Qual o Melhor Microfone Gamer para comprar em 2021?

Se você gosta de transmitir suas partidas de jogos on-line para outras pessoas e ser um streamer popular, você vai precisar de um bom microfone gamer. Isso porque esse tipo de microfone possui tecnologias avançadas que melhoram a qualidade do som. Mas qual é o melhor microfone gamer?

Neste artigo eu te mostramos os melhores modelos em 2021 e tudo que você precisa saber sobre o produto. Vem comigo!

Qual é o Melhor Microfone Gamer em 2021?

O que é um microfone gamer?

Um microfone gamer é um dispositivo que irá captar o som da sua voz em energia elétrica para que seja transmitida pelo monitor gamer.

Porém, um microfone gamer, em sua maioria, também conta com configurações avançadas que deixam a qualidade do som melhor – mais claro e mais limpo.

Inclusive, alguns modelos podem vir com programas próprios que permitem fazer ajustes interessantes como regular níveis de grave e agudo, nível de ruídos, retorno de voz, dentre outros.

Além desses recursos próprios, os modelos de microfone gamer podem variar entre si de acordo com alguns fatores, como diretividade, sensibilidade e respostas de frequência e os acessórios que eles acompanham.

O microfone gamer geralmente é conectado por USB no seu computador e muito fácil de instalar e configurar.

Um microfone gamer está cada vez mais procurado nas lojas por conta da alta demanda de pessoas criando conteúdo para a internet – sejam transmitindo jogos, criando podcasts, criando vídeos para o youtube ou criando covers de música.

Para que serve um microfone gamer?

Por apresentar uma qualidade superior aos microfones dos headsets ou dos smartphones, o microfone gamer serve para qualquer pessoa que deseja gravar ou transmitir sua voz de forma digital com boa qualidade de som.

Tipos de microfones

Os tipos mais utilizados e facilmente encontrados no Mercado hoje são os dinâmicos, condensadores, analógicos e digitais. Eles possuem características próprias e se diferem quanto ao tipo de captação. 

Vou falar um pouco sobre eles:

  • Dinâmico: Eles são mais “duros” – menos sensíveis – e aguentam pressões sonoras elevadas. Ele consegue eliminar ruídos de fundo elevados, como o barulho de uma guitarra ou bateria, captando apenas a voz do locutor. É geralmente utilizado por vocalistas de bandas, palestrantes ou, no geral, em apresentações de música com banda.
  • Condensador: São muito mais sensíveis e captam o som com maior clareza e riqueza de detalhes. Por serem mais sensíveis também captam mais ruídos e precisam ser utilizados em um ambiente acústico controlado. Esse tipo de microfone é o que é utilizado em gravações em estúdio, podcasts, streams de jogos, etc., por garantir o máximo de qualidade na captação de áudio.

Analógico X Digital

Além disso, há também o tipo de transmissão do microfone para o computador, que se difere entre analógico e digital.

Os analógicos são mais fiéis ao som original e transmitem com maiores detalhes o som. Porém a diferença é muito sutil e somente pessoas com ótimo ouvido e muito perceptivas irão notar a diferença.

Padrões de gravação/captação (polaridade)

Os microfones também contam com padrões de captação diferentes e estão relacionadas a diretividade do microfone, possuindo finalidades diferentes.

Um microfone gamer pode conter somente um padrão ou até mesmo todos permitindo que você intercale o uso de cada um.

Vale a pena entender melhor.

  • Cardióide: O padrão cardióide é unidirecional e captura sons da região frontal do microfone, ignorando sons da lateral ou traseira do microfone. É o modelo mais comum de microfones para pc. Ideal para quem está em uma posição fixa e gravando sozinho, com o objetivo de captar apenas um som. A precisão da captação do som é excelente.
  • Omnidirecional: O microfone é capaz de captar sons de todos os lados ao mesmo tempo com intensidade semelhante. É ideal para filmagens ou gravações em locais ao ar livre ou repleto de pessoas.
  • Bidirecionais: Captam sons da parte frontal e traseira do microfone. Também é ótimo para um microfone de mesa e capta fontes diferentes de som em lados opostos do microfone. Ideal para entrevistas, realizar efeitos ou gravar vídeos e músicas.

