Qual o Melhor Microondas para comprar em 2021?

O forno microondas é um eletrodoméstico que pode trazer mais agilidade e praticidade nas receitas culinárias do dia-a-dia. Você pode apenas aquecer e descongelar comida ou até preparar refeições inteiras. Mas qual o melhor microondas do mercado?

Conheça melhor como funciona e os benefícios do produto e qual é o melhor microondas vendido no Mercado em 2021. Acompanhe!

O que é um forno microondas?

Apesar de, atualmente, haver aparelhos super modernos, o microondas serve para a mesma função: aquecer de forma prática e rápida alimentos.

Isso através de uma temperatura máxima de até 100 C no nível do mar. O aparelho gera ondas eletromagnétricas (as microondas) que são transformadas em calor que é distribuído por todas as partes do alimento.

O eletrodoméstico conta com uma caixa metálica e grade na porta do forno, junto ao vidro, que blindam o produto, impedindo que a radiação escape do forno.

Além de aquecer os alimentos, o microondas também conta com funções que podem auxiliar no preparo de pratos, como a função descongelar, grill e desodorizador, por exemplo. Alguns aparelhos modernos também incluem outros recursos de receitas pré-programadas e funções de segurança adicionais. 

Como o microondas funciona?

Basicamente, o aparelho funciona emitindo constante radiação microondas, que é recebida por uma antena e depois transferida para o interior do forno por meio de um tubo de metal.

Essa radiação interfere diretamente nas moléculas de água dos alimentos, fazendo com que elas girem sobre si 2,45 bi de vezes por segundo, aquecendo e distribuindo o calor necessário para aquecer os alimentos.

Vale ressaltar que somente moléculas de água, açúcar ou gordura sofrem ação das microondas. Além disso, as microondas só conseguem atingir cerca de 5 a 7 centímetros em alimentos menos densos e até 2 a 3 centímetros em carnes, por exemplo.

Isso explica a maior ou menor eficiência no aquecimento de alguns alimentos.

Como o microondas esquenta a comida, qual sua fonte de calor?

O microondas em si não aquece os alimentos. Como explicado anteriormente, sua ação eletromagnética atua nas moléculas de água que, a partir de suas vibrações, irão gerar calor e aquecer os alimentos.

Por isso, alimentos secos ou recipientes não são aquecidos pelo microondas.

Principais Funções do microondas

Veja algumas das funções disponíveis em fornos microondas:

  • Programação de tempo e potência: na qual você ajusta o nível de potência – se baixa, média ou alta, podendo ir de 0 a 10 – e o tempo necessário para aquecer o alimento, após isso, o aparelho desliga automaticamente;
  • Receitas pré-programadas: ajustes de potência e tempo pré-programados para o preparo de certos alimentos, como carnes, pipoca, legumes, peixe, brigadeiro, etc;
  • Funções dourar, crispy e grill: que podem deixar os alimentos dourados ao mesmo tempo que cozinham, deixar os alimentos crocantes por fora e macios por dentro ou cozinhar o alimento por dentro e por fora por igual;
  • Cancelamento com sinal sonoro: um som que é emitido ao final do preparo do alimento;
  • Trava de segurança: que impede que o aparelho seja aberto ainda em funcionamento;
  • Funções automáticas: como autoaquecer, descongelar, autocozinhar, autoreaquecer, etc;
  • Bloqueio de teclado: que impede o ativamento de funções do microondas através das teclas. Ideal para quem tem crianças em casa.

6 Benefícios do microondas

Confira os benefícios de ter um microondas em sua casa:

  • Estilo: Geralmente os microondas têm uma aparência muito moderna e agregam valor à decoração da cozinha.
  • Fácil de usar: Basta colocar a comida em um recipiente e posicionar no centro do prato do microondas, configurar o tempo e potência e pronto! Sua comida será aquecida.
  • Fácil de limpar: Os microondas possuem uma superfície lisa e fácil de limpar, principalmente se sujar apenas o prato de vidro, sendo necessário apenas usar um pano umedecido com detergente ou um produto de limpeza não abrasivo.
  • Aquece e descongela rápido os alimentos: Por funcionar com condução elétrica, não é necessário esperar o aparelho esquentar primeiro e ficar na temperatura ideal. O alimento é aquecido imediatamente.
  • Não aquece o ar da cozinha e nem deixa odores: não há fumaça ou cheiro forte de cozimento/fritura.
  • Ocupa pouco espaço: Otimizando o ambiente da cozinha.

Materiais que podem e não podem ir ao microondas

Há ainda muitas dúvidas sobre quais recipientes podem ou não serem levados ao microondas. Metal não pode ser utilizado, porque pode superaquecer dentro do microondas, criar faíscas e fazer o aparelho queimar (parar de funcionar).

