Qual é o Melhor Aspirador de Po Vertical em 2021?

O Aspirador de pó Vertical têm se tornado cada vez mais popular na limpeza doméstica, pois é um aparelho leve e valente para enfrentar qualquer sujeira. Mas qual é o Melhor Aspirador de Pó Vertical?

Se você está procurando a sua e quer saber todas as vantagens que ela pode trazer, confira o guia completo que preparamos para te ajudar para escolher o melhor aspirador de pó vertical em 2021!

Qual é o melhor Aspirador de Pó Vertical em 2021?

O que saber antes de escolher o melhor aspirador de pó vertical?

Quase todos os fabricantes de eletrodomésticos vendem pelo menos um modelo de aspirador de pó vertical, tal como robôs aspiradores. Isso faz com que fique difícil escolher qual é o melhor.

Mas saber quais são as principais funções e recursos oferecidos vai te ajudar a entender o que realmente é necessário para o seu uso, sem esquecer do principal: o custo-benefício. Vamos lá?

Os melhores Aspiradores de Pó vem com ou sem fio?

Um aspirador de pó facilita e agiliza a limpeza doméstica, e os aspiradores de pó verticais são ainda mais eficientes nesse quesito. Mas aí entra uma pergunta importante: devo comprar um aspirador sem fio?

Para alguns, o melhor aspirador de pó vertical sempre é sem fio. Se for com fio, vira um aspirador vertical. Mas a verdade é que os próprios fabricantes passaram a ver esses dois termos como sinônimos, então não temos mais essa diferenciação no mercado.

Se você prefere ter mais liberdade de movimento ou vai limpar áreas sem tomada, os modelos sem fio serão melhores. Mas lembre-se que eles são indicados para limpezas rápidas. Isso porque demoram de 4 a 5 horas para carregar e duram apenas 40 minutos ou menos. Além disso, costumam ser mais caros e menos potentes.

Já os modelos convencionais, com fio, podem ser utilizados em limpezas completas sem a preocupação de ficar sem bateria. Uma boa dica é ver se o aparelho tem um porta-fios, que facilita na hora de aspirar e conservar os cabos.

Outro detalhe importante é conferir o tamanho do cabo elétrico, como você lerá abaixo.

Fios e coletores maiores dão menos trabalho

Se você escolher um modelo com fio, fique muito atento ao tamanho do cabo elétrico. Mesmo que sua casa tenha um bom número de tomadas ou não seja tão grande, é bem mais prático ter um fio que dá conta de fazer toda a limpeza.

E para não ter que ver o fio esticado pelo chão e atrapalhando a limpeza, confira se o modelo tem um porta-fios. Ele pode ser usado para guardar a vassoura elétrica depois do uso, mas também para manter o fio um pouco enrolado enquanto estiver aspirando.

Já em relação aos coletores, saiba que os melhores aspiradores de pó verticais sempre terão reservatórios menores em relação ao aspirador tradicional. Mas isso não precisa ser um problema. 

Eles variam entre 0,5 e 3 litros. Por isso, prefira aqueles com 1 litro ou mais. Isso deverá ser o suficiente para uma limpeza completa.

E você nem precisa se preocupar em lavar o saco de pó ou comprar alguns descartáveis, pois a vassoura elétrica têm um compartimento próprio para isso. Basta esvaziar, lavar e pronto!

Prefira um aspirador de pó vertical mais leve

Ao passo que os modelos com coletor maior exigem menos paradas durante a limpeza, já que eles serão maiores e mais pesados.

Existem aspiradores de pó verticais de até 10 kg, mas elas não serão tão confortáveis no dia a dia. Já aquelas com 6 kg ou menos vão exigir menos esforço. E mesmo que o coletor seja menor, pode ficar tranquilo que você vai poder aspirar a casa inteira sem precisar esvaziá-lo.

