TOP 5 – Qual a melhor antena digital interna?

A antena digital interna é indispensável para que você consiga assistir TV aberta com sinal digital de forma prática e com boa imagem, sem interferências.

Porém, para que você não tenha dores de cabeça com o sinal e não precise ficar interrompendo seu entretenimento com a tv, é preciso escolher um bom produto.

Pensando nisso, selecionamos aqui uma lista com as 5 melhores antenas digitais internas para você.

Como funciona a antena digital interna?

Atualmente, é possível encontrar no mercado três opções de antena digital: a interna, a externa e a coletiva.

A antena interna serve como um receptor de ondas eletromagnéticas nas frequências VHF (rádio FM) e UHF (o sinal digital), sendo direcionadas por um cabo que faz a conversão para imagem, sendo refletida na telinha da TV.

Ou seja, as antenas internas ficam localizadas no interior da casa, conectadas a um conversor e a TV, diretamente.

É possível encontrar modelos uni-direcionais (que captam sinais de uma única direção) ou omnidirecionais, que recebem transmissões de várias direções e, com isso, coletam mais sinais (canais de TV).

Vamos falar mais sobre elas no próximo tópico.

qual a melhor antena digital interna

Tipos de Antena Digital Interna

Há alguns tipos de antenas digitais internas que variam em formato e funcionalidades. São elas:

  • Ominidirecional: é uma antena interna compacta que proporciona qualidade de imagem e áudio ao captar o sinal digital. Ela é omnidirecional e pode captar sinais VHF, UHF, FM, HDTV e, até 4K, dependendo do modelo. O modelo precisa ser ligado a um conversor digital, caso a TV não possua um embutido.
  • Unidirecional: capta menos transmissões, porém possui mais estabilidade na imagem e menos interferência ou distorções na imagem e no áudio. As matrizes da antena devem ficar sempre de frente para a direção da cobertura desejada, podendo ser um desafio na montagem e instalação da mesma.

O que é Antena Digital Interna amplificada?

A antena digital interna amplificada, como o próprio nome já diz, amplifica o sinal.

Com isso, ela utiliza alguma alimentação de energia, por plug na tomada ou conexão USB. A maioria dessas antenas são 2 em 1 ou 4 em 1, recebendo sinais UHF, HDTV, VHF e FM.

Sua característica multireceptiva exclusiva e o seu design mais compacto e moderno a torna mais prática de instalar e adaptar em qualquer ambiente.

Por que comprar uma Antena Digital Interna?

Para começar, o decreto 5.820, de 2006, determinou que até 2023 o sinal analógico de TV deve ser extinto.

Essa decisão veio para melhorar o modo de assistir TV no Brasil e para liberar a faixa de 700 MHz, expandindo a oferta da internet 4G.

Além disso, o sinal digital é melhor pois preserva a qualidade da imagem original, sem aquelas interferências (imagens chuviscadas) que ocorriam no analógico.

Qual o melhor: Antena Digital Interna ou externa?

Se o sinal digital na região onde você mora não for muito forte (como regiões mais remotas) ou morar entre muitos prédios, o ideal é optar por uma antena digital externa. Isso porque ela pode ser instalada em locais altos, com menos interferência e captar melhor o sinal.

Porém, se o sinal na sua localidade é forte, é melhor ter uma antena digital interna, que é muito mais fácil de instalar e tem menor custo.  

Benefícios da Antena Digital Interna

Além dos motivos citados anteriormente, veja outros benefícios que a antena digital interna proporciona:

  • Baixo custo: as antenas digitais internas costumam ter um preço bem acessível;
  • Fácil instalação: você só precisa colocar em uma posição estratégica na casa e conectar na TV ou no conversor, caso necessário;
  • Design ergonômico: os aparelhos geralmente são bem compactos e leves;
  • Portátil: você pode utilizar também em mais de um cômodo da casa e até levar em viagens.

Onde colocar a Antena Digital Interna?

O ideal é colocar a antena digital interna no ponto mais alto da casa. Quanto mais alto menor será a interferência de outros prédios.

Escolha também o lado da casa que que esteja direcionado a menos prédios, para melhorar a recepção do sinal.

Outra dica é escolher um cabo menor para conectar a antena no conversor ou TV, pois, quanto menor o cabo, melhor será a qualidade da imagem.

Como escolher a melhor antena digital interna?

Antes de comprar sua antena digital interna, veja alguns fatores que você precisa considerar:

  • Impedância: as antenas internas devem ter a impedância em torno de 50 ohms;
  • ROE: se sua antena não tiver a resistência do cabo adequada, a tendência será o desgaste acelerado do mesmo e gerar o superaquecimento do dispositivo;
  • Polarização: as antenas do aparelho devem estar polarizadas da mesma maneira para garantir a qualidade da recepção do sinal.
  • Diretividade: se é unidirecional ou omnidirecional.
  • Ganho: o ganho é a intensidade que a antena recebe e envia os sinais. Considere a sua localização e o posicionamento da antena para decidir entre uma antena unidirecional (que recebe o sinal com mais intensidade) ou omnidirecional.

