Top 5: A melhor Panela de Cerâmica

Se você procura panelas que garantam refeições mais saudáveis, certamente já ouviu sobre os benefícios da cerâmica. Recipientes revestidos ou com 100% desse material não liberam metais pesados nos alimentos, têm um design atraente e são muito práticos para o dia a dia!

Para te ajudar na escolha da panela ideal, montamos um guia completo com as principais vantagens das panelas de cerâmica e descobrimos a melhor panela de cerâmica do mercado. Confira!

O que devo saber para escolher a melhor panela de cerâmica

Ao decidir comprar um conjunto de panelas de cerâmica, você vai se deparar com diversas opções. Essa variedade inclui diferentes tamanhos, tipos de cabos e tampas, sem falar nos preços. Além disso, elas podem ser apenas revestidas de cerâmica ou feitas totalmente com esse material. 

Vou falar um pouco sobre cada uma dessas características e te ajudar a escolher o conjunto ideal para a sua cozinha!

Panela 100% cerâmica ou apenas revestida: qual devo escolher?

A primeira dúvida que você pode ter ao escolher seu conjunto de panelas é se ele deve ser 100% cerâmica refratária ou apenas revestido desse material.

No primeiro caso, apenas a tampa e os cabos não são de cerâmica. As vantagens desse tipo incluem a retenção do calor por mais tempo, a durabilidade e a certeza de ter um produto atóxico. Ou seja, você vai ter mais qualidade em sua alimentação. Por outro lado, essas panelas são mais caras.

panela de cerâmica boa

Já no caso dos conjuntos que são apenas revestidos de cerâmica na parte interna e/ou externa, outros materiais são usados em sua composição. Isso faz com que o alimento esfrie mais rápido, além de existir a possibilidade de algum material ser liberado na comida. O preço, porém, é mais baixo.

Apesar dessas diferenças, os dois tipos proporcionam um aquecimento rápido. Eles não acumulam muitos resíduos e são fáceis de limpar!

Escolha um conjunto com a quantidade ideal de peças

Cada conjunto de panelas de cerâmica pode ter uma quantidade de peças diferentes. Isso pode dificultar sua escolha.

Para resolver isso, leve em conta o uso que você vai fazer e o tamanho de sua família. Se você mora sozinho ou com apenas mais uma pessoa, um conjunto grande talvez seja desnecessário. Outro aspecto importante é a frequência com que você cozinha e a variedade de pratos que costuma fazer.

Quem mora sozinho ou quer só experimentar, pode escolher um recipiente individual.

Quais são as vantagens de ter panelas mais leves?

Como falamos anteriormente, as panelas de cerâmica estão divididas entre as feitas 100% desse material ou apenas revestidas dele. E isso vai influenciar diretamente no seu peso.

Apesar das vantagens das panelas feitas exclusivamente de cerâmica, elas vão ser mais pesadas. Um conjunto com 5 itens vai ter entre 6 e 10 kg. O que pode ser negativo para alguns na hora de manusear e limpar. O lado bom é que você acaba se exercitando um pouco na cozinha!

Se você procura ou prefere panelas mais leves, opte por conjuntos menores ou apenas revestidos de cerâmica. 

Posso usar as panelas de cerâmica em qualquer fogão e colocá-las no lava-louças?

Se praticidade é a sua praia, escolha panelas que podem ser usadas em qualquer tipo de fogão e até mesmo limpas diretamente no lava-louças. Mas nem todos os conjuntos de cerâmica permitem isso. 

Cale lembrar de um detalhe importante: mesmo sendo ótimas para fornos convencionais, fogões à lenha ou micro-ondas, as panelas 100% cerâmica não funcionam no cooktop por indução. A única exceção é se ela tiver uma camada de tinta de indução, como é o caso da linha Electrolux Infinite Amplicook.

Tampas de vidro permitem acompanhar o cozimento

Preparar seu prato preferido pode ser bem mais prazeroso se você puder acompanhar tudo de perto. Por isso, tampas de vidro podem ser uma boa opção. Além de eliminar o trabalho de abrir a panela várias vezes durante o preparo do alimento. 

Mas isso não quer dizer que as tampas de cerâmica devam ser evitadas. Se você prefere algo mais resistente e que possa ir direto ao forno, essa pode ser uma boa escolha. 

