Qual é o melhor Aspirador de Pó do mercado?

Se você está procurando um aliado para ajudar na limpeza doméstica, o aspirador de pó pode ser exatamente o que você precisa. Além de agilizar essa tarefa, ele contribui para a saúde da família, já que não espalha o pó como uma vassoura faz.

Mas se você está com dificuldades para encontrar o modelo ideal, vamos te apresentar as principais características e te ajudar a escolher o melhor aspirador de pó!

O que saber antes de escolher o melhor aspirador de pó

Existem diversos modelos entre os aspiradores de pó, incluindo aqueles que são mais potentes e até alguns que aspiram pó e água, assim como o aspirador de pó vertical.

Enquanto algumas dessas funções vão ser muito úteis no seu dia a dia, outras são desnecessárias e até desaconselhadas. 

Mas não se preocupe, pois vamos te explicar tudo em detalhes para que você tenha o melhor aspirador de pó!

Onde posso usar o aspirador?

Com tantos modelos diferentes no mercado, a primeira coisa que você precisa levar em conta ao comprar um aspirador de pó é pensar em como e onde ele será usado.

No seu dia a dia, você vai aspirar apenas a casa ou tambem vai fazer a limpeza do carro? Sua casa tem áreas com carpete? Você precisa de um aparelho que também sugue água? Essas são perguntas que vão te ajudar a definir o seu tipo de aspirador ideal.

Outro ponto importante é se ele precisa ser mais silencioso. É algo necessário para quem mora em apartamento ou precisa realizar a limpeza à noite, depois que chega do trabalho.

melhor aspirador de pó

Finalmente, leve em conta o perfil de quem vai usar o aspirador. Pessoas alérgicas precisam de aparelhos com boa capacidade de armazenamento, o que evita a troca constante do saco de pó. Além disso, aspiradores com o filtro HEPA são ainda melhores, como você verá em seguida.

O que é o filtro HEPA?

A sigla HEPA vem do inglês High Efficiency Particulate Arrestance. Significa algo como Alta Eficiência na Retenção de Partículas. Essa categoria de filtro tem a capacidade de eliminar até 99,99% das partículas que contaminam o ar e provocam alergias, como pólen e ácaros.

Nem todos os aspiradores têm esse dispositivo. Por isso é importante pesquisar antes para ter certeza que seu aspirador vai ajudar a diminuir a ocorrência de crises alérgicas. 

Esses aparelhos poderão ser usados para limpar o piso, mas também os sofás, almofadas, tapetes e cortinas. Vale lembrar que o filtro HEPA precisa ser trocado a cada 6 ou 12 meses, mas este acaba sendo um investimento necessário para melhorar a qualidade do ar dentro de casa.

Não confunda o filtro HEPA com o saco coletor de pó que a maioria dos aspiradores tem. Aliás, você sabia que existem aparelhos sem essa bolsa? Será que ela é realmente necessária?

Eu preciso de um aspirador com saco coletor?

A grande vantagem do aspirador de pó é que ele não espalha essas partículas pelo ar durante a limpeza, como uma vassoura convencional faz. Mas é importante que o aparelho tenha um bom filtro para cumprir bem esse papel.

Nos últimos anos, porém, muitos aspiradores passaram a vir sem o saco coletor. Isso fez com que os consumidores ficassem em dúvida sobre a real importância desse item. Na verdade, isso depende das necessidades de cada um.

Os modelos sem o saco coletor costumam ser mais práticos na hora de esvaziar o recipiente que acumula o pó aspirado. Isso permite inclusive que isso seja feito antes de ele ficar cheio. Além disso, você não terá que gastar com sacos descartáveis ou perder tempo lavando sacos de pano.

Já os modelos com saco coletor são fortemente indicados para quem tem alergias severas, pois diminuem o contato com o pó. Eles também ajudam na higiene e na organização de quem é um pouco desastrado, evitando que o pó espalhe para todo lado.

Acessórios e tamanho ideal do coletor e do fio

Para cada tipo de limpeza, existe um acessório (adaptador ou bocal) certo. Aspiradores mais completos têm uma diversidade maior desses itens e isso ajuda muito na hora da limpeza.

Existem, por exemplo, bocais com cerdas para pisos frios, adaptadores menores para cantos e frestas, e ainda aqueles feitos para estofados e cortinas. Confira também se o aspirador tem pelo menos um extensor ou tubo telescópio, pois isso elimina a necessidade de fazer a limpeza numa posição desconfortável.

Outro fator importante é o tamanho do coletor de pó e do fio. Isso é algo que depende do tamanho do aparelho e que pode influenciar diretamente no seu preço. 

Aparelhos mais leves ou verticais costumam ser práticos, mas seu coletor pode ter 1 litro ou menos. Isso vai exigir que você pare mais vezes para esvaziá-lo caso tenha uma casa maior. Por outro lado, aspiradores convencionais chegam a quase 10 litros no reservatório de poeira, enquanto os profissionais podem atingir 60 litros ou mais.