Como escolher o melhor microfone gamer? 

Veja quais fatores você deve analisar ao comprar um microfone gamer.

  • Objetivos de uso: Você quer um microfone usb somente para stream ou para gravar vídeos para um canal no Youtube também? Os microfones podem se diferenciar de acordo com o objetivo, se para gravação de músicas, para entrevistas, para podcasts, etc.
  • Faixa de resposta de frequência: Quanto maior a faixa de resposta de frequência de sons graves e agudos, maior será a riqueza de detalhes do som transmitido.
  • Padrão de captura: Escolha de acordo com o seu objetivo tendo como guia o tópico anterior.
  • Microfone USB: Para maior praticidade, opte sempre pelos microfones USB do que os de estúdio, pois já apresentam um ADC embutido que altera o sinal analógico para o digital sem precisar de uma placa externa. São mais fáceis de configurar e nem exigem drivers específicos.
  • Monitoramento em linha: Prefira os microfones com opção para emitir o sinal de entrada direta durante a transmissão do áudio. Dessa forma você consegue ouvir o seu próprio áudio bruto, sem atraso e com menor compressão ou efeitos por um fone de ouvido do próprio microfone.
  • Preço: Veja quanto está disposto a pagar. Atualmente existem modelos excelentes sem custar um preço exorbitante. Analise o custo-benefício do produto de acordo com as suas necessidades e qualidade de som que precisa.
  • Verifique se possui o selo do Inmetro: Para garantir que está recebendo um produto seguro e verificado em vários testes de qualidade e segurança.

Critérios de compra: Qual o melhor microfone gamer em 2021?

Para escolher o melhor microfone gamer e montar o TOP 5 que você verá a seguir, utilizei os seguintes critérios: 

  • A busca pelo produto;
  • Preço do produto;
  • Pontuação do produto e quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por consumidores.

Confira a seguir o TOP 5 com os melhores microfones gamers do Mercado!


Microfone Condensador USB Blue Snowball iCE

Microfone Blue Snowball ICE

O Microfone Condensador USB Blue Snowball iCE é um microfone com ótimo custo-benefício para você que deseja o equipamento para se comunicar durante o jogo, streamar ou criar podcasts.

Com padrão de captação cardióide, ele capta o som com muita clareza de detalhes. O produto é, inclusive, certificado pela Skype e Discord por resultados de áudio excelentes.

Ele possui sistema Plug and Play, permitindo que você o conecte no seu pc ou mac e use imediatamente, sem precisar instalar drivers.

O seu Design também é bem interessante, elegante e retrô, compacto e com suporte metálico para mesa totalmente ajustável. Tudo isso com preço muito acessível.

Prós:

  • Capta muito bem o som frontal e reduz ruídos de fundo;
  • Qualidade surpreendente, com ótimos registros de graves e agudos;
  • Filtro embutido de alta qualidade;
  • Monitoramento em linha;
  • Muito fácil de instalar e usar.

Contras:

  • O tripé é muito pequeno, apenas 10cm;
  • Precisa ficar muito perto do microfone para que a captação de áudio seja eficiente.

HyperX Microfone Gamer QuadCast

Microfone XyperX QuadCast

O HyperX Microfone Gamer QuadCast é um dos produtos de maior valor da lista. Porém, é de se esperar, visto que possui a quantidade de recursos e funções que um microfone gamer profissional precisa.

Para começar, ele conta com 4 padrões polares disponíveis para você selecionar, que torna o microfone muito mais versátil para a produção de conteúdos.

Além disso, conta com base antivibração que reduz ainda mais ruídos externos e um pop filter interno de alta qualidade.

Para os gamers, todo mundo sabe que é essencial que um microfone tenha a opção de mute fácil de usar. O produto tem um sensor que basta tocar o botão de mute e o áudio é cortado.

E o design é o que mais chama atenção no produto, é muito bonito! Inclusive, é o vencedor do prêmio Design Award 2019.

Prós:

  • Compatibilidade com vários dispositivos e programas de chat;
  • Botão prático de controle de sensibilidade e ganho do microfone;
  • Monitoramento de linha;
  • Base antivibração;
  • Sensor tap to mute com indicador em LED.

