Qual é o Melhor Banco Digital?

Escolher o melhor banco digital do mercado é uma das formas de organizar as suas finanças e trabalhar com uma empresa de qualidade. Mas, as opções são diversas e a dúvida pode surgir na hora da escolha. 

Vamos ajudar a escolher o melhor banco digital para suas necessidades!

Banco Digital: A nova tendência?

Os bancos digitais chegaram com tudo no Brasil e se tornaram uma tendência. Eles apresentam excelentes taxas e oferecem diversos serviços semelhantes, e até melhores, do que os bancos tradicionais. 

Essas Fintechs trazem soluções que muitos brasileiros buscam em serviços financeiros

  • Menos burocracia
  • Maior praticidade
  • Agilidade nos processos. 

Os serviços são completamente oferecidos por canais digitais. As soluções e atendimento são via internet e/ ou telefone. 

O que considerar na hora de escolher um banco digital?

É importante que você analise cada uma das marcas e entenda quais são as vantagens e desvantagens envolvendo os serviços. 

As opções são diversas, e, embora semelhantes, cada banco digital tem uma assinatura.

Nubank – um dos mais populares no Brasil

O Nubank é um banco digital que iniciou suas atividades em 2013, mas passou a ganhar força recentemente no mercado. Em 2020 a startup atingiu a marca de 10 milhões de contas abertas. 

Além da conta digital e dos cartões de crédito de fácil acesso, o Nubank também oferece serviços de investimento, estimulando seus clientes a poupar e investir dinheiro. Veja uma lista com alguns dos principais serviços oferecidos:

  • Conta digital;
  • Cartão de crédito e débito;
  • Empréstimo;
  • Conta para Pessoa Jurídica;
  • Programa de benefícios no cartão.

Banco Inter – Isenção total de tarifas!

O Banco Inter também figura entre os principais e disputa pelo posto de melhor banco digital. Todas as transações são realizadas através de um aplicativo próprio da instituição, intuitivo e simples de usar. 

A principal vantagem é que o banco é completamente livre de tarifas, inclusive para transferências e saques – que podem ser realizados no caixa 24h. 

Um dos serviços mais utilizados pelo público é a geração de boleto. Basta emitir um boleto e pagá-lo para que o dinheiro seja devidamente depositado em sua conta. Veja alguns dos principais serviços:

  • Cartão de crédito;
  • Conta digital;
  • Saque no Banco 24Horas;
  • Emissão de boleto.
  • Transferências 

Banco Original – um dos pioneiros nas transações completamente digitais

Através do aplicativo do Banco Original você consegue fazer todas as transações, desde a abertura de conta até investimentos e transferências. 

Além disso, os clientes podem solicitar cartão com funcionalidade múltipla – débito e crédito. No entanto, esse banco não é completamente isento de taxas.

Isso só ocorre se o correntista fizer um investimento alto – 100 mil reais – na instituição. Veja a lista com os principais serviços:

  • Conta Corrente completamente digital;
  • Acesso a cheque especial;
  • Cartão com múltiplas funções;
  • Programa de pontos para o cartão. 
  • Saque na Rede Banco 24Horas.
  • Investimentos.

Banco Neon – abertura online através de app

Assim como ocorre com outros, o Neon é um banco digital que oferece um aplicativo completo para a realização de transações bancárias. Basta procurar por ele na PlayStore ou Apple Store. 

O app permite que você abra a conta digital e a movimente com apenas alguns cliques. Tudo de forma muito prática e rápida. Veja agora a lista com os principais serviços oferecidos pelo Neon aos seus clientes. 

  • Cartão de crédito com anuidade zero;
  • Depósito via boleto sem taxas;
  • 1 saque mensal gratuito através do Banco 24Horas;
  • Transferências gratuitas;

C6 Bank – O Banco digital Premium

O C6 Bank é um pouco menos conhecido que os demais. Mas, o motivo para isso é que se trata de um banco que oferece serviços digitais para a classe Premium. Por isso é realmente mais seletivo e burocrático que os anteriores. 

