O melhor Colchão para comprar em 2021

Comprar um colchão é uma escolha muito importante, já que passamos um terço de nossa vida dormindo. Cada bom minuto de sono contribui e muito para a sua produtividade no dia seguinte. Além de um bom preço, o melhor colchão precisa oferecer uma boa estrutura, ser confortável e ainda contar com tecnologias que vão melhorar a qualidade do seu sono.

Se você acorda cansado e com dores no corpo, que tal investir em sua qualidade de vida e trocar o seu? Descubra os melhores colchões do mercado!

O Melhor Colchão para comprar em 2021

O que saber antes de escolher o melhor colchão

Comprar um colchão novo pode parecer uma tarefa complicada, mas existem pontos importantes que você pode levar em conta para descobrir o que realmente é necessário.

Desde o material da estrutura até as últimas tecnologias lançadas, veja o que levar em conta para ter as melhores noites de sono da sua vida.

Colchão de molas ou espuma, qual o melhor?

Essa é a primeira dúvida que surge quando vamos comprar um colchão. A resposta vai depender da sua preferência e do seu orçamento.

Normalmente, os colchões de espuma são mais macios e baratos, mas essa nem sempre é a regra. Os modelos mais modernos deixam o poliuretano de lado e contam com espumas diferenciadas. 

Uma delas é o viscoelástico, mais conhecido como espuma da NASA, que se adapta melhor ao corpo e tira a pressão sobre ombros, quadris, joelhos e tornozelos. Outro tipo de espuma é o látex, com furos que aumentam a circulação de ar e deixam a temperatura do colchão mais estável, além de diminuir o balanço.

Já os modelos com molas têm a estrutura inteiramente feita dessa forma para se adaptar melhor ao corpo. De início, eles podem parecer menos confortáveis, mas, com o tempo, podem ser uma opção mais interessante. 

Tipos de Molas

Veja quais são os diferentes tipos de molas e qual a capacidade de peso por pessoa suportada por cada um:

  • Bonnel (90 kg): sistema usado em colchões de entrada, tem molas entrelaçadas em aço que deixam o colchão mais firme e dão mais sustentação ao corpo. No entanto, o movimento de uma pessoa afeta a outra e ele costuma fazer mais ruídos.
  • Pocket (90 kg): são as famosas molas ensacadas individualmente, que se ajustam melhor ao corpo, reduzem o balanço para não incomodar a outra pessoa e não produzem ruídos. Porém, colchões assim costumam ser mais caros.
  • Superlastic (110 kg): entrelaçadas na horizontal, têm fios contínuos que dão mais firmeza à medida que são comprimidos.
  • LFK (120 kg a 150 kg): com mais molas por m², o suporte aumenta em todo o colchão, inclusive nas extremidades, e tem maior vida útil. Assim como o bonnel, não tem um bom balanço e faz ruídos. 
  • Miracoil (150 kg): molas feitas em material mais resistente e com fio contínuo, o que permite suportar um peso maior. 

Um ponto importante que diferencia esses dois tipos de colchão é a durabilidade. Enquanto os modelos com molas podem durar 10 anos ou mais, aqueles apenas com espuma podem durar bem menos.

qual é o melhor colchão do mercado

Confira o material e a densidade do colchão

Além de escolher entre espuma ou molas, o material externo do colchão é outro fator importante a se levar em conta. Você vai perceber que ele pode ser feito de tecidos artificiais (ou sintéticos) ou naturais. 

Os primeiros são antialérgicos e mais fáceis de limpar, mas costumam esquentar mais. Alguns exemplos são poliéster, maquinetado, viscoelástico e bordado. 

Do outro lado, temos os materiais naturais, que são mais resistentes, agradáveis ao toque e ecologicamente corretos. O representante mais conhecido é a fibra de bambu, com vantagens como controle de umidade, ventilação, toque macio, propriedades antialérgicas e durabilidade. 

Outros tecidos naturais são as malhas de algodão ou eucalipto, linho, fibra de algas marinhas e fibra de cashmere. 

Além disso, fique atento à densidade do colchão, ou seja, à quantidade de espuma utilizada no produto por metro cúbico (m³). Por exemplo, se um colchão tem densidade D26, isso significa que ele tem 26 kg de espuma em cada metro cúbico. A densidade pode ser D18, D20, D23, D26, D28, D33, D40 ou D45.

Para entender qual a melhor densidade levando em conta sua altura e peso, confira a tabela explicativa no site do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso).

