Top 5: O melhor Hidratante facial para pele oleosa

Quem sofre com a oleosidade sabe como é difícil encontrar um hidratante facial para pele oleosa adequado. A cada lançamento surge aquela expectativa de ser a opção certa, mas muitas vezes o resultado não é o esperado. Por isso, nós vamos lhe ajudar a escolher o produto perfeito para você!

Quais são os tipos de pele?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia existem quatro tipos de pele:

  • Normal;
  • Seca;
  • Oleosa;
  • Mista.

A mais comum na população é a pele mista, onde a oleosidade se concentra na chamada “zona T”, isto é, testa, nariz e queixo. Nessa região, os poros ficam mais dilatados facilitando a ocorrência de acne. Enquanto isso, nas bochechas e extremidades o aspecto da pele é seco.

A pele oleosa produz mais sebo que o normal e por isso sua aparência é mais brilhante e espessa em todos os pontos do rosto. Vários fatores contribuem para a oleosidade da pele, como herança genética, alterações hormonais, excesso de sol, estresse e alimentação com alto teor de gordura.

A pele seca caracteriza-se pela perda excessiva de água o que gera maior propensão à descamação e vermelhidão. 

Também possui tendência ao aparecimento de linhas de expressão e fissuras. Além de fatores hormonais, como menopausa e problemas de tireoide, a pele seca também pode ser causada por condições ambientais, como tempo seco e frio. Quem gosta de tomar banho muito quente e demorado também está contribuindo para o ressecamento das células epiteliais. 

Já a pele normal é aveludada e apresenta uma aparência saudável, com poros poucos visíveis. Não possui brilho em excesso, nem ressecamento. É justamente o que se busca quando usamos um creme hidratante, controlar os fatores alterados e chegar a uma textura perfeita.

Como identificar seu tipo de pele?

Quando você acorda, a primeira coisa que pensa é em lavar o rosto por causa da sensação pegajosa? 

Então provavelmente a sua pele é oleosa ou mista. Durante o dia, essa necessidade de jogar água na pele para sentir a sensação de refrescância se repete várias vezes. Se passar um lenço de papel na testa, parece que você limpou uma superfície molhada. 

Para diferenciar a pele oleosa da mista, observe se a oleosidade também se concentra próximo das orelhas e na raiz do cabelo. Nesse caso, sua pele é oleosa. 

No entanto, se nas bochechas não houver gordura em excesso, então a sua pele é mista. Essa produção excessiva de sebo aliada à sujeira é que leva ao aparecimento de acne, problema que atinge mais da metade da população adulta brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Já quem tem pele seca normalmente sente uma sensação de repuxamento, causado pela falta de umidade. 

Qual o papel da hidratação para a pele?

Para manter uma pele macia e saudável, você deve ter alguns cuidados diários. O primeiro deles é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia para retirar o acúmulo de sujeira e oleosidade do rosto. Sobretudo se usa muito makeup e primer para pele oleosa. Esses resíduos podem fechar os poros aumentando as chances de aparecimento de cravos e espinhas. 

Mas só isso não é suficiente para garantir a saúde da sua pele. Depois da limpeza, é fundamental aplicar um hidratante conforme o tipo da sua pele. Essa medida ajuda a manter a umidade ideal para a integridade da camada cutânea, evitando descamação, ressecamento, envelhecimento precoce e irritações.

hidratante facial para mulher

Outra coisa que não pode faltar é a ingestão de água. A quantidade ideal é de no mínimo dois litros por dia.

Por que é necessário um hidratante facial para pele oleosa?

Uma pele hidratada está mais protegida das agressões externas do meio em que vivemos, como poluição, raios solares, vento, frio. Por isso, independentemente do tipo de pele, os cuidados devem ser os mesmos. O que muda é a escolha do produto a ser aplicado.

Você não consegue nem pensar em passar um creme no rosto com medo de aumentar a sensação grudenta? Não se preocupe porque hoje existem várias opções de hidratante facial para pele oleosa. 

Eles podem ser apresentados em gel e trazem expressões como oil free ou toque seco nas embalagens. Também há opções com efeito matte que ajudam a disfarçar a dilatação dos poros, uma das características da pele oleosa.

Uma hidratação bem feita ajuda inclusive a controlar a oleosidade porque as células “entendem” que não é mais necessário produzir tanto sebo já que a pele está equilibrada. 

E não se esqueça que não é apenas o rosto que precisa de cuidados. Você também precisa escolher um hidratante corporal para pele oleosa e assim ter um cuidado integral com o seu corpo.

Quais são as melhores opções de hidratante facial para pele oleosa?

Para apontar os melhores produtos para pele oleosa, nós pesquisamos as marcas mais indicadas pelos clientes. Também consideramos na nossa avaliação:

  • preço do produto;
  • efeito do hidratante;
  • quantidade de avaliações;
  • prós e contras apontados pelos consumidores.

Então vamos conhecer o top 5 das marcas de hidratante facial para pele oleosa!

Gel Hidratante Facial Nupill Derme Control

Gel Hidratante Facial Nupill Derme Control controla o brilho excessivo de peles mistas e oleosas e ainda ajuda a combater a acne porque é oil free. 

A sua base em gel e transparente tem fácil absorção e a ação do aloe vera propicia uma hidratação profunda, por isso também serve como hidratante para pele oleosa ressecada devido ao frio e aos raios solares.

O produto também é enriquecido com ácido salicílico o que contribui para a redução da oleosidade. Além disso, ele tem um cheirinho agradável de creme de bebê, que ajuda a relaxar e amplia a sensação de refrescância.

Este é um hidratante para pele oleosa barato que cabe no bolso de qualquer orçamento. 

