Qual é o Melhor Monitor Curvo para comprar em 2021?

Com a realidade do home office, diversos profissionais tiveram que se adaptar a novas rotinas que também exigiram a atualização de tecnologias. 

Parte delas está relacionada ao uso de notebooks e computadores de mesa, sendo este último o mais importante para web designers, editores e montadores de vídeo e até mesmo profissionais de TI. 

Se você está procurando um monitor curvo e não sabe por onde começar, confira o melhor monitor curvo em 2021 e + 5 opções que revisamos e separamos para te ajudar na escolha!

O que é monitor curvo? 

O monitor curvo é a melhor opção para quem deseja qualidade de imagem e obter o que há de melhor na realidade tridimensional. Ideal para quem quer ter experiências incríveis em seus games ou maior conforto no trabalho.

O monitor curvo costuma ser uma tela mais fina e curvada para dentro, ou seja, em um formato côncavo. Seu formato padrão oferece uma visão panorâmica, o mesmo conceito utilizado para as telas de cinema de última geração. 

Esse tipo de modelo é o grande responsável pela boa experiência do usuário, que acaba ampliando seu campo de visão e focando mais ainda no conteúdo mostrado em tela. 

Vantagens do monitor curvo

Por se diferenciar das telas mais comuns, o monitor curvo se destaca pela sua capacidade de imersão, principal benefício para quem deseja utilizar o computador para jogos ou para trabalhos com edições de vídeo, por exemplo. 

Isso faz com que o usuário fique mais relaxado frente à tela, melhorando as suas relações de trabalho e podendo até mesmo ser mais produtivo. Além disso, um monitor curvo garante benefícios como:

  • Qualidade de imagem: O monitor curvo oferece uma experiência realista ao usuário, cores vibrantes e reluzentes que dão uma maior projeção ao que está sendo exibido na tela, além de oferecer uma prévia melhor sobre os trabalhos que estão sendo desempenhados. 
  • Realidade tridimensional: Aproveitando a capacidade do olho humano de enxergar uma realidade tridimensional, o monitor curvo foca na atenção das tarefas que estão sendo desempenhadas, até mesmo nos momentos de lazer. 
  • Melhora no direcionamento de luz para a visão do usuário: Com a utilização do monitor curvo, a peça consegue ampliar o campo de visão para o usuário, melhorando o direcionamento de luz, poupando o cansaço e contribuindo para uma imersão única no conteúdo em tela. 
  • Maior economia de energia: O segredo para tanta economia está novamente ligado à sua curvatura. As bordas côncavas acabam evitando que o monitor tenha que competir com a luz do resto do ambiente, como acontece com a tela convencional. 

Desvantagens do monitor curvo

Apesar das grandes facilidades e benefícios em adquirir um monitor curvo, seu preço elevado pode ser um fator negativo no momento da compra.

Além disso, para quem está acostumado a dividir tela com uma outra pessoa em casa, o monitor curvo pode ser bastante desconfortante, impedindo a boa visão da tela pelo ângulo dessa segunda pessoa.

Diferenças entre monitor curvo e monitor plano

O monitor plano é o mais tradicional do mercado e oferece boa qualidade de som, imagem e ajustes para o seu melhor uso. Apesar dos benefícios e atualizações, a tela plana acaba deixado de conter certas particularidades.

Seu tempo de resposta e atualização é mais lento e isso faz com que gamers e designers tenham uma maior dificuldade para manejar os conteúdos do dia a dia.

Já no caso do monitor curvo, a peça garante uma excelente capacidade de resposta e atualização, podendo chegar até 240Hz, deixando o movimento dos jogos bem mais naturais e facilitando o trabalho do designer que precisa utilizar um bom espaço para finalizar os trabalhos.

No entanto, em comparação de preços no mercado, o monitor plano oferece um melhor custo-benefício do que o curvo, podendo ser mais indicado para quem não precisa utilizar suas capacidades extras.

Qual é a melhor forma de utilizar um monitor curvo?

Embora o monitor curvo seja indicado para todos os tipos de uso, alguns em especial podem combinar mais com essa compra. Entre eles, destacamos aqueles que utilizam PC gamer ou que trabalham com profissões que exigem montagens de vídeos e web design. 

