A melhor Máquina de Lavar em 2021

A máquina de lavar roupas se tornou um item essencial em qualquer casa, facilitando o dia a dia e garantindo mais saúde e tempo para a sua família.

Os diversos recursos disponíveis atualmente tornaram esse eletrodoméstico um importante aliado para conservar as roupas mais delicadas ou limpar profundamente as peças mais sujas.

Para te ajudar a investir na máquina ideal para a sua família, confira um guia completo para você escolher a melhor máquina de lavar, com a capacidade ideal, as funções necessárias e um preço que se encaixe no seu orçamento!

qual é a melhor maquina de lavar

O que preciso saber para escolher a melhor máquina de lavar roupas

Se você está procurando uma máquina de lavar, deve ter se deparado com diversas marcas e modelos, uma infinidade de recursos e diferentes capacidades.

Mas fique tranquilo, pois eu vou te ajudar a entender bem cada uma das principais funções e o que realmente é necessário para a sua família.

Qual a capacidade ideal que minha máquina deve ter?

O principal aspecto que influencia o preço e o tamanho é a capacidade de lavagem, e esse é o primeiro ponto que você deve analisar. 

Para definir a capacidade ideal, leve em conta três aspectos. O primeiro é o espaço disponível em sua casa ou apartamento. Máquinas com 10 kg ou menos de capacidade de lavagem ocupam um espaço menor, sendo que os modelos com abertura frontal são mais baixos e se encaixam bem em espaços mais apertados.

Outro ponto importante é a frequência das lavagens. Se você tem tempo para fazer vários ciclos durante a semana ─ para lavar roupas brancas, pretas e coloridas, por exemplo ─ não precisa investir em uma máquina tão grande. Mas se sobra apenas o final de semana para essa tarefa, opte por uma máquina maior.

Finalmente, leve em conta o tamanho de sua família e os tipos de peças que serão lavadas. Famílias maiores exigem uma máquina com 12 kg de capacidade ou mais. Nesse caso, você também pode lavar edredons ou cobertores com mais facilidade. 

Tampa superior ou frontal?

Muitos imaginam que as máquinas com tampa frontal são as únicas no mercado. Mas ainda podemos encontrar ótimas opções com a abertura convencional, na parte superior.

É verdade que esse produto tem perdido espaço para as máquinas com abertura frontal, mas ainda podem ser uma boa opção se você precisa de uma limpeza pesada. Com um sistema de lavagem que promove mais atrito entre as roupas, elas conseguem tirar com mais facilidade manchas maiores ou sujeiras mais pesadas.

maquina de lavar qual é a melhor?

Já as máquinas com abertura frontal contam com um sistema de lavagem chamado “tombamento”.  Aqui, a limpeza ocorre com a pressão exercida sobre as roupas ao serem jogadas uma em cima da outra. É um sistema que prioriza roupas delicadas, pois o ciclo de lavagem é menos agressivo. 

Um aspecto importante que vale a pena citar é a economia de água e sabão proporcionada pelas máquinas com abertura frontal, já que as roupas não precisam ser submersas para serem lavadas. A economia de água chega a 70% em relação aos modelos convencionais. 

Resumindo: para lavagens mais pesadas, as opções com tampa superior podem ser uma boa compra, mas se você prefere mais recursos e uma boa economia de água, invista em uma máquina frontal.

Eu preciso de uma máquina lava e seca?

Todas as marcas conhecidas oferecem modelos que incluem a secadora, tornando o ciclo de lavagem completo. Além disso, se você não tem uma área com luz solar onde mora, fica mais fácil ter as roupas sequinhas, pois a máquina faz tudo por você!

Mesmo com toda essa praticidade, lembre-se que máquinas desse tipo aumentam o consumo de energia e levam mais tempo para completar os ciclos. O investimento é maior em relação aos modelos que têm apenas a função lavadora. 

Quais são os recursos mais importantes?

Por ser um dos eletrodomésticos mais essenciais da casa, não faltam opções no mercado, com os mais variados recursos. Mas o que realmente é importante para o seu uso?

Confira abaixo algumas das funções oferecidas e veja do que você realmente precisa:

  • Função secadora: as máquinas do tipo lava e seca trazem mais praticidade ao dia a dia;
  • Ciclos especiais: aparelhos modernos contam com diversos ciclos, como lavagem para sujeiras pesadas, roupas delicadas, pré-lavagem e até programas para limpar aquele tênis encardido;
  • Tira-manchas: esqueça o trabalho de esfregar aquela roupa mais suja, pois muitas máquinas têm funções especiais que fazem isso por você;
  • Porta superior: se você ligou a máquina e esqueceu de uma meia, alguns produtos têm uma porta extra que lhe permite jogar a roupa lá dentro sem interromper a lavagem;
  • Vapor que melhora a limpeza: esta função interessante promete a remoção de 99,9% das bactérias e ácaros;
  • Aquecimento da água: com opções entre 20 e 40 graus, isso ajuda na remoção de sujeiras pesadas;
  • Ciclos delicados: além dos programas dedicados a roupas de lã e seda, os aparelhos mais modernos contam com um ciclo especial que preserva a textura e forma de tecidos sensíveis;
  • Aplicativos para celular: controla a máquina à distância, confere se todos os recursos estão funcionando e ainda permite fazer o download de novos ciclos. 