Outro ponto importante é a altura e tamanho do cabo. O motivo principal da compra de um aspirador vertical é ter a facilidade de usá-lo sem ter que se abaixar a todo momento e estragar a coluna. Como eles variam entre 90 e 120 cm, verifique antes se a altura do modelo que você está de olho é compatível com a sua.

Qual desempenho você realmente precisa?

Nesse aspecto, novamente é importante pensar no uso que você fará desse aparelho. Você já deve ter percebido que a potência dos aspiradores verticais pode variar muito. Nem sempre é necessário comprar a mais potente.

Sua limpeza diária envolve apenas aspirar o chão ou pequenas sujeiras? Então, você pode tranquilamente optar por um modelo com menos de 600W. Mas se a sujeira for mais pesada, ou se sua casa tiver muitos cortin,as tapetes e carpetes, prefira um aparelho com pelo menos 1000W. 

Mas o que acontece se você comprar um aspirador vertical menos potente e mesmo assim usá-lo para uma limpeza pesada? Se isso for constante, a vida útil dele diminuirá consideravelmente. Alguns aparelhos contam com um sistema de desligamento automático ao superaquecerem, mas outros podem acabar com o motor queimado. Não vale a pena arriscar!

Ainda relacionado à potência está o nível de ruído. Mas nem sempre os aparelhos mais possantes vão fazer mais barulho. Então, fique de olho na etiqueta do Inmetro que informa os decibéis (dB) e na classificação recebida, que pode variar entre 1 (mais silenciosos) e 5 (mais barulhentos).

Quanto mais acessórios extras, melhor!

Nem todos os aparelhos seguem a mesma linha no que diz respeito ao número de acessórios. Às vezes, duas vassouras elétricas podem custar quase o mesmo, mas uma delas pode oferecer bem mais. 

Isso inclui recursos como diversos tipos de bocais, luzes de LED para enxergar melhor a superfície, rotação em 180° ou 360°, ajuste de altura, filtro duplo, entre outros. Além disso, a maioria dos aspiradores verticais são do tipo 2 em 1, o que permite usá-los também como aparelhos portáteis.

Finalmente, o melhor aspirador de pó vertical deve ainda oferecer o filtro HEPA, que é muito importante na redução de alergias por usar um sistema que elimina até 99,99% de partículas como ácaros e pólen.

Então, fique de olho em tudo que cada modelo oferece e escolha aquele que tem os recursos de que você precisa!

Os melhores Aspiradores de Pó Verticais em 2021

Aspirador De Pó Vertical 2 Em 1 Compacto Wap High Speed 127V Speed

Aspirador de Pó Vertical e Portátil de Mão 2 em 1 WAP HIGH SPEED 1000W

O modelo Wap High Speed tem um bom custo-benefício, é potente e oferece uma boa gama de acessórios.

Ele é um aspirador vertical 2 em 1, podendo ser desacoplado da parte inferior para servir como um aspirador portátil. Isso é ótimo para limpar sofás, carros ou sujeiras em áreas mais altas. Mesmo no chão, sua altura de 108 cm funciona bem para pessoas mais altas.

Seu motor com potência 1000w é mais do que suficiente para uma boa limpeza doméstica, incluindo sujeiras mais pesadas. E ele ainda vem com o bico múltiplo, que serve para limpar pisos e carpetes, e o bico para cantos e frestas, sendo perfeito para encarar todos os cômodos.

Se você ou alguém de sua família tem uma forte alergia, fique tranquilo. Esse modelo da Wap conta com o filtro HEPA para eliminar a grande maioria das partículas que contaminam o ar. 

Como pontos negativos estão a qualidade do plástico usado em sua construção, que parece um pouco frágil. A localização do botão liga/desliga é acionado acidentalmente quando você passa o aspirador por baixo de um móvel. Além disso, ele é um pouco barulhento.