Tamanho e capacidade

Quando se trata de tamanho, existem diversos tipos de colchão. Mas é importante destacar que existem variações entre cada uma dessas medidas, como você pode ver abaixo:

  • Berço: sempre com 1,30 m de comprimento, pode variar na largura, com 60 cm (padrão brasileiro) ou 70 cm (padrão americano).
  • Solteiro: a medida mais comum é 0,88 x 1,88, mas existem modelos menores (para camas auxiliares) ou maiores, como solteiro king (0,96 x 2,03) ou solteirão (1,00 x 2,00).
  • Viúva: normalmente vendidos na medida 1,28 x 1,88, mas também podem ser encontrados com 1,20 x 2,03.
  • Casal: o padrão é 1,38 x 1,88.
  • Queen Size: um dos mais vendidos para casais, tem 1,58 x 1,98, mas a variação de 1,80 x 2,00 o Queen Size está se tornando comum nos últimos anos.
  • King Size: sonho de consumo de muitas famílias, o gigante tem 1,93 x 2,03. Também existem modelos com medida 2,00 x 2,00, chamados Super King.

Antes de escolher, fique atento ao espaço em seu quarto e à disponibilidade de roupas de cama e protetores. Tamanhos incomuns ou muito grandes como o Queen Size ou King Size dificultam na hora de comprar esses complementos. Também fica mais difícil fazer a limpeza com um colchão ocupando a maior parte do seu quarto.

Além disso, cada marca destaca a capacidade de seu colchão, que é descrito com o peso suportado por pessoa. Esse é um fator muito importante, pois ultrapassar esse limite faz com que ele se deforme, diminuindo sua vida útil e causando dores no corpo.

Se você precisa de um colchão especial, tanto no tamanho quanto no peso suportado, algumas marcas produzem modelos sob medida. E se mora em apartamentos ou sobrados, não deixe de conferir os modelos enrolados a vácuo dentro de caixas pequenas, que podem ser transportados com muito mais facilidade.

Tecnologias especiais podem melhorar seu sono

Como qualquer outro produto como o sofá, os colchões avançaram muito em tecnologia nos últimos anos. Saber o que cada uma delas pode fazer pelo seu sono vai te ajudar a escolher o melhor colchão.

Uma das principais inovações ao longo dos anos está relacionada à saúde, com os colchões antiácaro e antialérgicos. Eles possuem uma camada de látex, que evita a proliferação dos temidos aracnídeos.

Outra tecnologia interessante é a mola ensacada, que já citamos acima. Ela diminui o balanço e elimina o incômodo de uma pessoa se mexer e movimentar a outra. Além disso, vários colchões dispensam a necessidade de virá-lo periodicamente.

Finalmente, existem colchões que trazem compostos de Aloe Vera e outras substâncias que cuidam da pele durante o sono (mesmo com o lençol), e ainda aqueles com sistema massageador com controle remoto.

Quanto tempo deve durar um colchão?

Embora não haja um tempo de uso pré-definido, um bom colchão deve surar pelo menos de 8 a 10 anos. Mas em vez de seguir uma linha de tempo, deve estar atento aos sinais de que é hora de substituir seu colchão. Se seu colchão está causando dificuldade para dormir deve pensar em comprar um novo.

Quanto melhor você cuidar de seu colchão, mais tempo ele durará. Certifique-se de usar um protetor de colchão contra alergênios, poeira, derramamentos e desgaste. E é uma boa idéia limpar seu colchão a cada mes para mantê-lo fresco.

Os Melhores Colchões para comprar em 2021

Colchão Espuma Emma 

Colchão Emma

Uma das maiores preocupações ao comprar um colchão novo é não se adaptar e perder o seu dinheiro. E se você pudesse experimentar o colchão antes de escolhê-lo?

É isso que a marca Emma oferece com seu modelo de espuma. Depois de comprá-lo, você pode testar por 100 dias. Se não se adaptar, a empresa agenda uma coleta e devolve o dinheiro, e o colchão usado é direcionado para uma instituição de caridade. Assim como essa coleta, a entrega também é grátis.

Além da cobertura superior removível e lavável, o interior do colchão tem 3 camadas de espuma. A primeira garante mais conforto e respirabilidade, além de ter uma característica similar às molas ensacadas, permitindo uma noite tranquila mesmo que a outra pessoa se mexa durante o sono.

A segunda camada é de espuma viscoelástico, que distribui melhor a pressão exercida pelo corpo. Finalmente, a terceira camada é mais firme e suporta de forma confortável a região lombar.

