Valor mais acessível;
  • Menor consumo de energia;
  • Apresenta conexão para computadores novos e antigos;
  • Barramento com compatibilidade com a maioria das placas-mãe.

Contras:

  • Menor memória;
  • Menor clock

Placa de Vídeo 4 GB GDDR5 Asus NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti Cerberus

Placa de Vídeo Asus NVIDIA GeForce GTX 1050

Se você busca uma placa resistente contra temperatura e impacto, uma boa é a Placa de Vídeo 4 GB Asus NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti Cerberus.

Ela é desenvolvida com tecnologia Auto-Extreme, que utiliza de materiais premium na fabricação da peça. Com isso, você recebe uma placa com componentes fortalecidos e overclock mais estabilizado.

Já a tecnologia SuperAlloy Power II traz componentes alloy mais confiáveis. Com isso, há aumento da performance, redução da perda de eficiência e melhora nos níveis térmicos, que são 50% mais refrigerados.

Aliás, é um destaque o seu Dual Fan Cooling, que proporciona 2x maior fluxo de ar contra o superaquecimento. Junto disso, traz uma ventoinha resistente à poeira, que conta com certificação IP5X.

Além disso, a GeForce GTX 1050 TI apresenta um overclocking mais intuitivo através do GPU Tweak II. Dessa forma, é mais simples para um leigo aumentar o desempenho da placa de vídeo 4GB.

Por fim, traz um Clock de 1455MHz no modo OC, o que permite um desempenho de overclock satisfatório para sua faixa de preço, além de manter mais de 60 FPS.

Prós:

  • Placa de vídeo boa e mais resistente;
  • Maior resistência ao acúmulo de poeira;
  • Sistema de refrigeração 2x maior;
  • Overclocking mais intuitivo;
  • Possui tecnologia G-Sync;
  • Uma das melhores placas de vídeo para leigos.

Contras:

  • Placa de vídeo intermediária em jogos de média/alta qualidade;
  • Pode apresentar aquecimento acima do comum.

Placa de Vídeo Asus GeForce GTX 1660 6GB DDR6

Placa de vídeo Asus Geforce GTX 1660

Se você busca um alto desempenho em overclock e com ótimo custo-benefício entre as placas de vídeo, uma boa opção é a Placa de Vídeo Asus GeForce GTX 1660 6GB DDR6.

Afinal, apresenta 1530MHz no modo base e 1845MHz no modo overclock. Com isso, é possível encontrar um desempenho acima da média.

Também traz memória GDDR6, que é ultrarrápida em relação aos tipos anteriores e apresenta mais de 50% de largura de banda de memória a mais.

Além disso, como é tradicional da marca Asus, possui resistência à poeira IP5X, o que garante menor risco de falhas no processamento.

E para melhor encaixe nos computadores modernos, a placa apresenta barramento PCI Express 3.0, com tecnologia OpenGL 4.6.

Por fim, traz saídas de vídeo DVI, HDMI e DisplayPort 1.4, o que permite o uso em diferentes tipos de monitores.

Prós

  • Ótimo desempenho no overclock;
  • Tipo de memória mais moderna;
  • Apresenta resistência à poeira;
  • Conta com barramento moderno;
  • Traz diferentes saídas de vídeo.

Contras

Placa de Vídeo Zotac Gaming GeForce RTX 3060 12GB GDDR6

7156DLyUsYL. AC SX569

Se você busca uma placa com maior memória de vídeo, uma boa opção e com um bom custo-benefício é a Placa de Vídeo Zotac Gaming GeForce RTX 3060 12GB GDDR6.

Para começar, apresenta uma memória de vídeo de 12GB, o que permite uma reprodução de imagem em resolução máxima.

Junto disso, apresenta memória GDDR6, o que garante uma reprodução de vídeo moderna e mais rápida.

Um grande destaque é a refrigeração IceStorm 2.0, que permite o controle ativo do ventilador. Dessa forma, é menor o risco de superaquecimento.

Em questão de saída de vídeo, traz 3 DisplayPort 1.4 e HDMI 2.1, além de estar pronto para até 4 monitores, sendo top de linha nesta característica.

Por fim, apresenta um boost clock de 1807MHz, o que possibilita um excelente desempenho para alguns jogos atuais e programas pesados.

