Qual o Melhor Fone de Ouvido para comprar em 2021?

Se você gosta de ouvir música em todo lugar, seja na academia, no trabalho, no transporte ou no lazer, você precisa de um fone de ouvido.

Porém, é necessário escolher um produto que ofereça boa qualidade de som para aproveitar ao máxima suas músicas favoritas e que sejam confortáveis para suas orelhas/ouvidos.

Pensando nisso, separei aqui todas as informações que você precisa saber sobre esses importantes dispositivos para ouvir música e qual é o considerado melhor fone de ouvido em 2021. Confira!

Para que serve um fone de ouvido?

O fone de ouvido é o responsável por captar os impulsos elétricos de um dispositivo de música e transformá-los em energia mecânica: som.

Ou seja, o fone de ouvido transmite a música do seu celular para o seu ouvido através de um conector, que pode ser com ou sem fio.

Ele possui autofalantes pequenos e menos potentes, com direcionamento de som, que fazem com que a música seja ouvida apenas pelos seus ouvidos.

Como é o funcionamento do fone de ouvido?

Basicamente, o dispositivo de áudio emite sinais elétricos via cabo ou bluetooth para o fone de ouvido. Dentro do fone, uma bobina pequena eletromagnética que transforma os sinais elétricos em seus respectivos sons.

O ar dentro do autofalante do fone de ouvido vibra produzindo as ondas sonoras que nossos tímpanos irão captar.

O fone de ouvido é especificamente projetado para emitir um som com ampliação muito pequena, apenas o suficiente para “viajar” em nosso canal auditivo.

Fones maiores, externos, costumam ser autofalantes maiores e, por isso, ter uma maior potência de som, principalmente de graves.

Tipos de fone de ouvido

Existem 3 tipos de fones de ouvido no Mercado, são eles:

Earbud

São os mais comuns e que geralmente acompanham os smartphones e iPods. O earbud é mais barato, menor e mais discreto, com uma qualidade de som aceitável. Devido ao formato do fone, boa parte do som acaba “escapando”, interferindo no volume do som. São indicados para usuários menos exigentes e que precisam facilmente carrega-los dentro da bolsa, mochila, etc.

Intra-auricular (in-ear)

Os fones de ouvido intra-auriculares são uma espécie de earbuds melhorados. Isso porque eles são inseridos diretamente no canal auditivo e conseguem ter uma melhor fidelidade no som e você escuta muito menos ruídos externos.

O seu design é bem peculiar, pontudo com capas de silicone e se encaixam melhor no canal auditivo do usuário. Há fones de ouvido in-ear que apresentam também um suporte para encaixar na orelha e oferecer maior apoio, principalmente para atletas.

Supra-auriculares over-ear (headphones e headsets)

São os modelos de fone de ouvido maiores e cobrem todo o ouvido. São mais confortáveis e apresentam melhor qualidade sonora, principalmente com valorização dos graves e maior isolamento acústico, oferecendo uma experiência mais imersiva.

Também são mais pesados, com um arco que prende o fone na cabeça do usuário, muito utilizados por profissionais de som e gamers.

Fone de ouvido: Características técnicas

Os fones de ouvido possuem as seguintes características:

  • Drives de som (ou autofalante): responsável por conduzir o som do dispositivo de áudio ao seu ouvido;
  • Impedância: que transforma a eletricidade em energia mecânica, o som, expressa em Ohms. Quanto menor a impedância de um fone de ouvido, maior é o volume do som;
  • Sensibilidade: o ouvido comum consegue ouvir frequências entre 20Hz e 20.000 Hz. Um fone de ouvido comum consegue reproduzir no mínimo essa faixa de frequência. Porém, alguns modelos mais potentes, conseguem reproduzir frequências mais baixas ou mais altas que essa faixa, apresentando maior riqueza de detalhes no som se o usuário estiver concentrado.
  • Conector: que conecta o fone de ouvido ao dispositivo de áudio, que pode ser com fio, com modelos P2 e P3 geralmente, ou sem fio, com conexão via bluetooth.