Outra característica interessante é que o colchão vem embalado a vácuo dentro de uma caixa, facilitando seu transporte até mesmo para um apartamento. 

Vale destacar que essa é uma empresa nova, sem a tradição de marcas mais conhecidas. Para driblar qualquer preconceito que possa existir, ela destaca os vários prêmios que recebeu na Europa, além de oferecer 10 anos de garantia, uma das maiores do mercado.

PRÓS

  • 100 dias de teste
  • Três camadas de espuma
  • Vários tamanhos (solteiro, solteiro especial, casal, queen e king)
  • Suporta 130 kg por pessoa
  • 10 anos de garantia

CONTRAS

Colchão Umaflex Espuma Duo

Colchão Solteiro Umaflex Espuma

Se você procura um colchão de espuma mais barato, o Umaflex Duo pode ser uma opção bem interessante. Com padrão de qualidade certificado pelo Inmetro, ele pode ser utilizado em cama comum ou cama box, sendo uma boa opção como colchão principal ou sobressalente para receber visitas.

Com 19 cm de altura, ele tem espuma com densidade D33, que garante uma posição correta ao dormir e evita dores musculares. 

O peso suportado é de até 90 kg por pessoa, o que pode ser um fator restritivo. Além disso, sua garantia é de apenas 1 ano para a espuma e 3 meses para o tecido.

PRÓS

  • Valor acessível
  • 19 cm de altura
  • Espuma D33

CONTRAS

  • Capacidade de peso limitada (90 kg)
  • Garantia de apenas 1 ano

Colchão Espuma Castor MontBlanc 

Colchão Castor MontBlanc

A Castor tem uma das linhas de colchão mais completas do mercado e seu modelo MontBlanc merece destaque.

Esse colchão de espuma tem 15 cm de altura e suporta até 100 kg por pessoa, o que é uma capacidade muito boa para a maioria dos casais. 

Ele conta com densidade D33, uma das mais comuns no mercado brasileiro. Por ser mais firme, ela prioriza uma posição correta na hora de dormir. Vale ressaltar que, diferente dos modelos com molas, colchões de espuma tendem a ficar mais macios com o uso. 

O colchão ainda tem tecido 100% poliéster branco na parte superior e 100% poliéster preto na lateral, e está disponível nos tamanhos solteiro, casal, queen size e king size (com 1,80 x 2,00 ou 1,93 x 2,03). A garantia da espuma é de 2 anos.

PRÓS

  • Preço acessível
  • Espuma D33 com 12,5 cm de espessura
  • Marca reconhecida
  • Disponível em diversos tamanhos
  • 2 anos de garantia na espuma

CONTRAS

  • Balanço inferior a um modelo com molas

Colchão Castor Mola Pocket Silver Star

Colchão Pocket Silver Star

Se a sua preferência é por um colchão de molas, a Castor também oferece o modelo Silver Star com molas pocket.

Esse tipo de colchão queen size se ajusta melhor ao corpo, proporcionando noites de sono mais agradáveis e evitando dores no outro dia. O sistema de molas ensacadas também é superior no balanço, não incomodando a outra pessoa quando você se mexer. E se você não quiser ser acordado por algum barulho no meio da noite, saiba que esse sistema não produz ruídos. 

Outro ponto positivo desse colchão é sua capacidade de suportar até 150 kg por pessoa, o que garante a durabilidade do produto sem deformações ao longo do tempo. 

E se você gosta de um colchão macio, aproveite o pillow top nos dois lados, que ainda diminui o desgaste ou afundamento. A marca também o disponibiliza em 10 tamanhos diferentes, entre solteiro, casal, queen size e king size.

Ele também tem malha com ventilação, que evita o desconforto sentido em noites quentes, e tecido 100% poliéster na parte superior e nas laterais, facilitando a limpeza. A garantia das molas é de 3 anos.

PRÓS

  • Molas ensacadas
  • Ajuste superior ao corpo
  • Sem ruídos
  • Suporta até 150 kg por pessoa
  • 3 anos de garantia nas molas

CONTRAS

  • Preço elevado

Colchão Allmag Magnético com Massageador, Base e Cabeceira

Colchão Magnético

A Allmag é conhecida por seus colchões magnéticos, mas seu modelo em nossa lista oferece muitos outros recursos para quem está disposto a gastar um pouco mais.