Prós

  • Maior memória de vídeo;
  • Sistema de refrigeração mais eficiente;
  • Maior número de saídas de vídeo;
  • Tipo de memória de alta velocidade;
  • Compatibilidade com DirectX 12 Ultimate, Vulkan RT API e OpenGL 4.6!

Contras

  • Pode apresentar grande ruído.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660 6GB GDDR6 Gigabyte

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660

Se você busca um melhor desempenho para tarefas mais complexas, uma boa opção é a Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660 6GB GDDR6 Gigabyte.

Afinal, traz núcleos CUDA de 1408, o que permite a execução mais rápida de tarefas mais complexas.

Além disso, apresenta clock de 1785MHz, que pode ser aumentado para 1830MHz. Com isso, existe uma velocidade maior na reprodução de imagens na tela.

Quanto à memória, possui 6GB no tipo GDDR6, o que garante mais qualidade na reprodução de imagens.

Já em questão de refrigeração, possui sistema Windforce 2X, que traz ventoinhas de rotação alternada com o dobro de refrigeração.

Por fim, apresenta resolução máxima de 7680 x 4320, o que torna a placa de vídeo NVIDIA compatível com monitores de maior qualidade gráfica.

Prós:

  • Placa de vídeo boa com tarefas mais complexas;
  • Possui tecnologia G-Sync;
  • Excelente sistema de refrigeração;
  • Melhor resolução máxima para interface gráfica, sendo ótimo para jogos 1080p;
  • Ótimo desempenho com o clock.

Contras:

  • Pode apresentar bastante ruído.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 Ghost 4GB GDDR6

A Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 Ghost 4GB GDDR6 é desenvolvida com o desempenho gráfico inovador da premiada arquitetura NVIDIA Turing, uma potência para os games atuais mais populares, como GTA V e DOTA 2.

Oferece maior velocidade do que a geração anterior, além de ser mais silencioso, e com recursos gráficos avançados.

Tem um boost clock de 1590 MHz, e uma memória GDDR6 com 4GB. Cada placa é constituída com Auto-Extreme, que tem proteção traseira rígida que impossibilita a flexão do PCB.

Possui também ventiladores com lubrificantes de grau especial que são selados segundo os padrões IP5X.

Ele te permite capturar imagens e gravar vídeos ao vivo, possibilitando otimizar as configurações do seus games.

Prós

  • Placa de vídeo intermediária;
  • Boa performance e desempenho;
  • Possui tecnologia G-Sync;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Excelentes processamento gráfico.

Contras

  • Não tem porta DVI/VGA

PLACA DE VIDEO AMD RADEON RX 550 4GB GDDR5 128 BITS

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660

A Placa de Vídeo AMD RADEON RX 550 4GB GDDR5 é compacta e do tipo low profile, o que quer dizer que é compatível com quase todos os gabinetes, com um ótimo custo-benefício.

Com a AMD RADEON RX 550 é possível monitorar a energia de forma inteligente, com maiores velocidades e perfomances em seus jogos, utilizando a tecnologia AMD Powertune.

A AMD RADEON RX 550 possui o TrueAudio que funciona como um coprocessador dedicado a cálculos de efeitos avançados. É excelente para jogos como o Free Fire.

A AMD RADEON RX 550 renderiza no Adobe Photoshop 7x mais rápido que somente o CPU, e 19x mais rápido no Adobe Premiere Pro, ou seja, a melhor placa nesse quesito da lista.

Seu tipo de memória é GDDR5, com o máximo de tamanho de 4GB, e suporta resolução máxima de 4K. A AMD RADEON RX 550 pode ser conectada com HDMI e DVI, e possui uma interface de memória de 128 bits.

Para finalizar, a AMD RADEON RX 550 vem em caixas coloridas e com visual urbano, utilizando referências dos games e dos pixels.

Prós:

  • Low Profile
  • Clock de 1500 MHz
  • Integração com o processador Ryzen 5
  • Resolução 4K
  • Silenciosa
  • Ótimo custo-benefício

Contras:

  • Não acompanha Bracket.

Placa De Video Asus Geforce Rtx 3070 V2 Tuf Gaming 8gb Gddr6

61Gk5ZGUAvL. AC SL1500

A Placa de Vídeo Asus Geforce Rtx 3070 V2 Tuf Gaming 8gb Gddr6 tem um design reforçado, oferecendo um desempenho térmico de ponta, sendo uma ótima opção.