PRÓS

  • Potência 1000w
  • Filtro HEPA
  • Diversos acessórios
  • Fio de 4 metros
  • Aparelho 2 em 1

CONTRAS

  • Botão mal localizado


Aspirador Vertical, ERG22, 2 em 1, Verde, Bivolt, Electrolux

Aspirador Vertical, ERG22 2 em 1 Electrolux

Se a sua preferência é por modelos sem fio, o aspirador de pó vertical Electrolux Ergorapido ERG22 é um dos melhores modelos do mercado.

A principal vantagem é ter um aparelho 2 em 1 sem fio. Funciona muito bem para limpar a casa ou o carro com mais praticidade. Ele também conta com 2 velocidades e filtro Cyclone, o que significa um poder de sucção maior sem obstruir a passagem de ar.

Se usado como aspirador de pó vertical, você ainda terá a vantagem da tecnologia 180° EasySteer, que faz o aparelho se mover para todos os lados e sugar até as sujeiras mais escondidas. Além disso, seu filtro tem 3 níveis, o que representa uma limpeza ainda mais eficiente.

Outra vantagem desse modelo é seu baixo nível de ruído, de apenas 79 dB, rendendo a classificação mais alta no Selo Ruído do Inmetro. Já a altura fica na média dos concorrentes, com 107 cm.

Mas fique atento, pois modelos sem fio têm algumas diferenças importantes. Por ser movido a bateria, você terá uma limitação no tempo de uso. Nesse caso, ela dura apenas 21 minutos antes de pedir uma nova recarga, que leva 4 horas.

Além disso, o coletor é bem menor (com apenas 0,5 litro) e a potência é de apenas 60W. Com isso, o Ergorapido ERG22 indicado para a manutenção da limpeza, e não para o trabalho pesado.

PRÓS

  • Modelo 2 em 1 sem fio
  • Silencioso
  • Filtro Cyclone
  • 2 velocidades
  • Movimento em 180°

CONTRAS

  • Apenas 1 bocal
  • Apenas 60W


Aspirador de Pó, WAP, Silent Speed, Preto/Vermelho, 220V

Aspirador de Pó Vertical e Portátil de Mão WAP SILENT SPEED 1000W

O Wap Silent Speed traz várias funções que você pode usar no dia a dia, como sua função 2 em 1, que permite usá-lo como aspirador portátil. 

A potência 1000W está dentro do necessário para a limpeza doméstica. Seu poder de sucção fica ainda maior com a ajuda da tecnologia Ciclone, proporcionando mais eficiência.

Mas o que realmente o torna excelente é o sistema 360° e o cabo de 5 metros. Com isso, você consegue chegar mais longe dentro de casa e realmente pega aquela sujeira mais teimosa nos locais de difícil acesso. 

Ainda precisa de ajuda? Basta usar o bico múltiplo, para pisos e carpetes, ou o bico canto.

Ele ainda conta com filtro HEPA, um grande aliado para manter a saúde da família. Tem coletor de 1 litro, que evita muitas paradas na limpeza para esvaziá-lo, e altura de 112 cm, uma das maiores no mercado.

PRÓS

  • Fio de 5 metros
  • Sistema 360°
  • Potência de 1000W
  • Filtro HEPA
  • Altura de 112 cm

CONTRAS

  • Filtro HEPA não pode ser lavado


Aspirador de Pó Ciclônico 2 em 1 AV12-BR Black Decker – 110 V

BLACK+DECKER Aspirador de Pó Vertical Ciclônico 1200W

O Black Decker AV12 é o aspirador de pó vertical mais potente em nossa lista, com 1200W. Ou seja, você terá um aparelho que enfrenta qualquer sujeira com certa facilidade.

Seu filtro HEPA é lavável e tem uma classificação que permite reter até 99,97% das impurezas, sendo um pouco mais eficiente que seus concorrentes. Junto com o coletor permanente, que também pode ser lavado, você terá muito mais praticidade para deixá-lo pronto para o próximo uso.