Esse colchão vem com base box de 22 cm e cabeceira de 1,25 x 1,40, ideal para quem procura um conjunto completo. Já o colchão tem 25 cm de altura e um pillow top com rabatan perfilado terapêutico, uma espuma especial com 22 produtos (incluindo bactericidas) e que distribui melhor o peso do corpo.

O tecido em malha Aloe Vera é antialérgico, antiácaro e anti germes, o que elimina a necessidade de limpeza constante do colchão. Ele ainda tem uma excelente capacidade, suportando até 150 kg por pessoa. 

O ponto alto desse colchão, porém, é seu kit massageador com 8 motores. O sistema oferece 15 programas de fábrica, que podem ser intercalados automaticamente ou personalizados de acordo com sua preferência. Já imaginou receber uma massagem toda noite antes de dormir ou logo pela manhã, ao acordar?

PRÓS

  • Conjunto completo com cama, box e cabeceira
  • Kit massageador
  • Tecido com Aloe Vera
  • Suporta até 150 kg por pessoa
  • Garantia de 12 anos (3 anos para parte elétrica)

CONTRAS

  • Preço bem salgado
  • Tamanho limitado (apenas casal de 1,38 x 1,88)

Veredito: Qual é o melhor Colchão do mercado?

O melhor colchão em nossa avaliação é o modelo inovador da Emma, que oferece várias novidades num mercado tão tradicional. 

A primeira, e mais chamativa, é o período de 100 dias de teste sem cobrar pela entrega ou pela eventual retirada. Outro diferencial é sua embalagem pequena, graças ao sistema a vácuo, facilitando o transporte do colchão para qualquer lugar antes de instalá-lo. 

Mesmo sem contar com a tecnologia das molas ensacadas, ele garante conforto para duas pessoas dormirem tranquilamente, mesmo que uma esteja com o sono bem agitado. 

A marca oferece 5 tamanhos diferentes que prometem atender a todas as necessidades, desde o colchão de solteiro até o king size. E todos vêm com 10 anos de garantia. 

Se você quer ter ótimas noites de sono, sem a preocupação de não gostar do seu colchão e perder o seu dinheiro, essa pode ser a opção que você estava procurando

Perguntas Frequentes sobre Colchões

Quais são os melhores colchões para quem dorme de lado?

A maioria das pessoas que dormem de lado prefere espuma, espuma de memória, ou colchões híbridos. As pessoas que dormem de lado são propensas a desenvolver pontos de pressão no quadril e nos ombros, o que dificulta o sono ou causa dores no dia seguinte.

Colchões com contorno de alívio de pressão acima da média agem contra esses potenciais pontos de pressão, independentemente do nível geral de firmeza do colchão, proporcionando conforto e apoio. Embora nem todos os colchões aliviam a pressão o suficiente para pessoas que dormem de lado, eles tendem a ter um desempenho significativamente melhor nesta categoria do que os colchões de mola ou mesmo de látex.

Quais são os melhores colchões para as dores nas costas?

O melhor colchão para as dores nas costas é aquele que encoraja o correto alinhamento da coluna vertebral e oferece suporte tanto para o tipo de corpo quanto para a posição de sono preferida. Enquanto alguns colchões específicos são populares entre pessoas com dores nas costas, um modelo ideal para uma pessoa pode deixar outra pessoa com uma sensação pior no dia seguinte.

Entretanto, há características que as pessoas com dores nas costas tendem a apreciar. Estas incluem acolchoamento lombar, sistemas de apoio ergonómicas e suporte de borda. Pessoas que dormem de lado que tem dores nos ombros ou nas costas também devem considerar as qualidades de alívio de pressão de um colchão antes de comprar, uma vez que o alívio da pressão pode levar à tensão nessas áreas.

Qual o colchão mais confortável?

Essa é uma pergunta pessoal e devido a fatores como a forma de seu corpo e a posição preferida para dormir. Uma pessoa que pesa mais de 100 kg geralmente prefere um colchão mais firme do que alguém que pesa menos de 60 kg e dorme de lado.

Os colchões também podem ser confortáveis a curto prazo, mas desconfortáveis após várias horas ou mesmo dias, o que dificulta a escolha do colchão certo sem usar ele. Em vez de confiar em seu próprio senso do que é “confortável”, deve considerar o que seu corpo requer antes de comprar um novo colchão.

É recomendado fazer testes antes de comprar, pois permite que você verifique se seu novo colchão é confortável antes de se comprometer com a compra.

Leave a Comment