Possui 2x a taxa de transferência do FP32, maior eficiência de energia, e com o DLSS é possível ter o dobro do rendimento com dispersão estrutural e algoritmos de inteligência artificial avançados.

Suporta uma resolução de até 8K, o que é excelente para aumentar os desempenhos nos jogos e recursos de IA. Além disso, é possível fazer de forma fácil modelagem 3D.

Possui a tecnologia MaxContact que retira o calor da carcaça e transfere para a matriz do dissipador de calor.

Seu tipo de memória é GDDR5 com o tamanho de 8GB. Tem uma interface de memória de 256 bits. Traz um Clock de 1845MHz no modo OC, e 1815MHz no modo de jogos.

Prós

  • Melhor controle térmico
  • Durabilidade e desempenho maior
  • Resolução 8K
  • Boa performance
  • HDMI 2.1

Contras

PNY Placa gráfica Blower GeForce RTX 2080 Super 8GB

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660

A Placa de Vídeo PNY Placa gráfica Blower GeForce RTX 2080 Super 8GB oferece um alto nível de realismo, sendo uma ótima solução para iluminação, reflexos e sombras realistas.

Esta placa é compatível com vários sistemas, e também está incluso saídas DVI, HDMI e DisplayPort (x3) para ter uma conectividade expandida.

Tem uma memória GDDR6 com 8 GB de tamanho, e excelentes núcleos de processamento para criar um visual bem realista.

O Clock da RTX 2080 tem uma velocidade de 1815 MHz e um relógio de núcleo de 1650MHz, com um bom desempenho nos jogos mais exigentes, como league of legends.

Ela suporta Ray Tracing, que é uma forma de renderização de luz. Suporta imagens 3D, se tiver uma tela com essa configuração e óculos.

Prós:

  • Ótimos processamento gráfico
  • Excelente desempenho
  • Ray tracing
  • Ótimo custo-benefício

Contras:

  • Pode ser barulhenta

Placa de Vídeo Nvidia GeForce RTX 3090 Phoenix 24GB GRRD6X

61XcsHwyMoS. AC SL1280

A Placa de Vídeo Nvidia GeForce RTX 3090 Phoenix 24GB GRRD6X possui um design exclusivo e avançado .

A lâmina da ventoinha é reforçada, aumentando a estabilidade da sua rotação. Possui rolamento de esferas, o que diminui a vibração da ventoinha e aumenta a vida útil do produto.

Com a iluminação ARGB, é possível personalizar cada cor de LED. Suporta uma resolução de até 8K, possibilitando a gravação de vídeos neste formato, jogar ou capturar imagens.

A renderização é excelente na Nvidia GeForce RTX 3090, com a junção de Ray Tracing , VR e IA. Possui sáidas dos tipo DisplayPort, DVI e HDMI.

O tipo de memória da Nvidia GeForce RTX 3090 é GRRD6X, e seu tamanho é de 24 GB, uma das maiores entre as placas de vídeo.

Prós

  • Excelente para renderização de imagens 3D
  • Top de linha em relação à memória
  • Resolução de até 8K
  • Possui tecnologia G-Sync
  • Boa performance

Contras

ASUS Placa de vídeo GeForce RTX 2060 Overclocked 6G GDDR6

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660

A ASUS Placa de vídeo GeForce RTX 2060 Overclocked 6G GDDR6 combina desempenho e simplicidade, consegue rodar jogos como DOOM Eternal.

Possui saídas dos tipos DisplayPort, DVI e HDMI, sendo uma das melhores placas de vídeo para suportar monitores. É excelente para edição e renderização, suportando Ray Tracing e DLSS.

Os ventiladores da GeForce RTX 2060 são resistentes à poeira, e operam em níveis de 0dB quando a temperatura fica abaixo de 55ºC.

A memória dessa placa é do tipo GDDR6 com 6GB. E a RTX 2060 com o GPU Tweak II é possível ajustar o desempenho e outras configurações, desfrutando ao máximo sua placa de vídeo.