Essa instituição é completamente digital e tem 5 diferentes opções de cartões para quem aderir aos serviços. Veja quais são os principais serviços oferecidos pela marca aos seus clientes:

  • Cartões de crédito e débito;
  • Saques na rede Banco 24Horas;
  • Atendimento online 24 horas;
  • Transferências;
  • Depósito por pagamento de boleto. 

Banco PAN – cartão de crédito rápido e fácil

Você está com dificuldades para conseguir um cartão de crédito através dos bancos tradicionais? O Banco PAN é um banco digital que pode lhe ajudar nessa missão. 

Ele oferece abertura de conta e solicitação de cartão através do aplicativo que pode ser baixado na loja do eu celular. Não há necessidade de comprovar renda para fazer o pedido de crédito. Veja quais são os serviços:

  • Crédito;
  • Cartão Consignado;
  • Financiamento de Veículos;
  • Cartão de Crédito

Qual deles eu devo escolher?

Naturalmente escolher o melhor banco digital requer atenção. Como você pode ver, muitos dos serviços se repetem, mas as marcas se preocupam em oferecer algumas coisas exclusivas que garantem a competitividade. 

Vamos listar alguns critérios interessantes de serem considerados antes de simplesmente abrir a sua conta em algum deles:

  • Gratuidade: embora a maioria trabalhe com serviços livres de taxas, é interessante comparar isso e escolher aquele que cabe no seu bolso. 
  • Serviços adicionais: alguns bancos podem trazer em seus pacotes serviços adicionais bem interessantes, como o cashback, em que o cliente recebe parte do dinheiro de volta quando compra em uma loja parceria. 
  • Aplicativo: conhecer os aplicativos também é importante. Veja quais são mais intuitivos e completos, e realmente permitem uma boa experiência ao usuário.

Esses são alguns dos critérios que podem lhe ajudar a escolher. Considere sempre que coisas como gratuidade e oferta de cartões são muito comuns, e até consideradas “básicas”. Procure pelos principais diferenciais antes de escolher. 

Banco digital não tem agência

É importante ressaltar que esses bancos não possuem agências, como acontece com bancos tradicionais como o Itaú e o Banco Bradesco. 

É justamente por essa razão que essas marcas trabalham com taxas bem inferiores aquelas praticadas pelos bancos maiores. Afinal, sem demandar de uma estrutura física eles conseguem economizar consideravelmente, e repassam isso aos clientes. 

Banco digital X Internet Banking: Qual É A Diferença?

Muitas pessoas se confundem quando falamos em banco digital, acreditando que se trata de um sinônimo de “internet banking”. Mas não é bem assim. 

Internet Banking

Internet banking é um serviço disponibilizado pelos bancos tradicionais para seus clientes. Por exemplo, os aplicativos ou sites do Banco do Brasil, Caixa Economia Federal e Santander. 

Esses bancos aderiram a digitalização ao criarem esses canais online de transações. No entanto, eles não são bancos digitais, pois, não concentram as suas atividades na internet. 

Já os bancos digitais são aqueles que desenvolveram uma estrutura completa para que as transações e utilizações dos clientes aconteçam exclusivamente através de um canal digital. 

Principais Vantagens De Um Banco digital

Agora que você já sabe quase tudo sobre banco digital é hora de falarmos efetivamente sobre as principais vantagens em aderir a um desses serviços. Assim ficará mais fácil encontrar bons motivos para migrar a sua conta. 

Taxas e gratuidade

A maioria dos bancos digitais trabalha com sistema de gratuidade que significa que os clientes não precisam arcar com taxas para realizar as transações simples como transferência e depósito. 

melhor banco digital

Mas, mesmo aqueles que taxam os serviços costumam praticar valores bem mais baixos do que os valores dos bancos tradicionais. Por isso essa é uma vantagem bastante interessante dessas startups. 

Praticidade

O processo de abertura de contas também é mais fácil quando falamos dos bancos digitais. Todos os passos são feitos pela internet, sem grandes dificuldades. 

Geralmente é solicitado que o cliente envie uma selfie através do APP para que o banco identifique a face e registre informações. Tudo de forma segura e simples. 

É Bem Mais Fácil Conseguir Um Cartão De Banco digital

Para pessoas que não conseguem cartão de crédito através dos bancos tradicionais os digitais podem ser um bom caminho. Embora eles também façam verificação de CPF, o procedimento é bem menos burocrático. 