Enquanto para o lado do profissional videomaker o monitor curvo é capaz de dar amplitude e qualidade ao trabalho, para o gamer, a grande vantagem é ter uma tela compatível com a qualidade dos gráficos presente nos jogos, ampliando ainda mais sua experiência durante uma partida. 

Como escolher o melhor monitor curvo em 2021?

O mercado de tecnologia cada vez mais nos oferece mais opções e ficamos sem saber o que realmente precisamos considerar no momento da escolha de um monitor curvo. Se você está passando por essa dificuldade atualmente, separamos 5 critérios de compra que devem ser levados em consideração. São eles:

  • Tamanho: Quanto maior a tela, maior será a sua experiência e imersão. Sendo assim, o ideal é que você comece a procurar por um monitor curvo a partir de 24 polegadas.
  • Resolução: A qualidade de reprodução também deve acompanhar o tamanho da sua tela. Por isso, os melhores monitores curvos disponíveis no mercado contam com uma resolução Full HD (1920×1080), sendo capaz de definir nitidez, brilho e qualidade à imagem em tela. 
  • Entradas de Conexão: Ao pesquisar por uma tela nova, é importante analisar se a mesma possui entradas HDMI, USB e VGA.
  • Curvatura: Curvaturas com raio muito pequeno podem não fazer tanta diferença para um monitor de tela plana. Se for muito grande, pode atrapalhar a resolução das imagens que estarão sendo exibidas. Sendo assim, o ideal é que a curvatura seja de 1800 R, disponível nas melhores marcas do mercado.
  • Base do monitor: A base precisa ser resistente, fácil de regular e ergométrica para evitar lesões na coluna e se adaptar mais fácil a uma altura e ângulo confortáveis para o seu uso.
  • Selo do Inmetro: Para garantir total segurança no uso do produto e que seu monitor é original e passou por todos os testes elétricos e de durabilidade, é importante que ele tenha o selo do Inmetro.

Critérios de compra: o que avaliamos ao compor nosso TOP 5

Para escolhermos o melhor monitor curvo, consideramos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço do monitor;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Qualidade e diferenciais do produto;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira a nossa seleção com os melhores monitores curvos do Mercado!

Monitor Curvo Full HD LG Ultrawide 25”

Monitor LG Gamer Ultrawide 25"

O monitor curvo LG é ideal para quem busca uma maior experiência na hora de realizar partidas dos diferentes jogos online. 

Ele é o um monitor curvo ultrawide com resposta de 1ms, o que permite com que a usabilidade seja completa com a imersão de cores reais com a tecnologia IPS.

Com o recurso 1ms motion blur reduction, os jogadores conseguem manter seus movimentos mais fluídos sem borrão e perdas de qualidade. 

A tela de 25 polegadas possui curva IPS Full HD com resolução 2560 x 1080.

Prós:

  • Excelente custo-benefício;
  • Desempenho otimizado;
  • Acompanha fonte externa.

Contras:

  • Sem conexão DisplayPort;
  • Sem alto-falantes integrados;
  • Pode apresentar arranhões na primeira limpeza.

Monitor Curvo Samsung Full HD 27”

Monitor 27" Led Samsung - Full Hd - Hdmi - Curvo

O monitor curvo Samsung é um dos melhores do mercado na atualidade. Disponibilizando 27 polegadas, a tela causa a imersão mais indicada para o momento de jogos, filmes e trabalhos diversos na frente do computador.

Com uma resolução de 1920 x 1080, o monitor curvo Samsung melhora a experiência Full HD e consegue bater de frente com modelos 4K e Ultra HD, trazendo menos perda de de luz e cores mais escuras, fortes e uniformes em qualquer ângulo de visão, com uma frequência de 60Hz.

Ideal para quem precisa de espaço na tela para fazer suas tarefas no dia a dia e trabalha com edições gráficas ou para quem deseja uma experiência única com jogos, podendo ainda contar com saídas para HDMI, USB e DisplayPort.

Prós:

  • Painel LED;
  • Boa taxa de atualização;
  • Cobertura de cores;
  • Possui DisplayPort.

Contras:

  • Muito Leve;
  • Sem conexão simplificada com sistema MacOS.

