Qual é o melhor drone para comprar em 2021?

Voar é sempre algo chamativo e a chance de imagens aéreas sempre me rendeu fotos interessantes. Com o melhor drone, é possível realizar isso, enquanto explora o céu.

Se você quer desbravar o espaço aéreo em tempo real sem precisar estar no céu, veja algumas opções com melhor custo-benefício que revisamos e escolhemos para você!

Por que você precisa de um drone?

“Os melhores drones para iniciantes são capazes de fornecer uma boa visão aérea em tempo real sem a necessidade de ser expert em manusear equipamentos tecnológicos.”

Drones se tratam de veículos aéreos não tripulados (conhecidos como VANTs) que são controlados de maneira remota. Seu primeiro uso foi militar, mas atualmente tem utilização recreativa.

No Brasil, há três usos para drones: para aeromodelismo (recreação ou competição), operação experimental (pesquisa/desenvolvimento) e não experimental (filmagens, serviços fotográficos, vigilância e uso comercial).

Então, se você busca um equipamento aéreo para questões recreativas ou profissionais, a opção mais coerente é contar com o melhor drone!

Há regras para utilizar o drone no Brasil?

Sim. Atualmente, o drone no Brasil só é autorizado para aeromodelismo, com uso recreativo ou competitivo. Você deve seguir as regras previstas na portaria DAC 207/STE, que define:

  • Restrição para operação dos VANTs em zonas de aproximação e decolagem de aeródromos;
  • Altura máxima de 120 metros para voo;
  • Equipamento sempre ao alcance da visão do piloto.

Em caso de operação experimental ou não experimental, é necessário ter a autorização para cada voo pela ANAC ou a DECEA.

Quais são os tipos de drone no mercado?

De maneira geral, existem dois tipos de drone: o para uso recreativo e o para uso profissional. No caso de uso recreativo, é comum o drone para fotografia, cuja qualidade da câmera varia conforme o modelo e preço.

No segundo caso, existe o drone profissional, que pode ser usado na vigilância de grandes espaços, estudos, pesquisas e em produções audiovisuais.

Imagens obtidas por um drone para fotografia são boas?

Tudo depende da câmera do drone. No caso de uma câmera 4K ou Ultra HD, a qualidade tende a ser excelente. Em algumas situações, é até usado em produções audiovisuais como complemento.

Contudo, outras podem ter qualidade pior ou nem mesmo possuir câmera, apenas o espaço para você inserir a sua.

Há o risco de você perder o seu drone?

Na maior parte dos casos, não. Principalmente se for um drone profissional, é comum a presença do sistema de retorno para casa (return home).

Praticamente todo drone apresenta um GPS que lhe permite marcar a rota que o equipamento deve seguir. Contudo, com o sistema de retorno para casa, você ganha uma segurança extra.

Através dele, o drone é capaz de memorizar as coordenadas a partir do ponto de decolagem. Com o pressionar de um botão, o equipamento retorna para onde estava.

Como escolher o melhor drone para começar?

Para começar, escolha um drone para iniciante, que conte com modos de voo mais fáceis, pois são previamente programados. Ele deve possuir GPS e conexão com dispositivos digitais, como o seu smartphone.

Além disso, não pode ter mais de 25Kg, pois, acima disso, é necessário possuir habilitação para uso.

Quais cuidados você deve tomar com o drone?

Antes de tudo, é essencial a presença do selo da Anatel no drone, ou seja, sua homologação. Se, ao comprar o equipamento, ele não possuir o selo, é necessário fazer o cadastro no site da agência.

Contando com o registro, os próximos cuidados que deve tomar são os seguintes:

  • Praticar com o drone em campo aberto, de forma que haja mínima chance de choque com algo;
  • Realizar regularmente a limpeza interna e externa do drone. Para a limpeza do drone, a melhor opção é o ar comprimido.

Quais são as vantagens do drone?

  • Registro de fotos aéreas, permitindo ótimas imagens em viagens e passeios;
  • É um instrumento de diversão, podendo ser usado em competições;
  • Agiliza atividades profissionais, como entregas de curto alcance;
  • Permite conhecer melhor o espaço, alcançando lugares que você não consegue alcançar.

Como escolher o melhor drone no mercado?

Para escolher um drone de excelente qualidade e melhor custo-benefício, é necessário seguir esses critérios:

  • Tamanho e peso: num drone para fotografia, o ideal é menos de 2kg;
  • Tempo de voo: modelos de maior qualidade costumam durar entre 20 e 30 minutos. Mais simples mal passam de 6 minutos;
  • Alcance: o mínimo que um drone pode voar é 50 ou 60 metros;
  • Câmera: confira se há uma e sua qualidade;
  • Usabilidade: veja se conta com GPS e se é fácil de manusear o controle remoto.