Entre os acessórios inclusos, esse modelo oferece uma escova e um bocal, ótimos para a limpeza de estofados e locais de difícil acesso. Além disso, a escova é articulável em 360°, permitindo uma limpeza mais completa.

A capacidade do coletor é de 0,8 litro, um pouco abaixo de modelos similares, mas ainda suficiente para limpar a casa toda. Já o cabo elétrico é dos maiores disponíveis, com 4,65 m, alcançando os lugares mais distantes das tomadas. 

PRÓS

  • Ótima potência de 1200W
  • Filtro HEPA lavável
  • Bons acessórios
  • Articulável em 360°
  • Fio longo (4,65 m)

CONTRAS

  • Coletor pequeno (0,8 litro)
  • Poder de sucção moderado


Mondial AP-36 Turbo Cycle Aspirador de Pó

Aspirador de Pó Mondial, Turbo Cycle AP 36

Um dos modelos mais vendidos no Brasil, o Mondial Turbo Cycle impressiona em vários aspectos, principalmente no custo-benefício.

Seu motor conta com 1100W de potência, fazendo desse aspirador de pó vertical uma ajudante bem valente para enfrentar qualquer desafio na limpeza. Seu cabo elétrico de 4 m também é ótimo para alcançar todos os cantos e frestas da casa sem precisar trocar de tomada. Ele também tem 108 cm, sendo suficiente para pessoas um pouco mais altas.

Esse aspirador também conta com o filtro HEPA, que elimina 99,5% dos ácaros e bactérias, ajudando a manter a saúde da família. Seu coletor de pó tem 1,3 litro, uma boa capacidade, e é translúcido, o que ajuda a ver claramente quando ele precisa ser esvaziado.

Outras características de destaque desse modelo da Mondial são o filtro Cyclone, que é removível e lavável, e o sistema de dupla filtragem Turbo Cycle, excelente para manter os filtros limpos e desobstruídos, além de aumentar a sucção.  

PRÓS

  • Motor de 1100W
  • Fio de 4 metros
  • Coletor de 1,3 litro com filtro HEPA
  • Filtro Cyclone e filtragem dupla
  • Acompanha 3 bocais

CONTRAS


Aspirador de Pó Philco Ciclone Force

aspirador de pó vertical Philco Ciclone Force

O aspirador de pó vertical Philco Ciclone Force é 2 em 1 e conta com a tecnologia Cyclone. 

O Ciclone Force tem um tanque otimizado para proporcionar melhor performance de sucção. A tecnologia 2 em 1 permite que você utilize tanto como um aspirador de mão, como portátil, com uma haste. O aspirador de mão é perfeito para limpar estofados, itens de escritório, móveis, e retirar poeiras e pelos que podem ficar nessas superfícies. 

Comparado a concorrentes, o Philco Ciclone Force é um pouco mais pesado e robusto. Porém não interfere muito na mobilidade dos usuários. 

O reservatório de poeira possui capacidade apenas de 1,2L de armazenamento. É uma quantidade menor que outros modelos de aspirador da categoria. 

Prós

  • Tecnologia Cyclone
  • 1250W potência
  • Compartimento de pó transparente
  • Aspirador 2 em 1
  • Fácil de carregar

Contras

  • Fragilidade do encaixe do bocal padrão
  • Não há regulagem de potência


Conclusão: Qual é o melhor aspirador de pó vertical?

O melhor aspirador de pó vertical em nossa avaliação é a Mondial AP-36 Turbo Cycle, que oferece um custo-benefício imbatível nesse segmento.

A principal vantagem desse aparelho é que ele não apresenta nenhum grande ponto negativo. Em todos os aspectos, ele oferece números iguais ou melhores que seus concorrentes.

Seu motor de 1000W é ótimo para a limpeza doméstica, com um poder de sucção que impressiona. O fio de 4 metros ajuda a chegar mais longe das tomadas e o filtro HEPA protege a saúde da família.