Prós

  • Hidratação oil free 
  • Hidratação profunda e equilibrada da pele;
  • Rápida absorção
  • Preço acessível

Contras

  • Em algumas peles muito ressecadas pode não surtir o efeito de hidratação esperado, deixando a sensação de repuxamento.
  • Tem casos em que dilata ainda mais os poros que já são aparentes.

Hidratante Facial Efeito Matte Fps30 Garnier Uniform&Matte

Hidratante Facial Efeito Matte Garnier é um dos produtos com preço mais acessível no mercado e dá o resultado que algumas marcas mais caras prometem, mas não cumprem.

Este hidratante para pele oleosa barato proporciona ainda um efeito matte, uniformiza a pele instantaneamente deixando o aspecto lisinho por até 12 horas, ideal para quem vai sair sem usar base. Além disso, com o uso contínuo pode reduzir marcas no rosto em uma semana.

A sua consistência é grossa, então uma pequena quantidade é suficiente para espalhar no rosto, que fica esbranquiçado, mas logo depois de secar produz um efeito uniforme. Mesmo não sendo gel, deixa a pele sequinha e sem brilho, reduzindo o aparecimento de acnes. 

A fragrância é suave e agradável. Além disso, possui proteção solar FPS 30 UVA+UVB.

Prós

  • Preço em conta do mercado 
  • Efeito matte é um diferencial do produto
  • Reduz manchas da pele

Contras

  • Pode acabar mais rápido se não for dosado na quantidade certa;
  • A embalagem do hidratante vem sem lacre de proteção

Gel Creme Hidratante Antiacne Tracta

Gel Creme Hidratante Antiacne Tracta tem uma textura gel creme de rápida absorção e por isso é ideal para pele oleosa. 

Um dos diferenciais é que ele é dermatologicamente e clinicamente testado com eficácia comprovada na redução da acne. Ele atua cicatrizando as espinhas em vez de ressecar o rosto. Então pode ser usado como um hidratante para pele oleosa ressecada.

O produto também auxilia no clareamento de manchas provenientes da acne, uniformizando a pele e deixando-a com aparência mais saudável.

Apesar de ter uma quantidade menor que alguns concorrentes (40g), o valor pago compensa a diferença. Sem falar que o rendimento do gel é muito bom porque espalha com facilidade na pele.

Prós

  • Rápida absorção
  • Deixa a pele sequinha, controlando o brilho excessivo;
  • Ajuda no combate à acne sem ressacar o rosto;
  • É um produto dermatologicamente e clinicamente testado

Contras

  • Tamanho da embalagem (40g) é menor que de algumas outras marcas
  • Pode causar irritação em peles mais sensíveis e com muita acne
  • A longo prazo, o efeito de controle da acne e da oleosidade pode diminuir.

hidratante facial para pele oleosa Granado Granaderma Antioleosidade

Granado Granaderma Antioleosidade é uma opção de hidratante facial para pele oleosa em gel, o que dá um toque seco e reduz o brilho excessivo. Além disso, ele possui um efeito matte suave, disfarçando os poros, prevenindo a acne e deixando a pele com aparência natural.

A sua embalagem é super prática, ideal para levar na bolsa, e o bico dosador permite que você retire apenas a quantidade suficiente para espalhar no rosto. E o melhor de tudo: seca muito rápido e não deixa a pele pegajosa!

Sua eficácia de hidratação é garantida pela fórmula com vitamina do complexo B e aminoácidos. O Granado Granaderma Antioleosidade também é livre de parabenos, corantes, fragrância e ingredientes de origem animal.

Prós

  • Toque seco;
  • Hidratação garantida por vitamina do complexo B e aminoácidos;
  • Efeito matte;
  • Embalagem prática

Contras

  • Pode ser necessário passar o hidratante mais vezes ao dia para manter a pele sem brilho;
  • Em algumas peles, o produto não segura a oleosidade por muito tempo.
  • O preço pode não ser tão acessível em relação a outras opções disponíveis.

Gel Hidratante Facial Hydro Boost Water Neutrogena FPS25 

Gel Hidratante Facial da Neutrogena alia a hidratação por 24 horas com a proteção contra os raios ultravioletas. Com ação do ácido hialurônico e da glicerina, este hidratante facial para pele oleosa ajuda a restabelecer os níveis saudáveis de água, estimulando a renovação das células e prevenindo o envelhecimento precoce. 

A sua fórmula em gel permite rápida absorção e um efeito matte, sem obstruir os poros. Além disso, ele é hipoalergênico, ou seja, tem baixa probabilidade de causar alergias, e livre de óleo, o que ajuda a combater o brilho excessivo.

Ele pode ser usado diariamente e não tem contraindicações. O seu uso contínuo fortalece a barreira natural da pele, deixando-a mais bonita e sedosa a cada dia.

Prós

  • Hidratação e proteção solar FPS25;
  • Restabelece os níveis de água na pele;
  • Lvre de óleo
  • Textura leve e com rápida absorção;
  • Previne o envelhecimento precoce da pele

Contras

  • Pode não controlar a oleosidade por muito tempo
  • Não substitui o protetor solar, que deve ser aplicado separadamente.

Veredito: Qual é o melhor hidratante facial para pele oleosa

Depois de analisar os melhores produtos para pele oleosa, chegamos à conclusão que o Hidratante Facial Efeito Matte Garnier é o que tem melhor custo-benefício. Além de controlar a oleosidade e reduzir o brilho, ele possui efeito matte, que prepara o rosto para receber a maquiagem ou simplesmente deixa uma aparência ótima para quem vai sair de casa ao natural. Sem falar que o preço é o mais em conta de todos produtos analisados!

Agora que você já escolheu o produto para o rosto, não esqueça de procurar o melhor hidratante corporal para pele oleosa.

Leave a Comment