Selo Anatel para drone

Drones possuem transmissores de radiofrequência, o que pode afetar serviços de comunicação via satélite e telefonia. Por isso, é necessário um selo Anatel para o drone.

Todos os drones precisam ser homologados, mesmo os de uso recreativo. Caso o seu drone não possua, realize o registro no site da Anatel.

Quais são os melhores drones disponíveis no mercado?

Para escolhermos o melhor drone, consideramos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço do drone;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira a lista com melhores drones disponíveis no mercado!

Drone Multilaser Shark

Drone Shark Com Câmera Hd Fpv Alcance 80 Mt Es177 Multilaser

Para quem busca um drone recreativo, mas com funções interessantes de gravação e fotos, vale a pena conferir o Multilaser Shark.

Esse drone conta com entrada para cartão de micro sd, sendo possível acompanhar o trajeto em tempo real pelo celular, e sua câmera grava em HD/720p.

Esse modelo não é ideal para quem preza por fotos em alta resolução, mas é uma ótima saída para fazer registros e ter um drone por um preço bem em conta.

Possui estabilizador, o que faz com que o drone mantenha altitude, e pouso automático, função ativada quando há perda de sinal.

Quanto à bateria, o Multilaser Shark vem com uma bateria extra e tem tempo de voo de 10 minutos, totalizando 20 minutos por conta da bateria a mais.

Ele é bem leve, fácil de transportar e tem alcance de até 80 metros de altura. Pode não ser um dos melhores drones no quesito qualidade da imagem, mas permite uma boa diversão.

Prós:

  • Bateria extra;
  • Extremamente leve
  • Estabilizador de voo.

Contras:

  • Resolução baixa (HD/720p);
  • Curto tempo máximo de voo;
  • Não tem GPS.

DJI Phantom 4 4K

Drone DJI Phantom 4 4K

Não se assuste! Apresentaremos vários modelos da DJI, pois essa é uma marca de grande destaque na fabricação dos melhores drones.

O Phantom 4 é um dos drones mais inteligentes do mercado e é ideal para quem precisa de um equipamento para trabalhar profissionalmente.

A carcaça dele é de magnésio, o que faz com que ele seja leve, porém rígido.

Esse drone grava vídeos de até 4K e Full HD e sua lente possui opções de distorções, aumento de brilho e melhor foco, isso tudo sem perder a qualidade alta das imagens.

Graças à função de detecção e desvio de obstáculos por inteligência artificial, o Phantom 4 garante que o trajeto seja feito com mais segurança e com menos riscos de avarias para o drone, já que ele consegue desviar de obstáculos que estejam a sua frente. Esse drone chega a 500 metros de altura.

Os 3 modos de pilotagem consistem em: Positioning (o mais básico, que serve para navegar entre obstáculos ou seguir um objeto), Sport (mais potente, chegando a 72 km/h) e Attitude (sem GPS e outros sensores, permitindo uma experiência mais emocionante de controle).

Seu tempo de voo máximo dura 28 minutos, o que é mais que muitos outros drones, mas, quando utilizado profissionalmente, pode ser pouco, ainda mais se for para gravações em ambientes com muito vento. Isso porque a ventania acaba exigindo um pouco mais do aparelho. Porém, esse drone possui centro de gravidade, fazendo com que ele fique melhor posicionado, tenha mais estabilidade, economize energia e que a imagem não fique trêmula.  

Prós:

  • Sistema de estabilização;
  • Gravação em 4K Full HD.
  • Sistema de detecção de obstáculos;
  • Tem GPS;
  • 3 modos de pilotagem.

Contras:

  • Bateria de curta duração.
  • Preço alto.

DJI Mavic 2 Pro

Dji Mavic 2 Pro

Outro drone para uso profissional é o DJI Mavic 2 Pro. Ele possui câmera Hasselblad l1d com sensor de CMOS, que garante excelente qualidade na imagem, até mesmo a noite, suporte de 10-bit cores, ou seja, tem a capacidade de capturar mais de 1 bilhão de cores e ajuda na pós produção das filmagens, e modo hyperlase, para tirar fotos durante o voo.

Outra utilidade muito bacana no Mavic 2 Pro é que ele permite fazer transmissões ao vivo em tempo real.