Além disso, o tamanho do fio é outro fator fundamental para quem tem um espaço maior ou poucas tomadas. Poucas coisas irritam tanto durante a limpeza quanto a limitação de um fio curto, enquanto os fios de longo alcance permitem uma limpeza mais ágil.

Aparelhos sem fio eliminam essa preocupação. Mas lembre-se que você vai precisar carregar a bateria sempre que for usá-los. 

Menos barulho, por favor!

Poucos eletrodomésticos fazem tanto barulho quanto um aspirador de pó. Se você é mais sensível nesse aspecto ou acha que seus vizinhos vão reclamar, é importante procurar modelos mais silenciosos.

Mas fique tranquilo, pois hoje é muito fácil identificar os aspiradores barulhentos. Basta conferir a etiqueta com a medição em decibéis (dB) feita pelo Inmetro, como parte do Programa de Etiquetagem Nacional. Nele, os aparelhos são classificados de 1 (mais silenciosos) a 5 (mais barulhentos).

Lembre-se também que isso poderá estar relacionado com a potência do aparelho. Se você precisa fazer uma limpeza mais pesada, terá que se concentrar em aspiradores com 1600W ou mais e talvez eles façam mais barulho. 

Economize na compra e também no uso

Não basta comprar o modelo mais barato se ele não for econômico no dia a dia. Os aspiradores mais modernos ficaram melhores nesse quesito. Mas ainda é preciso ficar de olho.

Já que o consumo de energia estará diretamente relacionado à potência do aparelho, tenha certeza do que realmente é necessário para o seu uso. A alta potência facilita na hora de limpar, mas pode te assustar na hora de pagar a conta de energia.

Por isso, antes de comprar veja a etiqueta que informa o quilowatts-hora (kWh). Depois se informe sobre o quanto é cobrado pelo consumo de energia elétrica em sua cidade. Assim, você terá uma ideia bem próxima do gasto específico do aspirador ao final de cada mês.

TOP 5 Melhores Aspiradores de Pó

Veja em seguida os melhores aspiradores de pó do mercado

WAP GTW Bagless

aspirador WAP GTW Bagless

Um dos modelos mais completos da WAP, o modelo GTW Bagless tem um ótimo custo-benefício e pode ser um importante aliado na limpeza de sua casa!

Mesmo sendo compacto, ele é um aspirador de pó e água potente (1400W), ideal para limpar sujeira seca, úmida ou líquida, dentro ou fora de casa. Seu recipiente coletor de pó tem 6 litros, enquanto para água ele suporta 2,5 litros. 

A lista de acessórios inclui bicos para cantos e para tapetes ou carpetes, ideais para uma limpeza completa. Eles ficam guardados num prático porta-acessórios. Ele também é fácil de ser transportado, pois vem com rodinhas e alça ergonômica, além de permitir desacoplar a parte superior para alcançar lugares mais altos. 

O próprio nome Bagless indica que esse aspirador é do tipo sem saco coletor de pó, com a vantagem de lavar o recipiente em si e facilitar o próximo uso. Mas vale lembrar que esse tipo de aspirador não é indicado para quem tem alergias severas.

Outra função de destaque desse modelo da WAP é seu bocal de sopro. Com ele, você consegue limpar lugares mais difíceis e ainda pode soprar folhas no quintal, acender uma churrasqueira ou encher infláveis. 

Prós

Contras

WAP GTW 10

aspirador WAP GTW 10

O outro produto da WAP em nossa lista é o GTW 10, mais robusto que o primeiro e sem cobrar muito mais por isso.

Sua designação indica o tamanho do coletor de pó, de 10 litros, com capacidade útil de 5 litros para líquidos ou sólidos. Junte a isso sua potência de 1400W e você tem um companheiro ideal para a limpeza de todas as áreas da casa.

Seu tamanho compacto permite mais praticidade na hora da limpeza. Os acessórios também contribuem para isso, com bico múltiplo, bico canto e três extensões, tudo podendo ser guardado no próprio aspirador. 

O bocal de sopro é outra vantagem, especialmente para a limpeza de folhas na área externa, para encher um colchão inflável ou ainda para conseguir acender a churrasqueira. 

Para proteger seu motor, o modelo da WAP tem um filtro espuma, o que garante uma vida útil bem maior para esse eletrodoméstico. 

Uma reclamação comum entre os usuários é o tamanho do cabo elétrico, que tem 2 m, e também da mangueira, que mede 1,5 m. Outros modelos têm fios mais longos, o que facilita bastante para limpar ambientes maiores. 

Prós

Contras

Electrolux Lite LIT31

aspirador Electrolux Lite LIT31

O filtro HEPA se tornou um item indispensável para muitas pessoas ao comprar um aspirador de pó. Se esse for o seu caso, o Electrolux LIT31 pode ser uma ótima opção.