Confira a RPM ideal para a centrifugação

O número de rotações por minuto, ou RPM, da máquina, vai determinar sua velocidade de centrifugação. Isso é importante e deve ser levado em conta na hora de escolher seu eletrodoméstico. 

Quanto maior esse número, mais seca a roupa sairá. Mas tome cuidado com números altos, especialmente quando se tratar de roupas mais delicadas. 

A maioria dos modelos contam com uma RPM entre 500 e 1400, sendo que o valor ideal é de 750 rotações por minuto.

A MELHOR MÁQUINA DE LAVAR ROUPA

Confira agora as melhores máquinas de lavar

Máquina de lavar Suggar Lavamax Eco 13 kg

Produto mais barato de nossa avaliação, a máquina Lavamax Eco, da marca Suggar, pode ser uma boa opção se você estiver à procura de um produto mais acessível.

Com capacidade de 13 kg, ela conta com o maior batedor da categoria, garantindo mais eficiência em cada lavagem. Ela dá conta até mesmo de um edredom de casal tamanho king!

Além disso, a Suggar Lavamax tem 3 níveis de água, filtro cata-fiapos e dois dispensers, um para sabão e outro para amaciante. No quesito funções extras, essa lavadora também tem a função “Reaproveitar água” e um sistema de drenagem. 

Os 3 molhos e o desligamento automático ainda garantem uma limpeza profunda, mas roupas muito sujas podem exigir um segundo ciclo. Vale lembrar que deixar a máquina desligada para estender o tempo de molho pode danificar suas peças. Para evitar isso, ela conta com um timer com programação de 0 a 28 minutos.

Mesmo sendo a mais barata em nossa avaliação, ela oferece vários ciclos: extra leve (para roupas delicadas), leve (algodão fino ou sintéticos), normal (algodão e malhas), média + enxágue (linho e fibras), pesada (jeans, moletons e toalhas) e superpesada (edredons e tapetes).

Outro ponto positivo é seu baixo consumo de energia, de apenas 0,12 kWh por ciclo.

PRÓS:

  • Preço acessível
  • 6 programas de lavagem
  • Maior batedor da categoria
  • 3 níveis de água
  • Filtro cata-fiapos
  • 3 molhos e desligamento automático
  • Timer de 0 a 28 minutos

CONTRAS:

  • Poucas funções e recursos
  • Muito tempo de molho (exige 2 ciclos para roupas muito sujas)

Ver na Amazon

Lavadora de Roupas Electrolux LAC12 12kg 127V

Com capacidade similar ao modelo anterior, essa máquina da Electrolux ainda oferece uma série de recursos interessantes para famílias pequenas ou casais sem filhos. 

Essa é a lavadora top load (com abertura superior) de 12 kg mais compacta do mercado, com programas exclusivos até mesmo para edredons. Além disso, ela também conta com ciclo de limpeza para tênis, tecnologia Silent Control para lavagem de roupas com o mínimo de ruídos e sistema de reutilização de água.

Se você precisa cuidar de roupas mais sujas, o Turbo Lavagem aumenta a velocidade de agitação do tambor e tira até mesmo as manchas mais difíceis. E não precisa se preocupar com manchas nas roupas, pois os produtos são diluídos de forma inteligente através das laterais do cesto de inox.

Essa lavadora também centrifuga, mas existem algumas reclamações de que as roupas ainda ficam úmidas e que o processo é barulhento. 

PRÓS:

  • Mais compacta da categoria
  • Dispenser autolimpante
  • Programa avança etapas
  • Ciclo silencioso
  • Diluição inteligente de produtos (evita manchas nas roupas)
  • Turbo Lavagem

CONTRAS:

  • Roupas ainda úmidas após centrifugar
  • Barulho excessivo na centrifugação 

Ver na Amazon

Lavadora Turbo Electrolux LPR17 Branca com Capacidade Premium 17kg e Cesto Inox – 110V

Se você tem uma família grande ou prefere lavar mais roupas de uma só vez, a lavadora Electrolux Turbo de 17 kg pode ser exatamente o que você procura!

Um dos diferenciais dessa máquina é a ausência do agitador, graças à tecnologia Impeller. Isso garante mais espaço para as roupas e facilita na hora de colocá-las ou retirá-las. Além disso, ela conta com a função Turbo, que melhora o desempenho da lavagem.

Além da praticidade de incluir mais roupas em uma única lavagem, essa máquina da Electrolux é silenciosa, o que permite lavar as roupas a qualquer hora do dia. Ela também permite avançar etapas na programação, de acordo com sua necessidade. 