O Mavic Pro 2 tem duração superior ao Phantom 4, chegando à cerca de 31 minutos, mas é bem mais pesado. É considerado, também, um drone superior ao Mavic Air, outro modelo da DJI.

Possui boa estabilização e percorre até 8 km de alcance de vídeo, chegando a 72 km de velocidade. Diferente do Mavic Air, o Mavic 2 Pro possui tela no centro do controle, facilitando a visualização das informações de percurso. Além disso, ele conta com adaptador para todos os celulares.

Por fim, esse Mavic 2 Pro possui o modo Active Track. Com ele, é possível marcar uma pessoa ou objeto para ser seguido automaticamente.

Prós:

  • Câmera ideal para melhor qualidade de cores da imagem;
  • Mais resistente e estável;
  • Sensor de obstáculo omnidirecional;
  • Tem GPS.

Contras:

  • Bateria de curta duração;
  • Altíssimo custo.

DJI Spark Fly More Combo

 DJI Spark Fly More Combo

Para quem não tem muita habilidade com drones, essa é a melhor opção, principalmente no que se refere à qualidade da imagem.

O Spark Fly More é um drone fácil de pilotar e que permite decolar, guiar e pousar o DJI Spark com as próprias mãos. Seu alcance é de 2km e duração de cerca de 16 minutos de voo.

Quanto à câmera, o DJI Spark grava vídeos em Full HD com alta qualidade, mesmo não sendo 4K.

Ele é compacto, pequeno e fácil de pilotar, conta com GPS e sensores de proximidade. Além disso, possui tecnologia Go Home, que faz com que o drone volte ao ponto inicial automaticamente.  

Prós:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Detecta obstáculos;
  • Tem GPS e sistema Go Home (return home).

Contras:

  • Não grava em 4K;
  • Duração pequena de voo.

DJI Mavic Mini Combo Fly More

Drone dji mini mavic

Se você quer comprar um drone que proporcione um voo mais seguro para fotografias, uma ótima opção é o DJI Mavic Mini Combo Fly More. Ele é basicamente uma versão menor que contém várias funções que estão presentes no Mavic Air

Para começar, o Fly More Combo apresenta um cardan de 3 eixos estabilizados (passo, rolo e guinada), que permitem os modos de voo mais sofisticados. Somado a isso, possui protetores de hélice de 360º, que proporciona a maior segurança.

Além disso, o objeto traz sistema de visão descendente e GPS, o que permite um pairar mais preciso em qualquer local, e conexão wi fi.

Também apresenta um bom tempo máximo de voo (30 minutos) e distância máxima de 4km, o que proporciona um uso mais prolongado. Somado a essas características, traz velocidade de 13 m/s.

Por fim, apresenta uma câmera de 12MP e um campo de visão de 83º, o que possibilita ótimos vídeos e fotos aéreos. Em adendo a isso, apresenta duas resoluções (16:9, 4:3) e diferentes FPS para gravação (25/30/50/60).

Prós:

  • Voo mais seguro e estável;
  • Pairar mais preciso que outras opções;
  • Bom tempo máximo de voo;
  • Ótima velocidade em voo;
  • Projetado para funcionar em smartphones Android e iOS.

Contras:

  • Qualidade máxima da câmera é baixa (apenas 2,7K);
  • Sinal de rádio pode não suportar muita distância.

Drone DJI Mavic 2 Mini Fly

Drone dji mini 2 mavic

Se você quer comprar um drone profissional que alcance maiores distâncias e pese menos, vale a pena o DJI Mavic 2 Mini Fly.

Através da transmissão de vídeo OcuSync 2.0, o Mini 2 suporta até 10Km de transmissão de vídeo 4K em full HD. Dessa forma, você se torna capaz de realizar grandes filmagens em espaço aberto.

Além disso, apresenta duração máxima de 31 minutos de voo, o que permite o uso prolongado do equipamento em espaços enormes. Somado a isso, sua velocidade de 16m/s garante que cubra o espaço em menos tempo.

Ele apresenta 3 modos de velocidade: o Sport (57km/h), o Normal (36km/h) e o Cine (21km/h). Isso possibilita que alcance a velocidade ideal para o seu uso.

Na gravação, traz câmera de 12MP com três opções de fotografia: grande-angular, 180º e Sphere. Em vídeo, traz um potente registro em 4K/30FPS, o que garante gravações com alta qualidade.

Por fim, possui apenas 249g de peso, o que o torna mais leve do que uma maçã!

Prós:

  • Maior alcance em gravações;
  • Controle remoto ergonômico
  • Maior número de opções para velocidade máxima;
  • Maior qualidade na gravação de vídeo full HD;
  • Bom número de opções para a fotografia;
  • Peso extremamente leve.