Contras:

  • O aparelho é apenas de 16 bits;
  • Não é RGB;

Razer Seiren Mini USB Streaming Microfone- Quartzo rosa

Microfone Razer Seiren Mini USB

O Razer Seiren Mini USB Streaming Microfone Quartzo Rosa é um microfone de qualidade, com design bonito e de preço mais acessível.

É um produto mais popular entre as mulheres, por ser de um tom de rosa mais charmoso e compor muito bem setups mais femininos.

O microfone foi projetado para games e tem um padrão de captação ultra-preciso, com um ângulo de captação menor e com diminuição de ruídos de fundo – como cliques no mouse ou digitação.

A qualidade de gravação é muito profissional e transmite sua voz com muito clareza: agudos nítidos e graves profundos.

Um grande diferencial é o suporte que acompanha o produto, com inclinação 360.

Prós:

  • Muito fácil de montar, instalar e usar;
  • Design muito bonito e compacto;
  • Ótima qualidade de som;
  • Base com ajuste rotacional 360 para o microfone;
  • Perfeito para comunicação durante os jogos.

Contras:

  • Capta muitos ruídos externos;
  • Não tem um botão ‘mute’;

Microfone Gamer HyperX QuadCast S, Antivibração, LED RGB, USB – HMIQ1S-XX-RG/G

Microfone Gamer HyperX QuadCast RGB

O Microfone Gamer HyperX QuadCast S LED RGB é para os amantes de acessórios de pc em RGB. Quem tem o setup todo RBG já tem um microfone de excelente qualidade para chamar de seu.

E o melhor! Os efeitos de iluminação são facilmente personalizáveis pelo software exclusivo HyperX NGENUITY que permite configurar as cores e efeitos.

O microfone é um pouco mais caro, mas vale o preço se você está buscando uma combinação de design, praticidade e qualidade de som.

Ele é compatível com todos os dispositivos mais populares: PC, Mac e PS4 por USB, conta base antivibração e sensor de toque tap to mute, com indicador LED.

Prós:

  • Compatibilidade com vários dispositivos e programas de chat;
  • Qualidade de som incomparável;
  • Monitoramento de linha;
  • 4 padrões polares disponíveis;
  • Sensor tap to mute com indicador em LED.

Contras:

  • Ele é muito sensível a ruídos externos e difícil de controlar a sensibilidade.

VentiladoMicrofone HyperX Solocast, USB, Compatível PS4, Mac, PC – HMIS1X-XX-BK/G

Microfone Gamer HyperX Solocast

O microfone HyperX Solocast USB é um microfone da marca com preço mais acessível para quem não quer gastar muito.

Ele é um microfone cardióide e tem, com isso, um grande diferencial de ser bastante flexível, permitindo que você ajuste o microfone em qualquer grau de inclinação para captar bem o som.

Além disso, especificamente projetado para gamers, ele conta com botão ‘mute’ muito fácil de usar e com LED indicador.

Por fim, ele é compatível com os dispositivos e programas de áudio mais populares atualmente: OBS, XSplit, StreamLabs OBS e muitos outros. Muito amigável para streamers.

Prós:

  • Fabricado com materiais de qualidade e resistentes;
  • Design muito bonito e compacto;
  • Qualidade de som impressionante para o preço;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Botão ‘mute’.

Contras:

  • Capta muitos ruídos externos, principalmente por não ter base antivibração;

Veredito: Qual o melhor microfone gamer em 2021?

O meu preferido é o HyperX Microfone Gamer QuadCast devido ao custo-benefício. Ele entrega tudo que é necessário para um microfone de extrema qualidade com um design atraente e preço justo.

O produto apresenta 4 padrões solares que o tornam muito versátil, permitindo que você faça streams, grave podcasts, se comunique nos jogos, grave músicas, e muito mais., principalmente, também, por sua compatibilidade com vários dispositivos de áudio e programas de chat.

O seu pop filter interno e sua base antivibrações diminui consideravelmente os ruídos e garante um som mais limpo.

Por fim, contém sensor tap to mute com indicador LED e controle de ganho e sensibilidade. Vale a pena experimentar!


Leave a Comment