Melhor HD Externo

O HD externo trata-se de um equipamento muito importante para quem tem um computador ou um notebook com pouca memória e que precisa expandir a capacidade de armazenamento dele. Como há muitas opções de produtos no mercado, resolvemos trazer esse artigo para mostrar a você qual o melhor HD externo.

Como escolher o melhor HD externo?

O momento de escolher o melhor HD externo é muito importante e exige que as pessoas fiquem atentas para garantir que irão optar por um ótimo produto.

A seguir, você irá ver algumas dicas para tornar a sua escolha mais fácil e melhor.

Verifique quais são as conexões disponíveis

Os HD externos, em sua maioria, possuem conexões USB 3.0, sendo elas excelentes e sempre garantindo uma alta taxa de transferência, que vai até 5 GB/segundo.

Entretanto, caso seja necessário para você uma conexão mais velocidade, a dica é optar por um HD que tenha conexão USB 3.1, Thunderbolt ou eSATA.

Além disso, a respeito das conexões, é essencial saber que alguns dos HDs externos de mesa possuem um sinal Wi-Fi, possibilitando assim a conexão dos aparelhos com a rede Wi-Fi local para que se possa enviar e receber dados.

Caso você deseje não precisar usar cabos para fazer o envio e o recebimento dos dados, a dica é optar por aqueles com sinal Wi-Fi.

Verifique qual a capacidade do HD externo

O segundo critério a ser considerado no momento de escolher o melhor HD externo é verificar qual é a capacidade dele.

A maioria desses equipamentos comporta um máximo de 2 TB, apesar de haver sim algumas empresas que possuem HDs com uma capacidade superior.

Como a maior parte das pessoas procura por um HD externo mais básico, um que tenha até 2 TB vai bem na maioria das situações.

Entretanto, acontecem alguns casos em que é preciso transferir e manter no HD alguns arquivos que são extremamente pesados, portanto, um aparelho que tenha uma capacidade maior é mais indicado.

Você deve lembrar que a capacidade que o HD possui vai afetar diretamente o preço dele, portanto, veja se realmente um equipamento com mais de 2 TB é realmente necessário e se o custo-benefício vale a pena.

Veja qual é a velocidade do HD externo

A velocidade do HD externo está relacionada com a agilidade do aparelho para que ele venha a acessar os dados que vão ser armazenados dentro dele.

Ela é medida, no caso do HD externo, em RPMs, então quanto maior for o RPMs do aparelho, mais rápido ele vai ser e conseguirá processar todos os dados e os programas instalados dentro dele mesmo.

Esteja atento a questão da compatibilidade do equipamento

Por último, mais um critério a ser considerado no momento de escolher o melhor HD é relacionado à compatibilidade do equipamento.

Os computadores que fazem uso do sistema operacional Mac trabalham diretamente com arquivos que são distintos daqueles aparelhos que funcionam através do sistema Windows, a título de exemplo.

Para garantir que você não irá enfrentar nenhum problema futuro, como é o caso de não conseguir gravar ou ainda acessar os arquivos que passou para o HD externo, é essencial atentar-se à compatibilidade dele.

Verifique se o mesmo é compatível com o seu computador e com os arquivos que utiliza dentro dele, antes de realizado a sua compra.

Para que serve um HD externo?

Se há um ponto que costuma causar muitas dúvidas quando o tema é o melhor HD externo do mercado é qual seria a necessidade de um aparelho desse tipo.

O HD externo vale muito a pena para quem deseja ou necessita estar expandindo a capacidade de armazenar arquivos no computador.

Assim, você terá um equipamento que irá receber os seus arquivos, sendo uma opção bem acessível do ponto de vista financeiro, ao invés de comprar um novo computador ou notebook, por exemplo.

Algumas pessoas, ainda assim, acabam optando por comprar SSDs, que são muito mais caros, apesar de para muitos ser uma alternativa bem popular.

A seguir, veja dois motivos pelos quais vale a pena optar pela compra de um HD externo.

Eles têm um preço mais baixo e são mais acessíveis do que SSDs

Em termos de preço, os HDs externos possuem um custo bem menor do que os SSDs, sendo então bem mais acessíveis.

Além disso, eles usam uma tecnologia que já está no mercado faz tempo, o que os leva a terem uma acessibilidade muito maior.

Eles possuem muito espaço

Os HDs externos que você pode vir a encontrar hoje no mercado possuem, em geral, espaço de armazenamento que vai de 500 GB até 1 TB.

Além disso, caso seja necessário para você um espaço muito maior, é possível sim encontrar modelos que tenham uma capacidade de até 4 TB, o que permite armazenar muitos arquivos sem preocupações.

Os melhores HDs externos do mercado

Nós mostraremos agora para você uma revisão a respeito de 5 produtos que consideramos como sendo excelentes para quem quer o melhor HD externo do mercado, trazendo excelentes benefícios e cumprindo com aquilo que se espera dele.

HD Externo Portátil Seagate Expansion (4TB)

61vhS4lQ1wL. AC SL1092

A primeira dica de melhor HD externo do mercado é o portátil Seagate Expansion, da SEBKO, com 4 TB, ou seja, ele tem uma capacidade enorme de armazenamento.

Portanto, você vai conseguir armazenar muito mais espaço de forma instantânea no seu computador ou notebook, permitindo que seja possível levar os arquivos maiores para qualquer lugar.

A instalação desse HD externo é bastante simples e mais direta, bastando que você conecte um cabo USB no seu computador e tudo já vai estar funcionando adequadamente.

