Qual o Melhor BCAA para comprar em 2021

Além do Whey Protein, o BCAA é, provavelmente, um dos suplementos alimentares mais utilizados entre os praticantes de musculação.

Essencial para a manutenção do tecido muscular, o BCAA é recomendado para quem pelos melhores resultados e por uma rotina saudável. O desafio é saber qual é o melhor BCAA, entre tantos no mercado.

O que é BCAA?

Um dos suplementos preferidos entre os que praticam musculação, o BCAA é a sigla para branched-chain amino acids, ou aminoácidos de cadeia ramificada.

Os aminoácidos de cadeia ramificada são a leucina, a isoleucina e a valina. São parte dos aminoácidos essenciais, responsáveis pela síntese de proteínas.

Estes aminoácidos não são produzidos pelo nosso organismo, sendo necessário consumi-los a partir de uma dieta completa e balanceada. Praticantes de musculação, treinamento aeróbico e adeptos de dietas restritivas podem se beneficiar do suplemento.

Para que serve o BCAA?

A ingestão de suplementos alimentares sem o devido conhecimento das indicações de cada produto é comum no mundo fitness. O que pode levar, muitas vezes, ao seu consumo sem uma real necessidade de uso.

A disponibilidade de venda dos suplementos contribui para isso. Dessa forma, opções não faltam no mercado para você escolher, variando de preços e marcas diferentes.

Antes de lhe explicar para que serve o BCAA, queremos reforçar a importância da consulta com um profissional. É importante se fazer uma avaliação de cada caso.

Como buscar conhecimento é essencial, vamos direto ao ponto. Afinal, para que serve este suplemento? 

O BCAA, assim como qualquer aminoácido, evita o catabolismo muscular, que é a quebra ou utilização dos músculos como fonte de energia.

BCAAs – saiba se você precisa tomá-los

Existe a ideia de que o consumo de BCAAs para os que já consomem Whey Protein – proteína do soro do leite – não é necessário. Isso porque já existem os mesmos aminoácidos no produto.

No entanto, a nutricionista Patrícia Leite esclarece que o Whey é um a proteína inteira, que deve ser digerida antes de ser absorvida. Já os BCAAs estão na forma livre, tendo a absorção muito mais rápida.

Vale lembrar que nem todos podem consumir o produto à base de leite, e existem outras indicações para o consumo de BCAAs.

Os treinos de alta intensidade requerem alta absorção para obtenção de energia rápida e para evitar o catabolismo muscular. Sejam de musculação ou aeróbicos de longa duração.

Cada caso deve ser avaliado, com um profissional especializado, de acordo com os objetivos e respeitando as necessidades de cada organismo.

Recuperação muscular e o BCAA: entenda a relação e os benefícios

O auxílio na amenização dor causada pelo exercício físico é algo que eu valorizo muito, considerando o desconforto que ela causa no dia a dia sempre que a intensidade dos treinos é aumentada.

Ao promover a síntese de proteínas, o BCAA tem a capacidade de promover um efeito muito benéfico. A diminuição da dor pós-exercício.

Isso ocorre pela recuperação muscular, que ajuda a reconstruir o tecido lesionado. O que contribui para a hipertrofia e manutenção muscular.

BCAA: outros benefícios

  • Fonte de energia e estoque energético;
  • Estimula a liberação de insulina;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a absorção de outros aminoácidos;
  • Evita o catabolismo muscular.

Como tomar o BCAA?

O BCAA, por favorecer uma absorção mais rápida, é indicado para ser ingerido próximo aos treinos. Pode ser antes ou depois do exercício físico.

Quanto maior a dose de BCCA, maiores as chances de você saturar os aminoácidos no seu organismo, como explica a nutricionista. Por este motivo, o ideal é avaliar, junto do seu nutricionista, a dose necessária para o seu organismo. 

A dose diária pode variar de 3g a 7g ao dia.

Como escolher o melhor BCAA?

Os produtos variam de acordo com a quantidade de aminoácidos. Além disso, existem produtos que associam suplementos, o que pode não ser ideal.

Analise as principais características de BCAAs, proporção de aminoácidos e entenda as diferenças.

As formulações de BCAA podem variar a proporção entre os aminoácidos. Ela pode ser 10:1:1, 4:1:1 ou 2:1:1, entre outras variações.