Quais são as melhores escovas alisadoras

Para escolhermos a melhor antena digital interna, consideramos todos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço da antena;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Tendo isso em mente, confira as melhores antenas digitais internas do mercado!

Aquario DTV-100

Antenda digital aquario dtv-100

A Aquario DTV-100 é uma das antenas com o melhor desempenho do mercado e de fácil instalação, pois já vem montada e é super compacta.

Para começar, ela é uma antena digital interna amplificada, 4 em 1, omnidirecional, pois capta os sinais VHF, UHF, FM e HDTV digital em um único produto, garantindo muito mais opções de canais para você assistir.

Além disso, por ela captar os sinais de HDTV digital, você consegue assistir suas imagens em Full HD, com cores mais vibrantes e muito mais qualidade de imagem.

Em relação a instalação, ela pode ser posicionada tanto em ambientes internos, como ambientes externos. Já acompanha um cabo de 2,5m e é compatível com todos os modelos de conversores digitais e TVs atualmente.

O design também é bem moderno e compactado, podendo integrar perfeitamente qualquer ambiente da sua casa.

Prós

Contras

Interna UHF/HDTV AI 2031

Antena digital intelbrás AI2031

A Intelbrás é outra marca reconhecida em antenas para TV. O seu modelo UHF/HDTV AI 2031 é outra excelente opção de antena digital interna.

O modelo capta sinais digitais de todas as direções para que você tenha acesso a uma lista maior de canais e com melhor qualidade de imagem.

Ela capta os sinais digitais com excelência e você tem bastante qualidade de imagem e som. 

Além disso, o produto vem com um cabo de 5m para que você possa posicionar a antena em sua casa no local com a melhor recepção de sinal.

O cabo também é compatível com qualquer conversor ou TV do mercado.

Por fim, é super fácil de instalar, basta plugar o conector na entrada da TV ou conversor, configurar a televisão, fazer a busca de canais e pronto.

Prós

Contras

Aquario DTV-150

antena aquario DTV-150

A Aquario também tem um produto excelente com um cabo maior, para quem deseja mais versatilidade em posicionar a antena em qualquer local da casa, inclusive em ambientes internos ou externos, a Aquario DTV-150.

Ela é ideal para apartamentos, residências ou comércios que não têm acesso à uma antena externa.

O produto é omnidirecional e amplificado, captando sinais VHF, UHF, FM e HDTV digital, proporcionando imagens em Full HD para melhorar sua experiência ao assistir programas de TV.

Para completar, o cabo também é bem grande, de 5m, permitindo que você posicione a antena no lugar com melhor recepção de sinal, seja interno ou externo.

Por fim, é pequeno, leve, compacto e não precisa de energia, compatível com todas as TVs e conversores do mercado atualmente.

Prós

Contras

WAVE HDTV-EX800PLUS

Antena digital Elg

A antena digital interna/externa para TV Wave HDTV-EX800PLUS da Elg é uma excelente opção de antena para você que quer sintonizar vários canais e ter qualidade de imagem estável.

Essa antena pode ser posicionada tanto em ambientes internos como ambientes externos, com fácil instalação.

Para começar, o produto possui uma superfície com estrutura termoplástica reforçada resistente a variações climáticas, permitindo que, mesmo em ambientes externos, a qualidade do sinal não fique instável por causa da chuva.

A antena também se mostra muito efetiva mesmo em áreas com recepção mais fraca e tem um ultra alcance de 60km, com recepção extra boost e ganho de 8db, alta intensidade no envio e recebimento dos sinais.

Por fim, ela é 4 em 1 e recebe sinais HDTV, UHF, VHF e FM, permitindo o acesso a canais em alta definição.

Prós

Contras

Base Imã 4dBI Exbom

Antena Digital Exbom

A antena digital amplificada 4dBI da Exbom é uma antena com ótima recepção de sinais e, também, resistente a água.

Ela pode ser instalada tanto em ambientes internos como ambientes externos e é 4 em 1, capta sinais VHF, UHF, FM e HDTV digital, garantindo mais opções de canais com melhor qualidade de imagem e canais em alta definição.

Na instalação da antena, você conta com um cabo de 5m e sua recepção omnidirecional, permitindo que você posicione sua antena pertinho da sua TV ou no local com melhor recepção de sinal.

É um produto compacto e funcional, compatível com todos os modelos de conversores e Tvs do mercado atualmente.

Prós

Contras

Veredito: Qual a melhor antena digital interna

Para mim, a minha favorita é a Antena digital Wave da Elg. A antena consegue sintonizar vários canais com uma boa qualidade de imagem. 

Sua grande vantagem é poder, também, ser posicionada em ambientes externos e ter resistência a variações climáticas, para não perder a qualidade do sinal.

Além disso, ela possui alguns outros benefícios:

  • Alcance de 60km;
  • Recepção omnidirecional;
  • Cabo de 10m;
  • Ganho de 8db;
  • 4 em 1.

Leave a Comment