Deve escolher o fone de ouvido ideal para você

Recursos adicionais do fone de ouvido

Além da função básica de reproduzir o som para o seu ouvido, o fone de ouvido pode ter recursos adicionais interessantes. E a lista, aqui, é infinita, pois cada fabricante pode trazer uma inovação diferente para o seu produto.

Existem tecnologias como cancelamento de ruído, sistemas de equalização com ajuste por apps, microfones embutidos, cases que também são carregadores para os fones sem fio, resistência à água e suor, etc.

Como escolher o melhor fone de ouvido?

Veja alguns fatores para levar em consideração ao escolher o seu fone de ouvido:

  • Conectividade: se optar por um fone de ouvido com fio, preste atenção a qualidade e comprimento do cabo. Geralmente, cabos grossos são mais resistentes ao dobrar e armazenar, enquanto fios mais achatados fazem menos nós. Já o fone de ouvido sem fio, por bluetooth, tem uma distância máxima para funcionar, prefira os modelos 4.0 ou 5.0, pois possuem maior qualidade de conexão e maior distância;
  • Driver: pode ser dinâmico, armadura balanceada ou eletrostático. O dinâmico é o padrão dos earbuds, porém os intra-auricular e over ears podem ter drivers diferenciados, que reproduzem frequências mais altas e alcançam vários níveis de graves e agudos;
  • Sensibilidade: quanto maior a sensibilidade, mais alto o volume do som;
  • Impedância: quanto maior a impedância, maiores são as chances do fone reproduzir um som de maior qualidade, mais limpo. A combinação para uma boa qualidade de som conta com uma boa impedância e uma boa potência e frequência de resposta.
  • Confira a certificação: No geral, os fones de ouvido precisam ser certificados pelo Inmetro, para garantir a segurança do produto durante o uso. Caso o fone de ouvido seja sem fio, também é necessário o selo da Anatel.

Qual o melhor fone de ouvido em 2021?

Para escolher o melhor fone de ouvido, considerei os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço do produto
  • A busca pelo produto
  • Quantidade de avaliações
  • Prós e contras apontados por clientes

Tendo isso em mente, confira agora os melhores fones de ouvido do Mercado!


Fone de Ouvido, JBL, Tune 110 Intra-Auricular, Preto

Fone de Ouvido JBL Tune 110

Os fones de ouvido da JBL Tune 110 Intra-Auricular se destacam por serem leves, compactos e muito confortáveis.

A qualidade de som é impressionante para um fone de ouvido tão pequeno. Tem baixa impedância, boa sensibilidade e boa potência.

Além disso, o produto conta com a tecnologia JBL Pure Bass, com graves profundos e poderosos. Ele é ótimo para ouvir cada detalhe da música e, por ser estéreo, se sai muito bem em jogos online.

Para completar, ele é um intra-auricular com ótimo isolamento acústico, um dos melhores da categoria nesse quesito.

Por fim, você conta com um controle remoto de botão único, no qual você pode atender chamadas em tempo real e controlar a reprodução de suas músicas.

Prós:

  • Cabo flat durável que não enrola ou faz nós;
  • Microfone bom, com som claro e limpo;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Ótimo cancelamento de ruído.

Contras


Fone de Ouvido on Ear Bluetooth, Tune 500, JBL, Preto

Fone de Ouvido On Ear Bluetooth Tune 500

Outra excelente opção de fone de ouvido, dessa vez on ear e sem fio, o JBL Tune 500 conta com ótima qualidade de som e conforto.

Ele também apresenta a mesma tecnologia de som do modelo anterior, o JBL Pure Bass, no qual traz graves potentes e sons mais claros e limpos.

A conexão é por bluetooth e você consegue reproduzir o som do seu smartphone sem perder em nada a qualidade do áudio.

Ele é muito leve, confortável e com design dobrável. Tanto as almofadas como a tiara do fone são acolchoados e trazem conforto mesmo por longos períodos de uso.

Por fim, o aparelho tem 16 horas de autonomia e carregamento rápido de 2hrs.

Prós:

  • Conexão multipontos que permite mudar de dispositivos bluetooth sem esforço e muito rápido;
  • Integração com Siri e Google Now sem precisar do seu dispositivo móvel;
  • Dobrável, de fácil portabilidade;
  • Bluetooth 4.1;
  • Bateria com até 16 horas de autonomia.