O cabo certo vai dar mais firmeza ao manusear a panela

Outra diferença está nos cabos, que podem ser de diversos tipos e tamanhos. Alguns são retangulares e têm um furo no meio, facilitando o manuseio. Outros são arredondados, exigindo um pouco mais de atenção para não derrubar a panela e espalhar seu almoço no chão da cozinha.

Mesmo demorando para esquentar, alguns cabos podem aquecer se expostos a altas temperaturas por muito tempo. Nesse caso, você pode usar luvas ou pegadores, que podem ser de silicone ou outro material isolante térmico.

Verifique a qualidade das panelas

Um último detalhe importante é verificar a qualidade comprovada do produto. Dê preferência às panelas que tenham o Selo Inmetro e muitas boas avaliações de usuários.

TOP 5 MELHOR PANELA DE CERÂMICA

Brinox Life Smart

O mais acessível de nossa avaliação, esse jogo de 7 peças da marca Brinox conta com duas panelas, duas caçarolas, uma frigideira, um grill e um fervedor. É um conjunto completo e com a vantagem de ter peças diferenciadas.

Todos os itens são feitos de alumínio e revestidos de cerâmica antiaderente. Diferentemente de outros modelos revestidos, nesse caso a cerâmica é aplicada apenas no interior.

No exterior, o design é arredondado e a pintura é siliconada. Além do vermelho, o conjunto está disponível em azul e amarelo. 

Os cabos e as alças são feitos em baquelite e têm um revestimento soft touch, o que os torna macios e faz com que esquentem menos durante o uso. Com tampas de vidro temperado, esse conjunto é indicado para todos os tipos de fogão, exceto cooktops por indução magnética.

O valor abaixo da média desse produto é um aspecto atraente. Mas isso indica uma qualidade inferior aos concorrentes. Prova disso é a espessura de 2 mm, menor que outras panelas e frigideiras com revestimento cerâmico. 

PRÓS:

  • Preço mais baixo
  • Tampa de vidro temperado
  • Conjunto com mais peças
  • Inclui leiteira e grill
  • Cores variadas

CONTRAS:

  • Não pode ir direto no lava-louças
  • Pintura não é resistente
  • Alimentos grudam
  • Espessura de apenas 2 mm

Brinox Life Smart Plus

Se você procura um conjunto maior, o jogo Life Smart Plus, da Brinox, pode ser uma ótima opção para a sua cozinha! 

Disponível nas cores vanilla e vermelha, ele vem com oito peças, incluindo panelas, caçarolas, frigideiras, grill e leiteira (ou fervedor). Essa é a quantidade ideal para famílias grandes, aumentando as opções de preparo dos mais variados pratos.

Esse conjunto conta com o antiaderente Pro Ceramic Premium. É mais resistente, exige menos óleo ao cozinhar e torna mais difícil os alimentos grudarem. 

O mais importante, porém, é o benefício para a saúde. Pois essa tecnologia impede que metais pesados ou outros elementos químicos sejam transferidos para a comida. 

Outros pontos positivos são o material dos cabos e alças, que não esquentam e têm um toque macio. E as tampas de vidro temperado com saída de vapor.

Por outro lado, a espessura das peças é de 2,5 mm, inferior a alguns concorrentes. Além disso, por não serem 100% cerâmica, elas exigem cuidados adicionais, como evitar espátulas de metal, que poderiam danificar a sua superfície antiaderente. 

PRÓS

  • Conjunto de 8 peças
  • Tampas de vidro temperado
  • Alças em baquelite com revestimento soft touch
  • Design moderno

CONTRAS:

  • Não aceitam espátulas de metal
  • Não podem ser lavadas na lava-louças
  • Espessura de apenas 2,5 mm

Brinox Life Optima Cerâmica

Com uma das linhas mais completas do mercado, a Brinox aparece novamente em nossa lista com o conjunto Ceramic Life Optima. Esse produto tem 5 peças e um design mais robusto. O que é ótimo para o dia a dia de quem gosta de cozinhar.

As panelas contam com a nova geração de antiaderente cerâmico Pro Ceramic Premium. Ele torna-as mais resistentes, exige menos óleo e ainda facilitam a limpeza! 

As tampas de vidro temperado com saída de vapor permitem que você acompanhe o preparo da sua receita favorita. Os cabos também foram pensados para proporcionar mais conforto ao manuseio, pois têm um revestimento macio e esquentam menos durante o uso.