O aparelho é reconhecido de forma automática, no caso do sistema operacional Windows, evitando assim que você tenha que preocupar-se com instalação de software ou com a realização de configurações.

O disco, ou seja, o HD externo é alimentado diretamente pelo cabo USB que ele possui, o que dispensa a necessidade de ter uma fonte de alimentação também externa.

Para que você possa salvar arquivos é muito fácil, tudo o que se precisa fazer é arrastar e soltar até a pasta do HD.

Você vai ter um HD com uma enorme velocidade na transferência dos dados de forma rápida através da interface USB 3.0., uma porta USB 3.0 para conectar o disco, e ele ainda é compatível com o USB 2.0, tornando mais flexível.

A capacidade de armazenamento digital de 4 TB, sem nenhuma dúvida, é um dos maiores diferenciais desse equipamento.

Prós

  • Um dos melhores custo-benefício
  • Não esquenta muito
  • É silencioso
  • Tamanho excelente

Contras

  • Não possui borracha na base
  • O plástico é frágil
  • É um disco relativamente lento

HD Externo Portátil Toshiba Canvio Basics (1TB)

910A6B1Sa4L. AC SL1500

O HD externo portátil da Toshiba é mais uma ótima opção que trouxemos aqui para quem deseja um equipamento com uma boa capacidade e de alta qualidade.

A capacidade desse HD externo é de 1 TB, sua interface é USB 3.0, além o que é formatado em NTFS para responder a:

  • Windows 10
  • Windows 8.1
  • Windows 7

Por outro lado, ele requer uma reformatação para que possa funcionar para:

  • Mac OS v10.12
  • OS X v10.11
  • OS X v10.10

Além disso, esse equipamento também permite que você colete todo o conteúdo desejado, coloque-o dentro dele e possa levá-lo para onde quiser.

Afinal, o HD externo da Toshiba oferece uma capacidade muito alta de armazenamento, um acesso 24/7 a todo o conteúdo que está armazenado e ainda tem um desempenho que é confiável.

Por tudo isso, nós consideramos essa como uma das melhores opções existentes hoje no mercado e vale muito a pena o seu investimento.

Prós

  • Ótimo HD Externo
  • Compacto
  • Velocidade de transferência de arquivos adequada
  • Produto portátil
  • Silencioso ao operar

Contras

  • Não vem com um programa de “gerenciamento” do espaço
  • Não serve para por jogos

HD Adata Externo Portátil HV620S (1TB)

51VTTBB2MuL. AC SL1500

O HD externo da ADATA tem uma capacidade de armazenamento de 1 TB, e USB 3.2, fazendo com que ele seja uma opção confiável e atrativa para quem quer investir em um bom aparelho.

Ele tem um design inteligente que facilita bastante a capacidade e o desempenho dele, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de um maior espaço físico para fazer o armazenamento.

O equipamento ainda possui uma LED azul brilhante que é muito eficaz para você entender quando é que os dados estão ou não sendo lidos/gravados nele.

Isso lhe permite poder evitar possíveis desconexões durante as opções de leitura ou de gravação no HD externo.

Prós

  • Fácil de usar
  • Rápido
  • Alta durabilidade
  • Produto muito bom

Contras

  • Custo alto
  • Não vem com uma case

Seagate HD Portátil Expansion (2Tb)

61vhS4lQ1wL. AC SL1092

O HD portátil expansion Seagate de 2 TB é perfeito para quem deseja ter um maior espaço para armazenamento instantâneo no computador, podendo levar todos os arquivos em uma viagem, por exemplo.

A instalação desse HD é bem simples e bastante direta, sendo necessário apenas conectar o cabo USB dele no computador ou notebook, e o equipamento já é reconhecido de forma automática pelo popular sistema Windows.

Isso já tira das suas costas a necessidade de fazer qualquer tipo de instalação ou configuração extra, além de que salvar os arquivos no aparelho é muito fácil.

Tudo o que você irá precisar é arrastar e soltar os arquivos do computador até a pasta do HD externo e tudo estará no local certo.

Prós

  • Muito silencioso
  • Belo design

Contras


Seagate STEA1000400 Expansão (1 TB)

61y 1qRsFWL. AC SL1000

Temos aqui uma última opção, seguindo as mesmas especificações dos outros aparelhos da Seagate vistos aqui.

No caso, ele é reconhecido pelo sistema operacional Windows, o que torna necessário para você apenas fazer a conexão do HD com o seu computador de forma simples e prática.

Como o disco é alimentado por um cabo USB, que também serve para conectá-lo no computador e passar os arquivos, então não há a necessidade de ter uma fonte de alimentação que seja externa, reduzindo seus custos.

O equipamento tem uma velocidade de transferência dos dados que é muito rápida, permitindo que você possa fazer tudo em poucos segundos e já tenha os arquivos desejados em um HD externo que poderá ser facilmente transportado.

Prós

  • Excelente custo benefício
  • Não esquenta muito
  • É bastante silencioso
  • Super fácil de usar/instalar

Contras

  • Não possui borracha em sua base

Veredito: Qual é o melhor HD Externo?

Dos 5 produtos que mostramos, apesar de todos serem muito bons, o melhor em nossa avaliação é o HD portátil expansion Seagate.

O produto oferece diversas vantagens como a sua capacidade de memória de 2 TB, que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas, o seu USB 3.0 e ainda o fato de ser um equipamento silencioso e que não esquenta.

É por conta disso que nós indicamos esse como o melhor HD externo que você vai poder encontrar hoje, com um preço que caberá bem no seu bolso.