Como explicado anteriormente, esse filtro retira boa parte dos ácaros e fungos. No caso desse modelo, o sistema de tripla filtragem elimina até 95% das impurezas, sendo ótimo para quem tem alergias mais graves. Mas fique atento, pois a troca do filtro deve ser feita a cada 6 meses. 

Outro destaque é o nível de ruído, de 80dB (127v) ou 82dB (220v), um ponto muito elogiado nas avaliações dos usuários em relação a esse produto. 

A marca destaca que seu alcance total é de 6,5 m, mas é bom ressaltar que isso inclui a mangueira e os extensores. O fio em si tem 3,5 m, o que talvez exija uma ou outra troca de tomada durante a limpeza. Por outro lado, ele conta com o sistema de enrolamento automático, o que é prático e mantém o fio seguro.

A lista de acessórios desse modelo inclui dois tubos prolongadores, bocal para todos os tipos de piso, bocal para estofados e cortinas, e ainda um bocal menor para cantos e frestas. Os 1.400 W de potência também prometem uma limpeza tranquila para qualquer tipo de sujeira.

Como ponto negativo, dependendo do uso, temos o coletor de pó, com capacidade de apenas 1 litro. Assim como outros modelos em nossa lista, ele não usa saco coletor, sendo mais fácil de limpar. 

Prós

Contras

Black+Decker A3

aspirador Electrolux Easybox EAS30

Se você precisa de um modelo ainda mais potente, mas sem abrir mão de um aspirador compacto, que tal o Black+Decker A3?

Mesmo sendo até menor que alguns dos seus concorrentes, esse modelo tem uma potência de 1600W, ótima para qualquer tipo de limpeza. Além de ser mais leve, ele também tem alça e acionamento por pedal, o que facilita bastante o uso no dia a dia.

Seu coletor de pó com 1,2 litro apresenta uma capacidade razoável e ele ainda conta com um indicador para quando estiver cheio. Diferentemente dos modelos sem saco coletor ou com bolsas descartáveis, esse aspirador tem um coletor permanente que pode ser lavado. Ou seja, ele é indicado para quem tem alergias e elimina a necessidade de gastar com sacos descartáveis.

O sistema de enrolamento automático do cabo elétrico, que tem 3,2 metros de comprimento, é outro ponto positivo para a praticidade.

E para limpar todos os cantos da casa, a lista de acessórios inclusos tem tubos prolongadores, escova para carpete e piso frio, escova para estofados e colchões e um bocal 2 em 1 para cantos e rodapés.

Prós

Contras

Electrolux Easybox EAS30

aspirador Electrolux Easybox EAS30

Um dos modelos mais completos no mercado, o Electrolux Easybox EAS30 tem todas as características de um ótimo aspirador de pó.

Ele também possui o filtro HEPA, mas com um sistema de filtragem em 4 etapas que elimina até 99,9% das impurezas. Para isso, esse aspirador conta com as tecnologias Double Step (que separa as partículas em duas etapas) e Cyclone (que impede a obstrução da passagem de ar pelas partículas de sujeira). Tudo isso é ótimo para uma limpeza ainda mais eficiente.

A potência de 1600W também é ideal para uma limpeza mais profunda, com alto poder de sucção. Mas se isso parecer muito para uma sujeira mais leve ou um piso delicado, basta ajustar a potência no botão lateral. E em qualquer nível selecionado o ruído é baixo, tornando esse produto apto para a limpeza em qualquer horário. 

Outro ponto positivo é o coletor de pó de 1,8 litro, maior que vários de seus concorrentes. Seu conjunto de acessórios é parecido com modelos similares, com bocais para pisos (com regulagem), cantos e frestas (com escova), estofados e um tubo prolongador metálico. 

Com excelente nota nas avaliações dos usuários, esse aspirador tem poucas reclamações, como a baixa sucção do bico para cantos e frestas e o comprimento do cabo elétrico, que tem 3 metros. 

Prós

Contras

Conclusão: Qual é o melhor Aspirador de Pó?

O melhor aspirador de pó em nossa avaliação é o Electrolux Easybox EAS30, que alia vários pontos positivos a um bom custo-benefício.

Sua potência de 1600W é mais que suficiente para a limpeza doméstica, mesmo em dias de faxina pesada. Além do motor, suas funções Double Step e Cyclone também ajudam a cumprir bem essa tarefa, isso sem mencionar o seu filtro HEPA.

Um diferencial desse modelo é sua regulagem de potência, o que ajuda a cuidar de áreas mais delicadas e até a economizar um pouco de energia. Mesmo na potência máxima, as avaliações indicam que ele continua com um excelente nível de ruído.

Então, se você precisa de um aspirador potente, silencioso e com a vários recursos, o Electrolux Easybox EAS30 pode ser a escolha ideal!

Leave a Comment