Contras:

  • Não possui sensores anti-colisão ou protetores de hélice.

Drone DJI Tello Boost ARCTIC

Drone dji tello boost arctic mavic

Se você busca um drone com ótimo custo-benefício, uma opção mais acessível é o DJI Tello Boost ARCTIC.

Para começar, apresenta velocidade de até de 28,8km/h, o que o permite cobrir uma boa distância em pouco tempo. Ele abrange distância máxima de 100 metros e altura de 10 metros, o que é um bom campo de atuação.

Em questão de gravação, apresenta uma resolução máxima em HD/720p, o que permite um registro com boa qualidade. Suas fotos podem ser salvas em formato .JPG e os vídeos em formato .MP4, mas não há espaço para colocar cartão de memória, logo pode dar algumas travadas.

Além disso, apresenta uma bateria de 1100mAh e um processador visual Intel. Contudo, apresenta uma câmera de apenas 5MP e um tempo de voo de somente 13 minutos.

Prós:

  • Boa velocidade;
  • Boa resolução de foto;
  • Bom campo de atuação para fotos e vídeos;
  • Preço acessível.

Contras:

  • Resolução máxima apenas HD;
  • Não possui GPS e sistema de retorno ao ponto de partida;
  • Tempo de voo de apenas 13 minutos.

Drone Multilaser Fun ES253

Drone multilaser fun es253

Se você busca um drone compacto e leve para diversão, uma boa opção é o Drone Multilaser Fun ES253.

Para começar, apresenta medidas 20 x 20 centímetros, o que o torna leve e compacto e fácil de carregar para qualquer lugar.

Apresenta estabilizador, o que permite uma pilotagem mais fácil e segura. Com um clique, você pode fazer o drone retornar para próximo do controle, o que diminui suas chances de perdê-lo.

Também apresenta 3 níveis de velocidade facilmente ajustáveis e um flip 360º, que permite em um clique diversos giros radicais. Sua velocidade pode chegar a 10km/h!

Por fim, apresenta o modo headless, que lhe permite voar sem a necessidade de ajustar a posição do equipamento.

Prós:

  • Leve, compacto e fácil de carregar;
  • Permite uma pilotagem mais segura e fácil, principalmente no modo headless;
  • Possui 3 níveis de velocidade disponíveis (com máxima de 10km/h);
  • Apresenta movimentos mais ágeis e flexíveis;
  • Preço mais acessível.

Contras:

  • Suporta apenas 6 minutos de voo;
  • Alcança apenas 50 metros de distância;
  • Não apresenta câmera.

Drone Eachine E58 Quadcopter

Drone eachine e58

Se você busca um drone com rápido carregamento e de fácil conexão com o smartphone, uma boa opção é o Drone Eachine E58 Quadcopter.

Para começar, apresenta um tempo de carregamento entre 60-70 minutos (1 hora-1 hora e 10 minutos). Com isso, você pode rapidamente usá-lo após descarregar.

Apresenta modo de retenção de altitude, proporcionando voos mais estáveis. Também traz modo headless, que permite um voo tranquilo sem ajuste de posição do equipamento.

Além disso, também possui giro 360º para movimentos mais radicais durante o voo. Esse drone possui velocidade de até 35Km/h.

Por fim, tem alcance de 80-100m, com tempo máximo de 9 minutos para voo.

Prós:

  • Bom tempo de carregamento;
  • Voo mais estável;
  • Alcance aceitável para a faixa de preço;
  • Ótima velocidade;
  • Preço acessível.

Contras:

  • Apenas 1 bateria;
  • Câmera HD de baixa qualidade;
  • Sem cartão de memória;
  • Baixo tempo de voo.

Veredito: qual é o melhor drone?

Apesar de ter o maior preço, o DJI Mavic 2 Mini Fly é de fato a opção mais completa e profissional para mim.

Para começar, apresenta um peso leve, que só é superado pelos dois modelos de drone Multilaser, opções muito mais simples. Além disso, apresenta o maior tempo de voo, seguido pelo Mavic Pro 2 e DJI Mavic Fly More Mini.

Em velocidade, é o maior e um dos mais variáveis em níveis, descartando-se os modelos mais caros da DJI.

Por fim, apresenta a maior qualidade de câmera, chegando à resolução 4K. Então, apesar do preço, se trata do melhor drone. Caso busque o melhor drone em custo-benefício, é mais fácil contar com o DJI Tello!

Deixe um comentário