Além disso, ele vem com tecnologias que complementam seu poder de limpeza, como o filtro Cyclone e a filtragem dupla Turbo Cycle. Isso sem contar o coletor de 1,3 litro, um dos maiores entre os aspiradores de pó verticais. 

Então, se você precisa de um aspirador de pó vertical que dá conta do recado e ainda quer pagar pouco por isso, esse modelo da Mondial pode ser uma excelente compra!


Preguntas Frequentes


Aspiradores de pó vertical valem a pena?


Existem vários tipos de aspiradores no mercado, incluindo verticais, cilíndricos, robôs, portáteis e de vassoura. O design de um aspirador de pó vassoura oferece maior comodidade e manobrabilidade, tipicamente apresentando um corpo fino e uma lata menor para ser esvaziada regularmente. Eles são compactos, fáceis para armazenar e mais leves que os aspiradores verticais e de cilindro, tornando-os geralmente mais confortáveis de usar.

O aspirador de pó vassoura tende a vir com uma série de acessórios úteis, tais como uma ferramenta de fenda para áreas incômodas como carros, uma ferramenta de estofamento para desenterrar sofás e uma escova motorizada para coletar pêlos teimosos de animais de estimação.

Geralmente é possível recarregar baterias em poucas horas e alguns modelos permitem a compra de duas de uma só vez pelo dobro do tempo de funcionamento. O poder de sucção dos bastões também está ficando mais forte à medida que a tecnologia se desenvolve, fazendo do desempenho de ponta um investimento brilhante.

Quanto tempo dura a bateria em um Aspirador de Pó vertical?

A potência (em watts) de um aspirador de pó com um cabo é o fator decisivo. Mas em um aspirador de pó vertical, deve prestar atenção para o tempo de funcionamento da bateria recarregável. O tempo de execução é extremamente importante, já que muitas pessoas querem usar seu aspirar o máximo tempo possível. A maioria dos aspiradores de pó verticais têm um tempo de funcionamento de 20 a 40 minutos.

Dependendo da voltagem da bateria, a bateria pode durar mais. A potência em watts indica a potência com a qual o aspirador 2-em-1 funciona. Portanto, preste atenção a ambos os valores para estimar o tempo de uso da bateria.

Também deve ter em conta o tempo de recarregamento da bateria. Um aspirador de mão tem um curto tempo de carregamento. Você deve considerar o tempo de carga se não tiver aspirado por algum tempo.

Manutenção e cuidados do aspirador de pó vertical

A manutenção e cuidado do aspirador de pó vertical inclui a limpeza do recipiente de pó, do filtro e das escovas, assim como o correto manuseio da bateria.

Limpeza do filtro e do recipiente de pó

Na maioria dos casos, o filtro e o recipiente de pó do aspirador pode ser limpo sob água corrente. Alguns recipientes de pó são adequados para limpeza na máquina de lavar louça. O recipiente do pó pode ser seco e reinserido diretamente após a limpeza. O filtro, por outro lado, tem que secar por até 24 horas após ser lavado.

Limpeza das escovas e bicos

Escovas giratórias pegam os cabelos e a penugem longa, que às vezes fica presa nas cerdas e não é aspirada. Alguns modelos cortam os fios e os cabelos mais longos para sugá-los, mas ainda é importante limpar as escovas regularmente porque os cabelos e as fibras longas podem bloqueá-los, tornando impossível a rotação.

Alguns dispositivos oferecem a opção de simplesmente puxar a escova para limpeza. O manuseio varia de modelo para modelo. As instruções detalhadas são fornecidas no manual de operação. Os bocais sem cerdas podem ser lavados com água para limpeza.

Manuseio correto da bateria

O carregamento incorreto da bateria pode causar danos e reduzir a vida útil da bateria. Como a bateria de muitos aspiradores sem fio não pode ser substituída, uma bateria defeituosa requer uma nova unidade, que pode ser muito cara. Isto porque o preço total de um novo aspirador tem que ser pago.


Leave a Comment