Assim como suas concorrentes, ela conta com diversos ciclos de lavagem. Seu diferencial é que eles são mais rápidos, sem perder a eficiência, o que diminui o desgaste das roupas e preserva suas características por mais tempo.

PRÓS:

  • Maior lavadora de abertura superior produzida no Brasil
  • Ciclos mais rápidos com botão para avançar etapas
  • Cesto de inox com lavagem
  • Filtro cata-fiapos
  • 9 níveis de água
  • 12 programas de lavagem

CONTRAS:

  • Consumo de energia mais alto 
  • Peso e dimensões acima da média

Ver na Amazon

LAVADORA Samsung WW6000 11 KG BRANCA 110V

Cada vez mais comuns no mercado, as lavadoras com abertura frontal apresentam diversas vantagens. Esse é o caso da Samsung Ecobubble, que também é secadora.

Sua capacidade de 11 kg atende bem uma família pequena ou aqueles que não abrem mão da praticidade de ter tudo em um único eletrodoméstico quando o assunto é lavar roupa. Em apenas 59 minutos, você tem roupas lavadas e secas!

Além disso, seu design minimalista e moderno faz com que ela caiba perfeitamente em qualquer ambiente, ainda por cima embelezando-o. 

Apesar de ser um pouco mais cara, você ganha em recursos interessantes. Um deles é a tecnologia Ecobubble, que dissolve o sabão com ar e água antes de iniciar a lavagem, fazendo com que bolhas de limpeza penetrem no tecido de forma mais rápida do que o sabão concentrado. 

Outro destaque é o tambor Diamond Drum, com pequenos orifícios para a saída de água que não danificam os tecidos. O motor Digital Inverter trabalha sem gerar atrito, o que consome menos energia e o faz durar mais tempo. Aliás, a Samsung oferece uma garantia de 10 anos para o motor!

PRÓS:

  • Lava e seca
  • 12 programas de lavagem
  • Tecnologia Ecobubble
  • Motor mais eficiente e com 10 anos de garantia
  • Design moderno
  • Lavagem do tambor
  • Lava e seca em 59 minutos

CONTRAS:

  • Preço mais alto que modelos com tampa superior
  • Sujeiras pesadas exigem dois ciclos de lavagem

Ver na Amazon

Lava e Seca LG Twin Wash Aço Escovado 17 kg 110V

Se dinheiro não for problema, se sua família for grande e se você não abrir mão da praticidade de uma lava e seca, essa máquina da LG vai resolver todos os seus problemas.

Ela tem 17 kg de capacidade de lavagem e 10 kg de secagem, e vem com a tecnologia 6 Motion DD, que oferece seis movimentos de lavagem personalizáveis para cada tipo de roupa. 

Se você estiver com pressa, basta escolher a lavagem Turbo Wash, que diminui o tempo do ciclo com muitas roupas em até 30 minutos. Outras funções interessantes são a Cold Wash (lavagem a frio de alta performance) e a True Steam (lavagem a vapor). No total, são 14 programas de lavagem, 9 programas adicionais e 5 funções extras, tudo em um painel touch de fácil manuseio.

Um recurso exclusivo dessa lavadora LG (dentre os modelos dessa lista) é a possibilidade de monitorar toda a lavagem através de um aplicativo no celular. Você ainda pode baixar novos ciclos extras e fazer um diagnóstico completo da máquina usando seu smartphone.

PRÓS:

  • Lava e seca com ótima capacidade
  • 14 programas de lavagem
  • Lavagem a frio
  • Lavagem a vapor
  • Função Turbo Wash
  • Tecnologia 6 Motion DD
  • Motor com 10 anos de garantia

CONTRAS:

  • Preço bem salgado

Ver na Amazon

Conclusão: Qual é a melhor máquina de lavar?

A melhor máquina de lavar em nossa lista é a Samsung Lava e Seca Ecobubble 11 kg. Ela conta com as principais funções necessárias para uma lavadora e tem um preço bem menor que o modelo da LG.

Por ser mais compacta, ela também se encaixa melhor em casas menores ou apartamentos, oferecendo toda a praticidade de lavar e secar as roupas com diversos ciclos. 

Seu consumo de energia também é menor, especialmente por contar com sensores de umidade que protegem as roupas e evitam o desperdício por desligá-la quando as peças já estão secas. 

Seus vários recursos também facilitam e muito a vida, como a tecnologia SpeedSpray, que enxágua e limpa mais rápido que outras máquinas, ou a função SelfClean, que sempre mantém o tambor limpo (com uma notificação automática para realizar a limpeza a cada 40 ciclos).

Se você procura uma lavadora completa e não abre mão da função secadora, a Samsung Ecobubble 11 kg pode ser a opção ideal para a sua família! 

Comprar Samsung Ecobubble

Leave a Comment