Plásticos comuns também não devem ser levados ao forno microondas, pois podem derreter ou liberar substâncias tóxicas no alimento.

No mais, vidos refratários, vidros comuns, porcelana e louça podem ser utilizadas apenas para aquecimento no microondas e cerâmica vitrificada e plástico próprio para uso em microondas são de uso geral.

Papéis absorvente, como guardanapos, papel toalha, etc., também são permitidos.

Como escolher o melhor microondas?

Veja alguns fatores que você deve levar em consideração ao comprar um microondas:

  • Tipo do microondas: Você prefere um microondas de mesa para colocar na bancada ou o microondas de embutir, para encaixar na sua cômoda ou armário de cozinha?
  • Capacidade: Existem modelos de 18 até 40L+. Os menores, com 18 a 28L são ideais para quem mora sozinho ou casal. Já os modelos acima de 30L suportam refratários e potes maiores, ideal para famílias pequenas.
  • Potência: A potência do seu microondas interfere diretamente no tempo de preparo. Quem precisa cozinhar porções maiores com mais rapidez, é ideal que escolha um aparelho com mais de 1500W de potência.
  • Função Grill: Você deseja dourar ou gratinar alimentos, combinado ao cozimento do microondas? Escolha um produto com grill.
  • Funcionalidades: Receitas pré-programadas são excelentes para quem não domina a cozinha e quer praticidade, por exemplo. Alguns modelos têm até menus especiais pré-programados, como strogonoff ou suflê, por exemplo, com mais de 50 receitas.
  • Verifique se possui o selo do Inmetro: que consta, a partir de testes, a eficiência energética do produto e a sua segurança durante o uso.
  • Selo Procel: Se você quer um aparelho econômico, veja o Selo Procel com a classificação energética e prefira os modelos A.

Qual o melhor microondas em 2021?

Para escolher o melhor Microondas em 2021 e montar o TOP 5 que você verá a seguir, utilizei os seguintes critérios: 

  • A busca pelo produto;
  • Preço do produto;
  • Pontuação do produto e quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por consumidores.

Confira a seguir o TOP 5 com os melhores microondas!


Smart TV LED 50″ 4K Cristal UHD SamsMicro-Ondas, MEO44, 34L, Branco, 110v, Electrolux

Microondas MEO44 Electrolux

O microondas MEO44 34L Electrolux é um aparelho completo para facilitar suas atividades do dia-a-dia na cozinha. 

Ele já se destaca com seu design compacto, com botões em cores roxo e azul, painel digital com luz azul e puxador embutido prata que chamam muita atenção e é muito bonito. 

Depois, se destaca pela sua variedade de funções e tecnologias, principalmente para famílias. 

Por exemplo, a função Trava Painel permite que você trave o painel quando necessário para evitar que crianças o acionem. Assim como a função mudo, no qual você pode configurar o som do bip para não incomodar você ou incomodar crianças pequenas. 

Pensando na praticidade ao preparar receitas, ele apresenta 3 opções de menu pré-programadas (menu dia-a-dia, menu kids e menu light) que vão facilitar e muito sua rotina. 

Por fim, conta com função Limpa Fácil para manter seu microondas sempre limpo. 

Prós:

  • 34 L de capacidade;
  • Função desodorizador;
  • Função Trava Painel;
  • Função mudo e configuração do volume do bip;
  • Classificação energética A. 

Contras:

  • Abertura da porta do microondas não é muito funcional;
  • Os botões não são sensíveis.

Microondas, 20L, Branco Espelhado, 110v, Midea

Microondas 20L Branco Espelhado Midea

O Microondas 20L Branco Espelhado da Midea é uma opção para você que está disposto a pagar mais por um produto bonito, eficiente e tecnológico. 

Para começar, seu Design com traços mais retos, as cores que alternam entre branco e cinza e a porta espelhada dão um ar de muita sofisticação e modernidade ao aparelho. 

Sua variedade de receitas pré-programadas para alimentos como arroz, pipoca, brigadeiro, batata, cupcake e função descongelar para carne, peixe e feijão é um grande destaque e agrega muita praticidade ao dia-a-dia. 

Tudo isso com toque rápido, basta apenas selecionar entre +30s, + 1min ou +5min para selecionar o tempo ideal para o aquecimento do alimento. 

Ele também conta com Trava de Segurança Eletrônica que bloqueia o acionamento do painel quando necessário e função limpa fácil que ajuda – e muito – a manter o produto sempre limpo. 
O produto também está disponível com capacidade de 31L.