Prós:

  • Excelente refrigeração
  • Boa renderização de imagens e vídeos
  • Suporta até 4 monitores
  • Ótimo custo-benefício

Contras:

Placa de Vídeo GeForce GT 1030, 2GB

71TKM8Yc89L. AC SL1328

A Placa de Vídeo GeForce GT 1030 é uma das poucas placas de vídeo que possui um design de baixo perfil com um slot e um cartão de 150mm. Isso facilita na economia de espaço para caber em um sistema menor ou mais fino.

Tem saídas em HDMI e DVI-D, além de suportar uma resolução de até 4K, pe consegue rodar jogos. Ela é composta por componentes muito duráveis, que ajuda no bom desempenho e na vida útil do produto.

Mesmo sem conhecimento de overclocking, é possível configurar a placa para atender os requisitos desejados, clicando somente uma vez para abrir o software, tornando uma das melhores placas de vídeo em relação à facilidade de configuração.

A GT 1030 possui uma memória de 2GB, que é relativamente menor do que as placas da lista, sendo do tipo GDDR5. E a velocidade do clock é de 6008 MHz.

Prós

  • Design baixo
  • Roda a maior parte dos jogos
  • Ótimo custo-benefício
  • Bom dissipador de calor
  • Resolução 4K

Contras

PLACA DE VIDEO NVIDIA GEFORCE GTX 1660 SUPER OC GDDR6 6GB 192 BITS

71b0LOOaIjL. AC SL1200

A Placa de Vídeo NVIDIA GEFORCE GTX 1660 SUPER é até 20% mais rápida que a GTX 1660 original, ou seja, o modelo anterior.

Suporta saídas como DisplayPort, DVI e HDMI. Possui memória GDDR6, com 6GB de tamanho, e seu clock de base é de 1530 MHz.

Seus coolers possuem rolamentos duplos em esferas, o que aumenta sua durabilidade, que pode chegar a 12 anos. Além de ter uma excelente refrigeração, mantendo ela fria por bastante tempo.

Possui a tecnologia NVIDIA Ansel que possibilita tirar fotos dos games com excelente qualidade.

A GTX 1660 SUPER possibilita uma experiência em realidade virtual, melhorando o desempenho e a renderização, caso necessário.

Prós

  • Silenciosa
  • NVIDIA Ansel
  • Ray Tracing
  • Possui tecnologia G-Sync
  • Interface de memória de 192 bits

Contras

GPU AMD RX6800XT 16GB GDDR6

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660

A Placa de Vídeo GPU AMD RX6800XT 16GB GDDR6 é alimentado pelo RDNA 2 e tem um excelente desempenho para rodar games, por isso vale a pena.

Possui resolução de 4K em alto nível. Sua memória é do tipo GDDR6, e com 16GB. Abre o overclocking em apenas um clique para personalizar suas configurações.

Possui a tecnologia Radeon Anti Lag que diminui a quantidade de falhas e tremulações, e a AMD Smart Acess Memory que com os processadores como o Ryzen 5 aproveitam todo o potencial de memória.

Possui conectividade com DisplayPort, HDMI e USB Type-C, e a sua frequência de boost é de 2250 MHz.

Prós:

  • Excelente desempenho para jogos
  • Resolução 4K
  • Ótima memória

Contras:

Veredito: qual é a melhor placa de vídeo?

Apesar de ser superada em muitos quesitos, a Placa de Vídeo Asus GeForce GTX 1660 6GB DDR6 é minha favorita pelo custo-benefício.

Ela apresenta uma memória de vídeo 6GB, sendo superada apenas pela placa da Zotac Gaming. Em questão de tipo, traz memória GDDR6, sendo equiparada a esse último e à placa de vídeo NVIDIA.

Seu destaque é a taxa de clock, que quando em overclock é uma das maiores, sendo top de linha. Junto disso, apresenta um software intuitivo para aumento do processamento gráfico tornando-se a melhor placa de vídeo da lista.

Em questão de resistência, tem maior força contra impactos e poeira acumulada no equipamento, sendo uma das melhores placas de vídeo nesse quesito. Aliás, apresenta certificação IP5X!

Além disso, apresenta um sistema de refrigeração confiável, apesar de pior em relação às outras placas de vídeo da marca.

Dessa forma, mesmo que não seja a placa de vídeo ideal em termos de potência, é a que melhor placa de vídeo para comprar em 2021, que equilibra preço e qualidade!


Deixe um comentário