Por serem de alumínio e apenas revestidas de cerâmica, elas precisam ser lavadas à mão e não podem ser colocadas no lava-louças. Além disso, nada de colocar direto no forno, no micro-ondas ou no fogão por indução.

PRÓS:

  • Estrutura reforçada, com 4,5 mm de espessura
  • Antiaderente cerâmico 
  • Tampas de vidro temperado com saída de vapor
  • Cabos com revestimento macio e que não esquentam

CONTRAS:

  • Não podem ser levadas direto ao forno ou micro-ondas
  • Não podem ser colocadas no lava-louças
  • Pintura externa descasca com o tempo

Ceraflame Duo+

O conjunto mais caro de nossa avaliação, Ceraflame Duo+, tem o diferencial de ser 100% cerâmica. Isso traz diversas vantagens.

Você pode levar as panelas e a frigideira ao micro-ondas, forno convencional ou fogão a lenha. E depois direto à geladeira ou freezer, sem o risco de choques térmicos. Objetos de metal podem ser usados sem medo, até mesmo para cortar alimentos sobre as peças.

É fácil de limpar, tanto na pia como no lava-louças. E o mais importante é que seu material é atóxico, eliminando qualquer risco de contaminação. 

As tampas de cerâmica desse conjunto permitem um cozimento mais rápido e uniforme. Você ainda pode finalizar o preparo dentro do forno. Com seu design atraente e diversas cores disponíveis (cobre, grafite, chocolate, preto, vermelho pomodoro e rose gold), essa é uma ótima opção para decorar a mesa.

PRÓS

Panelas 100% cerâmica, incluindo as tampas

  • Livre de choques térmicos
  • Podem ser lavadas no lava-louças
  • Disponível em diversas cores

CONTRAS

  • Menos peças que conjuntos concorrentes
  • Preço elevado

Premiere Joy Ceraflame

A Ceraflame é uma das marcas mais conhecidas. E se você procura um ótimo custo-benefício sem abrir mão de uma marca respeitada, o conjunto de 5 peças Premiere Joy pode ser uma ótima opção para você!

Por serem 100% cerâmica, aquecem rapidamente e mantêm o calor por um bom tempo após o fogo ser desligado. Além disso, podem ser levadas do congelador direto para o forno ou micro-ondas. Eu acho ótimo fazer isso sem me preocupar com o risco de um choque térmico. 

O design atraente faz desse jogo uma ótima peça para receber convidados

No dia a dia, esse jogo da Ceraflame também se mostra prático. As panelas podem ir direto na lava-louças. Mas se quiser lavar à mão, poderá usar qualquer tipo de esponja (sintética ou metálica) e produto para limpeza sem qualquer preocupação com riscos ou danos.

Apesar de ser muito elogiada, existem reclamações sobre os cabos, que esquentam e podem queimar as mãos. E também sobre o risco de os alimentos grudarem no fundo das panelas. 

PRÓS:

  • Excelente custo-benefício
  • Aquecimento rápido e ótima retenção de calor
  • Design atraente
  • Fáceis de lavar, inclusive no lava-louças
  • Não riscam
  • Não trincam com choques térmicos
  • Podem ir no micro-ondas 

CONTRAS:

  • Cabos aquecem rápido e são um pouco escorregadios
  • Alimentos podem grudar no fundo

Conclusão: Qual é a melhor panela de cerâmica?

A melhor panela de cerâmica em nossa avaliação é o Premiere Joy, da Ceraflame. Esse produto 100% cerâmica é atóxico e garante mais qualidade na alimentação da sua família. 

Elas aquecem rapidamente e mantêm o calor por mais tempo, o que permite usá-las à mesa, mantendo a comida quentinha até o final da refeição. Se sobrar comida, elas podem ir direto para a geladeira e depois de volta para o fogão ou micro-ondas, sem o risco de trincar por choque térmico. 

Além disso, suas 5 peças com design atraente permitem cozinhar os mais diversos tipos de pratos. Dão um toque de beleza à mesa, têm ótima qualidade e tudo isso com um preço muito convidativo.

Espero que essas dicas o ajudem a preparar refeições saudáveis e deliciosas para a sua família!

Leave a Comment