Prós:

  • Muito silencioso;
  • Múltiplas receitas pré-programadas;
  • Função Trava Painel;
  • Função Limpa Fácil;
  • Classificação energética A.

Contras:

  • Espaço interno muito pequeno;
  • Baixa potência.

Micro-Ondas, MTD30, 20L, Branco, 110v, Electrolux

Microondas MTD30 20L Branco Electrolux

O Microondas MTD30 20L Electrolux é um aparelho pequeno, mas muito funcional e potente no preparo de alimentos no dia-a-dia. 

Para começar, ele conta com 1.130 W de potência, o que é excelente e aquele alimentos muito mais rápido e 10 níveis de ajuste de potência para a preparação de carnes, assar bolos, dentre outros. 

O produto também apresenta menus pré-programados, 3 no total: Menu Dia a Dia, Kids e sobremesa. Além da função aquecer, que transmite calor suficiente apenas para manter a temperatura dos seus pratos, sem interferir no cozimento. 

Por fim, também oferece a opção de descongelar carnes, frangos, peixes e feijão e Trava de Segurança, indicado para crianças. 

Prós:

  • Potência de 1130 W com 10 níveis de ajuste;
  • Múltiplas receitas pré-programadas;
  • Trava de segurança, que evita o acionamento indevido;
  • Função Aquecer refeições;
  • Classificação energética A.

Contras:

  • O aparelho já está fora de linha, sendo difícil achar peças de reposição em caso de defeito;

SMicro-Ondas, MB37R, 27L, Branco, 110v, Electrolux

Microondas MB37R 27L Electrolux

O microondas MB37R 27L Electrolux é um modelo com boa capacidade, com design bonito e com as funções necessárias para agregar maior facilidade no dia-a-dia. 

Seu grande destaque vai para sua Tecnologia Menu Online, com 55 receitas programadas para o ponto ideal que pode ser acessada pelo QR code localizado no Microondas. Além dos menus básicos pré-programados, como arroz, pipoca e brigadeiro. 

Outro diferencial é sua função desodorizadora, que auxilia no preparo de pratos específicos, e função manter aquecido, que reesquenta na temperatura certa para servir o prato, sem interferir no cozimento. 

Você também consegue descongelar carnes, frangos, peixes e feijão com a potência e tempo ideais, sem se preocupar. 

O produto também oferece muita praticidade na limpeza, auxiliando a manter o aparelho sempre limpinho. 

Prós:

  • Tecnologia Menu Fácil;
  • Menus pré-programados;
  • Função desodorizadora e Manter Aquecido;
  • Função Limpa Fácil;
  • Classificação energética A.

Contras:

  • Pode apresentar defeito em pouco tempo de uso;
  • Tamanho interno pequeno;

Micro-Ondas, MEF41, 31L, Branco, 220v, Electrolux

Microondas MEF41 31L Electrolux

O Microondas MEF41 da Electrolux possui um design mais robusto e ótimo acabamento. É outra opção excelente para você que busca um microondas que traga maior praticidade ao dia-a-dia. 

Para começar, vale destacar sua variedade de menus pré-programados, que traz opções e preparar risoto, hambúrgueres, sopas e muitos outros. São 12 receitas pré-programadas para você utilizar. 

Além disso, você pode programar 3 receitas favoritas e colocar como acesso rápido, acionando-as com apenas um clique. 

Aliado a isso, você também tem a função descongelar carnes, frangos, peixe e feijão na potência e tempo ideais. 

Por fim, o display digital permite acompanhar facilmente o tempo de preparo das receitas e o painel numérico é muito confortável e fácil de utilizar. 

Prós:

  • 12 receitas pré-programadas;
  • Menu favoritos com 3 opções;
  • Menu descongelar completo;
  • Ótima durabilidade;
  • Muito silencioso.

Contras:

  • Produto não é muito intuitivo;
  • Não possui função aquecer ou descongelar pratos prontos;
  • Não possui um bom custo-benefício.

Veredito: Qual a melhor microondas em 2021

Pensando no custo-benefício, o microondas MEO44 34L Electrolux é a melhor opção. Isso porque por um preço acessível você aproveita uma série de recursos e funções que vão tornar o dia-a-dia na cozinha mais fácil, como por exemplo: 

  • 3 menus pré-programados;
  • Função desodorizador, que elimina o cheiro de receitas preparadas anteriormente;
  • Função Trava Painel, que impede acidentes, principalmente envolvendo crianças;
  • Função mudo e configuração do volume do bip, que tornam o produto ainda mais silencioso. 

Tudo isso com um design bonito, compacto e que harmoniza bem com qualquer cozinha.

Além de ser muito econômico e ter uma boa capacidade interna. 


Leave a Comment