O primeiro número relaciona-se à leucina e à proporção aos demais aminoácidos. Ou seja, 10 partes de leucina para 1 de isoleucina e 1 de valina.

Apesar de importante, maiores proporções não indicam maior qualidade do produto. Isso varia de acordo com cada organismo.

A quantidade de BCAAs por porção também é indicada na embalagem, como “BCAA 2400”. No caso, 2400 representa a dose do suplemento mg, ou 2,4 g.

Novamente, reforçamos que a quantidade ideal de leucina deve ser avaliada e estabelecida por um nutricionista ou médico especializado.

Apenas BCAA – Evite os suplementos associados:

No mundo fitness, e farmacêutico em geral, é comum a associação de dois ou mais suplementos. Isso com a finalidade de agregar mais valor ao produto final.

Porém, nem todo suplemento será indicado para você. É necessário um acompanhamento médico ou com um nutricionista para a avaliação. 

Prefira os produtos compostos apenas por BCAA e evite aqueles com glutamina, colágeno e vitaminas. Até o excesso de vitaminas pode ser prejudicial à saúde e a indicação deve ser avaliada por um profissional.

Vitamina B6 – para maior absorção:

Comentamos sobre os perigos do excesso de vitaminas e da importância de se consultar um profissional antes de consumir diversos tipos de suplementos. 

Contudo, ao ser adicionada às formulações de BCAA, a vitamina B6 tem um papel importante no aumento da absorção, sendo algo benéfico.

A quantidade de vitamina B6 adicionada é mínima. Além disso, ela não irá interferir nos seus níveis basais, sem o risco de se ter um excesso no organismo.

Qual é o melhor BCAA? Confira os 5 melhores:

Mesmo compreendendo as indicações, benefícios e diferenciais envolvidos nos BCAAs, a diversidade de marcas e produtos pode nos deixar em dúvida.

Pensando nisso, revisamos 5 BCAAs de marcas e preços diferentes. Todos reconhecidas e confiáveis para lhe auxiliar a fazer a melhor escolha. Confira:

Max Titanium: BCAA 3000 Drink

A Max Titanium é uma marca reconhecida no mundo fitness. Além disso, possui preços muito interessantes para você que busca o melhor custo-benefício.

A marca produz os produtos por meio do Supley Laboratório desde 2006. O que garante alto padrão em qualidade com investimentos constantes em pesquisa.

O BCAA Max Titanium é para você que realiza treinos de média intensidade. Ou seja, aqueles que exigem mais recuperação muscular, como os de hipertrofia.

Para toma-lo, basta misturar 7 g (1 dosador) em 200 ml (1 copo) de água gelada. É rápido e gostoso, já que a bebida vem no sabor laranja.

O lado negativo é que, para o consumir, você vai precisar dilui-lo em água. O que pode ser um pouco menos prático ao ingerir o produto fora de casa.

Prós:

  • Vitamina B6 aumenta a absorção;
  • Maior proporção de leucina;
  • Concentrado de 3 g de BCAA.

Contras:

  • Contém derivados de leite, ovo e soja;
  • Consumo requer diluição.

IntegralMédica: BCAA 2044

A IntegralMédica é uma marca pioneira em suplementação esportiva no Brasil. Desde 1983, ela patrocina atletas e eventos prestigiados, como o Arnold Classic.

Com proporção de 2:1:1, o produto da IntegralMédica fornece todos os benefícios que o BCAA pode proporcionar. Benefícios em uma proporção menor de leucina.

O suplemento é indicado para quem realiza treinos mais leves. Seja musculação ou aeróbico, que exigem menor recuperação muscular.

Para atingir a dose estabelecida de 2400 mg, você deve consumir 4 cápsulas ao dia. Ou a quantidade conforme orientação do nutricionista.

Com 90 cápsulas, o produto pode durar menos tempo. No entanto, ainda assim o custo-benefício é alto, considerando o preço acessível do produto.

Prós:

  • Vitamina B6 para maior absorção;
  • Marca reconhecida no Brasil;
  • Ótimo custo-benefício.

Contras:

  • Proporção menor de leucina;
  • Não indicado para treinos de muito alta intensidade.

Black Skull: BCAA 2400

Outra ótima opção é o BCAA da Black Skull. Ele apresenta concentração equilibrada e suficiente de BCAA para uma melhor performance nos treinos.