Monitor Gamer AOC Agon 32″ Curvo 165Hz 

 Monitor Gamer AOC Agon 32" Curvo

O monitor curvo AOC foi elaborado pensando nos gamers que buscam qualidade, conforto e praticidade para os momentos das partidas com amplo ângulo de visão e comando em tempo real.

Com taxa de atualização de 165Hz, os movimentos no jogo se tornam bem mais fluidos. Com o tempo de resposta do 1ms atualizado, alguns desses movimentos se tornam até mesmo instantâneos. 

Além disso, conta com painel VA, que oferece mais brilho e contraste mesmo em cenas com pouca iluminação, para que você consiga enxergar bem elementos nos jogos.

A curvatura do monitor é de 1800R, ideal para que você não perca o que está sendo exibido e sua visão seja bem mais imersiva.

Possuindo saídas HDMI e DisplayPort, o monitor curvo AOC ainda oferece uma variedade de entretenimento com qualidade de som e imagem. 

Prós

  • Painel VA;
  • Retroiluminação;
  • Modo Mira para games de tiro;
  • FreeSync;
  • Boas opções de conexão.

Contras

  • Necessidade de caixas de som;

Monitor Curvo Dell Full HD de 27″

 Monitor Gamer Curvo Full HD 27" LED Dell

Com uma tela de 27 polegadas e maior curvatura para melhorar sua visão, o monitor curvo Dell é um produto top de linha ideal para quem busca praticidade no trabalho. 

O aspecto ratio é de 21:9, o que faz com que ele se torne uma excelente opção para os editores de vídeo e também conta com caixas acústicas embutidas de 9W. Além disso, é possível obter saídas HDMI que facilitam a inclusão de outros equipamentos eletrônicos. 

Para gamers, ele também oferece excelentes vantagens, como as tecnologias NVIDIA G-SYNC e tecnologia AMD FreeSync Premium, que auxiliam em uma jogabilidade perfeita, evitando que haja oscilações ou distorções nas partidas, principalmente nas cenas mais ativas, com mais elementos.

A taxa de atualização de 144 Hz e taxa de resposta de 1m também tornam os movimentos muito mais fluidos durante as partidas.

Prós

  • Alta resolução;
  • Taxa de atualização de 144Hz;
  • Baixo consumo de energia;
  • Alto-falantes duplos de 9W integrados;
  • Recurso ComfortView, que reduz a emissão nociva de luz azul.

Contras

  • Sem cabo para DisplayPort.

Monitor Curvo Gamer Predator, Acer Nitro, LCD 23.6″ Full HD

Monitor Gamer Acer Nitro XZ242Q 23.6' Curvo Full HD

O monitor curvo ultrawide da Acer vem sob medida para quem gosta de jogar no computador e ainda precisa dividir demandas de trabalho durante o dia. 

Com uma tela de 23.6 polegadas e um aspecto ratio de 21:9, sua jogabilidade suave está garantida junto a tecnologia AMD FreeSync – que diminui oscilações durante os jogos – e resolução Full HD de incríveis 1920 x 1080. 

O modelo ainda conta com ajuste de altura Power button, 6 eixos de ajuste de cor, diminuição do input lag – com frequência de 144 Hz e tempo de resposta de 4ms – e saídas para HDMI, DisplayPort e USB, essa última disponibilizada 4 vezes pelo monitor. 

Prós:

  • Alta resolução;
  • Boas opções de conexão;
  • Rápida atualização;
  • Cores vibrantes.

Contras:

Veredito: Qual é o melhor monitor curvo para comprar?

Considerando a disponibilidade dos recursos e o custo-benefício, a opção que mais nos chamou atenção foi o monitor curvo LG.

Embora seja vendido e considerado como uma escolha mais exclusiva para gamers, os recursos inclusos também podem ser ideais para quem busca montar um bom computador de trabalho.

Por ser um monitor curvo com 74Hz e ainda ultrawide, a exibição de cores reais na tela dão um outro significado para o dia a dia do uso da tela, principalmente quando combinada com a tecnologia IPS, uma variação do LCD que pode chegar a ter até mesmo uma ampliação na taxa de atualização. 

Com fácil usabilidade, a LG apresenta um produto dentro do preço esperado e com uma qualidade que pode fazer com que a peça dure por muitos anos antes mesmo de realizar uma primeira grande manutenção. 


Leave a Comment