Inclusive, muitas pessoas conseguem cartões logo ao abrir a conta. O limite também costuma ser liberado e elevado de forma mais rápida do que nos bancos tradicionais. 

Opções de investimentos

Agora essas empresas também estão oferecendo opções de investimento para seus clientes. As contas digitais costumam garantir maior facilidade na hora de transferir o dinheiro para uma empresa financeira, por exemplo. 

Então, elas atraem pessoas que estão em busca de opções de investimento para fazer o dinheiro render sem dificuldades. 

Banco Sem Agência Funciona?

Quem está acostumado com os bancos tradicionais, pode estranhar inicialmente manter uma relação comercial sem que haja uma agência física. Mas, não é difícil entender como isso funciona. 

Os bancos digitais centralizam suas atividades nos canais digitais. Com isso, não há necessidade alguma de o cliente procurar por uma agência. 

Inclusive, o atendimento digital costuma ser excelente para suprir essa necessidade de contato pessoal. 

Os clientes gostam de saber que podem resolver inúmeros problemas sem precisar se deslocar até uma agência, sobretudo em tempos de pandemia. 

Milhões De Pessoas Já Aderiram A Esse Tipo De Serviço

No Brasil é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos uma conta em banco digital. Definitivamente essas empresas promoveram uma espécie de inclusão bancária, fazendo com que pessoas que não tinham conta conseguissem finalmente abrir uma. 

Apesar de ser uma novidade razoavelmente recente, esses bancos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, e se tornaram concorrentes assíduos das outras marcas. 

Nomes como Banco Original e Banco Neon se tornaram tão famosos quando grandes concorrentes. Eles agradam em especial a um público jovem que busca por soluções financeiras simples, práticas e baratas. 

Por Onde Começar A Adesão?

Se você pretende migrar de seu banco físico para um modelo digital, comece com calma. Faça a pesquisa e entenda as vantagens ofertadas por cada um. 

Quando se sentir interessado em uma das marcas, faça uma ligação para a central e obtenha informações sobre a transferência de seu dinheiro e economias para o novo banco. 

Tire todas as dúvidas antes e cancelar a sua conta no seu banco atual. O atendimento dos modelos digitais costuma ser excelente já que eles tentam suprir a ausência de uma agência. 

Banco digital para MEI

Outro grupo que tem se beneficiado de maneira bastante interessante dos serviços oferecidos pelos bancos digitais é o MEI – Micro Empreendedor Individual. 

As marcas oferecem possibilidade e abertura de conta PJ, o que auxilia nas finanças e permite uma melhor organização das contas empresariais. Somado a isso o fato de que abrir uma conta em banco digital é mais fácil do que num banco tradicional, as vantagens só aumentam. 

No caso do Banco Inter, por exemplo, qualquer cliente correntista pode solicitar abertura de conta PJ. Basta enviar os dados através do próprio aplicativo e aguardar o retorno. 

Vale A Pena Ter Conta Em Banco digital?

Se você ainda não está seguro de que vale a pena abrir uma conta em banco digital, saiba que esse modelo é inovador e tem deixado muitas pessoas satisfeitas. 

Para quem pretende aderir a serviços mais simples, aprovações de crédito mais rápidas e desfrutar de maior facilidade e menos burocracia, com certeza essa é uma boa possibilidade. 

Esses bancos conversam com um público cada vez mais exigente. Por isso as soluções são tão modernas e satisfatórias. É claro que há suas desvantagens, como, por exemplo, depender inteiramente da tecnologia para realizar as operações. 

Porém, os sistemas e aplicativos se mostram bastante estáveis na maioria das vezes. Não existem grandes reclamações com relação ao funcionamento deles. 

Uma sugestão é que você teste um banco digital antes de simplesmente migrar todas as suas finanças para ele. Já que a maioria não cobra taxa de uso, fazer um test drive pode ser bastante interessante. 

No mais, acompanhe as novidades desse mercado que tende a se expandir e crescer ainda mais nos próximos anos. A tendência é que o banco digital se torne cada vez mais importante no Brasil e no mundo.

Leave a Comment