Marca internacional, a Black Skull está estabelecida no Brasil há cerca de 5 anos. Além disso, já está entre as 3 maiores marcas de suplementos alimentares do país.

O BCAA é indicado para aqueles que buscam melhorar a recuperação muscular e diminuir a dor proporcionada por treinos de média intensidade.

Para consumir a dose de 2400 mg, você deve ingerir 4 cápsulas ao dia. Ou conforme a orientação de um nutricionista.

Conhecer os pontos negativos é importante, e o BCAA da Black Skull não possui vitamina B6 na composição. O que o faz perder um pouco no quesito absorção.

Prós:

  • 200 cápsulas para alta durabilidade;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Marca reconhecida e premiada.

Contras:

  • Não contém vitamina B6;
  • Menor proporção de leucina;
  • Não indicado para treinos de muito alta intensidade.

Optimum Nutrition: BCAA 1000

Gosta de produtos diferenciados e com alta tecnologia? Então o BCAA da Optimum Nutrition pode te interessar.

Com atuação no mercado internacional há mais de 30 anos, a marca do Reino Unido é procurada por aqueles que buscam os melhores resultados.

Além disso, é menos concentrada, com 1 g. Indicada para os que não necessitam de alta recuperação muscular, mantendo, dessa forma, a ingestão equilibrada dos aminoácidos.

O BCAA, apesar de apresentar menor proporção de leucina, é produzido com uma matéria prima pura. Ela garante a melhor qualidade dos aminoácidos.

Uma porção do produto corresponde à ingestão de 2 cápsulas. Elas podem ser feitas pela manhã ou 30 minutos antes do treino.

Vale ressaltar que a alta do dólar torna o preço do produto um pouco menos acessível. Porém, pode valer a pena o investimento.

Prós:

  • Ingestão de menos cápsulas ao dia;
  • Dose equilibrada de aminoácidos;
  • Marca reconhecida internacionalmente.

Contras:

  • Menor concentração de BCAA;
  • Não contém vitamina B6;
  • Preço menos acessível.

Ultimate Nutrition: BCAA 12000

Outra ótima indicação de marca internacional é o BCAA da Ultimate Nutrition. Dessa vez, com indicação para treinos de altíssima intensidade.

A Ultimate Nutrition está entre as melhores marcas de nutrição esportiva há mais de 40 anos. Ela é uma das pioneiras na inovação em suplementos.

Novamente, vale mencionar que a alta do dólar pode dificultar um pouco a sua compra. No entanto, para um produto muito concentrado, sua aquisição pode valer muito a pena.

O produto fornece 12.000 mg de BCAA, distribuídos em duas doses de 6000 mg. Proporcionando, dessa maneira, alta quantidade de aminoácidos para treinos de longa duração.

Para consumi-lo, basta misturar um dosador de 6 g em um copo de 200 ml duas vezes ao dia. A proporção de leucina no produto é de 2:1:1.

Prós:

  • Sabor laranja;
  • Muito concentrado;
  • Apenas duas doses ao dia.

Contras:

  • Menor proporção de leucina;
  • Não contém vitamina B6;
  • Consumo requer diluição.

INTEGRALMÉDICA: O melhor BCAA 

Se busca os melhores resultados na academia, a opção da IntegralMédica é para você. Seja em um treino hipertrófico ou aeróbico de alta intensidade.

Com ótimo custo-benefício, o BCAA da IntegralMédica fornece uma proporção equilibrada de aminoácidos, em uma dose suficiente de 2400 mg.

O produto conta com vitamina B6 na formulação. O que torna a absorção ainda mais rápida e eficiente, sendo um diferencial em relação a alguns produtos.

O BCAA é indicado para exercícios mais leves, servindo perfeitamente para quem quer melhorar a performance no treino de hipertrofia. Se você faz corridas ou outra atividade aeróbica de média intensidade, o produto também é ideal.

Características do BCAA IntegralMédica:

  • Proporção equilibrada de BCAAs;
  • Vitamina B6 para maior absorção;
  • Marca pioneira em suplementação esportiva no Brasil.

Esperamos ter te ajudado a conhecer os benefícios de se investir em um BCAA. Além disso, de lhe mostrar os melhores produtos, para que possa adicionar o melhor deles à sua dieta. 

Mesmo que você tenha certeza de um produto, consulte um profissional especializado. Dessa forma, ele irá avaliar o seu caso e realizar todos os exames necessários.