Contras:

  • Não possui cancelamento de ruído;
  • Microfone com áudio de baixa qualidade

FONE DE OUVIDO P2 3.5MM C50HI PRETO

Fone de Ouvido P2 3.5 MM C50HI

O fone de ouvido P2 3.5mm da JBL é uma opção de ouvido intra-auricular para smartphone. Ainda com a qualidade excelente de som JBL, leveza e conforto para usar o dia todo.

O grande diferencial desse fone é sua versatilidade. Ele conta com 3 tamanhos de ponteiras para melhor se adaptar ao seu ouvido. E todos sabemos que encontrar um in-ear que fique fixo e seguro no ouvido não é uma tarefa fácil.

Além disso, ele conta com controle remoto que permite atender chamadas e controlar a reprodução das suas músicas. O microfone para chamadas não deixa nada a desejar e você pode usá-lo tranquilamente em videochamadas.

Prós:

  • Qualidade de som ótima;
  • Ótima ergonomia;
  • Excelente custo-benefício;
  • Microfone capta bem o áudio;
  • Design bonito.

Contras:

  • Durabilidade do produto baixa, fone muito frágil;
  • Instruções do fone estão em chinês;

Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Airdots Com Bluetooth

Fone de Ouvido Xiaomi Airdots

O Fone de ouvido Xiaomi Airdots é ideal para quem deseja um fone de ouvido in-ear sem fio com ótima qualidade e preço acessível.

Sua conectividade é a mais atual do Mercado até o momento, o Bluetooth 5.0, que permite uma melhor conexão e maior distância. Você consegue se deslocar pela casa inteira sem deixar de ouvir suas músicas ou continuar na chamada de voz.

A qualidade de som e sensibilidade do produto é ótima e ele até conta com cancelamento de ruído para melhorar ainda mais a experiência do usuário.

Por fim, ele se encaixa bem no ouvido, tem um design muito elegante, com controle por toque no botão e praticidade no uso.

Prós:

  • Recebe e atende chamadas;
  • Conexão bluetooth 5.0;
  • Experiência sonora de qualidade;
  • Conforto e ergonomia;
  • Ótimo cancelamento de ruido.

Contras:

  • Bateria com baixa autonomia;
  • Não acompanha o cabo mini USB para carregamento;

Fone De Ouvido, SHE1350/00 Philips

Fone de Ouvido Philips SHE135000

Para quem está interessado em um fone de ouvido com o preço super acessível o Fone de Ouvido SHE1350/00 da Philips.

O seu grande diferencial é que, mesmo com preço baixo, ele mantém uma boa qualidade sonora e boa construção e acabamento para o seu preço.

Ele é bem pequeno, o que traz maior conforto durante o uso, porém seus drivers de 14,88mm apresentam graves potentes e som nítido sem distorções, graças ao seu reforço dinâmico de graves.

O produto também é muito sensível e tem um ótimo ajuste de volume.

Para completar, o produto conta com fios emborrachados e boa durabilidade.

Prós:

  • Bom custo-benefício;
  • Som de qualidade boa para o seu preço;
  • Boa durabilidade do cabo.

Contras:

  • Não é muito resistente.

Veredito: Qual o melhor fone de ouvido em 2021?

O meu preferido é o fone de ouvido da JBL Tune 110. Isso porque o produto conta com um preço bacana, excelente qualidade de construção e acabamento e uma ótima experiência de som.

Se você está buscando um intra-auricular com fio de qualidade, o JBL Tune 110 é perfeito para você.

A tecnologia de som JBL Pure Pass realmente faz uma enorme diferença na qualidade de som do fone de ouvido, permitindo uma experiência mais imersiva ao ouvir música ou, até jogar.

O cabo também é de boa qualidade, um flat durável que não enrola ou faz nós, o que garante maior durabilidade ao produto.

Por fim, você conta com um controle remoto de botão único, no qual você pode atender chamadas em tempo real e controlar a reprodução de suas músicas.


Leave a Comment